18 May 2024

A pandemia despertou nas pessoas uma maior preocupação em relação à importância de se fazer uma alimentação mais saudável e que reforcem, de forma natural, a imunidade do organismo. Essa realidade vem sendo comprovada pela pesquisa NutriNet, conduzida no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), a qual aponta maior consumo de verduras, frutas e legumes.

 Outra pesquisa da agência internacional Euromonitor também destacou que os brasileiros seguem uma tendência mundial e têm buscado cada vez mais produtos sem algum tipo de ingrediente que pode ser glúten, aditivos químicos, açúcares, agrotóxicos e proteínas de origem animal, entre outros.

Essa mudança de comportamento fez com que a culinarista Sílvia Trambaioli e sua filha Júlia (foto), engenheira química, investissem suas habilidades na Nandy Confeitaria Saudável. Com apenas um mês em operação e usando apenas as redes sociais, as empreendedoras já contabilizam mais de 2,6 mil seguidores somente no Instagram e cerca de 50 pedidos semanais.

Sob os cuidados de Sílvia Trambaioli, que trabalha há cerca de 15 anos com doces artesanais, todos os itens do cardápio não possuem açúcar, lactose e glúten e alguns são low carb. O cardápio é variado e vai desde pães, bolos caseiros e de pote até brigadeiros e trufas.

 “Todos os nossos produtos seguem critérios seguros nutricionais e contamos com consultoria de nutricionista e nutrólogo”, explica Júlia Trambaioli. Atualmente, os pedidos são feitos via direct no Instagram, os quais podem ser retirados no local ou no sistema de delivery, por enquanto restrito no ABC. Mais informações em: www.instagram.com/nandyconfeitariasaudavel/

O governador João Doria anunciou, nesta segunda (15) de março, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, a abertura do 12º Hospital de Campanha no Estado.

Trata-se de uma nova unidade em São Paulo (Capital), na região central (Santa Cecília), com 180 novos leitos, sendo 130 de enfermaria e 50 UTIs. As novas instalações não terão ônus para o Governo de São Paulo, posto que foi cedido por iniciativa do setor privado. Serão 900 profissionais do setor de Saúde que irão atender na nova unidade, que irá iniciar a operação até o final deste mês.

Também nesta segunda (15), foram entregues ao Ministério da Saúde, 3,3 milhões de novas doses da vacina do Butantan. Ao todo, 20,6 milhões de doses da Coronavac já foram entregues ao governo federal para distribuição no Brasil. “A cada 10 pessoas vacinadas no Brasil, 9 são vacinadas com vacinas do Butantan. Onde estão as outras vacinas? Só ouço promessas. Elas não chegam. As únicas vacinas que temos no Brasil, hoje, são as do Instituto Butantan”, disse Doria.

O governo de São Paulo irá entregar, nesta quarta (17), novo lote com 2 milhões de doses. Serão 5,3 milhões de doses da vacina do Butantan em menos de quatro dias.  “O Brasil se tornou uma ameaça à Saúde mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). É um absurdo. É o meu direito como cidadão protestar. Não tem a ver política nisso”, disse Doria.

Também foi anunciado que, na segunda (22), será iniciada a vacinação para idosos de 72 a 74 anos e de 70 e 71 anos, na segunda (29) de março.

Participaram da coletiva o vice-governador, Rodrigo Garcia; os secretários estaduais, de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; o coordenador e o secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, Paulo Menezes e João Gabbardo dos Reis; a Coordenadora de Controle de Doenças, Regiane de Paula; o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, entre outros.

BOLETIM-  Gorinchteyn também atualizou o número de casos no Estado:

- 2.208.242 casos confirmados

- 64.223 óbitos

- 10.244 pacientes internados em UTI

- 13.382 pacientes internados em enfermaria

A taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 88,4% e na Grande São Paulo de 90%. O secretário ainda informou que, em relação à semana epidemiológica anterior, houve aumento de 19,8% no número de internações e de 28,2% no número de mortes.

Como abrir uma empresa por meio do Balcão Único? A plataforma, disponibilizada pelo governo federal desde janeiro, permite concluir este tipo de operação em poucos minutos – mas ainda suscita muitas dúvidas. Por isso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) organizam um workshop, na quarta (17), às 9h30, gratuito e online, com um passo a passo de como utilizar a novidade. Para participar, basta acessar o link de inscrições: https://bit.ly/3cuMQWW.

Ativo apenas em São Paulo, até o momento, o Balcão Único foi criado para permitir que empresas de baixo risco sejam abertas em poucas etapas, por meio da internet, sem burocracia em excesso. Com ele, é possível viabilizar Sociedades Limitadas (LTDAs), Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (Eirelis) e Empresas Individuais (EIs).

 Além do passo a passo para a operação no Balcão Único, a proposta também pretende tirar dúvidas dos participantes sobre como funciona a nova plataforma, além de apresentar as mudanças que ela traz para outros dispositivos de abertura de empresas. São questões que vão da continuidade do VRE | Digital, até a obrigatoriedade do Licenciamento Municipal e a capilaridade da ferramenta para outras cidades.

 O workshop contará com a participação de profissionais renomados, como Walter Ihoshi, presidente da Jucesp, além de Gisela Ceschin, secretária-geral da entidade, e de Ana Paula Locoselli, assessora jurídica da FecomercioSP. Ainda estarão presentes Angela Berteli, secretária-executiva de Atendimento da Jucesp; Osmar Vitor, diretor de Integração da junta; e Arlette Cângero de Paula Campos, primeira-tesoureira da FecomercioSP.

Importante data no calendário de comemorações do varejo no primeiro trimestre, o Dia do Consumidor, nesta segunda (15), ganha relevância no e-commerce e intensa campanha de ofertas online em função da fase restritiva do Plano São Paulo, que impede a abertura dos shoppings e lojas de rua. De acordo com a Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), os lojistas se adaptaram e buscam saída nas entregas personalizadas.

Em função da relevância que a data vem ganhando ano a ano, houve uma tendência de estender a data para o Mês do Consumidor incentivando o engajamento do consumidor durante todo o período. “O comércio foi obrigado a se adaptar agora nessa fase para atender o novo comportamento do consumo e se adequar às modalidades de entrega nas casas ou retirada pelo cliente pelo sistema drive-thru”, explica Valter Moura, presidente da Acisbec.

As dicas da Associação para os lojistas são focar nas estratégias de promoções e descontos, oferecer kits de produtos, brindes, divulgação e frete grátis, entre outras ações. A fidelização também é uma iniciativa importante com ações de pós-vendas.

Com a instituição do Dia do Consumidor surgiu o Código de Defesa do Consumidor estabelecendo regras sobre preços, exposição de produtos em vitrine e trocas de mercadorias, entre outros.

O diagnóstico precoce é fator fundamental para a cura do câncer de pele não melanoma. “Quanto mais cedo diagnosticado o tumor, melhores os resultados do tratamento. O aparecimento de sintomas como manchas de pele que coçam, ardem, descamam ou sangram devem ser averiguadas por um especialista. Feridas de difícil cicatrização que não regeneram em até quatro semanas também são motivos para uma consulta”, orienta o oncologista Ramon Andrade de Mello (foto), professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Uninove e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).

Recentemente, a apresentadora e atriz Marília Gabriela passou por uma cirurgia para a retirada de um carcinoma bosocelular, um dos mais comuns. Segundo o professor da Unifesp, esse tipo de tumor é o mais frequente na população brasileira e representa 30% dos diagnósticos: “A prevenção deve começar na infância, com o uso frequente do protetor solar. Em um país tropical como o nosso, ele é indispensável no dia a dia”.

Pesquisa da Sociedade Americana de Câncer revela que o principal fator para o câncer de pele é a exposição prolongada ao sol principalmente na infância e adolescência. Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia apontam que mais de 60% dos brasileiros não usam nenhum tipo de proteção no cotidiano.

Ramon de Mello explica que a cirurgia geralmente é o tratamento mais indicado tanto nos casos de carcinoma basocelular como de carcinoma epidermoide. “Algumas vezes, há a possibilidade de complementar com a radioterapia. Para alguns casos, pode-se indicar ainda outros procedimentos como a imunoterapia tópica. O mais importante é ficar atento aos sinais e procurar um especialista”.

Seguindo o Plano SP, do Governo do Estado de São Paulo, contra a Covid-19, o Shopping ABC permanece fechado ao público até dia 30 de março. Para continuar atendendo com toda a segurança e comodidade, o empreendimento disponibiliza seus canais de comunicação direto com os lojistas.

Com grande adesão de suas lojas, os serviços de delivery e drive-thru mantêm as vendas à distância. Para fazer as compras de casa, o cliente pode escolher produtos da forma como preferir, acessando a Vitrine Virtual ou contando com atendimento personalizado pelo WhatsApp. Basta adicionar o Shopping ABC no aplicativo de mensagens e pedir a lista das lojas participantes. O empreendimento compartilha o contato e o cliente pode conversar diretamente com um vendedor.

Pelo WhatsApp o cliente escolhe, compra e já combina como receber seu produto de acordo com a disponibilidade da loja: entrega em casa, das 12h às 23h, ou a retirada no drive-thru, que funciona das 12h às 20h nas docas do shopping. “Queremos proporcionar comodidade e segurança aos clientes. Neste momento, temos que cuidar da saúde sem descuidar do atendimento especial que sempre foi prioridade entre nossos lojistas”, conta Flávia Tegão, gerente de marketing do empreendimento.


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