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Novo Porsche Macan é lançado no Brasil

Segunda geração do SUV esportivo da marca de Stuttgart começa a ser entregue aos primeiros clientes brasileiros

A Porsche Brasil está lançando o novo Macan no mercado nacional. A segunda geração do SUV esportivo chega ao país com propulsão elétrica e repleto de novidade estilísticas e tecnológicas. O novo design torna o Macan um modelo ainda mais contemporâneo, enfatizando uma proposta de vanguarda para o futuro do segmento. Traz, também, o estado da arte em tecnologia, adotando soluções como arquitetura de 800 V, motores síncronos, novas baterias com materiais inovadores, entre outros.

Comercializados como modelo 2025, o novo Macan estará disponível em 4 versões: Macan Electric – R$ 560 mil; Macan 4 Electric – R$ 580 mil; Macan 4S Electric – R$ 630 mil e Macan Turbo Electric, R$ 770 mil.

Essas quatro versões elétricas darão complementariedade à atual família de modelos a combustão, que é constituída de Macan (R$ 490 mil), Macan T (R$ 540 mil), Macan S (R$ 645 mil) e Macan GTS (R$ 735 mil).

A estreia dessa nova família de Macan Electric será fundamental para diversificar o line-up da marca, atraindo novos consumidores que se interessarão pelas versões puramente elétricas. Esse lançamento também assegura que a Porsche continua firme em seu propósito de criar alternativas cada vez mais sustentáveis para o futuro da mobilidade ao mesmo tempo em que se mantém flexível para atender as diferentes demandas de seus clientes.

Novo design aprimora a personalidade do SUV, com um perfil mais dinâmico e esportivo

Novos motores elétricos entregam extrema potência com grande eficiência

O novo modelo de entrada da linha Macan para o mundo dos SUVs totalmente elétricos da Porsche torna-se também o primeiro Macan com tração traseira. A propulsão é fornecida exclusivamente pelo motor do eixo traseiro, com potência de 250 kW (340 cv).

O motor elétrico possui um inversor de pulso de 480 ampères em que o material semicondutor de alta eficiência carbeto de silício (SiC) é utilizado para proporcionar maior eficiência. Ele reduz significativamente as perdas de comutação no inversor de pulso e permite frequências de comutação mais altas. Em combinação com o Launch Control, o Macan produz até 265 kW (360 cv) de potência com o overboost, e o torque máximo é de 563 Nm. Partindo da inércia, o carro atinge a marca de 100 km/h em 5,7 segundos e tem uma velocidade máxima de 220 km/h. Sua autonomia é de 443 Km.

O Macan 4 Electric adiciona um motor dianteiro síncrono como 210 mm de diâmetro e 100 mm de comprimento, tornando-se um modelo de tração integral. O inversor de pulso é de 350 ampères. Desta maneira, o Macan 4 entrega 387 cv de potência ou 408 no modo overboost com o controle de largada e 650 Nm de torque. O modelo ganha desempenho e versatilidade, atingindo 100 km/h em 5,2s, mantendo os 443 Km de autonomia.

Já o Macan 4S traz um novo motor no eixo traseiro e um traseiro e um poderoso inversor de pulso de 600 ampères. Juntamente com o motor do eixo dianteiro também usado no Macan 4 Electric e no Turbo Electric, entrega uma potência do sistema de 330 kW (448 cv) com um curto overboost de potência para até 380 kW (516 cv). Com o Launch Control, o torque máximo é de 820 Nm. Os números de desempenho são impressionantes: o Macan 4S Electric acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e tem velocidade máxima de 240 km/h. A autonomia é de 438 Km.

O Macan Turbo estabelece o topo em performance no seu segmento. A Porsche utiliza exclusivamente a última geração de motores elétricos síncronos montados nos eixos dianteiro e traseiro para alcançar excelente eficiência e possibilitar uma reprodução ótima da potência. No eixo traseiro, destacam-se o motor de 230/210 mm e o impressionante inversor de pulso trabalhando com 900 ampère. Os números por si só indicam performance de primeira classe: em combinação com o Launch Control, o Macan Turbo Electric ostenta até 470 kW (639 cv). O torque máximo é de 1.130 Nm. Isso garante excelente desempenho de condução. O Macan Turbo acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e chega a 260 km/h. Sua autonomia é de 435 Km.

Todas as versões trazem mais potência com autonomia entre 435 e 443 Km

A arquitetura construtiva do novo Macan Electric

Os motores elétricos retiram sua energia de uma bateria de íon de lítio acondicionada no assoalho, com capacidade bruta de 100 kWh, dos quais até 95 kWh podem ser usados ativamente. Sua química é extremamente moderna. O anodo é constituído de grafite, proporcionando maior estabilidade durante cos ciclos de recarga, contribuindo para o aumento do ciclo de vida da bateria. Já o cátodo traz uma composição de 80% níquel, 10% cobalto e 10% manganês. Essa liga traz alta densidade de energia, suportando muitos ciclos de carga e descarga e conservando a energia mesmo quando o veículo permanece estacionado por um longo período.

A bateria de alta voltagem é um componente central da recém-desenvolvida Premium Platform Electric (PPE) com arquitetura de 800 volts, usada pela Porsche pela primeira vez no novo Macan. A saída de carregamento DC é de até 270 kW. A bateria pode ser carregada de 10 a 80% em aproximadamente 21 minutos em um posto de carregamento rápido adequado. Em postos de carregamento de 400 volts, um interruptor de alta voltagem na bateria permite o carregamento em série, dividindo efetivamente a bateria de 800 volts em duas baterias, cada uma com uma voltagem nominal de 400 volts. Isso permite um carregamento especialmente eficiente a até 135 kW, sem um impulsionador de alta voltagem adicional. O carregamento AC de até 11 kW é possível em carregadores residenciais.

Até 240 kW de energia podem ser recuperados por meio dos motores elétricos durante a condução. A Integrated Power Box (IPB) também contribui para a eficiência dos novos modelos Macan, ao mesmo tempo em que economiza peso e espaço. A IPB inovadora e compacta combina três componentes – o carregador AC a bordo, o aquecedor de alta voltagem e o conversor DC/DC.

Proporções esportivas e linhas de cupê

Graças às proporções mais equilibradas e à identidade de design da Porsche, os novos modelos Macan parecem dinâmicos e dominantes. “Com o Macan totalmente elétrico, estamos apresentando o primeiro Porsche que estamos tornando elétrico a partir de uma identidade de produto estabelecida”, diz Michael Mauer, Vice-Presidente de Design da Porsche. “O novo Macan é claramente reconhecível por sua identidade de marca como parte da família de produtos Porsche. As proporções clássicas da Porsche foram ainda mais intensificadas e adaptadas de forma ideal aos desafios de um veículo elétrico. Isso aprimorou ainda mais a aparência esportiva, moderna e dinâmica do Macan. O design deixa claro: o Macan permanece o carro esportivo em seu segmento, mesmo com propulsão elétrica.”

A inclinação suave do capô e as asas fortemente pronunciadas dão ao SUV, que tem 4.784 mm de comprimento, 1.938 mm de largura e 1.622 mm de altura, uma aparência dinâmica mesmo quando está parado. O novo Macan é equipado com rodas de até 22 polegadas com montagem escalonada de pneus. A distância entre eixos é 86 mm mais longa que a do modelo anterior (2.893 mm). Os faróis são divididos em duas partes: a unidade de luz superior plana com luzes diurnas de quatro pontos está incorporada nos para-lamas e enfatiza a largura do carro. O módulo de farol principal com tecnologia LED está posicionado um pouco mais baixo na extremidade frontal. A característica silhueta de voo da Porsche forma uma unidade com a janela traseira plana. Em combinação com as portas sem moldura com lâminas laterais características, o resultado é um design elegante e esportivo. Ombros fortemente pronunciados dão à traseira uma aparência musculosa. O logotipo da Porsche agora fica no centro da faixa de luz esculpida em 3D.

Aerodinâmica ativa e passiva para maior autonomia

A Porsche combina sua identidade de design com uma aerodinâmica otimizada para autonomia. Graças à Porsche Active Aerodynamics (PAA) com elementos ativos e passivos e um coeficiente de arrasto de apenas 0,25, o novo Macan é um dos SUVs mais aerodinâmicos do mercado – com efeitos positivos na autonomia e no consumo de energia. O sistema PAA inclui o spoiler traseiro adaptativo, aletas de refrigeração ativas nas entradas de ar dianteiras e coberturas flexíveis no assoalho totalmente vedado. Cortinas de ar abaixo do módulo do farol e a parte dianteira rebaixada otimizam o fluxo de ar. Na traseira, bordas laterais destacáveis e o difusor com aletas garantem eficiência aerodinâmica.

Oferta do veículo inclui 1 carregador doméstico com serviço de instalação, 1 carregador extra, voucher de energia, 4 anos de garantia para o veículo e 8 para bateria

Dois compartimentos de bagagem e aumento do espaço interno

O novo Macan é um SUV orientado para o desempenho com alto nível de praticidade para o uso diário, equipamento de alta qualidade e configuração para garantir espaço interno. A eletrificação levou ao aumento do espaço de bagagem no Macan. Dependendo da versão, a capacidade atrás do banco traseiro pode chegar a 540 litros (modo de carga). Além disso, há o ‘frunk’, um segundo compartimento de bagagem sob o capô dianteiro com capacidade de 84 litros. Isso representa 127 litros a mais do que o modelo anterior. Se o encosto do banco traseiro for dobrado completamente, a capacidade do compartimento de bagagem aumenta para até 1.348 litros. A capacidade máxima de reboque de 2.000 kg completa as qualidades do novo Macan.

O motorista e o passageiro da frente agora ficam até 28 mm mais baixos do que antes, enquanto os passageiros traseiros ficam até 15 mm mais baixos com aumento do espaço para as pernas. O interior é inequivocamente Porsche: a largura do cockpit é enfatizada por um painel preto integrado. O design ascendente do console central aumenta a impressão de uma posição baixa e focada no desempenho no veículo. Ao mesmo tempo, as grandes janelas dão uma sensação leve e arejada ao espaço interior. Além das interfaces digitais modernas para o usuário, também existem elementos de controle analógicos selecionados – por exemplo, nas saídas de ar e nos controles de ar-condicionado. Uma faixa de luz LED está integrada à faixa de acabamento cuidadosamente projetada do painel e das portas. Ela atua como iluminação ambiente e uma luz de comunicação. Dependendo da situação, fornece informações ou avisos – como saudações, processos de carregamento ou em conjunto com os sistemas de assistência ao motorista.

O novo Macan permite também um alto grau de personalização através de uma oferta totalmente nova de cores, rodas, revestimentos, apliques decorativos e inúmeros opcionais. Destaca-se o programa Personalize, permitindo inserir o toque pessoal do cliente em elementos como tapetes, soleiras, chave e apliques nos bancos.