26 Apr 2024

A Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), com a colaboração da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), elaborou uma cartilha para orientar os empreendedores, empresários e comerciantes na retomada das atividades econômicas, com informações indispensáveis para o setor de comércio e serviços.

“Nessa fase em que os estabelecimentos comerciais reabrirão as portas gradualmente, a Acisbec, estará ao lado dos associados para o retorno dos negócios ocorrerem com segurança e responsabilidade, dentro das normas sanitárias. Esta cartilha contém informações oficiais do governo do Estado de São Paulo e importantes orientações para que você esteja preparado para a reabertura. É fundamental que todos os comerciantes entendam a seriedade do momento e que cumpram todos os protocolos”, afirmou Valter Moura, presidente da entidade. Confira: https://drive.google.com/file/d/1xnJ_Vo_BH2d9HB3CfCTjoXB7wwsWYbiM/view

Última modificação em Sexta, 12 Junho 2020 10:05

A Chevrolet promove o 1º feirão virtual, o Live Feirão Chevrolet, que ocorre ao vivo, neste sábado (13), das 11h00 às 13h00. O feirão será exclusivo para a região de São Paulo e será conduzido pelos apresentadores Fernanda Pelá, Igor Bertolini e o influenciador João Anacleto.

A experiência de compra on-line será bastante prática, pois permitirá que toda a operação seja feita de forma digital. O primeiro passo é acessar o site www.feiraochevrolet.com.br, onde o consumidor poderá interagir ao vivo durante a live e conhecer mais sobre os produtos e condições especiais de pagamento, que serão reveladas e terão validade somente durante a ação. Entre os modelos ofertados, destaque para Novo Onix, Novo Onix Plus e Spin.

Se houver interesse em algum modelo, o consumidor deve escolher sua concessionária de preferência e a equipe de consultores irá atendê-lo por seu canal de preferência, incluindo WhatsApp ou telefone.

"A Chevrolet segue trazendo ferramentas inéditas para facilitar a jornada de compra do consumidor. O primeiro feirão virtual é mais um exemplo, assim como foi recentemente lançado o programa pioneiro de venda de veículos novos no Mercado Livre e a Operação Virtual Chevrolet, que também oferece o test-drive delivery e avaliação remota do usado do consumidor, comenta Hermann Mahnke, diretor Executivo de Marketing da GM América do Sul. As peças digitais para anunciar a live tem criação da WMcCann.

A Prefeitura de Santo André, por meio da Incubadora Pública de Economia Solidária, fechou uma parceria com o Atrium Shopping para a criação de um espaço de comercialização de máscaras artesanais de proteção contra a Covid-19 feitas pelas artesãs incubadas da "Costura Criativa". O local passará a funcionar assim que as medidas de flexibilização puderem vigorar para shoppings. A medida não trará custos nem para a Prefeitura, nem para as trabalhadoras.

A máscara, feita em conformidade com as normas de Saúde, é forma de possibilitar faturamento para as artesãs, que tiveram sua fonte de renda paralisada por conta das medidas de isolamento social. Anteriormente, comercializavam seus produtos nas feiras e na loja da Incubadora de Economia Solidária de Santo André.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a iniciativa é importante para estimular os micro e pequenos empreendedores.

“O Atrium é um grande parceiro e já tivemos diversas iniciativas, como a captação de currículo, disponibilização de vagas de trabalho e parceiro na loja da Economia Solidária. Agora teremos mais esta ação, que permite nossos artesãos a venderem suas máscaras. Essa parceria é importante porque vem ao encontro de um dos maiores desafios, que é apoiar, ajudar e incentivar os micro e pequenos empreendedores”, disse.

Apoio à economia – Além da parceria com o Atrium Shopping, a Prefeitura também firmou parceria com a O3 Media para a criação do Santo André Ganhe Você, uma plataforma de marketplace para os empreendedores locais venderem seus produtos e comissionar colaboradores. Para acessar a plataforma, basta entrar no site: https://santoandre.ganhevoce.com.br/.https://santoandre.ganhevoce.com.br/.

Também foi realizada uma parceria com a Keepz para que as empresas locais divulguem seus produtos ou serviços. Para ter acesso à plataforma, basta clicar no link: https://www.servicos.keepz.com.br/compreemsantoandre e se cadastrar.

Há também uma parceria com o Sebrae para estimular as vendas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). A listagem de empresas fornecedoras de EPIs em escala pode ser acessada por meio do link http://bit.ly/apoioeconomiacoronasa ao clicar no menu "Oportunidades Produtores Locais de EPIs". Para as empresas interessadas em se cadastrar na listagem do município, basta preencher o formulário disponível no link http://bit.ly/fornecedoresepisa.

Por fim, foi criado um portal para consolidar todas as medidas emergenciais realizadas neste momento de crise. Por meio do link http://bit.ly/apoioeconomiacoronasa, os munícipes poderão ter acesso ao calendário das restrições de operações, benefícios tributários e fiscais, auxílio emergencial ao empreendedor, crédito emergencial e facilitação de procedimentos obrigatórios. Por fim, também poderão adequar sua operação com o atual cenário, verificar as vagas de empregos disponíveis, se voluntariar para ajudar a cidade, combater as fake news, e acessar outras ferramentas úteis para empresas e trabalhadores.

O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta quinta (11) de junho, durante coletiva de imprensa, a transferência de tecnologia para a produção em larga escala de vacina contra o novo coronavírus, junto aos secretários estaduais, de Saúde, José Henrique Germann; Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi; ao coordenador do coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, Carlos Carvalho e João Gabbardo dos Reis; ao médico infectologista do Hospital Emílio Ribas, Sérgio Cimerman e ao diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

 “Hoje é um dia histórico para São Paulo e para o Brasil. O Instituto Butantan fechou acordo tecnológico com Sinovac Biotech, da China, para a produção de vacina contra o coronavírus, que deverá ser finalizada até junho de 2021 e disponibilizada ao SUS”, informou Doria. O governador ainda afirmou que o acordo assinado foi possível, graças às parcerias iniciadas no ano passado, na missão do Governo do Estado, à Shangai (China).

Segundo Dimas, a vacina será elaborada com fragmentos de um vírus inativado. “Já foram realizadas duas fases na China, a primeira com 144 voluntários, a segunda, com 600 voluntários e a terceira, será realizada, agora, em São Paulo, com 9 mil voluntários. Primeiramente, a vacina será produzida na China e, após sua efetivação, e registro na ANVISA, será disponibilizada para todo o Brasil”, afirmou Dimas. O investimento será de R$ 85 milhões por parte do Governo do Estado.

BOLETIM- O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, atualizou o número de casos no Estado:

- 162.520 casos confirmados

- 10.145 óbitos

- 5.211 internações em UTI

- 8.085 internações em enfermaria

Germann revelou que a taxa de ocupação das UTIs no Estado é 69,4% e na Grande São Paulo de 77%.

Última modificação em Quinta, 11 Junho 2020 13:32

Diante do atual cenário, com medidas de distanciamento social, as compras on-line devem ajudar a população a garantir o presente do Dia dos Namorados. Segundo estudo especial da Serasa Experian, aproximadamente 176 mil sites de e-commerce no Brasil estão desprotegidos, ou seja, não possuem um certificado de segurança (SSL – Secure Socket Layer) para proteção de dados transacionados, como senhas, números de cartão de crédito e informações pessoais, por exemplo. Isso significa que 17,9% das lojas virtuais não contam com a camada SSL, que criptografa dados dos usuários, número superior aos 16,6% observados no mesmo período de 2019.

O certificado SSL é uma camada de proteção que garante a integridade de todos os dados transacionados, evitando que hackers e estelionatários interceptem a comunicação para fazer o uso indevido de informações roubadas durante a transação. Para o internauta descobrir se o site em que ele pretende comprar possui um certificado SSL, é preciso observar se há um cadeado da cor verde na barra de endereços do navegador, ou se há um “s” após o http (https), indicando segurança. 

Segundo o diretor de Identidade Digital da Serasa Experian, Maurício Balassiano, é natural que as pessoas queiram aproveitar a comodidade e possam se beneficiar das compras pela internet, principalmente, neste momento em que estão mais em casa, mas é fundamental redobrar os cuidados para não caírem em ações de cibercriminosos. “Com o maior volume de compras eletrônicas, cresce também o risco de golpes no mundo virtual, como o chamado ‘phishing’’. O fraudador se aproveita das brechas dos sites desprotegidos para copiar dados pessoais do consumidor e aplicar golpes, ocasionando uma série de prejuízos ao titular do documento”, diz Balassiano.

Falta de proteção é maior entre lojas virtuais de pequeno porte

O estudo da Serasa Experian, encomendado para a Big Data Corp., revela ainda que o comércio eletrônico de pequeno porte está mais vulnerável no quesito conexão segura. Entre os sites de e-commerce que recebem menos de 10 mil visitas por mês, aumentou o número dos que estão desprotegidos, passando de 16,8% em 2019 para 18,2% em 2020. Entre as lojas virtuais de médio porte – com acessos que variam de 10 mil a 500 mil mensais – o índice de desprotegidos chega a 11,7%, índice menor que o constatado no ano passado (13,2%). Considerando os sites de e-commerce com mais de meio milhão de visitas mensais, também houve uma melhora: diminuiu de 4,6% para 2,9% o volume de sites com conexão insegura.

 Para Balassiano, os dados reforçam a percepção de que o mercado tem se adaptado à nova realidade e investido em segurança, ao mesmo tempo em que o pequeno comércio on-line precisa avançar nesse tipo de investimento. “Pequenos lojistas que estão começando a se aventurar no comércio eletrônico podem se beneficiar com o investimento em segurança na transação de dados, pois isso melhora a sua confiabilidade perante os clientes. A reputação dos sites é algo que precisa ser avaliada quando o internauta decide fornecer suas informações pessoais para comprar on-line. Para evitar cair em golpes, ele deve tomar cuidados essenciais, como pesquisar a idoneidade da loja virtual, buscar comentários e experiências de outros internautas e desconfiar de ofertas muito tentadoras, sobretudo, as que recebe por e-mail ou link em redes sociais.", alerta Balassiano. 

Confira cinco dicas dos especialistas da Serasa Experian para uma compra on-line mais segura no Dia dos Namorados:

  1. Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens e redes sociais. Estes programas ou sites podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com vírus e coletam dados sem que o usuário perceba.
  2. Para verificar se o site é seguro, basta observar alguns sinais simples. Veja se no browser há um cadeado fechado. Em caso positivo, clique em cima e verifique se o Certificado Digital SSL emitido está em nome da loja na qual você está comprando. Essa conferência pode ser feita no Selo de Segurança, que geralmente está no rodapé da página. Ao acessar o site, no endereçamento, verifique se o HTTP tem um S, ou seja, HTTPS.
  3. Desconfie sempre de ofertas com preços muito abaixo do mercado e de última hora. E-mails com valores, promoções e vantagens muito especiais merecem desconfiança. Nesses momentos, é muito comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas bastante conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar pegar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador.
  4. Uma prática muito utilizada pelos golpistas no ambiente online é a de phishing. Os criminosos copiam as informações trocadas durante uma transação, como nome, endereço, CPF etc. Esses são coletados para fraude de identidade, que acontece quando dados de um consumidor são usados por terceiros para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito sem a intenção de honrar os pagamentos.
  5. É importante, também fazer uma pesquisa em sites dedicados à avaliação de lojas virtuais. Analisar a reputação de uma loja é uma providência essencial a partir da experiência de outras pessoas.

Desde o início da pandemia de Covid-19, já foram registrados mais de 17 mil atendimentos na Fundação Procon-SP por consumidores com problemas ou dúvidas relacionados à doença. O dado revela um aumento de 1.390% em relação ao dia 13 de março, que somava 1.150 atendimentos.

Das consultas registradas, 6.743 são reclamações, ou seja, conflitos com fornecedores; 6.392 são denúncias de preços abusivos e outros assuntos feitas via redes sociais e 4.037 são pedidos de orientação.

Além de intermediar as reclamações buscando um acordo entre consumidor e fornecedor, orientar individualmente os consumidores e fiscalizar as denúncias que chegam via redes sociais, o órgão estadual disponibilizou o hotsite coronavírus, com informações específicas sobre o tema, tem ministrado aulas semanais na TV Procon, realizado reuniões com fornecedores de diversos setores e aplicado multas aos estabelecimentos que infringem a legislação.

Fiscalização

As equipes de fiscalização visitaram até o momento mais de quatro mil farmácias, supermercados, hipermercados e outros estabelecimentos de 242 cidades do estado e notificou 89% dos locais a apresentarem notas fiscais para verificação da prática de preços abusivos. As multas aplicadas até o momento somam R$ 3 milhões.

O aumento de preços de itens considerados essenciais no período de avanço da doença, como alimentos, álcool em gel, botijão de gás e máscaras de proteção está sendo combatido pelo Procon-SP.

Como denunciar, reclamar e obter orientações

O consumidor que se deparar com algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo deve registrar reclamação junto ao órgão estadual. O fornecedor será multado caso a infração seja constatada.

O Procon-SP disponibiliza canais de atendimento à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.


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