02 May 2024

Associação de Apoio à Dermatite Atópica (AADA) fará live, nesta sexta (25), com grupos de apoio de todo o País, entre os quais o do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC

A Associação de Apoio à Dermatite Atópica (AADA) organiza, nesta sexta (25), uma live pela Campanha de Conscientização da Dermatite Atópica. Tradicional, o evento reúne anualmente pacientes, familiares, médicos e demais profissionais da Saúde. Em função da pandemia, as atividades deste ano ocorrerão de maneira virtual pelo YouTube, das 18h às 20h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.aada.org.br.

Entre as vantagens do novo formato está a participação de pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo. Estão programadas apresentações de grupos de apoio de Brasília, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Guarulhos, Porto Alegre e da AADA-ABC, a Associação de Apoio à Dermatite Atópica do ABC, que está ligada ao Ambulatório Multidisciplinar de Dermatite Atópica do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (AMDA-FMABC).

ALTA INCIDÊNCIA

Segundo a Organização Mundial de Alergia (World Allergy Organization, WAO), a dermatite atópica é a doença inflamatória crônica mais comum da pele, tipificada principalmente por pele seca e com prurido (coceira). Afeta todas as idades, mas geralmente começa em bebês e crianças antes dos 5 anos. A prevalência varia entre 2% e 5% da população geral. No entanto, em crianças e adultos jovens pode chegar a 15%.

Também conhecida como eczema atópico, a doença caracteriza-se por lesões cutâneas muito pruriginosas. Tem como sinal mais importante o ressecamento da pele, que pode ser acompanhado por descamação e vermelhidão, podendo evoluir para o envolvimento de toda a pele, com repercussões em todo o organismo. Apesar de ser uma doença genética crônica, existem fatores ambientais que atuam de forma importante como desencadeantes. São eles: poluição, tempo muito seco, poeira, detergentes e produtos de limpeza em geral, roupas de lã e de tecido sintético, frio intenso, calor e transpiração, infecções, estresse emocional e determinados alimentos.

“A dermatite atópica é considerada um problema de saúde pública, pois tem grande impacto na vida das famílias, principalmente pelo aspecto das lesões de pele e pela coceira intensa, que podem levar a alterações de sono e comprometer a qualidade de vida, o trabalho, a escola e o convívio social dos pacientes”, revela a professora de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC e uma das coordenadoras da Associação de Apoio à Dermatite Atópica do ABC (AADA-ABC), Dra. Cristina Laczynski, que alerta: “Um dos principais problemas que enfrentamos hoje, infelizmente, ainda é o preconceito. Em função da aparência e da extensão das lesões, muitas vezes os pacientes são vítimas de bullying nas escolas ou na faculdade. É preciso deixar claro que a dermatite atópica não é contagiosa. Precisamos divulgar informações corretas sobre a doença, para diminuir o preconceito, melhorar a qualidade de vida e a inclusão social dessas pessoas”.

TRATAMENTO

Segundo a especialista da FMABC, o uso de hidratantes é fundamental para minimizar o ressecamento da pele, assim como o acompanhamento periódico com dermatologista ou alergista, que oferecerá aos pacientes as orientações e terapias mais adequadas para cuidar e controlar a doença. Em quadros mais graves, pode ser necessário o uso de imunossupressores e imunobiológicos. “É preciso estar atento também ao ato de coçar a pele e com possíveis escoriações, fatores importantes que podem levar a infecções”, informa Laczynski.

Em tempos de pandemia, os pratos prontos, no formato marmitex, têm sido uma excelente alternativa de praticidade. Na Coop - Cooperativa de Consumo, a demanda tem apresentado crescimento mensal nas três lojas que oferecem o serviço - Industrial e Giovanni Pirelli, em Santo André, e na Humberto de Alencar, em São Bernardo. 

Desde que foram lançadas as marmitex, no último mês de junho, somente na loja Industrial, segundo o gerente Marcio Fabiano Martins, já somava 2.480 unidades vendidas, sendo 1.219 da versão executiva, até a primeira semana de agosto. Do total de 287 servidas em junho, o movimento evoluiu para 1.353 no mês seguinte e, só nos primeiros oito dias de agosto, já acumulava fornecimento de 840 unidades.

A linha é apresentada em três versões (comum, executiva e especial) e com quatro opções de cardápios para cada dia da semana, incluindo sábado e domingo. Cada uma das versões reúne na embalagem uma carne ou massa, feijão, farofa ou legumes de acompanhamento a preços bem competitivos.

Por ficarem disponíveis num expositor térmico instalado na área da rotisseria, as marmitex já vêm quentinhas. Basta escolher o modelo que atenda seu paladar e, se preferir, é possível almoçar ou jantar no ambiente do restaurante ou da cafeteria das lojas Industrial e Humberto de Alencar, que adaptaram os espaços com todos os protocolos de segurança para reduzir o risco de contaminação da Covid-19.  Além dos pratos prontos, as rotisserias das três lojas também oferecem porções individuais de arroz, farofa, carnes e outros preparos.

 

Representações teatrais voltadas para a segurança e respeito no trânsito celebram, desde quarta (23), a Semana de Segurança no Trânsito no Terminal Metropolitano Diadema. Os eventos ocorrerão, até quarta (30), das 9h às 15h e envolvem uma parceria da EMTU/SP com a Prefeitura de Diadema.

Durante a peça "Os mistérios do sumiço da faixa de pedestre", os atores da Cia. Sopa de Comédia vão interagir com o público por meio de apresentações que falam sobre a importância de respeitar os pedestres e a sinalização.

Do lado musical, canções abordarão o distanciamento social e o uso adequado de máscaras e álcool em gel em meio à pandemia.

Semana Nacional de Trânsito (SNT) - Comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, a semana tem como objetivo conscientizar ciclistas, motociclistas, passageiros e pedestres por meio de ações sobre a mudança de atitudes no trânsito e a segurança de cada indivíduo.

O resgate e tratamento de animais atingidos pelos incêndios florestais no Pantanal ganhou um reforço. A Petrobras fará a doação de R$ 150 mil ao Projeto Bichos do Pantanal para compra de alimentos, água, equipamentos e medicamentos.

Por meio da campanha Ação Bicho Vivo, iniciada em setembro, o projeto arrecada recursos para espalhar água, comprar alimentos como frutas e milho para os animais em áreas atingidas e garantir a estrutura para o trabalho de veterinários e parceiros que fazem a avaliação clínica de animais resgatados e o atendimento emergencial.

Desde 2013, a Petrobras patrocina o Projeto Bichos do Pantanal, executado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental. Diante da situação de emergência, a empresa fez o aporte adicional de recursos.

A gerente executiva de responsabilidade social da Petrobras, Olinta Cardoso, destacou que a integração de esforços é fundamental para ajudar na recuperação da fauna e da flora do Pantanal.

“A nossa participação nessa campanha foi com a doação de R$ 150 mil, o que dobra a meta de captação do projeto. O momento é de emergência, o Pantanal precisa de ajuda e a nossa atuação”, disse.

O coordenador do programa de educação ambiental do projeto Bichos do Pantanal, Mahal Massavi, explicou o trabalho que está sendo feito, como o fornecimento de alimentos aos animais em áreas mais críticas. “A campanha Bicho Vivo, associada a uma rede de parceiros, tem o objetivo de garantir o bem-estar e a recuperação da fauna pantaneira com o fornecimento de medicamentos, apoio logístico aos profissionais e alimentação”.

Atendimento aos animais

Os animais resgatados requerem tratamentos diferenciados. Aqueles com ferimentos mais leves são tratados pela equipe veterinária no local. Nos casos de queimaduras graves, eles são encaminhados para hospitais veterinários de Cuiabá e Goiás. O Instituto Sustentar destaca que os animais que resistiram ao fogo serão os responsáveis pela recuperação da vida na região.

Recursos federais para o combate às queimadas

No último dia 15, o Governo Federal anunciou o repasse de R$ 3,8 milhões para ações de combate a incêndios florestais no Mato Grosso do Sul, especialmente na região do Pantanal. O recurso vai custear 37 ações, a serem implementadas durante 90 dias. Ele se soma a outros R$ 562,8 mil já transferidos pela União para auxiliar no enfrentamento às chamas. Já o Mato Grosso vai receber R$ 10,1 milhões em ajuda federal para o combate aos incêndios.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que, entre janeiro e 21 de setembro de 2020, foram registrados 16.119 focos de incêndio no Pantanal.

As Forças Armadas atuam no combate a incêndios na região do Pantanal, desde 25 de julho, em cooperação com os órgãos federais e estaduais competentes. Inicialmente, atendendo à solicitação do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e, posteriormente, do Mato Grosso, cuja área do Pantanal também passou a ser contemplada a partir de 5 de agosto último. De acordo com o Ministério da Defesa, participam da operação embarcações e helicópteros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de Fuzileiros Navais com curso de incêndio florestal.

Última modificação em Quinta, 24 Setembro 2020 10:38

As Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIS) que atuam na cidade com termo de colaboração junto à Prefeitura de Ribeirão Pires - LABEM e Viva Bem a Idade Que Tem - foram contempladas com a entrega de hortifrutis, comprados pelo município com recursos do governo federal.

O repasse emergencial da União foi enviado aos municípios e estados em situação de calamidade pública dentro da ações socioassistenciais e estruturação da rede do Sistema Único de Assistência Social – SUAS neste período de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

A partir desta primeira entrega, cada instituição receberá durante dois meses, semanalmente, frutas, legumes, verduras e ovos. Os itens recebidos são importante reforço na alimentação dos assistidos, garantindo sua saúde e bem-estar.

Desde agosto desse ano, o repasse federal também garante a entrega de cerca de 70 quilos carnes para as instituições LABEM e Associação Sant'anna. As entregas ocorrem semanalmente, por um período de quatro meses. Além das carnes, a Associação Sant'Anna também recebe, semanalmente, cerca de 36 litros de leite.

Com o repasse da União, a Prefeitura também promoveu reforço às ações em equipamentos da rede socioassistencial com compra de EPIs e a ampliação do atendimento à população em situação de rua nesse momento de combate à pandemia do coronavírus. Em agosto, a Prefeitura deu início ao serviço de abrigamento provisório a moradores em situação de rua, conforme Termo de Colaboração nº 336/2020, assinado com a entidade Associação Brasileira de Ação Social Cristã (ABASC).

Tendo como base o posicionamento “Pensando no coletivo. Pensando no futuro”, a Mercedes-Benz está lançando uma nova campanha institucional que convida os seus clientes e parceiros de negócios a darem o testemunho sobre como estão enfrentando a Covid-19. Sob o mote “Vá de ônibus. Vá seguro”, os cases serão divulgados a fim de motivar a todos em meio à retomada no pós-pandemia.

“Com essa iniciativa, a Mercedes-Benz busca reconhecer o esforço de nossos parceiros que têm utilizado diversas medidas para garantir e oferecer proteção aos passageiros de ônibus”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “As empresas operadoras e fabricantes de carrocerias têm se dedicado fortemente a ações de higienização do interior dos veículos, o que é muito importante nessa volta pós-isolamento”.

Os clientes e parceiros da empresa vão poder mostrar todas as suas ações de combate ao Coronavírus por meio de um site no endereço: www.vadeonibusvaseguro.com.br. A intenção é que os usuários do transporte urbano e rodoviário em todo o Brasil possam ver as medidas que estão sendo tomadas com a higienização dos ônibus na volta gradativa às atividades, reforçando o compromisso da Mercedes-Benz com os passageiros e com toda a sociedade.

“A Covid-19 atingiu em cheio o transporte por ônibus, modal muito importante para a manutenção da mobilidade urbana e da ligação entre as cidades e suas regiões”, ressalta Walter Barbosa. “Com essa campanha, esperamos mostrar para os passageiros que eles podem utilizar os ônibus para ir ao trabalho, à escola, viagem e para outros compromissos com total segurança”, completa.

Iniciativas similares ocorreram com as campanhas “Mercedes-Benz, o ônibus da galera”, que motivava o usuário a se sentir coproprietário dos veículos de transporte coletivo, e “Eu uso, eu cuido”, que incentivava o cidadão a preservar o ônibus, seu patrimônio no dia a dia da mobilidade urbana.

Todas as ações da campanha vão direcionar o usuário interessado para o hotsite: www.vadeonibusvaseguro.com.br, onde os clientes divulgarão as suas ações com a higienização dos ônibus.


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