Vereadores

Tite: “Trabalhamos para uma São Caetano cada vez melhor”

O vereador e líder da bancada do governo Auricchio na Câmara de São Caetano, Tite Campanella, realizou, em entrevista exclusiva, um balanço dos três anos e sete meses de mandato. Revelou as expectativas para a campanha durante a pandemia e ainda passou uma mensagem de otimismo para o aniversário de 143 anos da cidade.

Segundo Tite, nestes quase quatro anos, São Caetano foi remodelada. “Reorganizamos a cidade, preparando-a para os próximos anos, para o futuro. Preparamos o caminho para quem vier depois, no futuro. São Caetano já tem colhido os frutos dos quatro anos de administração Auricchio, nova e moderna, com reformas para a cidade. Na Câmara, desde fevereiro de 2017 até 30 de junho último, a Prefeitura encaminhou 201 projetos de lei para a Câmara. Todos fora aprovados”, afirma.

Em relação às eleições que se aproxima, revela: “O partido Cidadania irá compor chapa com 29 candidatos, sendo 20 homens e 9 mulheres. Também temos uma indicação de vice-prefeito para Auricchio, o Marcel Munhoz, que foi o vereador mais votado em 2016, com 2.999 votos e compôs a base do governo Auricchio, desde sempre”.

A expectativa do governo, segundo o vereador, é eleger mais um vereador para compor a base de aliados. “Contamos com o apoio de quatro partidos aliados (PSDB, PL, Podemos e Cidadania), e esperamos, em breve, contar com mais um, o Avante. Queremos fazer mais um nome, passando, dos atuais 15 da base aliada do governo, para 16, dos 19 totais da Câmara. Alguns nomes que temos boas expectativas são: Professor Ródnei, o Cidão e a Magali”, diz.

Tite ainda contou como o governo Auricchio conduz o relacionamento com a oposição. “É com bastante sinceridade, jogo limpo, a bancada de sustentação está, sempre, aberta ao diálogo, da melhor maneira possível. O subsecretário de Assuntos Institucionais, Gersio Sartori, também desempenha um papel muito importante. Nada é fácil. Em ano eleitoral, os ânimos estão mais acirrados e há alguns exageros na forma de defenderem seus projetos, nas contestações”, enfatiza.

Sobre a campanha, que se iniciará em breve, o vereador avalia que será bastante diferente, e sem o melhor, que é o contato com a população. “A campanha será realizada num novo cenário, sendo que a parte mais gostosa, que é poder se encontrar com as pessoas, visitar casas, fazer encontros nos quintais, não poderá ser feita por conta da pandemia. Será um novo jeito de fazer campanha, com uso da internet, e das redes sociais como o WhatsApp, e as plataformas virtuais Zoom, etc. Vamos nos aproximar do eleitorado através da tecnologia”, revela. O acesso à internet não será um problema para a cidade, pois segundo Tite, além do acesso privado à internet, que chega a todos os bairros, a Prefeitura instalou 160 km de fibra ótica para acesso gratuito à internet em mais de 300 prédios públicos e praças.

PANDEMIA

Tite demonstrou preocupação com os efeitos da pandemia, não só com as vidas, mas também com os desdobramentos econômicos. “Ainda não atingimos a queda no número de casos, pelo contrário, houve um ligeiro aumento. Temos registrado queda de arrecadação. O impacto real só teremos no final do ano. A Câmara tem 6% do orçamento municipal, mas estimamos perda de 15% a 20% na arrecadação, o que pode representar uma perda de R$ 100 milhões em São Caetano e consequentemente para a Câmara também”, disse.

143 ANOS

Tite não esconde a decepção com o cancelamento dos tradicionais eventos comemorativos de aniversário. Porém, demonstrou comprometimento em continuar superando as dificuldades do atual momento. “Trabalhamos para uma São Caetano cada vez melhor. Nosso município já tem um patamar alto, melhorar ainda mais não é fácil, mas, com a força do povo, temos alcançado grandes conquistas. Ações e experiências positivas que têm sido destaque na mídia pelo Brasil todo, são exemplos da nossa capacidade de superar as adversidades. Vamos continuar unidos por uma cidade cada vez melhor para os que precisarem dela”, conclui.