Quinta Avenida

Conjunto Musical The Ink Spots

   The Ink Spots, quarteto vocal norte-americano, ganhou fama internacional nas décadas de 1930 e 1940. Com estilo musical anterior ao rhythm and blues e rock and roll, foram amplamente aceitos tanto na comunidade branca quanto na negra, em grande parte devido ao estilo introduzido ao grupo pelo vocalista Bill Kenny. Em 1999, o grupo constituído por Bill Kenny, Charles Fuqua, Deek Watson, Jerry Daniels e Orville Jones, foi incluído no “Hall da Fama dos conjuntos vocais. No início dos anos 1930, os membros fundadores foram Jerry Daniels e Charlie Fuqua, uma dupla vocal chamada “Jerry and Charlie” que se apresentavam na área de Indianapolis. Posteriormente, já um quarteto com a inclusão de Orville Jones e Deek Watson, apareciam regularmente em programas na rádio WLW em Cincinnati-Ohio.

   A partir de 1934, Jerry Daniels foi substituído por um cantor de Baltimore de 21 anos, Bill Kenny, que assinou contrato com o conjunto depois de ganhar o primeiro lugar em um concurso amador no famoso “Savoy Ballroom” no Harlem em New York. Três anos depois, Kenny recebeu o crédito de ter levado o grupo ao sucesso global com seu incomum estilo vocal ao interpretar baladas românticas, com seu belo timbre de tenor. Assim sendo, é considerado pela crítica especializada como sendo aquele que alcançou as paradas de sucesso, com Bill Kenny líder-tenor, Orville “Hoppy” Jones, baixo e declamador, Charlie Fuqua, barítono e guitarrista, e Ivory “Deek” Watson, segundo tenor.

   Em 12 de janeiro de 1939, The Ink Spots entraram nos estúdios da Decca Records para gravar uma balada escrita por um jovem compositor chamado Jack Lawrence intitulada “If I Didn´t Care” (Se eu não me importasse), que seria o maior sucesso artístico e comercial do grupo, vendendo na época 19 milhões de cópias. De 1939 até sua dissolução também The Ink Spots obtiveram sucesso comercial com cinco outras gravações interpretando os temas “Address Unknown”, “My Prayer”, “Bless You”, “Memotres Of You” e “I´m Gettin´ Sentimental Over You”.

   Entre os anos 1940 e 1949, o conjunto vocal alcançou mais de 30 destaques nas paradas, com 18 deles entre os 10 mais expressivos. O primeiro “hit” da Revista Billboard veio em 1944, quando eles se uniram à cantora Ella Fitzgerald para gravar “I Make Believe”, com Bill Kenny como líder tenor e sua bela voz. Em 1946, outro lugar nas paradas com “To Each Is Own”. A composição escrita por Billy Reid “The Gypsy” foi o maior hit nas paradas, permanecendo entre os mais vendidos por 10 semanas consecutivas.

   Com a permanente exposição em programas de rádio e no disco, The Ink Spots foram atraídos por Hollywood, aparecendo na película “The Great American Broadcast”, estrelada pelo ator John Payne e a atriz Alice Faye, interpretando os temas “If I Didn´t Care”, “Alabamy Bound” e “I´ve Got A Bone To Pick With You”. No ano seguinte, foram apresentados em uma película estrelada pelos comediantes Bud Abbot e Lou Costello, “Pardon My Sarong”, interpretando garçons-cantores em uma boate, com a música “Do I Worry?” e o swing “Shout Brother Shout”.

   Entre 1940 até a dissolução definitiva do conjunto vocal, como em todo conjunto musical da época, houve inúmeras substituições dos componentes, porém sem perder o alto nível musical. Finalmente, em julho de 1954, Bill Kenny dissolveu oficialmente The Ink Spots, após uma aparição no Bar Bolero na cidade de Wildwood-New Jersey. O conjunto vocal The Ink Spots (Manchas de tintas), marcou época na música popular norte-americana do século vinte, influenciando todos os demais que apareceram depois deles. Os cinco componentes mais destacados em toda existência do grupo vocal foram: Orville “Hoppy” Jones, Ivory “Deek” Jones, Jerry Daniels, Charlie Fuqua e Bill Kenny. Durante todo percurso musical percorrido, The Ink Spots gravaram nas etiquetas RCA Victor, Decca e Vocalion Records. Grupo de maravilhosa harmonia e popularíssimo no rádio, em programas que iam ao ar através de redes nacionais para todo país e também Canadá.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário