19 May 2024

O fim da recessão ainda não foi o suficiente para melhorar as finanças do brasileiro. Dados apurados pelo Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o Brasil encerrou o ano de 2018 com um avanço de 4,41% na quantidade de consumidores com contas em atraso, na comparação com 2017. Trata-se do ano em que a inadimplência apresentou o crescimento mais elevado desde 2012, quando o crescimento observado fora de 6,8%. Nos demais anos, a inadimplência do consumidor encerrou com altas de +1,3% em 2017; +1,4% em 2016; +4,2% em 2015; +3,4% em 2014 e +3,7% em 2013. A estimativa é que o país tenha fechado o último mês de dezembro com aproximadamente 62,6 milhões de brasileiros com alguma conta em atraso e com o CPF restrito para contratar crédito ou fazer compras parceladas. O número representa 41% da população adulta que reside no Brasil.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, mesmo com a lenta recuperação econômica em curso, as famílias ainda enfrentam dificuldades para honrar seus compromissos em dia. “A reversão desse quadro passa pela continuidade da melhora econômica em curso e, em especial, daquilo que toca diretamente o consumidor, que é emprego e renda. Além disso, exige um esforço contínuo de educação sobre o consumo, pois o brasileiro, mesmo diante da crise recente, ainda não aprendeu a gerenciar melhor as finanças”, analisa Costa.

Embora o ano de 2018 tenha sido um ano complicado do ponto de vista da inadimplência do consumidor, a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, pondera que as notícias para 2019 tendem as melhores. “Para o ano que se inicia, espera-se que o processo de recuperação econômica se acelere, impulsionado pela alta da confiança com o novo governo e com as boas expectativas com as reformas estruturantes, que devem injetar ânimo nos agentes econômicos. Isso permitiria uma recuperação mais consistente do mercado de trabalho, melhorando o quadro da inadimplência como um todo”, afirma a economista.

 Brasil tem quase 18 milhões de inadimplentes na faixa dos 30 a 39 anos

A estimativa por faixa etária revela que é entre os 30 e 39 anos que se observa a maior frequência de negativados. Em dezembro, mais da metade da população nesta faixa etária (52%) tinha o nome inscrito em alguma lista de devedores, somando um total de 17,8 milhões.

Também merece destaque o fato de porcentagem significativa da população com idade entre 40 e 49 anos (50%) estar negativada, da mesma forma que acontece com os consumidores com idade entre 25 a 29 (44%). Entre os mais jovens, com idade de 18 a 24 anos, a proporção cai para 17% - em número absoluto, 4,1 milhões. Na população idosa, considerando-se a faixa etária entre 65 a 84 anos, a proporção é de 32%.

Sudeste é a região que apresenta maior crescimento da quantidade de inadimplentes

De modo geral, das cinco regiões brasileiras, quatro apresentaram alta da inadimplência no encerramento de 2018: Sudeste (8,44%), Sul (1,80%), Nordeste (1,62%) e Norte (0,85%). A exceção foi o Centro-Oeste, onde se observou queda de -1,79%.

Em termos absolutos, é na região Sudeste em que se concentra a maior quantidade de consumidores com contas em atraso: 26,65 milhões - número que responde por 40% do total de consumidores que residem nesses Estados. A segunda região com maior número absoluto de devedores é o Nordeste, que conta com 17,01 milhões de negativados, ou 42% da população. Em seguida, aparece o Sul, com 8,3 milhões de inadimplentes (36% da população adulta).

Já em termos proporcionais, destaca-se o Norte, que, com 5,64 milhões de devedores, possui 46% de sua população adulta incluída nas listas de negativados, o maior percentual entre as regiões pesquisadas. O Centro-Oeste, por sua vez, aparece com um total de 5,01 milhões de inadimplentes, ou 42% da população.

 Atrasos com contas de água e luz foram as que mais cresceram em 2018

Outro número calculado pelo SPC Brasil e pela CNDL foi o volume de dívidas em nome de pessoas físicas. Neste caso, houve um crescimento de 2,75% no volume de dívidas não quitadas no prazo no fechamento do ano de 2018. O dado representa uma aceleração, uma vez que em 2017, houve queda de -2,70% no indicador. Em média, cada inadimplência possui duas pendências financeiras.

Os dados abertos por setor credor revelam que, em 2018, as contas básicas com serviços essenciais para o funcionamento da residência, como água e luz, foram as que mais cresceram no período, um avanço de 14,88%. Já as dívidas bancárias, que englobam cartão de crédito, cheque especial, financiamentos e empréstimos, ficaram em segundo lugar no ranking, com crescimento de 6,81% na comparação anual. As dívidas contraídas no comércio e com boletos de telefonia, TV por assinatura e internet caíram -5,09% e -0,37%, respectivamente.

A Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo) abre espaço para desenvolver novos núcleos setoriais de diversos segmentos. A primeira reunião aconteceu, na quarta (16), na sede da Associação à Rua do Imperador, 14, Nova Petrópolis, em São Bernardo.

A ideia é realizar encontros mensais, discutir demandas e ações, buscar soluções conjuntas que permitam resolver os problemas mais facilmente, além da perspectiva de novas oportunidades. Atualmente está em andamento o Núcleo de Contadores, criado na Acisbec desde outubro de 2017, e que promove a troca de informação, conhecimento, geração de negócios e padronização dos processos.

A criação de novos núcleos setoriais tem a participação da Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) e parceria do SEBRAE. “Queremos ouvir as demandas e sermos os interlocutores junto ao poder público, seja na esfera municipal, estadual ou federal. É mais uma forma de contribuir para o desenvolvimento dos empreendimentos”, explica Valter Moura Júnior, vice-presidente da Acisbec.

De acordo com o dirigente há espaço para diversos setores como alimentação, hotéis, restaurantes e mercado PET. “Os núcleos podem ser catalizadores das demandas e resultar em fortalecimento da classe”, completa.

Presente ao evento, Edmilson de Ataíde, diretor regional do Grande ABC da Aescon/Sescon (Associação e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), disse que é importante a aproximação entre as empresas e entidades de classe para fortalecimento do setor. “O momento também é oportuno e importante, eu aposto na parceria, que pode unir a qualificação técnica e o canal certo para as demandas”, disse.

O consultor do Sebrae, Márcio Bertoline, acrescentou que a proposta é uma oportunidade para os empresários inovarem. “Mudança requer atitude para sair da zona de conforto e ainda agregar valor a qualquer tipo de negócio”.

A Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), por meio da Gestão de Ambulatórios e do setor de Sustentabilidade, acaba de dar início ao programa 5S. Também conhecido como Housekeeping e D-Olho na Qualidade, trata-se de conjunto de técnicas que visam tornar o ambiente de trabalho limpo, organizado e saudável. Foi criado no Japão por donas de casa e levado ao mundo corporativo na década de 1960 por grandes empresas interessadas em implantar o sistema de qualidade total. A metodologia chegou ao Brasil somente na década de 1990 pelas mãos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que adaptou à realidade nacional.

O programa reúne conceitos simples, capazes de melhorar o ambiente de trabalho, o humor dos colaboradores e a maneira de conduzir atividades e atitudes rotineiras. “Temos realizado palestras em todos os setores da faculdade para explicar o programa e sensibilizar os funcionários. Ao longo do tempo, é comum acumularmos materiais desnecessários, que vão ‘poluindo’ o ambiente de trabalho. Com o 5S, buscamos justamente fazer com que os colaboradores parem e reflitam sobre o que é de fato imprescindível às suas funções. No setor de Compras, por exemplo, recolhemos 24 réguas. Talvez seja mais do que o estoque total disponível no Almoxarifado”, calcula o analista de Meio Ambiente da FMABC, Danilo Correa Cordeiro.

Todos os materiais em excesso estão sendo recolhidos e ficarão disponíveis para doação entre os departamentos da faculdade, assim como para a Fundação do ABC e todas as suas unidades mantidas. “Muitos itens já foram alocados em outros setores da FMABC em que realmente são necessários. Todos os demais serão disponibilizados para os hospitais e unidades da fundação, para que possamos dar a melhor destinação possível, reduzindo desperdícios e beneficiando aqueles que de fato precisem”, completa Danilo Cordeiro.

TRADUÇÃO DO ‘S’

O primeiro ‘S’ representa o “Seiri”, que diz respeito ao descarte. Estimula os funcionários a separar materiais úteis dos inúteis, mantendo no ambiente de trabalho o estritamente necessário. “Seiton” abrange organização, para que tudo esteja no devido lugar, visando agilizar e melhorar o desempenho. “Seisou” é o terceiro ‘S’ e fala sobre a limpeza, que deve englobar escritório, copa, áreas comuns e todos os demais setores da companhia. A higiene, ou “Seiketsu”, ensina a deixar o clima harmônico. Prega aos colaboradores que cuidem de tudo e deixem em boas condições para que seus pares também possam utilizar. O último ‘S’ simboliza a manutenção da ordem. No “Shitsuke”, a ideia é dar continuidade ao que foi absorvido com o programa e ter atitudes positivas para manter a qualidade.

Quando se pensa em destinos que remetem à viagens de negócios, logo Nova York, Londres e Hong Kong vêm a mente. Mas a Booking.com para Empresas, encontrou alguns dos destinos que mais têm se destacado no mundo corporativo internacional. Com Berlim, Amsterdã e Kuala Lumpur no topo da lista corporativa, veja como os viajantes de negócios podem aproveitar ao máximo a acomodação e também a estadia nestas cidades.

Berlim, Alemanha (foto)

Com uma estimativa de 1.800 a 2.400 startups de tecnologia, Berlim tem, aos poucos, se tornado uma central de empreendedores, sendo um exemplo mundial de inovação. A frente de seu tempo na arte, filmes e arquitetura, a cidade atrai empresas por oferecer um custo de vida relativamente baixo, além de uma atmosfera descolada e globalizada que atrai pessoas de todas as partes do mundo. Entre as startups conceituadas que se desenvolvem por aqui estão a SoundCloud, com seu serviço de streaming de música e a plataforma de multi-serviços de moda, Zalando. Gigantes da tecnologia como Amazon, Microsoft e Google, bem como a Lufthansa, também têm sua matriz europeia ou escritórios regionais na cidade, proporcionando milhares de empregos e atraindo muitos visitantes de negócios. Festivais de tecnologia famosos, como o Tech Open Air, Disrupt Berlin e o hub.berlin também atraem milhares de viajantes corporativos para a capital da Alemanha anualmente.

Onde se hospedar: Berlim tem um sistema de transporte público eficiente e relativamente acessível, assim, os viajantes de negócios podem escolher uma variedade de acomodações nos diversos bairros da cidade. Caso queira uma localização mais central, o Mandala Hotel oferece estúdios e suítes em Mitte, uma região muito procurada. Este hotel boutique dispõe de quartos elegantes e espaçosos com cozinha compacta e está a menos de 100 metros da estação Potsdamer Platz e a 10 minutos a pé do Portão de Brandenburgo. Para quem aprecia uma ótima refeição, o bairro abriga o restaurante Rutz, ganhador de 2 estrelas Michelin, perfeito para se reunir com os colegas de trabalho depois de um dia cheio.

Amsterdã, Holanda

Uma cidade com base no comércio durante o Século de Ouro do séc. XVII, Amsterdã é hoje um importante centro da área de tecnologia, TI e finanças. Com uma excelente infraestrutura turística, uma cultura corporativa que fomenta o empreendedorismo, transformando ideias em negócios prósperos e internacionais, Amsterdam só evolui. Empresas como Uber, Netflix e Tesla têm sua matriz na cidade, enquanto 50 bancos internacionais como o RBS, Citibank e Deutsche Bank também têm escritórios aqui. A cidade abriga um dos centros de convenções mais movimentados da Europa, o RAI Amsterdam, que sedia muitas feiras internacionais de negócios, exposições, congressos e eventos esportivos, incluindo o IBC2018 - um dos eventos mais influentes do mundo de tecnologia, mídia e entretenimento, que atrai mais de 57.000 visitantes para a cidade todos os anos.

Onde se hospedar: o centro de Amsterdã é compacto, ou seja, é fácil de conhecer a pé ou de bicicleta. Assim, o Amsterdam Canal Suites oferece apartamentos modernos e confortáveis com cozinha em plano aberto e área de estar em um prédio do séc. XVII. Que tal ir para sua reunião de trabalho caminhando ao longo do Rio Amstel, admirando as casas históricas típicas? Os apartamentos ficam a um quarteirão da agitada rua de compras, a Utrechtsestraat, com vários cafés e restaurantes que oferecem opções para o jantar e um bom vinho.

Kuala Lumpur, Malásia

Localizada bem no meio do sul asiático, Kuala Lumpur é o centro cultural, financeiro e econômico da Malásia. Sede da Petronas, a gigante estatal de petróleo e gás que fica nas famosas Torres Petronas de 88 andares, Kuala Lumpur marca presença com empresas petrolíferas como a Shell e a ExxonMobil. Multinacionais como a IBM, Panasonic e GlaxoSmithKline também aproveitam a infraestrutura de primeiro mundo que a cidade oferece para que suas sedes regionais sejam aqui. Nos últimos anos, o turismo voltado para convenções e congressos se expandiu na cidade, onde a Índia, a China e os países do Oriente Médio têm aproveitado a localização estratégica da cidade nas suas rotas de negócio. O Centro de Convenções de Kuala Lumpur, por exemplo, oferece mais de 22 mil metros quadrados com espaços para exposições, auditórios para conferências, salas de reuniões e instalações para delegações corporativas.

Onde se hospedar: localizado no Kuala Lumpur Sentral, o segundo maior bairro empresarial da cidade, o Ascott Sentral Kuala Lumpur oferece apartamentos modernos convenientemente localizados a menos de 600 metros da estação de trem Sentral, que leva ao Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur em aproximadamente meia hora. Comece seu dia com um mergulho na piscina descoberta antes de desfrutar o café da manhã continental servido diariamente. O shopping center NU Sentral, o maior da cidade, fica a menos de 5 minutos de caminhada, ou seja, é possível comprar presentinhos para os amigos e familiares antes de voltar pra casa.

O Sunshine State dos Estados Unidos, a Flórida, é sempre uma ótima escolha para passar as férias por ter atrações para todos os gostos, além de muitas praias e clima agradável o ano todo. O novo ano que está chegando traz ainda mais novidades para os visitantes incluírem no itinerário.

O Everglades Wonder Gardens, em Bonita Springs, a duas horas de Miami, inaugurou uma Casa de Chá que tomará a forma de um solarium da era vitoriana construído na França, com painéis de ferro e vidro ornamentados. A Casa de Chá e os outros pavilhões prometem mergulhar os visitantes numa história sobre polinização com borboletas, orquídeas e pássaros tropicais. O local também estará disponível para casamentos e outras ocasiões especiais.

O famoso parque temático Busch Gardens, em Tampa, também tem novidades para 2019. Uma nova montanha-russa de aço triplo com o nome de Tigris estará pronta na próxima primavera americana. O Tigris promete ser a mais alta montanha-russa da Flórida e trará uma experiência inovadora: loops com movimentos de "vai e volta", para frente e para trás, uma subida em onda de 91 metros com os trilhos invertidos e tudo a mais de 96 quilômetros por hora. A montanha-russa foi projetada em mais de 1.800 metros de trilhos de aço para imitar a agilidade inspiradora de um dos maiores e mais poderosos felinos do mundo – o tigre.

O Dali Museum, localizado em St. Petesburg, a aproximadamente duas horas de Orlando, conta com uma nova exposição até 19 de maio de 2019. A nova exibição, especial e inédita, é dedicada aos dois surrealistas mais famosos do mundo, Renée Magritte e Salvador Dalí, e apresenta exemplares obras que mostram uma visão alternativa do mundo. Depois de St. Pete, a exposição segue para o Magritt em Bruxelas, Bélgica.

Para os amantes do surfe e de diversão, a cidade de Jupiter, no condado de Palm Beaches, próximo a Miami, inaugurará o Surf Ranch Florida em 2019. O Surf Ranch Florida é um parque com piscinas de ondas planejado pelo ícone do surf Kelly Slater e pela World Surf League (WSL). O parque terá aproximadamente 324 mil metros quadrados, uma lagoa de mais de 60 mil metros quadrados com ondas artificiais e um clube e centro de treinamento de alto desempenho. O parque sediará competições de surfe locais, regionais e mundiais, que deverão atrair cerca de 50 mil visitantes por ano.

Sereias existem em Key Largo, uma das ilhas de Florida Keys, a uma hora e meia de Miami, e qualquer pessoa pode se tornar uma! A Ocean sirens de Key Largo (foto), uma academia de sereias da International Mermaid Swimming Instructors Association, vem com novidades e oferece aulas com preços a partir de US $ 150 por pessoa para um dia inteiro ou com preços um pouco menores para uma experiência mais curta. A categoria Discover Mermaiding inclui montagem e aluguel da cauda de sereia, instruções sobre técnicas de respiração e natação com a cauda, instruções de segurança e informações sobre a história e fantasia das tão encantadoras sereias. Já a Mermaid Beach Experience oferece sessões de fotos e aulas avançadas de sereia.

Em Key West, a ilha mais conhecida de Florida Keys, também irá sediar de 5 a 7 de julho de 2019 o Mermaid Festival – um festival inaugural de sereias, com performances, aulas e muito artesanato para os visitantes.

Última modificação em Sexta, 18 Janeiro 2019 08:26

A Jaguar Land Rover inicia 2019 com excelentes notícias para sua família de SUVs premium. Combinadas, ambas as marcas britânicas seguem líderes de vendas nesse segmento no Brasil, com 26% dos emplacamentos, considerando os modelos de todos os tamanhos disponíveis nesse mercado, graças à combinação perfeita que tanto a Jaguar quanto a Land Rover proporcionam em relação a luxo, conforto, desempenho e capacidade todo-terreno.

A Jaguar, que lançou seu primeiro SUV, o F-PACE, em 2016 – teve no último ano o início das vendas do compacto E-PACE, o que foi fundamental para o crescimento de 94% em suas vendas de utilitários esportivos, superando Porsche e Lexus, por exemplo. Em 2019, a família PACE ganhará no Brasil um novo membro, o 100% elétrico I-PACE.

“A Jaguar foi muito bem-sucedida ao entrar no segmento de SUVs, aliando sua herança esportiva aos atributos off-road. A família PACE conquistou o público com sua excelente dirigibilidade e seu design único e inovador, característicos da Jaguar”, afirma Divanildo Albuquerque, diretor-geral da Jaguar Land Rover Brasil.

Já os destaques da Land Rover ficam com o Discovery Sport – feito no Brasil –  e o Range Rover Velar, que apresentou excelente crescimento em vendas no último ano.

No segmento de SUVs grandes, o Range Rover Sport segue líder e referência em luxo e conforto, com 43,7% de participação. A partir de 2020, todo veículo da Jaguar Land Rover terá, no mundo, uma versão híbrida ou elétrica, seguindo os princípios da marca em relação ao futuro da mobilidade.

“A Land Rover passou por um ótimo ano de 2018, aumentando suas participações no segmento agro e marcando presença em importantes eventos como a Expointer e a Agrishow. Essa é a estratégia da marca para aumentar seus contatos com os clientes – proporcionar experiências únicas, que possam cativar os clientes atuais e conquistar novos”, conclui Divanildo.

A rede de concessionárias da Jaguar Land Rover também passou por expansões em 2018, concluindo o ano com 40 lojas em todo o Brasil, para atender os clientes de norte a sul de forma personalizada e eficaz.


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