06 May 2024

Durante o segundo e último dia do 1°Congresso Latino-Americano da Indústria Automotiva, realizado, entre segunda (25) e terça (26), no Cenforpe, em São Bernardo, o tom otimista e a projeção de expansão do mercado foram a tônica nos discursos das principais montadoras que participaram do evento.

Executivos da Volkswagen, Toyota e General Motors fizeram apresentações sobre o momento da indústria automobilística e relataram dados econômicos que apontam para números melhores tanto na venda de veículos para o mercado brasileiro quanto para exportações.

A abertura do dia de atividades foi feita pelo presidente da Volkswagen América do Sul, Pablo Di Si, que trouxe projeções a respeito da comercialização de automóveis. Na visão dele, a América Latina tem a possibilidade de expandir as vendas em 4,7% neste ano e em 5,1% em 2020.

Para o mercado brasileiro, Di Si destacou que a venda de veículos pode subir para R$ 2,8 milhões de unidades em 2019 e para R$ 3 milhões no ano que vem. "Estamos vivendo momento positivo, com baixa inadimplência e retomada da confiança do nível de confiança do consumidor", destacou o executivo da Volks, que lidera investimentos de R$ 2,6 bilhões na planta de São Bernardo.

Por sua vez, o vice-presidente da Toyota do Brasil, Celso Simomura, relatou que a marca espera expansão nas vendas na região da América Latina e Caribe para 445 mil unidades.

São Bernardo colabora para esse crescimento em duas frentes. A planta estabelecida no município fabrica peças que são fornecidas para outras fábricas no Brasil e exportadas para Argentina e Estados Unidos. A cidade sedia ainda um centro de design de novos modelos.

Entre as estratégias da montadora estão a regionalização da produção de veículos, lançamento de novos produtos e a adoção de novas tecnologias.

Já o presidente da General Motors América do Sul, Carlos Zarlenga, confirmou novos investimentos de R$ 10 bilhões no Brasil. Por outro lado, o executivo alertou para problemas existentes no mercado brasileiro. "Estamos reafirmando uma soma decisiva para o futuro da empresa no Brasil e na América do Sul. Mas temos um quadro delicado, com exportações quase inexistentes e baixo retorno. Precisamos discutir as questões logísticas e de carga tributária. O momento é propício para isso", ponderou.

PAUTA TEMÁTICA – O encerramento do Congresso foi marcado também por discussões técnicas promovidas por grandes players do mercado de autopeças e implementos.

Em uma sala do Cenforpe, profissionais de empresas como Wheaton, Usiminas, FPT e Schaeffer apresentaram soluções e debateram alternativas sobre temas como uso do aço na fabricação de automóveis, fontes alternativas de energia e soluções para motores. O 1°Congresso Latino-Americano da Indústria Automotiva foi realizado pela Prefeitura de São Bernardo em parceria com a Editora AutoData, principal publicação de análise econômica e de assuntos relacionados ao setor automotivo.

Há 100 anos, Fátima, o principal destino religioso de Portugal, construía a Capelinha das Aparições a partir dos emocionantes acontecimentos do ano de 1917, quando três pequenos pastores afirmaram ter encontrado a Virgem Maria por seis vezes, levando importantes mensagens para os moradores da cidade que, com o tempo, foram espalhadas pelo mundo.

Exatamente onde as crianças avistaram Nossa Senhora, a população ergueu a Capelinha, uma ermida simples onde fica a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Ela é o coração da cidade e foi o início do que hoje é o Santuário de Fátima, uma grandiosa construção que recebe milhões de visitantes todos os anos.

Para comemorar os 100 anos de sua construção, Fátima, que é hoje um dos mais importantes destinos religiosos em todo o mundo, realiza a “Capela Mundi”, uma exposição temporária com peças de notável valor histórico, vindas não só do museu local como de museus, bibliotecas e palácios de Portugal e arquivos da Igreja Católica.

Entre eles estão as rosas de ouro oferecidas pelos Papas Paulo VI, Bento XVI e Francisco, uma reprodução do interior da capelinha, esculturas dos pastorinhos e várias placas com mensagens de agradecimento de peregrinos por graças concedidas pela santa. A exposição estará aberta ao público no Museu do Santuário de Fátima até 15 de outubro de 2019.

Em 2018, Fátima recebeu mais de 7 milhões de peregrinos. Foram 2,9 milhões de visitantes somente na Capelinha das Aparições. Embora os portugueses sejam grandes devotos, mais de 60% dos grupos organizados eram formados por estrangeiros vindos de 79 países.

Introdução a um novo segmento de veículos: com a apresentação mundial do Cayenne Coupé, a Porsche está ampliando a terceira geração de sua bem-sucedida linha de utilitários esportivos. O novo veículo impressiona por seus contornos especialmente dinâmicos e novos detalhes tecnológicos, que dão a ele uma aparência bastante atlética.

Os diferenciais do novo modelo Cayenne incluem linhas mais marcantes, com uma seção traseira inédita, um defletor traseiro adaptativo, um banco traseiro com caraterísticas de dois assentos individuais e dois conceitos diferentes de teto: um teto panorâmico de vidro fixo, como equipamento de série, ou um teto opcional de carbono. A linha de teto significativamente mais inclinada, caindo para a traseira, faz esse veículo parecer ainda mais dinâmico e o posiciona visualmente como o modelo com a aparência mais esportiva em seu segmento. Em seu lançamento ao mercado, o Cayenne Coupé será oferecido com duas versões de motores diferentes: um motor turboalimentado com seis cilindros com 250 kW (340 cv), que possibilita uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos, e também um motor V8 biturbo com quatro litros que equipa o modelo topo de linha Cayenne Turbo Coupé , com 404 kW (550 cv), que acelera da imobilidade até 100 km/h em 3,9 segundos.

O Cayenne - uma história de sucesso em todo o mundo

Desde a apresentação do primeiro Cayenne, em 2002, esse modelo tem sido extremamente popular junto aos clientes ao redor do mundo. Mais de 864.200 veículos foram entregues até hoje, o que em média chega a 50 mil carros por ano. Com cerca de 71.500 veículos entregues em todo o mundo em 2018, o modelo só foi superado no primeiro lugar pelo Macan. A maioria desses veículos foi entregue a clientes na China e na Europa.

Detlev von Platen, membro do Conselho Executivo da Porsche AG encarregado de Vendas e Marketing, descreve numa entrevista as expectativas para o Cayenne Coupé em diferentes regiões, os perfis dos clientes do veículo e a crescente linha de modelos:

 

Que regiões e grupos de compradores o Cayenne Coupé quer atingir?

O Cayenne Coupé é um conquistador global. Ele é igualmente atraente para todas as regiões. Ele agrada aos clientes que estão interessados especialmente nos genes esportivos do Cayenne. Eles podem já ser clientes ou serem novos clientes da Porsche - com grande lealdade à marca e com um estilo de vida expressivo. O mercado dos SUVs coupés não é novo, mas estamos dando ao carro uma personalidade toda sua, através de nosso típico DNA de design da Porsche. E, é claro, o formato esportivo da carroceria se identifica bem com a marca Porsche.

Vistos internacionalmente, quem são os clientes da Porsche?

Nossos clientes têm um estilo de vida muito próprio e diferenciado. Não existe um cliente Porsche padrão. Por isso, uma de nossas máximas é levar em conta a individualidade de cada um. Ao mesmo tempo, há qualidades compartilhadas por todos os nossos clientes. Elas incluem sua paixão pelo desempenho, desenvolvimento pessoal e pelo extraordinário, assim como o sucesso que eles têm com essa atitude - uma certa motivação por ir à frente. Muitos também valorizam ter encontrado na Porsche uma família de gente com mentalidade semelhante e ávida por experimentar um merecido prazer. Em muitos casos, nossos clientes têm guiado modelos de outras marcas premium porque esperam mais de seus veículos. Qualquer um que experimente o prazer de guiar de um modelo de entrada da Porsche verá que há uma atitude muito mais esportiva e compreenderá que deseja evoluir - para um modelo Turbo ou GT. Nesse processo, o progresso pessoal é muito mais importante do que uma imagem exterior.

Que importância tem as pesquisas e estudos de mercado para as decisões da Porsche sobre modelos?

Obviamente, a resposta dos clientes influencia nossas decisões sobre produtos e nossos clientes são muito dedicados. Nós recebemos mais de 300 mil relatórios de resposta, sugestões e pedidos a cada ano. Isso sem falar que nós integramos tudo isso no processo de desenvolvimento de um novo veículo. Nós também costumamos mostrar repetidamente nossas ideias de produto para clientes e clientes em potencial. O atual Cayenne é um bom exemplo: durante o desenvolvimento, levamos em conta um grande volume de subsídios oriundos de seu antecessor. O interior, particularmente, leva em conta os desejos dos entusiastas pela Porsche. O Taycan será mais um exemplo de como nós integramos a resposta dos clientes ao desenvolvimento do produto num estágio ainda bem inicial. Nós perguntamos a nossos clientes, no início do processo de desenvolvimento, se eles conseguiriam antever um veículo movido puramente a eletricidade feito pela Porsche e como ele deveria parecer. Agora mesmo, pouco antes da apresentação mundial feita no outono passado, nós novamente pedimos a opinião deles sobre o produto final.

O Cayenne Coupé demonstra que a linha de modelos da Porsche está se tornando cada vez mais versátil. Isso seria uma tendência no sentido da diversificação?

Nosso conceito holístico não foca no veículo, mas sim no DNA da marca. Essa combinação da esportividade com a exigência de uma qualidade superior fica evidente em todos os modelos da Porsche e reflete perfeitamente os interesses de nossos clientes. Todos os nossos veículos são carro esportivos, até mesmo o Panamera, o Macan e o Cayenne. Eles são sempre a opção mais esportiva de seus respectivos segmentos - e todos eles carregam os genes do Porsche 911. É por isso que a Porsche é vista claramente como uma marca de carros esportivo. E estamos trabalhando duro para garantir que nada mude em relação a isso. Ao mesmo tempo, estamos ampliando continuamente nossa linha de produtos para podermos oferecer aos nossos clientes de todo o mundo aquilo que eles desejam. Por exemplo, o mix de modelos mudou, como resultado das preferências dos clientes nos mercados em desenvolvimento. A demanda por SUVs esportivos é muito forte, em particular, na China, mas as vendas de carros esportivos com duas portas também estão em ascensão.

Obviamente, os coupés são uma tendência no segmento SUV. Como vocês criam nos clientes uma paixão pela Porsche como marca?

A Porsche se destaca pela qualidade de manufatura e por atender aos desejos individuais de cada cliente com fascinantes carros esportivos premium. E são as pessoas que sempre estão no centro disso tudo. Um Porsche é sempre feito por gente: uma grande dose de habilidade, amor e paixão está sempre presente em cada Porsche fabricado. Na Porsche, também estamos unidos pela dedicação em encontrar sempre a melhor solução. É assim que nós criamos produtos individuais que inspiram por sua destacada qualidade e pelo prazer de dirigir. Queremos atrair mais fortemente novos grupos-alvo mais jovens com o Cayenne Coupé. Esses grupos valorizam a exclusividade e um estilo de vida marcante e têm uma mentalidade muito voltada à performance.

Executivos das principais montadoras do País, como Volkswagen, Scania, Mercedes-Benz, Toyota, se reúnem, nesta terça (26), para a 1ª edição do Congresso Latino-Americano da Indústria Automotiva, que acontece no Cenforpe, em São Bernardo.

O objetivo é discutir o futuro da indústria automotiva, bem como a integração das empresas do setor para o aumento da competitividade. O evento é organizado pela Prefeitura de São Bernardo em parceria com a Editora AutoData, principal publicação de análise econômica e de assuntos relacionados ao setor automotivo.

Na segunda (25), aconteceu a abertura, na presença de Henrique Meirelles, secretário da Fazenda e do Planejamento do Estado de São Paulo; Patricia Ellen da Silvia, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo; entre outros.

Na ocasião, o Meirelles confirmou a criação de um novo programa de incentivo à indústria. O “Pró-Ferramentaria”, que terá o intuito de liberar os créditos acumulados de ICMS (Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços) para a compra de ferramentaria. “Isso é fundamental não só para São Bernardo, mas para toda a cadeia do setor automotivo, que tem crédito acumulado de ICMS. Essa iniciativa permitirá que estas empresas utilizem seus créditos acumulados integralmente, desde que seja utilizado na compra de ferramentaria”, disse Meirelles.

“Isso é muito significativo para nossa região, pois trata-se de um recurso que está no Poder Público e que virá para a iniciativa privada como investimento e contribuirá para a geração de novos empregos”, afirmou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando. O secretário da Fazenda afirmou que em dez dias o projeto deve ser formalizado e publicado no Diário Oficial do Estado.   

Confira a programação do segundo dia do evento:

Terça-feira (26) 

 10h40 – Tema: A consolidação da indústria automotiva do Brasil e da Argentina como base de fornecimento principal para a América Latina e norte da África

Mesa Redonda: Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América do Sul; e Celso Sinomura, vice-presidente da Toyota do Brasil

Mediadores: Márcio Stéfani, publisher da AutoData; e Leandro Alves, diretor editorial da AutoData

 14h00 – Tema: A influência cada vez maior da internet e o futuro do mundo

Palestrante: Ricardo Barbosa, vice-presidente para América Latina de Desenvolvimento de Tecnologias Digitais e Internet da IBM

Debatedores: reitores das universidades FEI e Mauá

 

15h30 – Tema: Os novos investimentos e a necessidade de internacionalização da produção automotiva do Brasil

Palestrante: Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul

 16h10 – Tema: As perspectivas de curto prazo dos mercados do Brasil e Argentina

Mesa redonda: Luís Romero, vice-presidente da Fenabrave

Mediadores: Juan Pablo Ronderos, diretor da área automotiva da ABECEB e Leandro Alves, diretor editorial da AutoData

Última modificação em Quarta, 27 Março 2019 12:02

Em 10 dias, o Programa Cara Limpa, da Prefeitura de Diadema, percorreu mais de 100 ruas da região Centro Norte de Diadema e recolheu 378,89 toneladas de entulho e bagulho, sendo 327,68 toneladas de entulho e 51,21 toneladas de bagulho. Na segunda (25), o programa entra na região Centro Sul e vai fazer a limpeza até dia 8 de abril.

 Cada residência pode descartar até 40 sacos de entulho. A orientação é que os moradores ou comerciantes da região coloquem entulhos e bagulhos na rua apenas no dia em que o caminhão da coleta irá passar. Para isso, foi entregue, na semana passada, calendário de ações informando quando o programa irá passar em cada rua. A população ainda pode consultar pelo site http://www.diadema.sp.gov.br/caralimpa/.

 Os próximos bairros a receber o Cara Limpa são Conceição, Serraria, Inamar, Eldorado, Casa Grande, Vila Nogueira, Piraporinha, Canhema, Taboão e Campanário.

 O Cara Limpa, criado em 2013 pela Secretaria de Serviços e Obras, tem o objetivo de recolher entulhos e bagulhos colocados irregularmente nas ruas, como móveis, eletrônicos e sobras de construções e reformas

 Alternativa

Quem precisa dar um destino final para entulhos e bagulhos também pode optar pela contratação de uma caçamba ou, quando o volume for menor que 1m3, recorrer a um dos 10 ecopontos da cidade.

 De acordo com a Lei Municipal 2.336/2004, quem despeja irregularmente lixo em vias públicas pode ser multado em R$ 3.880,00. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 770 5559 ou 4059 9906.

 Serviço:

CALENDÁRIO DO PROGRAMA CARA LIMPA

Conceição. De 10 a 25 de abril.

Serraria. De 29 de abril a 15 de maio.

Inamar. De 20 a 29 de maio.

Eldorado. De 03 a 19 de junho.

Casa Grande. De 24 de junho a 05 de julho.

Vila Nogueira. De 08 a 19 de julho.

Piraporinha. De 22 de julho a 05 de agosto.

Canhema. De 07 a 20 de agosto.

Taboão. De 22 de agosto a 19 de setembro.

Campanário. De 23 de setembro a 04 de outubro.

 

ECOPONTOS

Funcionamento de segunda-feira, das 12h às 17h, e de terça a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

Ecoponto Arco íris. Rua Mozart, s/nº - Jardim Arco Íris.

Ecoponto Arraia. Rua Arraia, 50 – Eldorado.

Ecoponto Z. Avenida daniel José de Carvalho, 330 – Parque Real.

Ecoponto Nações. Rua Espanha com Avenida D. João VI – Taboão.

Ecoponto Rufino. Estrada do Rufino, 1.059 – Serraria.

Ecoponto Yamagata. Rua Yamagata, 51 (esquina com a Rua Osaka) – Canhema.

 Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Ecoponto Caracas. Rua Caracas, 120 – Centro.

Ecoponto DLU. Avenida Pirâmidade, 844 – Inamar.

Ecoponto Nova Conquista. Travessa ETCD, 210 – Vila Nova Conquista.

O Grupo Escoteiro São Caetano comemora, em 2019, seus 50 anos de atividades. No sábado (23), em sua sede, no parque Cidade das Crianças, foi realizado o “Fogo de Conselho”, tradicional celebração do Movimento Escoteiro, com presenças de centenas de pessoas, como ex-associados desde a fundação e autoridades locais.

Durante a celebração, o presidente do grupo Toshio Kawakami entregou o Diploma de Mérito Regional dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo – ao prefeito José Auricchio Júnior. “É um excesso de generosidade para mim, mas encaro com muita humildade em nome da Administração de São Caetano, extensivo a todos aqueles que colaboram conosco para fazer a cidade ir para frente”, agradeceu o prefeito.

Sediado desde 2011 na Cidade das Crianças, o Grupo Escoteiro São Caetano conta com mais de 150 membros inscritos. Na quinta (21), a Câmara Municipal realizou Ato Solene pala celebrar o cinquentenário do grupo, numa iniciativa de autoria do vereador Edison Parra, vice-presidente do Legislativo. “Com mais escoteiros em nossa cidade, teremos melhores cidadãos”, afirma o vereador.

GRUPO- O Escoteiro São Caetano foi fundado, em 1969, por missionários espanhóis, com o nome de Grupo Escoteiro Missão Católica Espanhola. Sua primeira sede foi na Rua Castro Alves. Na época, era presidido pelo chefe Gerardo Otero. Desde 1986, o GESCS é presidido pelo chefe Toshio Kawakami, que teve relevância no movimento escoteiro, sendo comissário distrital e diretor-presidente regional.

Última modificação em Terça, 26 Março 2019 11:00

Main Menu

Main Menu