05 May 2024

Durante todo mês de outubro, a Prefeitura de São Caetano realizou atendimento com exames para mulheres em duas carretas. Uma delas ficou fixa, no Espaço Verde Chico Mendes, e outra itinerante, que percorreu diversos espaços da cidade até o dia 4 de novembro. Ao longo do mês, foram 17.427 exames e encaminhamentos realizados. Para que as munícipes continuem acessando os exames disponíveis, a carreta fixa permanecerá até dia 30 de novembro, no Espaço Verde Chico Mendes. Até domingo (7), durante o bairro a Bairro, a carreta móvel estará na Praça Maria Salete Bento Cicaroni, na Alameda São Caetano, altura do nº 1.700.

Na Carreta itinerante foram realizados 9.982 atendimentos de exames, consultas e 900 encaminhamentos para mamografia. Já na carreta que está no Espaço Verde Chico Mendes, foram 7.445 atendimentos de exames, consultas e 574 encaminhamentos para mamografia.

ATENDIMENTO AMPLIADO

Até o dia 30 de novembro a carreta permanecerá no Parque Chico Mendes, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Para ter acesso aos exames, a moradora deve apresentar documento com foto e Cid Card ou Cartão São Caetano.

Até domingo (7) a carreta móvel estará nas ações do Bairro a Bairro na Praça Maria Salete Bento Cicaroni (alameda São Caetano, altura do 1.700).

O atendimento é realizado por equipe multidisciplinar, com 12 profissionais atuando por período. As mulheres têm à disposição exames como: ultrassom vaginal, ultrassom pélvico ou transvaginal, ultrassom de tireoide, ultrassom da mama, Papanicolau e Linda (plataforma para detecção precoce de lesões na mama, por meio de inteligência artificial e utilizando imagens térmicas).

A Prefeitura de São Bernardo retomou a Pedalada Noturna na cidade. Com o abrandamento das restrições e queda nos índices de internações ligadas à Covid-19, o município volta a contar com a tradicional atividade todas as quartas-feiras. O resgate foi viabilizado ontem, com largada às 19h30 e saída do estacionamento inferior do Ginásio Poliesportivo após um ano e meio de paralisação em decorrência da pandemia. Houve adesão de 170 ciclistas no primeiro dia.

Antes da interrupção do evento, a ação, firmada pela Secretaria de Esportes e Lazer, registrava média de cerca de 250 participantes. A expectativa da organização é contabilizar, gradativamente, o mesmo público, seguindo os protocolos de saúde vigentes a cada edição. A atividade já retornou com suporte da Guarda Civil Municipal (GCM), equipe de trânsito e acompanhamento do caminhão denominado “Giro São Bernardo” para apoio e a segurança dos adeptos.

O percurso é feito pelas principais vias de acesso à região central, entre elas as avenidas Senador Vergueiro, Caminho do Mar, Lauro Gomes, Aldino Pinotti e ruas Afonsina e Kara, com retorno ao Poliesportivo para conclusão do traçado. São cerca de 15 quilômetros, em praticamente uma hora e quarenta minutos de trajeto no total. A ação tem objetivo de integrar os diversos grupos de ciclistas existentes na cidade, bem como incentivar a prática de atividades físicas e o uso da bicicleta como meio de transporte.

“Estamos retomando as atividades, que têm grande significado no período pós-pandemia. Essa é a importância dos índices obtidos por São Bernardo na vacinação e internações. Nos permite voltar com mais segurança, incluindo na agenda o evento da Pedalada Noturna, já tradicional”, frisou o secretário de Esportes e Lazer, Alex Mognon.

A pedalada se dá em ritmo de passeio, com a participação de adultos e crianças. Não é necessário fazer inscrição – a atividade é gratuita, aberta a todos os interessados. Cada participante, por sua vez, deve levar sua própria bicicleta, e é obrigatória a utilização de capacete para a segurança dos ciclistas. A organização recomenda o uso de equipamentos de luzes sinalizadoras dianteiras e traseiras, luvas e proteção para cotovelos e joelhos. Em caso de chuva, o evento é cancelado.

A curadoria da edição 2021 do Festival Varilux de Cinema Francês, maior evento dedicado à cinematografia francesa fora da França, anuncia mais três produções inéditas, que poderão ser assistidas nas salas de cinemas de todo o país, entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro. São elas: Delicioso: da Cozinha para o mundo”, de Eric Besnard, “Ilusões Perdidas”, de Xavier Giannoli e “@Arthur Rambo – Ódio nas Redes”, de Laurent Cantet.

O festival programou 17 longas-metragens inéditos e recentes da filmografia francesa e dois clássicos: O Magnífico”, de 1973, sob a direção de Philippe de Broca, com Jean Paul Belmondo no papel principal, e “As Coisas da Vida”, de 1970, dirigido por Claude Sautet. Rio de Janeiro e São Paulo recebem ainda uma Mostra em homenagem ao ator Jean-Paul Belmondo, falecido em setembro último, com quatro filmes: “O Demônio das Onze Horas” (1965), de Jean-Luc Godard, “O Homem do Rio” (1964), de Philippe de Broca, “Técnica de um delator” (1963), de Jean-Pierre Melville e “Léon Morin, o padre” (1961), de Jean-Pierre Melville.

Os outros filmes inéditos já divulgados são "Adeus, idiotas" e "Um conto de amor e desejo". A premiada comédia dramática "Adeus, idiotas", escrita, dirigida e interpretada por Albert Dupontel, recebeu sete prêmios César – foi indicado a 13. Estrelado por Virginie Efira, Albert Dupontel e Nicolas Marié, o longa já foi visto por mais de uma milhão de espectadores na França. A distribuição no Brasil é da Mares Filmes.

"Um conto de amor e desejo" é o segundo longa-metragem de Leyla Bouzid e tem no elenco  Sami Outalbali, Zbeida Belhajamor e Diong-Keba Tacu. A produção integrou a Semana da Crítica de Cannes de 2021 e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival Du Film Francophone d’Angoulême 2021. A distribuição é da Bonfilm.

Para download de fotos, acesse:

Filmes Festival Varilux 2021

Mostra Jean-Paul Belmondo

Clássicos do Festival Varilux 2021

OS TÍTULOS INÉDITOS

Para deixar os amantes da gastronomia com água na boca, a mostra apresenta “Delicioso: da Cozinha para o mundo”, uma comédia estrelada por Grégory Gadebois e Isabelle Carré, sob a direção de Eric Besnard. O filme conta um pouco dos primórdios da culinária francesa, bem como a criação do primeiro restaurante do país, antes mesmo da revolução francesa acontecer. No Brasil, a distribuição é da PlayArte.

Sinopse: No alvorecer da Revolução Francesa, Pierre Manceron, um cozinheiro ousado, mas orgulhoso, foi demitido por seu mestre, o duque de Chamfort. Conhecer uma mulher surpreendente, que deseja aprender a arte culinária ao seu lado, dá-lhe autoconfiança e o leva a se libertar de sua condição de servo para empreender sua própria revolução. Juntos, eles vão inventar um lugar de prazer e partilha aberto a todos: o primeiro restaurante. Uma ideia que fará com que eles ganhem clientes... e inimigos.

Já o longa-metragem “Ilusões Perdidas” traz no elenco principal os atores Benjamim Voisin, Cécile de France e Vincent Lacoste. Inspirado no romance homônimo de Honoré de Balzac e dirigido por Xavier Giannoli, o filme é ambientado no século XIX em que Lucien, um jovem poeta desconhecido ávido por abrir caminho na vida, deixa sua cidade natal para tentar a sorte em Paris. A produção foi indicada ao Leão de Ouro, além de outras duas categorias no Festival de Veneza. A distribuição é da California Filmes.

Sinopse: Lucien é um jovem poeta desconhecido da França do século XIX. Ele tem grandes esperanças e quer escolher seu destino. Ele larga a gráfica de sua província natal para tentar a sorte em Paris, nos braços de sua protetora. Logo deixado por conta própria na fabulosa vila, o jovem rapaz vai descobrir os bastidores de um mundo condenado à lei do lucro e das falsidades. Uma comédia humana na qual tudo se compra e se vende, da literatura à imprensa, da política aos sentimentos, das reputações às almas. Ele vai amar, sofrer, e sobreviver às suas ilusões.

Protagonizado por Rabah Naït Oufella, o drama “@Arthur Rambo – Ódio nas Redes” é dirigido por Laurent Cantet, realizador conhecido por usar suas obras para debater temas atuais da sociedade. Com a produção, Cantet discute o uso das redes sociais e os julgamentos no mundo digital. Integrante da seleção oficial das edições 2021 do Festival Internacional de Cinema de Toronto IFF 2021 e do San Sebastian, o filme conta ainda com Sofian Khammes, Antoine Reinartz no elenco principal e será distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes.

Sinopse: Quem é Karim D.? Um jovem escritor empenhado no sucesso? Ou seu pseudônimo Arthur Rambo, que espalha mensagens de ódio em suas redes sociais?

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France, Fairmont e Ingresso.com, as distribuidoras dos filmes desta edição: Bonfilm, California Filmes, Mares Filmes, PlayArte, Synapse e Vitrine Filmes, e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial. A programação do evento, bem como os cinemas e as dezenas de cidades brasileiras participantes, pode ser acompanhada no site http://variluxcinefrances.com

O aumento no preço da energia elétrica resultará em uma queda de R$ 8,2 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, neste ano, em comparação com o que ocorreria sem a crise energética. Para 2022, a previsão é de perda de R$ 14,2 bilhões. É o que mostra o estudo “Impacto econômico do aumento no preço da energia elétrica”, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com a CNI, neste ano, o consumo das famílias se reduzirá em R$ 7 bilhões, as exportações terão perdas equivalentes a R$ 2,9 bilhões, e o impacto no emprego será de menos 166 mil postos de trabalho. Os dados também mostram que, em 2021, o PIB industrial, que inclui indústrias extrativa e de transformação, serviços industriais de utilidade pública e a construção, deve se reduzir em R$ 2,2 bilhões em comparação ao que seria sem o aumento de custo da energia elétrica. Somente o PIB da indústria de transformação ficará R$ 1,2 bilhão menor neste ano.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, lembra que a crise hídrica é provocada pelo baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, o que limita a produção de energia mais barata, e obriga o uso das termoelétricas, que são mais caras. No entanto, soma-se à crise hídrica, a elevada tarifa da energia elétrica no país que contém 16 encargos, impostos e taxas setoriais incorporados à conta de luz e correspondem a 47% do custo total da tarifa de energia.

Antes mesmo da crise hídrica, o custo da energia elétrica já era um dos principais entraves ao aumento da competitividade da indústria brasileira. No ranking do estudo Competitividade Brasil 2019-2020, elaborado pela CNI, o Brasil aparece na última posição, entre 18 países, no fator Infraestrutura de energia, devido ao custo elevado da energia elétrica e à baixa qualidade no fornecimento.

“O alto custo dos impostos e dos encargos setoriais e os erros regulatórios tornaram a energia elétrica paga pela indústria uma das mais caras do mundo, o que nos preocupa muito, pois a energia elétrica é um dos principais insumos da indústria brasileira. Essa elevação do custo de geração de energia é repassada aos consumidores, com impactos bastante negativos sobre a economia”, explica Robson Braga de Andrade.

 

Última modificação em Quinta, 04 Novembro 2021 11:12

A Volkswagen do Brasil comunica a chegada de dois novos executivos que também farão parte do Comitê Executivo da empresa. Miguel Sanches (foto à esquerda) assume como vice-presidente de Operações da VW do Brasil e Região SAM, dia 1º de dezembro, substituindo António Pires que irá se aposentar, e Joern Kuch (foto à direita) é novo diretor de Qualidade Assegurada da VW do Brasil e Região SAM, desde segunda (1º) de novembro, ficando no lugar de Jorge Paulo, que se tornou Head da Qualidade Assegurada da FAW-Volkswagen China.

Miguel Sanches, 52 anos, é graduado em Engenharia de Materiais. Iniciou a sua carreira na Autoeuropa em Palmela (Portugal), em 1993. Ocupou vários cargos de gestão na Montagem e Carroceria até 2009, além do cargo de head da Produção. Em 2011, mudou-se para a Volkswagen México, em Puebla, como head da Produção de Veículos. Ainda no México, em 2014, tornou-se vice-presidente de Produção e Logística. Desde março 2016, tornou-se head da Autoeuropa em Palmela.

Já Joern Kuch, 53 anos, possui graduação em Engenharia Mecânica e MBA em Administração. Iniciou a sua carreira como consultor interno de Lean Management na VWAG Alemanha, em junho de 2009. Durante os anos de 2014 e 2017, atuou na fábrica de motores na Rússia como diretor de Produção e da Planta. Desde maio de 2017, foi responsável pela Qualidade Central em Wolfsburg, Alemanha.

Preocupada com as questões ambientais e seguindo o plano de sustentabilidade, que envolve o consumo consciente, a Coop está ampliando a parceria com a startup Molécoola, que opera a logística reversa de embalagens e produtos pós-consumo, incentivando a reciclagem e, por meio de um programa de fidelidade ambiental, a startup dá pontos para os consumidores trocarem por produtos e serviços ao levarem seus recicláveis a um dos locais de coleta.

Após instalar uma estação-contêiner na unidade da Avenida Industrial, 2001 – bairro Campestre, em Santo André, a Coop ampliou o projeto para as lojas da Rua Carijós, 1843 – Vila Linda, Santo André, e da Rua Joaquim Nabuco, 277 – Centro, São Bernardo.  Nas estações da Molécoola podem ser descartados papelão, vidro, óleo de cozinha, pilhas e baterias e eletroeletrônicos.

A Coop possui uma grande preocupação com o meio ambiente, tanto que possui uma plataforma de sustentabilidade, cujo um dos pilares é Coop Faz Bem pro Planeta. É importante que cada empesa e pessoa faça a sua parte, pois segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 3% do lixo que poderia ser reciclado é reaproveitado no país e 8% do que é jogado fora não é sequer coletado. Outro dado assustador é que mesmo o que é recolhido, 40% têm como destino final locais impróprios, como os lixões e em torno de 30 milhões de toneladas por ano vão para locais inadequados, contaminando o meio ambiente de maneira contínua.

Última modificação em Quinta, 04 Novembro 2021 10:54

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