10 May 2024

O Dezembro Vermelho, mês de prevenção ao HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, terá ações de conscientização promovidas pela Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul. De segunda a sexta da próxima semana (3 a 7), das 9h às 16h, serão realizados testes rápidos de HIV e sífilis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento do Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas (Cepadi – Av. Dr Rodrigues Alves, 93, bairro Fundação), na Campanha Nacional “Fique Sabendo”.

“A ação tem como objetivo conscientizar a população para a importância da prevenção dessas doenças, com orientações, aconselhamentos e com a oferta de testes rápidos”, explica o coordenador da área técnica do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, Alexandre Yamaçake. “A testagem é o caminho para o cuidado contínuo, diagnóstico, tratamento, retenção e supressão viral. O exame é rápido, seguro e o resultado é entregue em alguns minutos”.

De acordo com o especialista, atualmente, 772 pessoas estão em tratamento de HIV na rede municipal de São Caetano. “Outro dado preocupante é o aumento dos registros de sífilis, uma vez que a rede atendeu mais de 1.800 casos em 2018”, revela Alexandre.

Na última segunda (26), a Secretaria de Saúde realizou uma atualização com os profissionais das equipes de enfermagem da Rede de Atenção Básica, Hospital Maternidade Dr Euryclides de Jesus Zerbini e Hospital de Emergências Albert Sabin para as novas marcas e modelos de testagem. Assim, todas as UBSs contarão com técnicos para atender a demanda.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) ganhou uma nova Central de Atendimento Telefônico 115, ampliando a quantidade de funcionários que trabalham no local. O novo espaço físico recebeu melhorias internas e nova sinalização externa para maior comodidade dos funcionários e colaboradores, além de um novo equipamento de PABX e uma nova URA (Unidade de Resposta Audível), que estão em fase de implantação, prevista para ser concluída até o final do ano.

Com isso, a autarquia dobrou o número de atendentes via contrato de terceirização e triplicou a capacidade de atendimento nos horários de maior demanda, complementando a mão de obra própria de funcionários do Semasa. Ao todo, a Central de Atendimento agora conta com 29 funcionários, a maior parte atendentes. Em 20 anos, este é o primeiro investimento realizado no setor.

No primeiro mês de operação, um dos resultados mais importantes desta iniciativa foi a redução do tempo médio de atendimento, que caiu de 34 minutos para menos de um minuto. Outra consequência foi a diminuição do número de chamadas abandonadas, que praticamente zerou, contra quase 50% no início da atual gestão.

“A Central de Atendimento do Semasa havia perdido a credibilidade, mas com um mês desta nova operação nós já vimos uma grande melhoria na qualidade. As pessoas abandonaram o uso do telefone porque praticamente metade dos atendimentos do 115 eram perdidos. Mas nesta gestão caiu para zero. Outra coisa é o tempo de espera, que caiu para um minuto. Com isso, imaginamos que o 115 volte a ser uma ferramenta importante para o usuário dos serviços do Semasa, porque ainda é a mais acessível. Eu sou muito fã da tecnologia e dos aplicativos, mas tem uma grande parte da população que ainda vai para o telefone”, afirmou o prefeito Paulo Serra, que visitou a nova estrutura de atendimento do Semasa na tarde de quarta (28).

O serviço 24 horas do Semasa atende, em média, 12 mil ligações por mês, com solicitações de cerca de 700 serviços diferentes relacionados a água, esgoto, drenagem, resíduos sólidos e gestão ambiental.

Espera-se que essa ação também diminua a necessidade de atendimento presencial nos cinco postos fixos em vários bairros da cidade. Outros investimentos já realizados para a melhoria do serviço foram a criação do app “Semasa Mobile”, disponível no sistema Android, para celulares e tablets, e o reforço de atendimento por meio do site www.semasa.sp.gov.br e pelo Facebook da autarquia.

Última modificação em Quinta, 29 Novembro 2018 10:27

A Prefeitura de São Bernardo obteve, na quarta (28), a aprovação na Câmara do Projeto de Lei de autoria do Executivo que regulamenta a progressão horizontal para funcionários das áreas operacionais da Administração. Esta é a primeira vez que as funções operacionais ganham sistema de ascensão funcional, em modelo de paridade de oportunidades que já ocorre com os cargos administrativos. O projeto segue agora para a sanção do prefeito Orlando Morando.

Na prática, a medida implanta sistema de promoção por merecimento, com base em critérios como assiduidade, escolaridade, disciplina e desempenho. A primeira progressão vai representar acréscimo de 6% sobre o vencimento, enquanto a segunda progressão gerará aumento de 5%. Ao final, as progressões podem incrementar em até 18% o salário dos servidores operacionais.

Para as ascensões a partir de 2019, serão analisados todos estes itens de forma retroativa a julho de 2017. O levantamento do histórico do funcionário é denominado período de apropriação. As progressões começarão a ser implementadas a partir de julho, com impacto mensal de R$ 76,7 mil na folha de pagamento.

Ao todo, 1.839 funcionários públicos poderão concorrer a uma promoção, sendo que apenas 30% de cada secretaria serão de fato contemplados alternadamente a cada dois anos. A regulamentação englobará um total de 101 cargos. Entre as funções com maior volume de servidores está ajudante geral, auxiliar de limpeza, monitor de serviços urbanos, vigilante, motorista, operador de controle de zoonoses, telefonista, jardineiro, encanador, coveiro, entre outros.

“Estamos corrigindo uma distorção administrativa e dando o devido valor aos cargos operacionais que desempenham um papel fundamental para o bom funcionamento da máquina pública, mas que não tinham um plano de progressão que refletisse essa importância”, destacou o chefe do Executivo. Com a regulamentação, os funcionários operacionais enquadrados nas referências “C1” a C22” e “O41” vão concorrer à promoção apenas com servidores da área, reduzindo as desvantagens em relação aos cargos administrativos.

A medida veta as promoções a servidores que, durante o período de apropriação, tenham faltado ao serviço por mais de 30 dias; funcionários em licença para tratar de assuntos particulares por mais de 30 dias; estatutários que não adquiriram estabilidade e celetistas com menos de três anos de efetivo exercício; aposentados por invalidez e afastados por auxílio-doença ou licença para tratamento de saúde por período igual ou superior a um ano; além de servidores cedidos para órgãos de outros município.

O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), recebeu, na terça (27), a lista tríplice de delegados que se candidataram ao posto máximo da Polícia Civil no estado, a Delegacia Geral de Polícia. O documento foi entregue pessoalmente pelos presidentes da Associação (ADPESP) e Sindicato (SINDPESP) dos Delegados de Polícia do Estado, respectivamente, Gustavo Mesquita e Raquel Kobashi Gallinati, no escritório político de Doria.

Constam da relação os nomes dos três delegados de classe especial mais votados: Domingos Paulo Neto, com 508 votos, Antônio Mestre Júnior, com 235, e Edson Minoru Nakamura, com 182. Promovida pelas duas entidades, a eleição foi realizada em setembro, pela primeira vez na história da Polícia Civil.

Os delegados Domingos Paulo Neto, Antônio Mestre Jr e Edson Minoru Nakamura têm liderança na categoria e grande experiência. Dirigem ou já dirigiram departamentos e divisões da Polícia Civil. Ficaram à frente de outros 102 delegados elegíveis, que receberam os votos de 1258 delegados.

No encontro com Doria, os presidentes da ADPESP e SINDPESP salientaram virtudes do processo eleitoral com ampla participação dos delegados. As duas entidades esperam que o governador escolha um dos três delegados eleitos para a lista tríplice para comandar a Polícia Civil no Estado.

A decisão do governador Doria, ressaltaram, vai colaborar, com certeza, para melhoria da investigação criminal, atendimento nas delegacias e redução da insegurança sentida hoje pela população.

Durante a campanha eleitoral, ainda no primeiro turno, em setembro, o então candidato Doria esteve na ADPESP para um encontro em que respondeu a perguntas formuladas por delegados. Na ocasião, anunciou à imprensa uma série de medidas de impacto que pretende adotar na área de segurança pública, inclusive o fortalecimento da Polícia Civil no Estado.

O Teatro Municipal de Santo André foi palco, na terça (27), de mais um evento que visa o crescimento do empreendedorismo e geração de renda na cidade. O Prêmio Santo André Excelência em Gestão contemplou 166 empresas em 11 categorias em sua segunda edição. A ação é realizada em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A participação no evento foi gratuita e condicionada ao preenchimento de um questionário de gestão em que o empreendedor recebeu gratuitamente um diagnóstico detalhado de sua atividade, sabendo exatamente os pontos que necessita melhorar.

“As boas práticas administrativas realizadas na gestão privada são levadas para as questões públicas. Estamos quase no meio da nossa gestão da cidade e enfrentamos diversas dificuldades desde o início, mas a boa gestão está dando resultado, colhendo frutos do que plantamos desde o início. Quando temos planejamento e parcerias, o caminho fica melhor”, disse o prefeito Paulo Serra.

A iniciativa não tem como objetivo apenas premiar, mas também auxiliar no desenvolvimento das pequenas empresas. O questionário utilizado pela Prefeitura é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Gerdau e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), entidade com profundo conhecimento dos temas relacionados à gestão empresarial. A ideia é que o empresário possa desenvolver seu negócio de forma sustentada, gerando mais empregos e renda no município. Além disso, a participação em todas as edições é fundamental para que o empreendedor possa medir a evolução das mudanças implementadas pela empresa.

As categorias de destaques do segundo ano da premiação foram “Melhor Colocado Geral”; “Melhor MEI”; “Indústria”; “Compromisso Excelência – Médias e Grandes Empresas”; “Comércio”; “Serviços”, “Responsabilidade Socioambiental”; “Contador Parceiro do Desenvolvimento”; "Desempenho Economia Solidária”; “Destaque Excelência” e “Caminho Excelência”."Temos investido na cultura de inovação e empreendedorismo em toda a gestão e vemos os resultados materializados aqui, com este prêmio. Vamos seguir implantando novos programas, palestras a ações para desenvolver os empresários da cidade", comentou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Ajan Marques de Oliveira.

Já o consultor do Sebrae-SP, Fábio Costa de Souza, destacou que a premiação reflete a constante melhora das empresas envolvidas e mais qualidade na geração de mão de obra, além de renda para o município. “Esta é uma iniciativa incrível de Santo André, se tornou um grande evento que os empresários aguardam. Temos 166 empresas aqui, com mais de 2 mil empregos gerados, e o prêmio se tornou um mecanismo de avaliação da empresa, que a cada ano traz melhorias. Estamos aqui enaltecendo os verdadeiros responsáveis pela dinâmica da economia da cidade”, definiu, prometendo que em 2019 novidades serão implementadas no prêmio com o intuito de aprimorar ainda mais o crescimento.

Com apoio da SBCTrans, um espaço sem uso, cheio de entulho, na Avenida Pedro Mendes, no Parque Selecta, em São Bernardo, se transformou em uma nova opção de lazer no bairro: a praça Wagner José Damásio, a 17ª Praça-Parque. A entrega contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e de Beatriz Braga e João Antonio Setti Braga, diretores da SBCTrans, e de Alaor Fratta, proprietário da Fratta Construtora, representantes das empresas que apoiaram a iniciativa no local. Também estiveram presentes os familiares do homenageado Wagner José Damásio: sua esposa Jucélia dos Santos Damásio e seus filhos Fernanda, Paula, Marcela e Wagner Junior.

Com área de 3.075 m², localizada em frente à EMEB Edson Danillo Dotto, o espaço conta com quadra de areia com alambrado e tela de nylon, área de convívio com bancos e mesa com tabuleiro; playground com acessibilidade (com balanço para cadeirante); academia ao ar livre; pista de caminhada; espaço pet, plantio de 60 árvores nativas; paisagismo e plantio de grama; instalação de gradil com três portões; papeleiras; nova iluminação; pintura geral; bolsão de retorno do viário; e a instalação de campainha. A Prefeitura investiu R$ 250 mil na construção da praça. Já a Fratta Construtora fez a doação do gradil, enquanto a SBCTrans doou a academia ao ar livre, playground e demais equipamentos.

“Mais uma vez, a Prefeitura vem cumprindo sua função de transformar espaços desocupados e dar destinação correta à comunidade. Aqui era um terreno baldio, que servia para descarte de entulho e carros abandonados, que periodicamente tínhamos de limpar. Agora, tornou-se uma área de lazer e para a prática de exercícios para os moradores do Parque Selecta”, afirmou o prefeito.

Implantado em 17 praças e amplamente aprovado pela população, o programa Praça-Parque é a projeção de um conceito de área de lazer. O modelo é inovador, pois a chave fica com os moradores e eles definem o horário de abertura e fechamento do local. “Esse modelo está tendo muito sucesso, pois nas praças que fazem parte do programa não houve qualquer tipo de problemas. A comunidade aderiu, usando e conservando o local”, complementou Morando.

HOMENAGEM - Denominada Wagner José Damásio, a praça faz uma homenagem a um querido ex-morador do bairro e que fez sua carreira na Auto Viação ABC, de propriedade da família Setti Braga. “Tive o prazer de conhecer o Wagnão. Essa escolha foi minha. Ele tinha um coração maior do que a dele. O Parque Selecta era um dos lugares que ele mais gostava. Tenho certeza de que ele está aqui com a gente”, complementou o prefeito.

A filha Marcela agradeceu, em nome da família, a homenagem feita ao seu pai. “Essa homenagem foi muito especial para todos nós. Ele era muito alegre e adorava este bairro. O que nos deixa mais felizes é que essa homenagem é feita em um local que beneficiará a todos. Mais do que ter seu nome em uma placa, esse espaço trará alegria a todos que aqui vierem”, disse.

Wagner José Damásio nasceu em 29 de junho de 1950 e, faleceu em 12 de julho de 2006. Na década de 60, ingressou na Auto Viação ABC. O garoto se interessou por mecânica e teve como professor José Fernando Braga, proprietário da empresa. Damásio estudou e, graças ao seu esforço, chegou ao cargo de diretor administrativo da empresa. Engajado em ações de solidariedade antes mesmo disso entrar em pauta, Wagnão, como era conhecido por todos, ajudou a implantar uma escola de alfabetização, em 1997, na empresa; desenvolveu a “Campanha do Quilo”, que arrecadou seis toneladas de alimentos que foram entregues a diversas entidades da região; e a “Campanha de Natal”, em que cada empregado adotava uma criança com pênfigo, doença autoimune conhecida como fogo selvagem, fazendo uma sacola com roupas e mantimentos. Com o projeto foi possível entregar mais de 250 sacolas por ano.


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