A Associação Comercial e Industrial de São Bernardo (Acisbec) foi criada em 27 de setembro de 1944, há exatos 80 anos. Sua concepção foi sendo traçada em reuniões da Sociedade Amigos de São Bernardo, cuja sede localizava-se num sobrado, na esquina da Rua Marechal Deodoro com a Rua Dr.Flaquer, na atualidade uma agência do banco Mercantil e, por décadas, sediou o banco Noroeste do Estado de São Paulo.
Sua criação foi liderada pelo empresário e banqueiro Wallace Simonsen e contou com a adesão de empresários e comerciantes de São Bernardo. O objetivo inicial era prestar assessoria trabalhista às fábricas, a maioria de móveis, e a um tímido e pouco diversificado comércio, concentrado na R. Marechal Deodoro. No entanto, concluída a pista Norte da Via Anchieta, em 1947 e a pista Sul ,em 1953, sua atuação é ampliada, com a instalação das indústrias automobilísticas próximas aos trechos da rodovia que percorrem nossa cidade.
Ao longo do tempo, a Acisbec esteve atenta e atuante frente às transformações gigantescas, renovando-se, atualizando-se, capacitando e estimulando empreendedores da cidade a desenvolverem em suas áreas de trabalho estratégias que promovessem o sucesso financeiro e movimentassem a economia de uma São Bernardo em franco crescimento.
Em oito décadas de existência foi administrada por 11 Presidentes, iniciando com Manoel Corazza e, encontrando-se, atualmente, sob a presidência de Valter Moura Júnior, cujo pai, Valter Moura esteve à frente da Acisbec por mais de três décadas.
Com uma trajetória de desafios, lutas, crescimento e sucesso, a Acisbec vem escrevendo sua história, firme em seus propósitos, valorizando o trabalho dos antecessores e criando novas e eficientes maneiras de trilhar os caminhos do tempo presente, em sede própria, que conta com 6 pavimentos, em 3.739 m2, em 3 andares, sempre sintonizada às inovações do futuro, onde escreverá capítulos inéditos, criativos e dignificantes.
Célia Guiesser – integrante da Ame (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)
Adicione um comentário