26 Apr 2024

A DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, abriu as inscrições para seu Programa de Trainee 2022. O programa visa priorizar a Diversidade na formação de lideranças, contribuindo assim para a geração de novas ideias e oportunidades para a organização. No ano passado, 76% das posições de trainee foram preenchidas por mulheres, contribuindo com uma maior presença feminina no setor logístico. A organização busca também aumentar a representatividade de grupos diversos em sua equipe e, por isso, a atração de candidatas e candidatos de grupos sub-representados como pessoas negras, do grupo LGBTQIA+ e pessoas com deficiência também são foco deste processo seletivo.
 

“Nossa empresa valoriza e apoia a diversidade em todas as suas manifestações e todos os tipos de perfis são considerados para estas vagas. Para aumentarmos nossa representatividade racial e de gênero, temos um foco em atrair mais mulheres e pessoas pretas e pardas”, afirma Rodrigo Viscardi, Vice-presidente de Recursos Humanos da DHL Supply Chain Brasil.
 

O mercado logístico já vinha em uma trajetória ascendente, mas ganhou ainda mais força com o boom do e-commerce e os desafios na cadeia de suprimentos ocasionados pela pandemia. A DHL Supply Chain dispõe de uma equipe de mais de 20 mil pessoas e, além de serviços de armazenagem e distribuição, atua em transportes, packaging, serviços de valor agregado (realização de reparos e outros processos de forma integrada a cadeia logística), possuindo também equipes dedicadas em áreas chave como e-commerce e saúde.
 

Candidatas e candidatos interessados no programa, que tem duração de 18 meses, devem ter concluído a formação entre dezembro de 2017 e dezembro de 2021, sendo que todas as graduações são aceitas. A companhia também solicita disponibilidade para residir em outra cidade/estado. No total, são 30 vagas disponíveis sendo elas em sua maioria focadas em áreas operacionais.
 

“Buscamos pessoas entusiastas com cada oportunidade que a logística tem a nos oferecer e, principalmente, que não tem medo de ‘arregaçar as mangas’, calçar um par de sapatos de segurança e junto conosco aprimorar continuamente as operações logísticas. Oferecemos 18 meses intensos nos quais buscamos desenvolver e potencializar competências técnicas e comportamentais, por meio de experiências práticas”, ressalta Rodrigo Viscardi.
 

O processo seletivo é estruturado em sete etapas: 1 -- Inscrição; 2 -- Provas online; 3 -- Fit Cultural; 4 -- Dinâmica de grupo online; 5 -- Desafio #JuntosImparaveis; 6 -- Entrevistas finais com a liderança; e 7 -- Processo de Admissão. Os critérios avaliados são: aderência à cultura, habilidades comportamentais e motivações pessoais e profissionais.
 

O programa é construído para desenvolver e potencializar as competências da(o) trainee, sejam elas técnicas ou comportamentais, através de práticas como participação e condução de projetos, trabalho em equipes multidisciplinares, participação em treinamentos, mentorias, palestras, reuniões e visitas técnicas, tudo com a supervisão das áreas de Recursos Humanos e Gestão de Talentos, além da realização de job rotation de forma periódica.
 

A DHL oferece salário e pacote de benefícios atrativos, incluindo bolsa de estudos para pessoas contratadas cujo nível de proficiência de inglês seja intermediário, refeição no local, convênio médico e odontológico, seguro de vida, programa de participação nos resultados, vale transporte, Gympass, DHL Clube de Descontos e grandes oportunidades para que as lideranças em formação mostrem seus talentos e tenham ascensão profissional ao longo de toda a sua carreira.


Para fazer parte do processo seletivo, as candidaturas devem ser feitas até 7 de abril de 2022. 

A aprovação do Marco do Saneamento permitiu que, em um ano, os investimentos em tratamento de esgoto e de água no Brasil aumentassem mais de 1.000%, segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

“Nós saímos de um marco de R$ 4,5 bi/ano do governo federal, estadual e municipal de recursos próprios e recursos oriundos de financiamentos para mais de R$ 50 bilhões. Agora nós temos mais de R$ 10 bilhões investidos apenas com debêntures incentivados”, disse Marinho.

Segundo o ministro, com o marco legal, em 2033 o Brasil terá 90% de esgoto tratado e 99% das pessoas terão acesso a água tratada. “Hoje temos 100 milhões de pessoas que não tem esgoto tratado e 35 milhões de brasileiros que não água tratada. Nesse primeiro ano, nós já garantimos o aporte financeiro para diminuir em 10% esse déficit em um ano”, disse.

As vendas de imóveis usados em seis cidades da região do ABC caíram 13,37% e a locação de casas e apartamentos cresceu 202,27% em Janeiro frente a Dezembro. Os dados foram apurados em pesquisa feita com 97 imobiliárias e corretores de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (CreciSP).

Foram vendidos mais apartamentos (70,59%) do que casas (29,41%), ambos enquadrados majoritariamente nas faixas de preços de até R$ 300 mil (61,54% do total). A preferência se inverteu no mercado de locação, com predomínio das casas (64,29%) sobre os apartamentos (35,71%) e 56% dos novos contratos estipulando aluguel mensal de até R$ 1.250,00.   “A queda nas vendas se explica por vários motivos, entre eles a alta dos juros que encareceu as prestações, a persistência do desemprego, a perda de poder aquisitivo e o endividamento das famílias, que foi recorde em Fevereiro”, afirma José Augusto Viana Neto, presidente do CreciSP. O executivo analisa a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que mostra crescimento de 76,1% em Janeiro para 76,6% em Fevereiro da parcela de famílias endividadas, pior número da série história da pesquisa iniciada em 2010. “Endividamento nessas proporções é um limitador intransponível para milhares de pessoas transformarem o sonho da casa própria em realidade, mesmo que haja oferta de crédito”, enfatiza Viana Neto. "O aluguel é o que resta para quem não consegue comprar devido às restrições mencionadas, o que faz aumentar a demanda em um mês, Janeiro, em que ela costuma crescer por motivos como a troca de cidade, de bairro, de residência maior por menor ou vice-versa", finaliza. 

Financiamento 

A pesquisa CreciSP apurou que a venda de 86,11% dos imóveis em Janeiro se deu por meio de financiamento bancário, 8,33% com pagamento à vista e 5,56% com parcelas combinadas diretamente com os proprietários. As casas e apartamentos vendidos estão em bairros de periferia (52,73%), de áreas nobres (27,27%) e de regiões centrais das seis cidades dessa fração da região metropolitana de São Paulo (20%). São imóveis de padrão construtivo standard (57,14%), médio (30,95%) ou luxo (11,90%).

As 97 imobiliárias e corretores consultados informaram que as casas têm dois dormitórios (40%), três (40%) ou quatro (20%) e área útil variável, de 201 a 300 metros quadrados (40%), de 51 a 100 m2 (30%), de 101 a 200 m2 (20%) e até 50 m2 (10%). Elas têm uma vaga de garagem (40%), duas (30%), quatro (10%) ou cinco ou mais vagas (20%).

Os apartamentos mais vendidos foram os de dois dormitórios (81,25%), seguidos pelos de três (12,5%) e pelos de um quarto (6,25%). A área útil desses imóveis varia de 51 a 100 metros quadrados (56,25%), de 101 a 200 m2 (6,25%) e até 50 m2 (37,50%). Todos eles têm apenas uma vaga de garagem.

 

Casas e apartamentos com 2 dormitórios por até R$ 1,250 mil       

Além da concentração das novas locações nas faixas de preços de até R$ 1.250,00 em Janeiro nas cidades do ABC (56% do total), outro traço comum entre elas foi o do número de dormitórios de casas e apartamentos – 60% das casas têm dois dormitórios, percentual que sobe para 80% nos apartamentos.

As 97 imobiliárias consultadas pelo CreciSP informaram ter alugado mais casas (64,29%) que apartamentos (35,71%), ambos dos padrões construtivos médio (65,71%) e standard (34,29%). A maioria desses imóveis (56,52%) está localizada em bairros de periferia.

As casas vendidas têm área útil variando entre 51 a 100 metros quadrados (53,33%), 101 a 200 m2 (26,67%) e até 51 m2 (20%). Contam com uma vaga de garagem 46,67%; com duas, 26,67%; com três, 6,67%; com nenhuma, 20%.

A área útil dos apartamentos mede de 51 a 100 metros quadrados (60%) e até 50 m2 (40%) e 90% deles têm uma única vaga de garagem, com 10% dispondo de duas.

 

 

Faixa de preço média

Percentual

Até R$ 100 mil

0,00%

De R$ 101 a R$ 200 mil

34,62%

De R$ 201 a R$ 300 mil

26,92%

De R$ 301 a R$ 400 mil

26,92%

De R$ 401 a R$ 500 mil

3,85%

De R$ 501 a R$ 600 mil

7,69%

De R$ 601 a R$ 700 mil

0,00%

De R$ 701 a R$ 800 mil

0,00%

De R$ 801 a R$ 900 mil

0,00%

De R$ 901 a R$ 1 milhão

0,00%

Acima de R$ 1 milhão

0,00%

 

100%

 

 

Modalidade

Percentual

À Vista

8,33%

Financiamento CAIXA

44,44%

Financiamento Outros Bancos

41,67%

Direto com Proprietário

5,56%

Consórcios

0,00%

 

Região

Percentual

CENTRAL

20,00%

NOBRE

27,27%

DEMAIS REGIÕES

52,73%

 

Tipo

Percentual

LUXO

11,90%

MÉDIO

30,95%

STANDART

57,14%

 

 

Casas Vendidas

Dormitórios

Percentual

1 Dorm.

0,00%

2 Dorm.

40,00%

3 Dorm.

40,00%

4 Dorm.

20,00%

 

 

Vagas de garagem

Percentual

Sem vaga

0,00%

1 vaga

40,00%

2 vagas

30,00%

3 vagas

0,00%

4 vagas

10,00%

5 ou mais vagas

20,00%

 

 

Área útil

Percentual

1 a 50 m²

10,00%

51 a 100 m²

30,00%

101 a 200 m²

20,00%

201 a 300 m²

40,00%

301 a 400 m²

0,00%

401 a 500 m²

0,00%

 

 

 

Apartamentos Vendidos

 

Dormitórios

Percentual

Quitinete

0,00%

1 Dorm.

6,25%

2 Dorm.

81,25%

3 Dorm.

12,50%

4 Dorm.

0,00%

 

Vagas de garagem

Percentual

Sem vaga

0,00%

1 vaga

100,00%

2 vagas

0,00%

3 vagas

0,00%

4 vagas

0,00%

5 ou mais vagas

0,00%

 

Área útil

Percentual

1 a 50 m²

37,50%

51 a 100 m²

56,25%

101 a 200 m²

6,25%

201 a 300 m²

0,00%

301 a 400 m²

0,00%

401 a 500 m²

0,00%

 

Locações em Janeiro em Santo André

VALOR ALUGUEL

Percentual

até 500

0,00%

501 a 750

16,00%

751 a 1.000

24,00%

1.001 a 1.250

16,00%

1.251 a 1.500

4,00%

1.501 a 1.750

16,00%

1.751 a 2.000

12,00%

2.001 a 2.500

4,00%

2.501 a 3.000

8,00%

3.001 a 4.000

0,00%

Acima de R$ 4.000

0,00%

 

Região

Percentual

CENTRAL

23,91%

NOBRE

19,57%

DEMAIS REGIÕES

56,52%

 

 

Tipo

Percentual

LUXO

0,00%

MÉDIO

65,71%

STANDARD

34,29%

 

Casas Alugadas

Dormitórios

Percentual

Quitinete

0,00%

1 Dorm.

26,67%

2 Dorm.

60,00%

3 Dorm.

13,33%

4 Dorm.

0,00%

5 ou mais Dorm.

0,00%

 

Vagas de garagem

Percentual

Sem vaga

20,00%

1 vaga

46,67%

2 vagas

26,67%

3 vagas

6,67%

4 vagas

0,00%

 

Área útil

Percentual

1 a 50 m²

20,00%

51 a 100 m²

53,33%

101 a 200 m²

26,67%

201 a 300 m²

0,00%

301 a 400 m²

0,00%

 

Apartamentos Alugados

Dormitórios

Percentual

Quitinete

0,00%

1 Dorm.

10,00%

2 Dorm.

80,00%

3 Dorm.

10,00%

4 Dorm.

0,00%

 

Vagas de garagem

Percentual

Sem vaga

0,00%

1 vaga

90,00%

2 vagas

10,00%

3 vagas

0,00%

4 vagas

0,00%

 

Área útil

Percentual

1 a 50 m²

40,00%

51 a 100 m²

60,00%

101 a 200 m²

0,00%

201 a 300 m²

0,00%

301 a 400 m²

0,00%

401 a 500 m²

0,00%

 

Fonte: CRECISP
Foto: Agência Brasil - Marcelo Camargo 

O Dia do Consumidor (15 de março) ganhou mais força pelo comércio em função da instituição do Código de Defesa do Consumidor, na década de 1990, e que trouxe regras de relacionamento entre fornecedor e cliente. Atualmente, qualquer negócio, desde o micro ao multinacional deve atuar de acordo com os termos previstos na lei.

Em função dessa diretriz, a ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) lembra que a data representa importante mudança para o segmento. Antes da promulgação da lei, cada estabelecimento era livre para estabelecer políticas internas de atendimento ao consumidor e resolução de problemas.

“As empresas ofereciam soluções limitadas, hoje consideradas mínimas como direito à troca ou devolução, garantia de qualidade etc. Com a norma, os consumidores passaram a entender melhor o seu direito. E para as empresas há a vantagem da padronização das diretrizes”, explicou Valter Moura, presidente da ACISBEC.

De acordo com o dirigente, atualmente a data ganhou grande apelo comercial e é celebrada pelo varejo, que agora promove descontos exclusivos e que movimentam as vendas. “Além disso, o comércio conquista e fideliza o cliente,” acrescentou.

O Dia do Consumidor não se resume a uma única data, ao contrário, movimenta a semana inteira de ofertas. No comércio digital, vem ganhando relevância e se tornando uma das mais importantes no primeiro semestre no calendário do varejo.

Sobre o Dia - O Dia do Consumidor foi criado para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas para que também as empresas e lojas tenham compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores. O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, nos Estados Unidos, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos. Em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data.

No Brasil, os direitos do consumidor estão protegidos através da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor apenas em 11 de março do ano seguinte (1991).

Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil

Última modificação em Domingo, 13 Março 2022 12:33

Pais, mães e responsáveis legais de estudantes matriculados nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) têm até a próxima quarta-feira (16) para se candidatar ao Bolsa do Povo Educação CPS. As inscrições, que foram prorrogadas até o dia 16, devem feitas pelo site www.bolsadopovo.sp.gov.br/portal/CadastroCPS/index.

O programa pagará R$ 500 mensais, durante seis meses, para que os bolsistas auxiliem as equipes gestoras das Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) no cumprimento do Protocolo Sanitário Institucional do CPS, adotado para a retomada das aulas presenciais.

Além de gerar renda e amenizar os impactos da pandemia, a iniciativa permite aproximar as famílias da escola, o que gera benefícios para toda a comunidade escolar. Para se candidatar a uma bolsa, é preciso ser o responsável legal por um aluno de Etec; ter entre 18 e 59 anos; estar desempregado há, pelo menos, três meses; não ter comorbidades associadas à Covid-19 e residir, preferencialmente, no município onde está localizada a unidade em que o candidato pretende ser bolsista. É possível se inscrever em até três Etecs ou Fatecs.

Cada candidato receberá pontos, de acordo com os pré-requisitos que cumprir. Os selecionados devem ser entrevistados pelo diretor da unidade, no dia 21 de março, e a concessão do benefício precisa ser chancelada pelo Núcleo Regional de Administração do CPS. A aprovação final dos candidatos está prevista para ser divulgada até 31 de março.

A expectativa é que os bolsistas selecionados passem por uma capacitação no início de abril e comecem a atuar no dia 4 do mesmo mês. Serão concedidas 2.368 bolsas (esse número inclui os 140 bolsistas ativos), distribuídas por todas as Etecs e Fatecs do Estado. Cada unidade do Centro Paula Souza terá, no mínimo, quatro beneficiários.

A rede mexicana Oxxo vai abrir 1.000 vagas de emprego em São Bernardo dentro de seu plano de expansão. O número de postos de trabalho consiste na implantação de 10 unidades da empresa no período de um ano e outras a médio e longo prazos no município, que será o primeiro do ABC e quinto do País a receber volume expressivo de investimento da empresa. A Oxxo é uma das maiores redes de mercados de proximidade da América Latina, uma espécie de loja de conveniência expandida, combinando variedade de bens de consumo.

O plano de expansão da Oxxo foi anunciado por representantes do grupo no gabinete do prefeito Orlando Morando. No total elencado são 50 lojas Oxxo, no conceito de mercados de rua, e 50 Shell Select, em postos de combustíveis. De acordo com a projeção, parte destas unidades Oxxo será inaugurada na região central da cidade até junho de 2022 - a rede foi fundada em 1940, e, atualmente, conta com mais de 20 mil lojas, incluindo México, Chile, Colômbia e Peru, sendo que, no Brasil, os primeiros empreendimentos foram lançados em 2020, iniciando por Campinas e, na sequência, Capital, Jundiaí e Osasco, todos municípios no Estado de São Paulo.

“A rede Oxxo é mais um grande grupo que chega a São Bernardo, nova rede de varejo no Brasil. Isso mostra um gesto significativo da importância e confiança que São Bernardo gera para quem quer investir. O principal destaque do anúncio é que impacta diretamente em empregos e oportunidades na cidade. Para o consumidor: mais opções na hora de sua compra. São Bernardo está sempre um passo à frente”, ressaltou o prefeito Orlando Morando.

Representando o CEO do grupo, Rodrigo Patuzzo, o diretor de expansão da Oxxo, David Pestana, frisou que São Bernardo foi a cidade escolhida no contexto do plano de ampliação com vistas ao fortalecimento da marca no País. “É o maior mercado de proximidade da América Latina. Estamos muito felizes com a chegada da rede ao município, desenvolver a marca, aproximando o cliente, que é a nossa visão, facilitar, para tornar a vida melhor. É o que queremos que o consumidor ganhe.”

Pestana acrescentou que a empresa abrirá as portas de 10 lojas na região central de São Bernardo e, dentro do planejamento estratégico, estabelecer por etapas até 100 lojas do grupo na cidade. “Ou seja, (o cliente) vai encontrar Oxxo próximo a todos os bairros”, disse o diretor, emendando sobre o conceito de negócios do grupo. “Vão poder comprar pão sempre fresquinho, a toda hora, resolver sua necessidade de lanche, tem lanches maravilhosos, frutas, legumes e verduras, bebida gelada, funcionando 24 horas. É um conjunto de lanchonete, padaria, conveniência e minimercado.”

Última modificação em Domingo, 13 Março 2022 12:18

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