20 May 2024

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, confirmou, no domingo (7), durante a realização da 2ª edição do Autista’s Day, a implantação do primeiro centro de referência público para atendimento de pacientes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com articulação da deputada estadual e primeira-dama, Carla Morando, São Bernardo será a primeira cidade do Estado a ter um equipamento público exclusivo voltado ao tratamento desses pacientes. O Centro de Referência ao Transtorno do Espectro Autista será viabilizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

O novo equipamento será fundamental para o diagnóstico correto de pacientes, assim como, para a oferta de equipe multiprofissional capacitada para acolher e atender este público, conforme explica o prefeito. “A população com o diagnóstico de autismo está cada vez mais crescente. Por isso, a instalação deste equipamento público será fundamental para o reconhecimento precoce dessa população, assim como na oferta do tratamento mais adequado para essas pessoas”, relatou.

AUTISTA´S DAY – Ao lado de secretários municipais e autoridades, Morando reforçou ainda as ações já realizadas pelo município com foco no atendimento de pessoas com TEA, entre elas o próprio Autista’s Day que, segundo ele, deve permanecer como legado, de quem estiver à frente da administração municipal. “Não é uma ação que nos requer grandes investimentos, não tem uma grande atração musical, mas envolve sentimento. E são os pequenos gestos que transformam estes acontecimentos em grandes sucessos. Isso reforça o nosso compromisso com essa população, principalmente no sentindo de integração junto da sociedade, dando cada vez mais visibilidade a estas e outras causas”, complementou.

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana, já realizou o desassoreamento de mais de 20 quilômetros de rios e córregos da cidade nos três primeiros meses deste ano. Foram quase sete quilômetros de cursos d’água limpos por mês. Somente em março, foram 13 bairros e 20 ruas atendidas pela Zeladoria.

As ações de desassoreamento são ampliadas em épocas de fortes chuvas e que ocorrem durante os meses de dezembro a março. O serviço visa que os rios sejam limpos e evitem que haja acúmulo de água, o que impede o transbordo dos córregos. Além disso, os profissionais também realizam a limpeza das margens, aparando a grama e recolhendo entulhos que possam ser carregados pela água.

Em fevereiro, a Secretaria de Zeladoria Urbana intensificou ainda mais as ações nos rios da Estância. Foram quase oito quilômetros de cursos d’água limpos, em quase dez bairros. A maior quantidade de limpeza foi realizada na região da Quarta Divisão, com pouco mais de 1 quilômetro de rios e córregos limpos.

 A Unipar iniciou sua história em Santo André em 1941. A empresa é responsável pela geração de centenas de empregos diretos e indiretos no município e promove projetos sociais que impactam positivamente a vida das comunidades no entorno da fábrica. Visando a sustentabilidade em todo o processo produtivo, a Unipar anunciou, recentemente, um investimento de R$ 100 milhões em um projeto sustentável na unidade de Santo André. Pedro Röhl, diretor da Unipar Santo André, em entrevista à Folha, comenta sobre a relação da empresa com a cidade, o foco de sua gestão e a produção no município. A seguir, trechos da entrevista.

 Folha do ABC -  Há quantos anos a empresa estabeleceu fábrica em Santo André e por quê?

Pedro Röhl - A história da fábrica começa em 1941, quando a Solvay chega ao Brasil e se instala no município de Santo André, sob o nome de Indústria Química Eletro Cloro. A primeira fábrica foi inaugurada na cidade em 25 de julho de 1948 e produzia soda cáustica, cloro e hipoclorito de sódio. Dentro da estratégia de diversificação das atividades, a produção de PVC se iniciou em 1956; a de compostos de PVC, em 1958; e a de polietileno de alta densidade, em 1962. Em 2016, a Unipar anunciou a compra de 70,59% do capital da Solvay Indupa por US$ 202 milhões. Desta forma, passou a ser a dona da fábrica de Santo André.

Folha - Qual a relação da empresa com a cidade?

Röhl - Com uma história de cooperação e parceria, a Unipar Santo André busca contribuir com o desenvolvimento do município por meio da geração de centenas de empregos diretos e indiretos, da preservação do meio ambiente e da realização de projetos sociais que impactam positivamente a vida das comunidades do entorno, seja com recursos próprios, incentivados ou em parceria com o Conselho Comunitário Consultivo (CCC).

   O CCC é um importante canal de comunicação entre a Unipar e as comunidades do entorno de suas unidades e é formado por voluntários, que são moradores ou pessoas que atuam em diferentes áreas nas cidades. Na Unipar, o primeiro CCC foi criado em 2004, em Cubatão. Em 2019, foi implementado nas unidades de Santo André (SP) e Bahía Blanca (Argentina). Atualmente, o grupo de Santo André é formado por 22 membros efetivos, incluindo moradores da cidade de Rio Grande da Serra e Paranapiacaba. O grupo se reúne periodicamente para discutir e desenvolver projetos relacionados à saúde, segurança e meio ambiente, sempre com um olhar voltado à conscientização, à preparação e ao treinamento das pessoas com o objetivo de fortalecer os laços entre a indústria e a comunidade.

   A Unipar também patrocina projetos sociais na região e conta com o programa Fábrica Aberta, que já recebeu mais de 3 mil visitantes somente nesta unidade. A iniciativa tem sido fundamental na construção do relacionamento com os visitantes, mostrando abertamente a produção responsável e a priorização das práticas sustentáveis adotadas pela Unipar.    

   Também relevante em Santo André é o Projeto Pescar, apoiado pela companhia desde 2020. Por meio da iniciativa, jovens em situação de vulnerabilidade social participam de um programa de formação socioprofissionalizante que visa ampliar suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Desde o lançamento, mais de 60 jovens já se formaram nas turmas do Projeto Pescar Unipar.

Folha - Qual a produção da fábrica de Santo André?

Röhl - Em 2021, a companhia anunciou um investimento de R$ 100 milhões em um projeto sustentável na unidade. Com essa expansão, os equipamentos agora consomem energia renovável limpa durante toda a operação, colaborando para a redução das emissões. Foram instalados um eletrolisador e um forno de ácido clorídrico na planta com reaproveitamento de energia, responsáveis por reduzir a emissão de carbono em mais de 2 mil toneladas por ano. Além disso, a capacidade de produção de ácido clorídrico (insumo muito demandado na fabricação de produtos químicos usados no tratamento de água e esgoto) foi ampliada em 15%. A expansão da unidade faz parte do planejamento estratégico da companhia que envolve a diretriz de sustentabilidade. A ação amplia a captura de carbono, utilizando energia renovável limpa para produzir cloro, soda cáustica e gerar hidrogênio verde, que é reutilizado no próprio processo produtivo, como insumo na fabricação de ácido clorídrico.

   Com isso, a capacidade instalada, na planta passou de 160 mil toneladas/ano para 189 mil toneladas/ano de cloro líquido, de 180 mil toneladas/ano para 213 mil toneladas/ano de soda cáustica líquida e em escamas e de 37 mil toneladas/ano para 129 mil toneladas/ano de ácido clorídrico, além da utilização de tecnologia que consome menos energia, menos água e menos emissão de CO2.

Folha - Qual foco do sr. como diretor da fábrica de Santo André?

Röhl - O foco é proporcionar um sistema de gestão atrelado à sustentabilidade em todo o processo produtivo, onde a preocupação com o meio ambiente é introduzida em todas as etapas, como no uso de fontes de energia renováveis, no descarte de resíduos; no combate ao desperdício e muito mais.

   Além disso, priorizar o desenvolvimento humano e o saneamento, impactando positivamente as localidades do nosso entorno e a vida das pessoas.

Folha - Qual mensagem gostaria de passar neste aniversário de 471 anos de Santo André?

Röhl - Em nome da Unipar, parabenizo Santo André pelos 471 anos de história. Que a cidade continue se desenvolvendo e contando com o nosso apoio para um futuro mais sustentável e com qualidade de vida para todos.

 Com aproximadamente 17 milhões de visitantes por ano, o Grand Plaza Shopping é principal centro de compras do ABC. O empreendimento, que cresceu com o município, completa 27 anos este ano, recebendo diariamente milhares de famílias das sete cidades do ABC.

   São mais de 340 opções de lojas e serviços, lazer para as crianças e um polo gastronômico completo, com restaurantes renomados. Fábio Oliveira, superintendente do Grand Plaza, em entrevista à Folha, revela que a maior vocação do empreendimento está nos pilares de lazer e gastronomia. “Oferecemos serviços que vão além do varejo e oferta de produtos pessoais”, afirma. Para este ano, Fábio comenta que o empreendimento prepara a inauguração do Playcenter Family, o primeiro parque da região com uma área de 3.000 m². O lançamento fortalece o posicionamento do shopping na área de entretenimento e promete ser um sucesso nas próximas férias escolares. A seguir, trechos da entrevista.

Folha do ABC - O Grand Plaza Shopping celebra 27 anos este ano. Quais os diferenciais e os grandes atrativos do empreendimento, considerado um dos maiores do país? Como o Grand Plaza tem se mantido competitivo e atraente ao consumidor?

Fábio Oliveira - O Grand Plaza é o principal centro de experiência e compras do ABC Paulista. Contamos com uma área ampla de 72 mil metros quadrados e mais de 340 opções de lojas, serviços e soluções dos mais variados segmentos, incluindo gastronomia, lazer, tecnologia, moda e esportes. Nos destacamos por ser um local voltado para a família com um mix de lojas e opções de serviços que atendem todos os públicos e que contemplam facilidade para o dia a dia dos moradores da região que buscam praticidade e diversão em um único local. Nossa maior vocação está nos pilares de lazer e gastronomia nos quais oferecemos espaços com opções de entretenimento para crianças com diferentes idades e perfis, além do nosso polo gastronômico completo com restaurantes renomados contemplando uma estrutura agradável e acolhedora.

Folha - Alguns shoppings têm realizado uma mudança do mix de lojas, incluindo mais prestação de serviços, restaurantes, academias, clínicas médicas e espaços de lazer para crianças e pets. Tudo isso, aliado a investimentos em tecnologia, como aplicativos e assistentes virtuais que têm promovido uma nova experiência aos consumidores. Esta mudança também ocorre no Grand Plaza Shopping? O que o empreendimento tem implantado de novidade?

Fábio - Sim, ocorre. Oferecemos serviços que vão além do varejo e oferta de produtos pessoais. Os clientes do Grand Plaza podem aproveitar o espaço para consertar o celular, fazer depilação à laser ou um exame no laboratório, contratar serviços automotivos, ir ao salão de beleza, além dos eventos interativos e de entretenimento para diversas idades e públicos, incluindo os pets. Além disso, pensando na comodidade dos clientes, desenvolvemos um aplicativo exclusivo para melhorar ainda mais a experiência de compras do cliente. Com ele, é possível localizar lojas, realizar pagamentos, evitar filas e ganhar descontos de forma rápida e prática.

Folha - Com relação ao planejamento de investimentos, estão previstos novos aportes para o Grand Plaza Shopping? E em relação ao mix de lojas, quais lojas foram inauguradas recentemente e quais estão previstas para serem inauguradas este ano?

bio - Crescemos muito em relação ao mix de lojas em nosso empreendimento, inauguramos várias operações ao longo do ano e temos ambição de ir além e ampliar as possibilidades a serem oferecidas para os nossos clientes. Além disso, a área Boulevard, revitalizada em 2012, destaca-se como um verdadeiro oásis gastronômico. As famílias podem desfrutar de experiências gastronômicas nacionais e internacionais - sem sair do ABC. Como novidade para este ano, teremos a inauguração do Playcenter Family, o primeiro parque da região com uma área de 3.000 m².  No Brasil, as opções de entretenimento estruturado são escassas - e a combinação de parques e shoppings surge como uma excelente alternativa para atender às necessidades das famílias que buscam esse tipo de lazer. O lançamento do parque fortalece o posicionamento do shopping na área de entretenimento e promete ser um sucesso nas próximas férias escolares.

Folha -  Como é composto o público frequentador do shopping, houve modificação no perfil, ao longo desses quase 27 anos do empreendimento? Qual a principal exigência dos clientes?

Fábio - Com aproximadamente 17 milhões de visitantes por ano, o público frequentador do Grand Plaza é completo e democrático com diferentes perfis e idade. Somos um shopping regional e atraímos o público das sete cidades do Grande ABC, em sua maioria famílias que residem na região.

Folha - O sr. tem mais de 20 anos de experiência em gestão de centros comerciais e shoppings centers e está à frente da superintendência do Grand Plaza há três anos. Quais papéis desempenhou para chegar até onde está hoje? Ao longo desse período frente ao Grand Plaza, quais foram os maiores desafios e pontos altos da sua carreira?

Fábio -  Iniciei a carreira na área jurídica no setor de shopping center. Passando pela área financeira, fiz a implantação de alguns empreendimentos e atuei em diversas cidades do Brasil já na posição de superintendente. A frente do Grand Plaza, sigo atuando para manter o empreendimento como protagonista do segmento na região do ABC.

Folha - Qual a relação do Grand Plaza Shopping com sua cidade sede, Santo André? E qual mensagem o empreendimento gostaria de transmitir aos seus clientes, neste aniversário de 471 anos do município?

bio - Estamos há 27 anos fazendo parte da história dos moradores do ABC com um espaço acolhedor para novas experiências de vida e acontecimentos memoráveis que presenciamos em nossos corredores, principalmente com as famílias da cidade de Santo André. O shopping cresceu com a região e, com a nossa infraestrutura de alta qualidade e uma ampla variedade de lojas, também contribuímos para o desenvolvimento da região com oportunidades de emprego, desenvolvimento econômico e facilidade no acesso ao varejo, entretenimento e gastronomia para quem reside ou trabalha em nosso entorno.

Última modificação em Domingo, 14 Abril 2024 18:43

 O empresário Valter Patriani há 12 anos estabeleceu a sede da Construtora Patriani em Santo André, com a participação do filho Bruno Patriani.

 “Foi uma escolha estratégica que impulsionou o crescimento e estabelecimento da empresa como líder em empreendimentos imobiliários na região. O ABC é a nossa raiz, o alicerce em que construímos nossa história de sucesso”, con-ta Bruno, que é o atual presidente da empresa.

  Bruno revela que tinha apenas 21 anos quando seu pai Valter, que já era investidor do mercado imobiliário, o convidou para empreender na construção civil. “Juntos montamos a Construtora Patriani. Hoje, como presidente, lidero a expansão da empresa e a posiciono na direção do cumprimento da nossa missão para alcançar resultados financeiros sólidos, garantindo assim a sustentabilidade e competitividade no mercado”, diz.

  De acordo com o empresário, a primeira entrega de empreendimentos foi em Santo André, o Terraze Patriani. “Hoje, Santo André é a cidade que recebeu o maior número de empreendimentos da Patriani, com 13 prédios já entregues e outros 3 em construção, totalizando 798 unidades”, destaca.

  Segundo Bruno, o foco da Patriani é oferecer prédios tecnológicos. “Entendemos e reconhecemos a necessidade de oferecer empreendimentos modernos, tecnológicos e que estejam em sintonia com o desenvolvimento dinâmico do município. É parte de nossa missão contribuir para o desenvolvimento urbano e proporcionar qualidade de vida aos seus moradores”, enfatiza.

  O presidente também ressalta o orgulho de participar da construção do futuro da cidade e ainda de ser uma das empresas que mais emprega em Santo André. “É uma honra poder contribuir para o desenvolvimento dessa cidade tão importante para o Estado. Com certeza, continuaremos construindo juntos um futuro brilhante e próspero para todos os cidadãos de Santo André! Nos orgulhamos de participar ativamente da sociedade andreense, sendo uma das empresas mais empregadoras e ativas no desenvolvimento econômico da cidade”, frisa.

 Paulo Bio, da Bio Imóveis, e a esposa e sócia Nara, neste ano, irão completar 44 anos de fundação da empresa. “Iniciamos em Mauá e trouxemos a matriz para Santo André”, explica.

   Bio fala sobre a relação da empresa com Santo André.  “A nossa relação com a cidade sempre foi muito forte porque temos uma boa base de clientes. Temos centenas de negócios e empreendimentos em Santo André, que tanto nós administramos como comercializamos”, conta. Além disso, ele possui boas memórias da infância na cidade. “Passei a minha infância na Vila Pires, no (clube) Aramaçan, estudei no Américo Brasiliense, no Singular”, relembra. 

   Além da esposa Nara, que Bio se refere como “a grande chefe e CEO da empresa”, e que “sempre” esteve ao seu lado, o apoiando, ele conta com a companhia dos quatros filhos. “O Nikollas trabalha no administrativo, financeiro e é responsável pelo jurídico, o Mauricius e o Alex trabalham no comercial e o Vinícius no estratégico. Então, é uma ajuda muito importante”, afirma. “Tinha algumas ideias e, com a vinda deles, conseguimos colocar em prática. Eles têm nos ajudado neste crescimento. É muito prazeroso trabalhar com eles”, completa.

   Para o empresário, a cidade se destaca em relação às outras do ABC. “Santo André é uma cidade, além de ter uma estrutura muito importante, está mais centralizada na região do ABC. Então, estrategicamente, para a nossa operação isso foi muito importante”, frisa.

   Na avaliação de Bio, Santo André tem evoluído. “É uma cidade que cresce muito, se desenvolve muito. É uma cidade que tem uma infraestrutura muito boa. Para nós é muito importante estar em Santo André e, motivo de muito orgulho, poder participar das comemorações dos 471 anos de Santo André. Parabéns para a nossa cidade”, diz.

Última modificação em Segunda, 08 Abril 2024 09:56

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