26 Apr 2024

As ações de fiscalização da Prefeitura de Santo André com a Operação Comércio Responsável continuaram, na segunda (1), primeiro dia em que voltou a vigorar na cidade a fase laranja do Plano São Paulo. De acordo com as regras estaduais, os bares não podem funcionar no município, em nenhum momento do dia.

Na tarde desta segunda, a Prefeitura realizou oito interdições, todas de bares, localizados em bairros como Jardim Las Vegas, Jardim Santo André, Vila Curuçá, Vila Palmares e Vila Alzira. Além de estarem funcionando de maneira irregular, alguns dos estabelecimentos também registravam aglomeração.

O lockdown noturno, que restringe funcionamento das atividades das 21h às 4h, entrou em vigor, no último sábado (27), mas desde sexta-feira Santo André tem intensificado as abordagens para evitar a disseminação do novo coronavírus. Entre a noite de sexta e a madrugada desta segunda, foram realizadas ações em mais de 30 bairros, que resultaram em nove interdições por aglomeração, aplicação de nove multas e vistoria de cerca de 300 estabelecimentos.

As ações de fiscalização fazem parte da Operação Comércio Responsável, que atua desde o ano passado para verificar a obediência aos protocolos sanitários de prevenção contra o coronavírus. As ações contam com a participação de equipes do Departamento de Controle Urbano, Guarda Civil Municipal, Semasa, Polícia Militar e Polícia Civil. Denúncias podem ser feitas por meio do aplicativo Colab, disponível para os sistemas Android e iOS.

Última modificação em Terça, 02 Março 2021 08:54

O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone,  e o secretário de Educação, Fabricio Coutinho, inauguraram, na segunda (1), no Hospital São Caetano, o primeiro ambulatório exclusivo aos profissionais da Educação para tratamento da covid-19. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e atenderá os profissionais da rede que apresentarem sintomas. Eles serão encaminhados ao ambulatório pela direção da escola e passarão por avaliação médica. Caso necessário, serão medicados, orientados e testados com teste rápido de antígeno, equivalente ao PCR e com tempo menor de espera pelo resultado.

“Queremos dar mais segurança e tranquilidade aos profissionais da nossa rede de ensino disponibilizando um espaço para acolhê-los, orientá-los e testar quem estiver com sintomas”, explicou o prefeito.

Nos casos de síndromes gripais ou sintomas de covid-19 o funcionário será encaminhado pela direção da escola ao ambulatório. “Caso necessário, o profissional fará o teste e, confirmando a contaminação, o profissional e os contatos mais próximos serão afastados e monitorados”, explicou Regina Maura.  “Vamos minimizar a demora pelo resultado, atendendo, inclusive, funcionários que não moram na cidade”, destacou Fabricio.

Vacinação

Teve início também nesta segunda-feira a vacinação de idosos com mais de 77 anos e a aplicação da segunda dose para idosos de 90 anos ou mais. A vacinação acontece simultaneamente em dois drives-thrus e em seis Unidades Básicas de Saúde que atendem o programa Saúde Hora Extra.

No drive-thru do Teatro Paulo Machado de Carvalho, no Bairro Santa Maria, e nas unidades de saúde, idosos com 80 anos ou mais estão recebendo a primeira dose da vacina. “Faz meses que estamos com toda documentação separada, só aguardando a chegada das vacinas”, comemorou Maria Irene Costa Neder, de 80 anos. Seu marido, Jair de Sousa Neder, 83 anos, também foi vacinado. “Ficamos muito emocionados quando soubemos que chegaria a vez deles. Meu pai está há um ano sem sair de casa, já está falando em ir novamente ao parque”, destacou a filha do casal, Deborah Neder Trincado.

Outro ponto de vacinação em sistema drive-thru acontece no centro, no estacionamento do Atende Fácil. No local, idosos com mais de 90 anos recebem a segunda dose da vacina, completando a imunização contra a covid-19, e idosos com idade entre 77 e 79 anos tomam a primeira dose. “Estou preocupado com o tamanho da agulha”, brincou Dinei Mosca, 79 anos. Ele foi acompanhado da esposa, Vera Lúcia Chenson Mosca, 74 anos. “Eu que ainda nem recebi minha dose estou mais emocionada que ele”, afirmou.

Maria Evaldil Pereira Teixeira, 92 anos, recebeu a segunda dose da vacina. “A expectativa para que ela tomasse a segunda dose era grande. Ficamos monitorando as redes sociais o tempo todo e, quando abriu o agendamento conseguimos o primeiro dia, no primeiro horário”, afirmou a neta. Para receber a vacina, o morador precisa fazer agendamento no site https://coronavirus.saocaetanodosul.sp.gov.br/

O governador João Doria anunciou, nesta segunda (01) de março, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, que o Estado de São Paulo obteve liminar favorável no Supremo Tribunal (STF), para a retomada do custeio, por parte do governo federal, dos 5.112 leitos de UTIs de responsabilidade do Ministério da Saúde em São Paulo.

“A ministra Rosa Weber determinou a volta do custeio, por parte do Ministério da Saúde, com leitos de UTIs dos estados de São Paulo, Bahia e Maranhão. Em São Paulo, os 5.112 leitos custam R$ 245 milhões por mês. Nos meses de janeiro e fevereiro, o Governo de São Paulo assumiu esses custos, com desembolso de cerca de R$ 500 milhões”, explicou Doria. Segundo a procuradora do Estado (PGESP), Camila Pintarelli, foram enviados 17 ofícios ao Ministério da Saúde para a retomada da habilitação dos leitos, desde o início do estado progressivo de abandono e a União permaneceu em silêncio. O ressarcimento dos valores pagos será cobrado, via judicial, de acordo com a procuradora.

Doria informou ainda que grupo de governadores do Brasil ficou indignado com a postagem do presidente da República sobre os valores destinados aos Estados. Segundo o governador, em 2020, foi R$ 1,09 trilhão em impostos repassados dos Estados à União, o que correspondem a 41% da arrecadação federal. Apenas o Estado de São Paulo destinou R$ 414 bilhões ao governo federal. Mas, só obteve 11% de retorno de tudo o que arrecadou, ou seja, R$ 55 bilhões. Cerca de 60,27% do valor pago em impostos ficaram retidos na União e apenas 39,73% da arrecadação federal foi destinado aos Estados e municípios. “Não é a União que sustenta os estados brasileiros, mas os estados que sustentam a União”, disse Doria.

VACINAÇÃO- O governo de São Paulo irá entregar 21 milhões de doses da vacina do Butantan para o Ministério da Saúde, o que corresponde a 17% a mais das doses previstas. “O Instituto Butantan está trabalhando 24h por dia, sete dias na semana para agilizar a entrega dessas doses”, garantiu Doria. Segundo o governador, até o final de abril serão 46 milhões da Coronavac, entregues ao Ministério da Saúde e 100 milhões de doses até agosto.

Nesta quarta (3), 900 mil doses da Coronavac serão entregues ao Ministério da Saúde e, na quinta (4), chegarão ao Brasil mais 8 mil litros de insumos vindos da China, que serão destinados à produção de 14 milhões de novas doses.

Participaram da coletiva os secretários estaduais, de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; o coordenador e o secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, Paulo Menezes e João Gabbardo dos Reis, além da coordenadora do de Controle de Doenças do Estado, Regiane de Paula e da diretora do Centro de Vigilância Sanitária do Estado, Cristina Megid.

BOLETIM-  Gorinchteyn também atualizou o número de casos no Estado:

- 2.044.699 casos confirmados

- 59.546 óbitos

- 7.173 pacientes internados em UTI

- 8.567 pacientes internados em enfermaria

A taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 73,2% e na Grande São Paulo de 74,3%. “Imploramos que a população colabore. Estamos todos no mesmo barco e estamos todos em risco”, disse o secretário. O Estado bateu novo recorde de pacientes internados em UTI Covid, que é 14,7% maior que o pico observado na 1ª onda, em 29 de julho de 2020, com 6.250 pacientes.

O Chile já vacinou mais de 3 milhões de pessoas (até 23 de fevereiro), de acordo com o Ministério de Saúde (MINSAL), e com isso garantiu os melhores índices de imunização da América do Sul, que podem ser comparados aos dos Estados Unidos e da União Europeia.

O cenário se deve às negociações antecipadas para a aquisição de doses e é bastante positivo para hotéis como os da Rede Tierra, que preparam a reabertura para o 2º semestre deste ano.

A decisão de postergar o reinício das atividades se deve à filosofia do Tierra Atacama, Tierra Patagonia e Tierra Chiloé, que buscam sempre proporcionar as melhores experiências para seus hóspedes.

A operação dos três empreendimentos preza pela saúde dos colaboradores e moradores dos entornos e depende da locomoção para destinos remotos, já que todos ficam distantes da capital Santiago. As datas previstas de retomada do funcionamento são: 3 de setembro para o Tierra Atacama, 1º de outubro para o Tierra Patagonia e 30 de outubro para o Tierra Chiloé. Todas dependem das indicações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades chilenas.

No momento as fronteiras do Chile estão abertas para turistas brasileiros, mas com uma série de exigências. Para começar é necessário apresentar na chegada um exame de PCR negativo que tenha sido realizado no máximo 72 horas antes do embarque e também preencher de forma eletrônica uma declaração juramentada com informações de contato, saúde e histórico de viagem.

Além disso, deve-se ter um seguro-saúde que cubra benefícios associados à Covid-19 durante a permanência no Chile, com uma cobertura mínima de US$ 30.000.

Nos 14 dias após a entrada no país devem ser preenchidos formulários diários de acompanhamento. Vale lembrar que desde 31 de dezembro a quarentena de 10 dias é obrigatória e só pode ser suspensa mediante um resultado negativo de PCR obtido a partir do sétimo dia. Os brasileiros também não podem ter passado pelo Reino Unido 14 dias antes da chegada ao país.

As restrições também valem paras viagens domésticas. Após a chegada a Santiago somente se tem 24 horas para seguir até o destino final em outra região do país, onde as medidas sanitárias deverão ser cumpridas. Para o deslocamento é necessário apresentar o cartão de embarque da companhia aérea e só é possível viajar para as comunas que estejam na fase 2 ou superior da pandemia.

A licença para viajar entre regiões deve ser obtida no site www.comisariavirtual.cl. Se a viagem começar em uma comuna que estiver na fase 3 e for para uma comuna nas mesmas condições não é necessário completar a licença de férias, uma espécie de passaporte sanitário. A situação das comunas deve ser verificada no site www.gob.cl/pasoapaso#situacioncomunal

Mais informações sobre a rede Tierra podem ser obtidas no site www.tierrahotels.com ou com os principais operadores e agentes de turismo do Brasil.

O Governo Federal vem realizando diversas medidas de apoio a estados brasileiros desde o início da pandemia. Já foram repassados mais de R$ 420 bilhões direto aos caixas dos governos estaduais até 15 de janeiro de 2021. Além disso, o Governo Federal suspendeu as dívidas dos estados com a União e realizou o pagamento do Auxílio Emergencial à população.

Entre recursos e benefícios do governo federal para São Paulo em 2020, estão a suspensão da dívida de R$ 18,5 bilhões; R$ 43,5 bilhões de benefícios ao cidadão; R$ 55,3 bilhões de recursos transferidos para o Estado e seus municípios e R$ 17,7 bilhões para  Saúde (rotina e medidas contra a Covid-19). O total estimado é de R$ 135 bilhões. Os dados são oficias da Secretaria de Comunicação do governo federal e podem variar em função de sobreposição de repasses.

A Mercedes-Benz fechou o ano de 2020 novamente como a fabricante líder nas vendas de veículos comerciais no Brasil. Pelo 5º ano consecutivo, foi a marca que mais emplacou caminhões no País, conquistando mais de 31% de market share. No segmento de ônibus, com aproximadamente 47% de participação, manteve sua tradicional liderança de 64 anos. Estas posições seguem mantidas neste início de 2021.

“Num ano atípico como 2020, fortemente impactado em todo o mundo pela pandemia do coronavírus, superamos os obstáculos e mantivemos a nossa marca no topo de vendas e de participação de mercado de veículos comerciais”, afirma Karl Deppen (foto), presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com isso, o Brasil volta a ser o primeiro mercado do mundo para caminhões Mercedes-Benz, além de ser também o maior para ônibus da marca”.

De acordo com o executivo, esses resultados devem-se ao compromisso com os clientes e com suas demandas e necessidades. “Sempre estivemos e sempre estaremos ao lado de quem transporta carga e passageiros neste país de dimensões continentais. Não deixamos de ampliar e modernizar nosso portfólio de produtos e serviços e isso fortalece ainda mais a confiança que os clientes têm na nossa marca e em todas as soluções que oferecemos a eles. Portanto, a liderança em vendas no ano de 2020 nos deixa motivados a buscar novas conquistas em 2021, que será ainda desafiador para todo o mundo e não só para o Brasil”.

Mercedes-Benz inicia 2021 com novas efetivações e contratações e mantém investimento

“Em função de uma melhor perspectiva em 2021, a Mercedes-Benz reafirma sua confiança no País, onde atua há quase 65 anos. Nesse sentido, a fim de atender às demandas dos clientes, estamos criando mais de 1.000 novos empregos para nossas fábricas de veículos comerciais, entre contratações temporárias e efetivações de aprendizes do SENAI”, informa Karl Deppen. “Além disso, estamos mantendo o investimento de R$ 2,4 bilhões no Brasil até 2022. Mesmo com todos os desafios, vamos seguir com nossos planos”.

Do investimento programado de R$ 2,4 bilhões para o período 2018-2022, R$ 100 milhões foram entregues na 2ª fase da Indústria 4.0, com a inauguração da Nova Linha de Cabinas de Caminhões, em fevereiro de 2019. Mais R$ 100 milhões foram destinados à construção da Nova Linha 4.0 de Ônibus, inaugurada em setembro de 2020. E um total de R$ 1,4 bilhão foi aportado no desenvolvimento e produção dos extrapesados da família Novo Actros.

A partir de 2021, a Empresa dará continuidade à modernização das linhas de agregados (câmbio, motor e eixos) em São Bernardo do Campo (SP), também seguindo os conceitos da Indústria 4.0, além do desenvolvimento de novos produtos e serviços de conectividade até 2022.

Além do valor mencionado, a Mercedes-Benz do Brasil e a Bosch estão investindo R$ 70 milhões em conjunto (50% cada empresa) na construção do Centro de Testes Veiculares em Iracemápolis (SP), que irá atender diferentes empresas do setor automotivo.

5º ano seguido na liderança em vendas de caminhões

Pelo 5º ano consecutivo, a Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões no Brasil. Em 2020, foram licenciadas 26.769 unidades da marca, 4% a menos em relação às 27.994 unidades de 2019. Esse resultado garantiu à Empresa 31,6% de participação.

De acordo com dados da Anfavea, em 2020, foram emplacados 84.650 caminhões no mercado brasileiro, o que significa uma queda de 12% na comparação com as 96.254 unidades licenciadas no mesmo período do ano anterior.

No mês de janeiro de 2021, a Mercedes-Benz ampliou sua liderança nas vendas de caminhões para 36,7%, com 2.527 unidades emplacadas, 15% a mais em relação às 2.194 unidades do mesmo mês do ano passado. 

“É importante destacar que também lideramos as vendas de caminhões no concorrido segmento de extrapesados em 2020, já repetindo esse feito agora em janeiro”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “No ano passado, foram emplacados 13.195 extrapesados da marca, o que resultou em 28,5% de market share. Em janeiro, o volume foi de 1.127 caminhões, com 30,9% de participação”.

Segundo Leoncini, mesmo na pandemia, o setor de transporte de carga não parou. “Temos que reconhecer o comprometimento dos motoristas, autônomos e transportadores. Eles seguem assegurando o abastecimento de alimentos, medicamentos e insumos, assim como a entrega dos mais variados produtos da economia brasileira. É o que acontece, por exemplo, com as demandas crescentes do agronegócio, como o transporte de grãos e de cana-de-açúcar, e também de setores como a mineração, celulose, químicos e gás, alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos, locação e o crescente mercado de e-commerce, que, aliás, ganhou grande impulso na quarentena”.

Actros 2651 é o caminhão mais vendido pela marca no Brasil

Com 2.924 unidades emplacadas em 2020, o Actros 2651 6x4 foi, pelo 3º ano consecutivo, o caminhão Mercedes-Benz mais vendido no Brasil, considerando todo o portfólio da marca, dos leves aos extrapesados.

“O Actros 2651 é um caminhão com total aprovação, em especial no transporte de grãos, atividade do agronegócio que é vital para a economia brasileira, principalmente porque o País deverá ter uma nova safra recorde”, diz Roberto Leoncini. “Esse resultado impulsiona ainda mais o avanço do Novo Actros, que começou a ser entregue aos clientes a partir de julho de 2020 e que já teve 637 unidades emplacadas em 2020. O Novo Actros oferece ainda mais valor agregado em performance, economia, robustez, segurança e conforto, além de garantir mais conectividade e interatividade entre o motorista, o gestor da frota, o operador logístico e o cliente final”. 

Mercedes-Benz é líder histórica nas vendas de ônibus

Em 2020, a Mercedes-Benz manteve sua longa e histórica liderança nas vendas de ônibus no Brasil, conquistando cerca de 47% de participação de mercado no segmento acima de 8 toneladas de PBT – peso bruto total. No acumulado do ano, a marca emplacou 6.461 unidades, volume 42% inferior às 11.150 unidades do mesmo período de 2019.

No segmento urbano, a liderança da marca é mais expressiva: são 3.459 ônibus Mercedes-Benz emplacados em 2020, alcançando a liderança com 71,6% de market share. No segmento rodoviário, o 1º lugar foi consolidado com quase 60% de participação, com emplacamento de 1.825 unidades.

O setor de fretamento navega no sentido contrário do mercado e segue subindo para atender às empresas que precisam aumentar o número de ônibus a fim de garantir o distanciamento por conta da COVID-19. A Mercedes-Benz também é líder deste segmento, com 935 unidades emplacadas em 2020 para empresas de fretamento, o que dá à marca mais de 58% de market share.

Conforme a Anfavea, com 13.830 ônibus emplacados no Brasil em 2020, houve uma queda de 33% em relação ao ano anterior. “Os números dizem por si o quanto a pandemia afetou o transporte de passageiros e, consequentemente, as empresas de ônibus e o mercado como um todo”, avalia Roberto Leoncini. “No pico da pandemia, o segmento urbano sofreu uma queda de 75% no número de passageiros. Hoje, temos somente 40% dos passageiros utilizando o ônibus nas cidades. No mercado rodoviário, no pico da pandemia, a queda foi de 90% e hoje, o número de passageiros está entre 50 e 60%”.

Consórcio Mercedes-Benz obteve recorde histórico em 2020

O Consórcio Mercedes-Benz alcançou um feito histórico em 2020. Com o Mixer November, evento ao vivo on line, reuniu mais de 700 clientes, entre frotistas e autônomos, com mais de 100 concessionários envolvidos. Foram R$ 46 milhões em produção, entre caminhões e modelos Sprinter, um recorde de vendas para a Empresa em apenas uma noite.

Desde que o Consórcio Mercedes-Benz foi lançado, há pouco mais de cinco anos, a Empresa tem registrado um crescimento anual acima de dois dígitos. Em 2020, foram R$ 729 milhões em créditos, 18% a mais em relação aos R$ 618 milhões do ano anterior. Além disso, houve uma expressiva capacitação da Rede de Concessionários, que já conta com mais de 300 consultores especializados em consórcio.

 

 

 

Última modificação em Segunda, 01 Março 2021 09:51

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