A Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), com a colaboração da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), elaborou uma cartilha para orientar os empreendedores, empresários e comerciantes na retomada das atividades econômicas, com informações indispensáveis para o setor de comércio e serviços.
“Nessa fase em que os estabelecimentos comerciais reabrirão as portas gradualmente, a Acisbec, estará ao lado dos associados para o retorno dos negócios ocorrerem com segurança e responsabilidade, dentro das normas sanitárias. Esta cartilha contém informações oficiais do governo do Estado de São Paulo e importantes orientações para que você esteja preparado para a reabertura. É fundamental que todos os comerciantes entendam a seriedade do momento e que cumpram todos os protocolos”, afirmou Valter Moura, presidente da entidade. Confira: https://drive.google.com/file/d/1xnJ_Vo_BH2d9HB3CfCTjoXB7wwsWYbiM/view
A Chevrolet promove o 1º feirão virtual, o Live Feirão Chevrolet, que ocorre ao vivo, neste sábado (13), das 11h00 às 13h00. O feirão será exclusivo para a região de São Paulo e será conduzido pelos apresentadores Fernanda Pelá, Igor Bertolini e o influenciador João Anacleto.
A experiência de compra on-line será bastante prática, pois permitirá que toda a operação seja feita de forma digital. O primeiro passo é acessar o site www.feiraochevrolet.com.br, onde o consumidor poderá interagir ao vivo durante a live e conhecer mais sobre os produtos e condições especiais de pagamento, que serão reveladas e terão validade somente durante a ação. Entre os modelos ofertados, destaque para Novo Onix, Novo Onix Plus e Spin.
Se houver interesse em algum modelo, o consumidor deve escolher sua concessionária de preferência e a equipe de consultores irá atendê-lo por seu canal de preferência, incluindo WhatsApp ou telefone.
"A Chevrolet segue trazendo ferramentas inéditas para facilitar a jornada de compra do consumidor. O primeiro feirão virtual é mais um exemplo, assim como foi recentemente lançado o programa pioneiro de venda de veículos novos no Mercado Livre e a Operação Virtual Chevrolet, que também oferece o test-drive delivery e avaliação remota do usado do consumidor, comenta Hermann Mahnke, diretor Executivo de Marketing da GM América do Sul. As peças digitais para anunciar a live tem criação da WMcCann.
A Prefeitura de Santo André, por meio da Incubadora Pública de Economia Solidária, fechou uma parceria com o Atrium Shopping para a criação de um espaço de comercialização de máscaras artesanais de proteção contra a Covid-19 feitas pelas artesãs incubadas da "Costura Criativa". O local passará a funcionar assim que as medidas de flexibilização puderem vigorar para shoppings. A medida não trará custos nem para a Prefeitura, nem para as trabalhadoras.
A máscara, feita em conformidade com as normas de Saúde, é forma de possibilitar faturamento para as artesãs, que tiveram sua fonte de renda paralisada por conta das medidas de isolamento social. Anteriormente, comercializavam seus produtos nas feiras e na loja da Incubadora de Economia Solidária de Santo André.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a iniciativa é importante para estimular os micro e pequenos empreendedores.
“O Atrium é um grande parceiro e já tivemos diversas iniciativas, como a captação de currículo, disponibilização de vagas de trabalho e parceiro na loja da Economia Solidária. Agora teremos mais esta ação, que permite nossos artesãos a venderem suas máscaras. Essa parceria é importante porque vem ao encontro de um dos maiores desafios, que é apoiar, ajudar e incentivar os micro e pequenos empreendedores”, disse.
Apoio à economia – Além da parceria com o Atrium Shopping, a Prefeitura também firmou parceria com a O3 Media para a criação do Santo André Ganhe Você, uma plataforma de marketplace para os empreendedores locais venderem seus produtos e comissionar colaboradores. Para acessar a plataforma, basta entrar no site: https://santoandre.ganhevoce.com.br/.https://santoandre.ganhevoce.com.br/.
Também foi realizada uma parceria com a Keepz para que as empresas locais divulguem seus produtos ou serviços. Para ter acesso à plataforma, basta clicar no link: https://www.servicos.keepz.com.br/compreemsantoandre e se cadastrar.
Há também uma parceria com o Sebrae para estimular as vendas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). A listagem de empresas fornecedoras de EPIs em escala pode ser acessada por meio do link http://bit.ly/apoioeconomiacoronasa ao clicar no menu "Oportunidades Produtores Locais de EPIs". Para as empresas interessadas em se cadastrar na listagem do município, basta preencher o formulário disponível no link http://bit.ly/fornecedoresepisa.
Por fim, foi criado um portal para consolidar todas as medidas emergenciais realizadas neste momento de crise. Por meio do link http://bit.ly/apoioeconomiacoronasa, os munícipes poderão ter acesso ao calendário das restrições de operações, benefícios tributários e fiscais, auxílio emergencial ao empreendedor, crédito emergencial e facilitação de procedimentos obrigatórios. Por fim, também poderão adequar sua operação com o atual cenário, verificar as vagas de empregos disponíveis, se voluntariar para ajudar a cidade, combater as fake news, e acessar outras ferramentas úteis para empresas e trabalhadores.
O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta quinta (11) de junho, durante coletiva de imprensa, a transferência de tecnologia para a produção em larga escala de vacina contra o novo coronavírus, junto aos secretários estaduais, de Saúde, José Henrique Germann; Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi; ao coordenador do coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, Carlos Carvalho e João Gabbardo dos Reis; ao médico infectologista do Hospital Emílio Ribas, Sérgio Cimerman e ao diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.
“Hoje é um dia histórico para São Paulo e para o Brasil. O Instituto Butantan fechou acordo tecnológico com Sinovac Biotech, da China, para a produção de vacina contra o coronavírus, que deverá ser finalizada até junho de 2021 e disponibilizada ao SUS”, informou Doria. O governador ainda afirmou que o acordo assinado foi possível, graças às parcerias iniciadas no ano passado, na missão do Governo do Estado, à Shangai (China).
Segundo Dimas, a vacina será elaborada com fragmentos de um vírus inativado. “Já foram realizadas duas fases na China, a primeira com 144 voluntários, a segunda, com 600 voluntários e a terceira, será realizada, agora, em São Paulo, com 9 mil voluntários. Primeiramente, a vacina será produzida na China e, após sua efetivação, e registro na ANVISA, será disponibilizada para todo o Brasil”, afirmou Dimas. O investimento será de R$ 85 milhões por parte do Governo do Estado.
BOLETIM- O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, atualizou o número de casos no Estado:
- 162.520 casos confirmados
- 10.145 óbitos
- 5.211 internações em UTI
- 8.085 internações em enfermaria
Germann revelou que a taxa de ocupação das UTIs no Estado é 69,4% e na Grande São Paulo de 77%.
Diante do atual cenário, com medidas de distanciamento social, as compras on-line devem ajudar a população a garantir o presente do Dia dos Namorados. Segundo estudo especial da Serasa Experian, aproximadamente 176 mil sites de e-commerce no Brasil estão desprotegidos, ou seja, não possuem um certificado de segurança (SSL – Secure Socket Layer) para proteção de dados transacionados, como senhas, números de cartão de crédito e informações pessoais, por exemplo. Isso significa que 17,9% das lojas virtuais não contam com a camada SSL, que criptografa dados dos usuários, número superior aos 16,6% observados no mesmo período de 2019.
O certificado SSL é uma camada de proteção que garante a integridade de todos os dados transacionados, evitando que hackers e estelionatários interceptem a comunicação para fazer o uso indevido de informações roubadas durante a transação. Para o internauta descobrir se o site em que ele pretende comprar possui um certificado SSL, é preciso observar se há um cadeado da cor verde na barra de endereços do navegador, ou se há um “s” após o http (https), indicando segurança.
Segundo o diretor de Identidade Digital da Serasa Experian, Maurício Balassiano, é natural que as pessoas queiram aproveitar a comodidade e possam se beneficiar das compras pela internet, principalmente, neste momento em que estão mais em casa, mas é fundamental redobrar os cuidados para não caírem em ações de cibercriminosos. “Com o maior volume de compras eletrônicas, cresce também o risco de golpes no mundo virtual, como o chamado ‘phishing’’. O fraudador se aproveita das brechas dos sites desprotegidos para copiar dados pessoais do consumidor e aplicar golpes, ocasionando uma série de prejuízos ao titular do documento”, diz Balassiano.
Falta de proteção é maior entre lojas virtuais de pequeno porte
O estudo da Serasa Experian, encomendado para a Big Data Corp., revela ainda que o comércio eletrônico de pequeno porte está mais vulnerável no quesito conexão segura. Entre os sites de e-commerce que recebem menos de 10 mil visitas por mês, aumentou o número dos que estão desprotegidos, passando de 16,8% em 2019 para 18,2% em 2020. Entre as lojas virtuais de médio porte – com acessos que variam de 10 mil a 500 mil mensais – o índice de desprotegidos chega a 11,7%, índice menor que o constatado no ano passado (13,2%). Considerando os sites de e-commerce com mais de meio milhão de visitas mensais, também houve uma melhora: diminuiu de 4,6% para 2,9% o volume de sites com conexão insegura.
Para Balassiano, os dados reforçam a percepção de que o mercado tem se adaptado à nova realidade e investido em segurança, ao mesmo tempo em que o pequeno comércio on-line precisa avançar nesse tipo de investimento. “Pequenos lojistas que estão começando a se aventurar no comércio eletrônico podem se beneficiar com o investimento em segurança na transação de dados, pois isso melhora a sua confiabilidade perante os clientes. A reputação dos sites é algo que precisa ser avaliada quando o internauta decide fornecer suas informações pessoais para comprar on-line. Para evitar cair em golpes, ele deve tomar cuidados essenciais, como pesquisar a idoneidade da loja virtual, buscar comentários e experiências de outros internautas e desconfiar de ofertas muito tentadoras, sobretudo, as que recebe por e-mail ou link em redes sociais.", alerta Balassiano.
Confira cinco dicas dos especialistas da Serasa Experian para uma compra on-line mais segura no Dia dos Namorados:
Desde o início da pandemia de Covid-19, já foram registrados mais de 17 mil atendimentos na Fundação Procon-SP por consumidores com problemas ou dúvidas relacionados à doença. O dado revela um aumento de 1.390% em relação ao dia 13 de março, que somava 1.150 atendimentos.
Das consultas registradas, 6.743 são reclamações, ou seja, conflitos com fornecedores; 6.392 são denúncias de preços abusivos e outros assuntos feitas via redes sociais e 4.037 são pedidos de orientação.
Além de intermediar as reclamações buscando um acordo entre consumidor e fornecedor, orientar individualmente os consumidores e fiscalizar as denúncias que chegam via redes sociais, o órgão estadual disponibilizou o hotsite coronavírus, com informações específicas sobre o tema, tem ministrado aulas semanais na TV Procon, realizado reuniões com fornecedores de diversos setores e aplicado multas aos estabelecimentos que infringem a legislação.
Fiscalização
As equipes de fiscalização visitaram até o momento mais de quatro mil farmácias, supermercados, hipermercados e outros estabelecimentos de 242 cidades do estado e notificou 89% dos locais a apresentarem notas fiscais para verificação da prática de preços abusivos. As multas aplicadas até o momento somam R$ 3 milhões.
O aumento de preços de itens considerados essenciais no período de avanço da doença, como alimentos, álcool em gel, botijão de gás e máscaras de proteção está sendo combatido pelo Procon-SP.
Como denunciar, reclamar e obter orientações
O consumidor que se deparar com algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo deve registrar reclamação junto ao órgão estadual. O fornecedor será multado caso a infração seja constatada.
O Procon-SP disponibiliza canais de atendimento à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.