Quinta Avenida

Artie Shaw – o rei da clarineta (II)

   Em meados de 1942, Artie Shaw foi obrigado a dissolver novamente a orquestra por ter sido convocado para servir na Marinha de Guerra durante a segunda guerra mundial (1939-1940) e organizar uma banda militar para entreter as tropas no teatro de operações no Pacífico. Após 18 meses apresentando-se para os soldados da Marinha, às vezes até quatro concertos por dia em zonas de batalha, incluindo Guadalcanal, teve de retornar à América do Norte em estado de exaustão física. Shaw creditou seu tempo na Marinha de 1942 a 1944, como um período de introspecção renovada e de amor à pátria.

   Após ser dispensado da Marinha, enveredou pelo campo das letras, procurando realizar o grande sonho de tornar-se escritor, indo residir na Espanha, escrevendo a autobiografia intitulada “The Trouble With Cinderela: On Outline Of Identity” (O Problema com Cinderela – Um esboço de identidade), publicada em 1952 com edições de reimpressão posteriores em 1992 e 2001. Nessa autobiografia Shaw tentou explicar que ninguém vive feliz para sempre, revelando-se uma personalidade paradoxal que se casou oito vezes. Entre suas esposas, Jane Cairns (1932-1933), Margaret Allen (1934-137), a atriz Lana Turner (1940), Betty Kern, filha do compositor Jerome Kern (1942-1943), a atriz Ava Gardner (1945-1946), a escritora Katheen Winsor (1946-1948), a atriz Doris Dowling (1952-1956) e, finalmente atriz Evelyn Keys (1957-1985). Ele teve dois filhos, Steven Kern (com Betty Kern) e Jonathan Shaw (com Doris Dowling).

   Em 1945, nova banda é formada, onde figurava o trompetista negro Roy Eldridge (Little Jazz). Como outras formações, teve duração efêmera. Ao encerrar as atividades em 1954 com a última apresentação pública. Entretanto, anos mais tarde (1968), criou a “Artie Shaw Orchestra”, apresentando antigos sucessos, agora com som estereofônico. A partir daí, os solos de clarineta eram executados por Walter Lewinsky, em apresentações na Disneylandia.

   A longa série de grupos musicais que Shaw formou posteriormente inclui as cantoras Lena Horne e Helen Forrest e o também cantor Mel Tormé com seu grupo The Mel-Tones e os qualificados instrumentistas Buddy Rich, Dave Tough, Barney Kessel, Jimmy Raney, DodoMarma-rosa e Ray Conniff. O melancólico e sombrio tema musical da orquestra “Nightmare (Pesadelo), com suas nuances piedosas, poderia ser substituído por um tema mais acessível, porem Shaw nunca o mudou. Ele sempre teve fortes convicções…

   Ao longo da carreira, tinha o hábito de formar bandas, desenvolvê-las de acordo com suas aspirações imediatas, fazer uma série rápida de discos e então parava as atividades. Geralmente não ficava perto para sentir o sucesso de suas corporações musicais e raramente fazia turnês e, se as fazia, as aparições pessoais geralmente eram limitadas a compromissos de longo prazo em um único local que não exigiam muitas viagens, ao contrário de muitas bandas da época que viajavam grandes distâncias fazendo sequências aparentemente intermináveis de apresentações conhecidas como “onenight stand”, uma noite em cada cidade.

   Artie Shaw e sua big band faziam inúmeras aparições no rádio (on the air) entre 1938 e 1942, frequentemente no Blue Room de Hotel Lincoln na cidade de New York e também no Café Rouge do Hotel Pennsylvania, transmitido em rede para todos o país pela Columbia Broadcasting

   Ele ficou um pouco desiludido por não ter tempo para desenvolver novos arranjos e ser obrigado a tocar as mesmas músicas repetidamente. Certa vez, em uma entrevista, explicou que o grande sucesso da banda “Begin The Beguine”, um tema excelente mas que, quando apresentado 500 vezes seguidas , tornava-se uma tortura para ele e seus comandados.

   Em 1983, após anos de insistência do produtor musical Williard Alexander, Shaw, então com 73 anos, organizou uma nova banda e escolheu o clarinetista Dick Johnson como líder e solista. Johnson, de 58 anos, era um talentoso músico e nativo da cidade de Brockton-Massachusetts e um entusiasta do jazz, tendo gravado vários álbuns próprios e grande admirador do virtuosismo de Artie Shaw na clarineta. Shaw ensaiou a nova corporação musical em Boston e a estreia oficial deu-se na véspera do Ano Novo de 1984, no famoso salão de baile Glen Island Casino na cidade de New Rochelle-New York. Agora Shaw se postava à frente dos instrumentistas como o (front man)  e os dirigia com grande competência. 

   Arthur Jacob Arshavisky, conhecido no mundo musical da América do Norte com Artie Shaw, uma personalidade controvertida porém, um músico de grande talento e criatividade, faleceu no dia 30 de dezembro de 2004, aos 94 anos de idade na cidade de Thousand Oaks-California. Uma das legendas da era do swing e das big bands.

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