Mais da metade dos alunos brasileiros (51%) chega ao 4º ano do ensino fundamental sem saber o básico em Matemática. A avaliação é do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS, em inglês) 2023. Segundo o estudo, apenas 49% os alunos brasileiros sabem operações básicas como somar e subtrair números de até três dígitos e aplicar propriedades básicas de formas geométricas.
Esta foi a primeira vez que o Brasil participou do TIMSS, feito em 2023, onde participaram 650 mil alunos de 64 países e foram avaliados Matemática e Ciências no 4º e no 8º ano.
A avaliação dos alunos do 8º ano foi ainda pior, apenas 38% sabem o básico de matemática, enquanto a média dos demais países é de 81% dos alunos.
Na matéria Ciências, 61% dos alunos do 4º ano sabem o básico. Ou seja, 39% dos estudantes do 4º ano não tem conhecimentos básicos sobre plantas, animais e meio ambiente, também não sabem identificar características da Terra ou do clima em que vivem. Dos alunos do 8º ano, 58% sabem o básico.
O diretor-executivo do grupo de Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Ernesto Faria, analisa falhas na educação brasileira. “Os dados mostram como estamos muito atrás dos demais países. Não conseguimos garantir ao menos que metade das crianças aprendam o básico, enquanto os outros têm mais de 90% dos seus alunos nesse nível. Ao contrário do que sugerem as avaliações nacionais, como o Saeb, nossa educação não vai bem nos anos iniciais. O diagnóstico mostra que os alunos brasileiros já no começo da trajetória escolar ficam muito atrás dos demais”, afirma.
O desempenho dos alunos brasileiros de 4º ano só está à frente de três países avaliados, Marrocos, Kuwait e África do Sul. No 8º ano, o Brasil fica em último lugar, empatado com Marrocos. Os países melhores colocados nos 4º e 8º anos em Matemática e Ciências foram Cingapura, Taiwan e Coréia do Sul.
Foto: Marcelo Camargo – A.Brasil
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