26 Apr 2024

Uma série de medidas estruturantes, que visam à sustentabilidade econômico-financeira e a retomada dos altos padrões de qualidade dos Correios, viabilizou o incremento de caixa e a realização de cerca de R$ 1,1 bilhão em investimentos e BTS (Built to Suit) por parte da estatal, em 2019 e 2020, com alguns destaques:

- R$ 313 milhões para ampliação/modernização da frota de veículos com aquisição de mais de 13 mil veículos;

- R$ 101 milhões em ativos de tecnologia, com foco na melhoria da capacidade de armazenamento das informações e na atualização do parque de informática;

- R$ 153 milhões investidos na automação do tratamento de objetos, com vistas a aumentar a eficiência e eficácia da capacidade operacional instalada;

- R$ 430 milhões para ampliar a infraestrutura de tratamento de encomendas. 

 

Esses números, vinculados à expansão dos negócios e aos últimos resultados, demonstram que os Correios estão se modernizando e investindo em sua capacidade produtiva e de infraestrutura - o que possibilita a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos clientes.

Os resultados positivos alcançados no último ano são fruto das medidas adotadas pela atual administração da estatal, que reduziu custos e aumentou investimentos, melhorando a qualidade dos serviços e, consequentemente, a receita da empresa.

“Com as melhorias de gestão implementadas e o incremento de caixa, atualmente a estatal opera com resultado econômico-financeiro positivo e se posiciona como uma empresa dinâmica, adaptável às novas realidades e tendências do mercado”, ressalta o presidente dos Correios, Floriano Peixoto.

Ao total, nos últimos anos foram investidos R$ 286 milhões (2017); R$ 225 milhões (2018); R$ 333 milhões (2019) e R$ 338 milhões (2020). Vale ressaltar que, além do investimento de mais de R$ 670 milhões, nos últimos dois anos também foram destinados cerca de R$ 430 milhões para BTS (ampliação da infraestrutura de tratamento de encomendas).

Foram prorrogadas até o dia 16 de maio as inscrições para o novo ciclo do Programa de Estágio AkzoNobel 2021. Com cerca de 15 vagas para as unidades de Mauá (SP), Rochaverá (SP), São Roque (SP) e Recife (PE) a multinacional holandesa busca talentos para as áreas de finanças, logística, produção e pesquisa e desenvolvimento. Mais detalhes estão disponíveis em https://careers.akzonobel.com/, link no qual é possível pesquisar e também se candidatar às vagas.

E há um bônus para os inscritos: todos serão convidados para participarem gratuitamente do Workshop Design Thinking, que será ministrado por Ricardo Santos, gerente negócios de TI da AkzoNobel para América Latina, no dia 13 de maio, às 17h, com 1h30 de duração. Afinal, o que é Design Thinking? É uma forma de resolver problemas, desenvolver produtos e pensar projetos baseada no processo cognitivo que os designers usam. Fazem parte da metodologia multidisciplinar: pesquisa, brainstorms, seleção de ideias e prototipagem.

“O programa de estágio tem se mostrado uma importante porta de entrada de novos talentos na organização. Por isso, esperamos que nossos estagiários estejam aptos a preencher possíveis vagas na empresa, garantindo seu crescimento pessoal e profissional, assim como o alcance das estratégias e metas do negócio”, afirma Francisco Farias, diretor regional de Recursos Humanos da AkzoNobel para América do Sul. Desde 2016, mais de 300 participantes já passaram pela iniciativa, que este ano já selecionou 57 estudantes.

Desenhado pensando no real desenvolvimento dos participantes – e está aí um dos seus diferenciais –, o Programa de Estágio da AkzoNobel tem duração de até dois anos. Durante esse período, além de aprimorar a experiência em sua área, o estagiário tem contato com os demais departamentos e unidades da companhia no Brasil e no exterior.

Um dos destaques da proposta é dar a oportunidade do participante elaborar e implementar, com o apoio de especialistas da área e do seu gestor imediato, um projeto estratégico para a companhia, a fim de apresentá-lo para as liderenças, treinando, assim, diferentes competências, como visão estratégica, relacionamento interpessoal, habilidades de comunicação, administração de tempo, capacidade de adaptação, potencial criativo e gestão de projetos. “Não é apenas um exercício, a grande maioria dos projetos é colocada em prática na nossa empresa”, comenta Francisco. Exemplos dessa interação são projetos que foram implementados nos últimos anos, como um programa de mentoria reversa com foco em diversidade, uma nova metodologia para rendimento de esmaltes sintéticos e uma ferramenta de gestão de preços.

 

Em tempos de pandemia, todas as atividades de desenvolvimento do programa foram adaptadas para que pudessem ser entregues virtualmente, desde o onboarding, passando por workshop de projetos, sessões de coaching e demais treinamentos que são oferecidos durante o período de dois anos. Adicionalmente, foi contratada uma plataforma digital, que viabilizou a feira de projetos dos estagiários de forma online, sendo também uma oportunidade de exposição dos futuros talentos a outras áreas da empresa. “Tudo isso tornou o programa ainda mais democrático, viabilizando, por exemplo, que os estagiários de diferentes localidades possam participar de todas as ações com os demais participantes. Além disso, com a plataforma digital para realizar a feira, os demais colaboradores da empresa passaram a acompanhar o evento, encorpando a plateia de uma apresentação que antes era restrita apenas aos gestores e alguns convidados”, conta Farias.

O processo seletivo – São quatro etapas, todas realizadas via plataforma digital: inscrições, avaliação on-line (Fit Cultural AkzoNobel e Fit Competênciais), entrevista por vídeo, e dinâmica e entrevistas com os gestores. Os estagiários selecionados iniciarão o programa no próximo mês  de agosto. De acordo com as condições de segurança necessárias por conta do momento da pandemia, o trabalho poderá ser realizado totalmente em home office ou no formato híbrido, com o estudante participando de atividades presenciais.

Entre os pré-requisitos estão: ensino superior, com formação prevista para julho/agosto 2023; disponibilidade para estagiar 30 horas semanais (6 horas diárias); pacote Office.

 

Os benefícios incluem bolsa-auxílio, 13ª bolsa-auxílio no fim do ano (condicionada à ausência de “DPs” na faculdade); assistência médica; assistência odontológica; restaurante no local ou vale-refeição, dependendo da localidade; ônibus fretado ou vale-transporte ou estacionamento no local; seguro de vida; Programa de Apoio ao Empregado; compra de tintas decorativas com desconto; Programa de Desenvolvimento Estruturado e Gympass.

 

Oportunidades

Estágio em Manutenção Industrial

Principais responsabilidades: acompanhamento dos indicadores da área de manutenção; realização de 5s; acompanhamento de ativos; participação de células de planejamento e execução de manutenção; acompanhamento e disponibilidade de materiais de manutenção. Terá interação com a área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente e Engenharia com foco em infraestrutura do site e disponibilidade de máquinas.

Requisitos: ensino superior com formação prevista para julho/agosto de 2023 no curso de Engenharia Mecânica.

Disponibilidade: para estagiar 6 horas diárias, das 08h00 às 15h00 ou 09h00 às 16h00 ou 10h00 às 17h00 (incluindo uma hora de almoço).

Conhecimentos: pacote Office intermediário a avançado, técnico em Eletrônica ou Mecânica e Power BI e SAP serão considerados como diferenciais.

Local de trabalho: Mauá (SP).

 

Estágio em Logística

Principais responsabilidades: entrada de notas fiscais e notas produtivas; desevolverá projeto voltado para melhoria de processos; lançamento de notas fiscais; acompanhamento de entrada de materiais no SAP e acompanhamento de pedidos; entrega de EPI's.     

Requisitos: ensino superior com formação prevista para julho/agosto de 2023 no curso de Administração, Contabilidade e Logística.

Disponibilidade: para estagiar 6 horas diárias, das 08h00 às 15h00 (incluindo uma hora de almoço).

Conhecimentos: pacote Office intermediário a avançado; Power BI e SAP serão considerados como diferenciais.

Local de trabalho: São Roque (SP).

 

Estágio em Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento

Principais responsabilidades: contribuir com a introdução de novas matérias-primas, suporte no desenvolvimento de novos produtos. Avaliação dos parâmetros de qualidade da tinta, por exemplo: Viscosidade, pH, cobertura, reologia, cor, teor de não voláteis e testes de aplicação. Acompanhamentos dos testes e auditorias do Programa setorial da Qualidade. Elaborar relatórios técnicos de desenvolvimento de produto. Acompanhamentos experimentais em fábrica dos produtos desenvolvidos. Revisar procedimentos laboratoriais de qualidade e de segurança com acompanhamento do técnico responsável.

Requisitos: ensino superior com formação prevista para julho/agosto de 2023 nos cursos de Química Industrial ou Engenharia Química.

Disponibilidade: para estagiar 6 horas diárias, das 08h00 às 15h00 (incluindo uma hora de almoço).

Conhecimentos: pacote Office intermediário a avançado, Power BI e SAP serão considerados como diferenciais.

Local de trabalho: Recife (PE).

 

Estágio em Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento

Principais responsabilidades: suprir os laboratórios com os insumos necessários para o desenvolvimento das atividades, requisitando matérias-primas e/ou auxiliares, assim como preparando soluções. Reproduzir fórmulas e processo desenvolvidas pelos químicos, visando desenvolvimento de novos produtos, reformulações e manutenção de já existentes (produtos acabados e intermediários). Efetuar aplicação de produtos em substratos, obedecendo às especificações do produto e/ou parâmetros estabelecidos pelo cliente. Executar os testes físico-químicos indicados para avaliação dos produtos e/ou matérias-primas, baseando-se em métodos de teste e/ou normas técnicas e fazendo o uso de equipamentos adequados e aferidos, para obtenção de um resultado confiável para avaliação.

Requisitos: ensino superior com formação prevista para julho/agosto de 2023 nos cursos de Química Industrial ou Engenharia Química.

Disponibilidade: para estagiar 6 horas diárias, das 07h30 às 14h30 (incluindo uma hora de almoço).

Conhecimentos: pacote Office intermediário a avançado; Power BI e SAP serão considerados como diferenciais.

Local de trabalho: Mauá (SP).

 

Estágio em Laboratório Cores

Principais responsabilidades: irá atuar no Laboratório de Desenvolvimento de Cores para a linha Decorativa, colaborando na criação de ajuste de cores e realizando suporte aos Laboratórios de Desenvolvimento de Tintas e atividades de Inovação.

Requisitos: ensino superior com formação prevista para julho/agosto de 2023 nos cursos de Química, Engenharia Química, Química Industrial.

Disponibilidade: para estagiar 6 horas diárias, das 10h00 às 17h00 (Incluindo uma hora de almoço);

Conhecimentos: pacote Office intermediário a avançado; Power BI e SAP serão considerados como diferenciais.

Local de trabalho: Mauá (SP).

 

Estágio em Contas a Pagar

Principais responsabilidades: irá participar ativamente de processos de fluxos de pagamento.

Atendimento de ticket diariamente. Apoio aos clientes internos e externos com relação a dúvidas de pedidos para reembolsos.

Requisitos: ensino superior com formação prevista para julho/agosto de 2023 nos cursos de Administração e Contábeis.

Disponibilidade: para estagiar 6 horas diárias, das 09h00 às 16h00 (Incluindo uma hora de almoço).

Conhecimentos: pacote Office intermediário a avançado; Power BI e SAP serão considerados como diferenciais.

Local de trabalho: Mauá (SP).

 

Estágio em Operações de Compras

Principais responsabilidades: acompanhamento e análise das demandas da área (predominantemente em excel); gestão de pedidos, contratos e fornecedores no sistema SAP; participação e contribuição em projeto de melhoria continua.

Requisitos: ensino superior em andamento, com previsão de termino para julho/agosto de 2023, preferencialmente nos cursos de administração, economia, comercio exterior e engenharia(s);

Disponibilidade: para estagiar 6 horas diárias, das 09h00 às 16h00 (Incluindo uma hora de almoço).

Conhecimentos: pacote Office intermediário a avançado; Power BI e SAP serão considerados como diferenciais.

Local de trabalho: Mauá (SP).

Última modificação em Domingo, 09 Maio 2021 08:56

Como parte da programação da Japan House São Paulo apresentada diariamente nas redes sociais oficiais da instituição, o projeto #JHSPONLINE aborda conteúdo amplo sobre o Japão de hoje e proporciona acesso a informações, atividades e curiosidades sobre o país. 

“Dia dos Mascotes Regionais do Japão” marca presença na programação em 11/05, por meio de artigo que destaca a data comemorativa, contando histórias curiosas e trazendo as características dos mascotes japoneses. Alguns têm como objetivo aumentar a conscientização sobre determinados temas, outros visam manter as pessoas cientes de desastres e outros objetivam dar às pessoas um símbolo em que se apoiar.

Para os curiosos sobre o turismo e hotelaria no país, dia 13/05, o artigo “Hospedagens únicas no Japão” mostra o turismo japonês com uma rica cultura, belas paisagens e uma gastronomia deliciosa. Destaca também o universo das hospedagens mais inusitadas e inesquecíveis que o Japão apresenta, entre eles, a oportunidade de ficar no hotel mais antigo do mundo segundo o Guinness World Records, o Nishiyama Onsen Keiunkan - localizado nos arredores da cidade de Quioto.

E para fechar a primeira quinzena do mês, no dia 14/05, às 17h, o encontro “Conhecendo Embalagens - Designs Contemporâneos do Japão” ressalta as embalagens japonesas conhecidas por serem cativantes tanto por sua estética, quanto por sua funcionalidade. Nele, serão apresentados pela equipe do Educativo da instituição, alguns designs de produtos do país, sua evolução e as transformações de técnicas tradicionais na criação destas embalagens. A participação independe da visita à exposição Embalagens – Designs Contemporâneos do Japão, em cartaz. No mesmo dia, uma série de posts no Instagram @japanhousesp traz um “Glossário relacionado ao universo do embalar no Japão”, essencial da vida contemporânea e na cultura nipônica.

Confira abaixo a programação completa até 14/05: 

Artigo: DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa - Kotodama

Quando:  10 de maio (Segunda-feira)

Conteúdo:  Dando continuidade nas obras da caligrafia japonesa de Shoko Kanazawa, o artigo ressalta o significado e possíveis interpretações de Kotodama, expressão japonesa que diz que as palavras têm grande força e potência e estão presentes na arte da artista.

Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo

 

Artigo: Dia do Mascote

Quando:  11 de maio (Terça-feira)

Conteúdo:  Os mascotes regionais tem como objetivo incentivar as atividades de ativação de uma determinada região, e no texto é abordado as características dos mascotes de maneira geral.

Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo

 

Artigo: Hospedagens únicas no Japão

Quando:  13 de maio (Quinta-feira)

Conteúdo:  O artigo aborda sobre hospedagens inusitadas e inesquecíveis  no país, que inclui por exemplo, a oportunidade de ficar no hotel mais antigo do mundo segundo o Guinness World Records.

Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo

 

Evento: Conhecendo Embalagens - Designs Contemporâneos do Japão

Quando:  14 de maio, às 17h (Sexta-feira)

Conteúdo:  A instituição apresenta alguns designs de produtos do país, além da evolução e as transformações de técnicas tradicionais na criação destas embalagens.

Onde: Zoom

Link: http://bit.ly/EmbalagensOn

 

Glossário relacionado ao universo do embalar no Japão

Quando:  14 de maio (Sexta-feira)

Conteúdo:  Dando continuidade as embalagens contemporâneas do Japão

Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo

 

De forma presencial, com a flexibilização de horários pelo Plano São Paulo, ou nas compras pela internet, o comércio de São Caetano busca se recuperar dos prejuízos provocados pela pandemia. E o Procon de São Caetano está à disposição dos consumidores para garantir que as compras sejam feitas com total segurança.

Quem quiser fazer queixas ou pedir informações já pode ir presencialmente à unidade do Procon, que fica no Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro). Mas é necessário fazer agendamento prévio pelo site afweb.saocaetanodosul.sp.gov.br.

“Os consumidores ainda podem fazer suas reclamações de forma virtual, sem sair de casa, por meio da plataforma digital procon.sp.com.br, ou baixando o aplicativo do Procon no smartphone”, acrescenta o advogado Marco Aurélio Sanches, diretor do Procon de São Caetano.

Há, ainda, um endereço eletrônico para dúvidas e sugestões: 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., além dos telefones (11) 4227-7725 / 7726.

Segundo o diretor do Procon, também estão sendo retomadas as audiências de conciliações presenciais. A agilidade do atendimento é garantida pela capacitação dos funcionários. “Estamos capacitando novos colaboradores para que eles possam dar um atendimento ainda mais ágil e preciso aos consumidores, por meio de cursos online que a Fundação Procon oferece aos Procons municipais”, informa Sanches.

Atualmente, estão sendo feitos 20 atendimentos diários. “As principais reclamações são contra as grandes empresas de telefonia, internet e TV, além de instituições bancárias, planos de saúde e concessionárias de serviços públicos, como a Enel”, finaliza Marco Aurélio Sanches.

 

O Consórcio Intermunicipal ABC recebeu, na sexta (7), demandas dos vereadores das sete cidades da região. A reunião, realizada na sede do colegiado de prefeitos, tem como objetivo fortalecer o relacionamento entre a entidade regional e os representantes do Legislativo do ABC.

O diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio ABC, Carlos Eduardo da Silva, o Carlinhos, recebeu os presidentes das Câmaras Municipais de Santo André, Pedrinho Botaro, de Mauá, Zé Carlos Nova Era, e de Ribeirão Pires, Guto Volpi, além do vereador Daniel Córdoba, representando o presidente da Câmara de São Caetano do Sul, Pio Mielo, e o assessor especial da Câmara de São Bernardo do Campo, Laércio Fregonezi, representando o presidente Estevão Camolesi.

A pauta do encontro trouxe a informação sobre o projeto do BRT-ABC, apresentado nesta sexta-feira pelo Governo do Estado. O modal consiste em um sistema de transporte rápido que conectará por meio de ônibus, via corredor exclusivo, os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano a São Paulo, com capacidade para transportar 115 mil pessoas por dia. Todos os detalhes apresentados pelo governador João Doria serão enviados aos presidentes das sete câmaras municipais.

Outra questão tratada na reunião envolve o Polo Petroquímico de Capuava, localizado na divisa entre Santo André, Mauá e a Zona Leste de São Paulo. Na próxima semana, os vereadores receberão informações do Polo Petroquímico, incluindo detalhes dos impactos causados pelos detritos liberados no ar pelas indústrias instaladas no local.

O encontro também abordou as ações realizadas pela Escola de Governo e Desenvolvimento Regional do Consórcio ABC. A entidade regional se colocou à disposição dos Legislativos das sete cidades para tratar de temas e assuntos sugeridos pelos vereadores.

“O objetivo do Consórcio ABC é fortalecer cada vez mais esse canal de diálogo com os vereadores da nossa região, unindo esforços para o desenvolvimento do ABC”, afirmou o diretor Administrativo e Financeiro do ABC.

Em mais uma ação de solidariedade no combate à pandemia causada pelo Coronavírus, a Prefeitura de São Bernardo recebeu, na sexta (7), a doação de 5.000 litros de solução de limpeza hospitalar para a lavagem de roupas de cama e banho e uniformes dos profissionais dos equipamentos de Saúde da cidade. O material sanitizante foi doado pela empresa Basf à Secretaria da Saúde, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS).

O produto de limpeza foi recebido pelo prefeito Orlando Morando no Almoxarifado da Secretaria da Saúde de São Bernardo. O chefe do Executivo estava acompanhado da presidente do FSS, Márcia Morando, do secretário de Saúde de São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho, e dos representantes da Basf: Ricardo Gazmenga (diretor de operações do Complexo de Tintas e Vernizes Basf para a América do Sul), Marcos Fernandes (diretor de Tintas Automotivas da Basf para a América do Sul) e Ricardo Torres Nunes (gerente operacional da Basf para a América do Sul).

“É uma ajuda importante, principalmente nesse momento de pandemia e vem ao encontro das medidas de combate ao Coronavírus que a Prefeitura vem desempenhando. Esse sanitizante é um material caro e que a Prefeitura precisaria comprar, então a doação é fundamental porque alivia as contas públicas. Agradeço mais uma vez à Basf, que vem sendo nossa parceira no enfrentamento da pandemia”, destaca o prefeito.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marcia Morando, reforça a importância da parceria entre o FSS e grandes empresas, como a Basf, neste momento de crise econômica e social provocada pela Covid-19. “A Basf vem sendo uma parceira importante neste momento, já doou cestas básicas para a Central de Doações do Fundo Social de Solidariedade. O trabalho do Fundo Social é fazer esse elo entre o poder público e a iniciativa privada com o intuito de beneficiar a população mais vulnerável e ampliar as ações da Prefeitura”, observa.

Conforme explica o secretário da Saúde de São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho, o Soluprat Hospitalar Roupas Enzimático, produzido em parceria com o distribuidor Royal Mark (responsável pela diluição, envase e distribuição do produto), será disponibilizado aos postos de saúde e hospitais municipais para a higiene de tecidos, como roupas de cama e uniformes de profissionais da saúde. “É uma grande ajuda para nossa rede de Saúde, qualquer doação é sempre muito bem vinda”, ressalta.

Última modificação em Sábado, 08 Maio 2021 11:08

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