A Eletra, empresa brasileira de ônibus elétricos, inaugurou, na sexta (2), nova sede em São Bernardo. A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente Lula (PT), do vice-presidente, Geraldo Alckmin, dos ministros do Trabalho e ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, da Fazenda, Fernando Haddad, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, dos Transportes, Renan Filho, de Portos e Aeroportos, Márcio França, além dos prefeitos das sete cidades do ABC, deputados e vereadores. As autoridades foram recebidas pela família Setti Braga: Milena Braga Romano, presidente da Eletra, Beatriz Setti Braga e Zeca Romano.
A nova fábrica está instalada numa área de 27 mil m² na Via Anchieta, com capacidade para produzir 150 ônibus elétricos/mês, ou até 1.800/ano. Foram investidos cerca de R$ 150 milhões nas instalações, cujo objetivo é posicionar a empresa como líder latino-americana na produção de ônibus elétricos, gerando 500 empregos diretos nos próximos dois anos. “Temos aqui na Eletra um bom exemplo dessa nova indústria que está nascendo no nosso país, que somos nós. Uma indústria focada no transporte limpo e sustentável, na descarbonização da economia e na melhoria da qualidade de vida das cidades brasileiras”, afirmou a presidente da empresa Milena Braga.
A diretora revelou que a meta é ser a maior montadora brasileira de veículos elétricos para transporte público, com tecnologia inteiramente nacional. “Há 25 anos, produzimos os mais inovadores ônibus elétricos em circulação no país. Temos experiência e competência comprovadas. É hora de crescer”.
O presidente Lula afirmou que hoje a indústria brasileira está sumindo do cenário do país. “Hoje a indústria representa 10% ou 11% do PIB Nacional. Quando eu vejo, a senhora Beatriz, que teve coragem de montar uma empresa, que sabe que um ônibus elétrico é muito mais caro que um ônibus normal, mas no funcionamento, ele irá custar 73% a menos que o ônibus à diesel, é por isso, que nós temos que apostar numa empresa brasileira, que gera renda no Brasil e que melhora a vida das pessoas”, disse Lula.
“Eu conheço a nossa querida Beatriz há muito tempo, com a tentativa de produzir ônibus elétrico. Ela começou com um ônibus com um motorzinho à diesel e depois esse motor produzia eletricidade. Na época, muitos prefeitos na época não acreditaram e as coisas não aconteceram. Mas, como todas as mulheres são, ela teimou. Como dizia minha mãe: ‘teima, Lula’, a Beatriz teimou, teimou e, hoje, ela é a primeira empresa brasileira a mostrar a cara ao Brasil”, afirmou o presidente.
“Vou para a COP28 nos Emirados Árabes e quero levar um folder da Eletra para reportar que no Brasil, a gente já está produzindo ônibus elétrico”, finalizou Lula.
Esta foi a primeira visita do presidente Lula em São Bernardo. O presidente e comitiva percorreram as instalações da empresa e, ao final da visita, embarcou em dos ônibus, onde fez um rápido percurso pelo pátio interno da empresa. Ainda na sexta, Lula participou, pela manhã, da cerimônia de inauguração do novo prédio da UFABC.
Foto: Marco Aurélio Zerlin
Por Nicole Floret – 02/06/23