Conversas de Memória

A música da minha vida

Dentre as datas comemorativas que o mês de novembro traz, temos o dia da música e dos músicos, comemorado no dia 22 de novembro, data esta dedicada pelo Catolicismo a Santa Cecília, considerada padroeira dos músicos e cantores.
A música tem importância fundamental na vida das pessoas, tanto no âmbito pessoal quanto social, trazendo benefícios para a saúde física e emocional (fato que ficou muito evidente recentemente por ocasião da pandemia, quando houve inúmeros relatos de casos em que a música trouxe esperança e motivação para as pessoas), para o desenvolvimento cognitivo, para a integração social, para a preservação cultural e religiosa. É elemento de unidade e identidade social, estando presente em todas as sociedades, nos mais variados momentos: bons, alegres, festivos, tristes, cerimoniais, celebrativos, devocionais etc.
Nos últimos encontros de Conversas de Memória – evento promovido mensalmente pelo Centro de Memória, da Secretaria de Cultura e Juventude, da Prefeitura de São Bernardo – os temas estavam vinculados às diversas formas de comunicação: através de cartas, dos meios de comunicação de massa (Rádio e TV) e, até mesmo, através dos cheiros, sons e sabores…
Assim, tendo em vista a comemoração do dia da música e que esta é também uma forma de comunicação, na quarta (27) de novembro, o Centro de Memória realizou mais um encontro de Conversas de Memória, nas dependências da Biblioteca Pública Monteiro Lobato, com o tema: A música da minha vida.
A proposta era que cada participante falasse de uma música que marcou sua vida, do fato motivador e, até mesmo, cantasse um trecho da música.
Havia músicos presentes e instrumentos musicais, o que tornou o encontro ainda mais musical… As memórias se evidenciaram através das músicas…
Músicas temas de filmes, como “Ao mestre com carinho”, outras lembrando os anos iniciais na escola, como “A professorinha”, “Filme triste” e os hinos pátrios.
Músicas que alimentaram paixões juvenis, ou que acompanham amores eternos: “Como é grande o meu amor por você”.
Músicas italianas (L’Italiano, O sole mio), MPB, sertanejas etc.
Outras músicas lembradas e cantadas por praticamente todos os presentes ao encontro: Conceição, O milionário, Índia, Galopeira, Menino da Porteira, Besame mucho, Maringá, A volta do boêmio, Tocando em frente, Trem das onze, Lampião de gás…
Até mesmo o Hino de São Bernardo foi lembrado e cantado. Assim como foi lembrada a música tema das corridas de Ayrton Senna (Tema da vitória).
Com certa nostalgia, foram lembrados tempos de outrora em que a família se reunia para ouvir músicas no rádio ou em cantorias, animadas por um violão, quando a TV e o celular ainda não ocupavam espaço na casa e na vida das pessoas…

Jorge Magyar

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário