26 Apr 2024

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Webmotors anunciam os resultados da já tradicional pesquisa de intenção de adquirir veículos. Em comparação com o ano passado, o interesse em comprar e/ou trocar de veículos se mantém estável para 2022, com 95% – apenas um ponto abaixo de 2021. Já o intuito de adquirir carros usados e seminovos continua a crescer, como reflexo da crise de abastecimento do setor. 

O estudo foi realizado com 2.426 usuários da Webmotors em todo o País, sendo 89% homens com idade entre 36 e 45 anos. A maioria é da região Sudeste (59%), seguido por Sul (18%) e Centro-oeste (11%). Com relação ao ano passado, houve aumento de 2 pontos percentuais na participação de mulheres (10%).

As respostas foram divididas entre os que têm um ou mais carros (77%) e os que não possuem veículo (23%). Entre os proprietários, a intenção de comprar um carro usado em 2022 aumentou 4 pontos percentuais (85%). A mesma tendência foi percebida entre aqueles que ainda não têm um veículo: 93% demonstraram interesse, um aumento de 5%. 

A pesquisa revelou ainda que apenas 16% dos entrevistados efetuaram a compra ou troca de carro este ano, sendo mais da metade (54%) por ter conseguido uma boa oportunidade.

“Acompanhamos, durante o ano, o aumento na compra de veículos usados e seminovos em resposta à falta de abastecimento de peças para as montadoras.  Acreditamos que esse setor deva se manter aquecido até, pelo menos, o fim do primeiro semestre de 2022, quando as montadoras esperam normalizar a produção”, explica o CEO da Webmotors, Eduardo Jucevic. 

Já Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, reforça a importância da pesquisa para entender o comportamento do consumidor no cenário atual. “Buscamos entender quais são as necessidades do consumidor e identificar as tendências ou padrões. Acompanhamos de perto todas as movimentações no setor para termos um melhor entendimento do comportamento dos consumidores”, afirma.

Quando questionados sobre o tipo de motor, 66% dos usuários que já possuem carro demonstraram interesse em um modelo flex, 13% ficariam com os motores a gasolina e outros 11%, a diesel.  Os índices daqueles que não possuem carro foram 74%, 16% e 4%, respectivamente.

Embora uma minoria tenha demonstrado desejo de comprar um carro híbrido ou elétrico, é possível observar que o consumidor já conhece os benefícios, como economia de combustível, conservação do meio ambiente e redução de ruído. Em média, 60% considerariam pagar um valor mais elevado por esse tipo de tecnologia. 

 

Carroceria

Entre os entrevistados que já têm carros, 37% possuem modelo hatch ou sedã (32%).  Embora a pesquisa revele um aumento de 5% na vontade de adquirir um modelo SUV (41%), os modelos hatch (16%) e sedã (30%) aparecem como as compras prováveis por causa dos preços mais acessíveis. Para os 23% de entrevistados que não têm um automóvel, a opção por um modelo hatch fica em destaque (39%), seguido pelos sedãs (32%). O modelo SUV aparece em terceiro lugar, com 21%. 

Pagamento

Para realizar a compra, 84% dos participantes pretendem dar o carro atual como forma de pagamento, mesmo comportamento registrado em 2021. Sobre outras formas de pagamento, as opções de financiamento parcial (57%) e total (8%) ainda aparecem como destaque (65%), ante 31% dos que pagariam à vista, seguido por 4% que fariam um consórcio ou leasing. Entre os entrevistados que não possuem carro, 41% optaram pelo crédito parcial, 27% pelo pagamento à vista e 26% pelo crédito total.  

Em relação ao ano anterior (44%), notou-se uma diminuição de 4% na intenção de adquirir um financiamento parcial (41%), com um aumento de 3% para aqueles que desejam financiar todo o valor.

“Embora haja diferenças entre as formas de pagamento desejadas por usuários que têm ou não um carro, ainda vemos um cenário de desconfiança quanto à economia, com aumento de até 4 pontos percentuais na intenção de comprar o carro à vista – no caso daqueles que têm carro – para não acumular dívidas longas”, aponta Jucevic.

Sem intenção de compra ou troca

Do total de entrevistados, 5% declararam não ter intenção de comprar ou trocar de automóvel em 2022. Os principais motivos para a decisão são: a alta dos preços (53%), dos juros bancários (23%) e dos combustíveis (15%), reflexos da pandemia no Brasil (15%) e a incerteza financeira/manutenção do emprego (11%). Em 2020, dentro do cenário mais duro da pandemia, as razões para não comprar um veículo no ano seguinte refletiam a insegurança financeira e outras formas de mobilidade. O reflexo da pandemia, anteriormente citado por 33% dos respondentes, este ano caiu para 15%. 

Os consumidores receosos consideram investir o dinheiro (58%) ou viajar (24%). Indagados sobre quais tipos de ações de bancos, governo e montadoras poderiam fazê-los mudar de ideia, os destaques foram redução nos impostos (54%), no combustível (46%) e nas taxas de juros (39%).

Última modificação em Domingo, 02 Janeiro 2022 13:09

Pioneira em soluções sustentáveis para o ecossistema de transporte e logística, a Scania se engaja também para mobilizar parcerias e incentivar outras empresas, startups e iniciativas a buscarem alternativas e soluções para problemas climáticos mundo afora. A fabricante sueca é apoiadora do Climate Smart Cities Challenge, projeto que promove um desafio para cidades inteligentes e que levará para a Expo Dubai, nos Emirados Árabes, nesta semana, um seminário sobre tecnologia, inovação e soluções climáticas.

O Climate Smart Cities Challenge recebeu inscrições de 60 cidades do mundo inteiro interessadas em receber ideias, consultorias e suporte financeiro para solucionar problemas ligados ao clima. As quatro localidades finalistas são Curitiba, no Brasil (com soluções para criação de bairros carbono zero), Bogotá, na Colômbia (soluções para o sistema de transporte e logística para caminhões), Bristol, na Inglaterra (modelos sustentáveis de construção de moradias) e Makindye Ssabagabo, em Uganda (projetos para moradias 'verdes' e economicamente viáveis).

“Temos sinergia especialmente com Bogotá, pois já contribuímos com soluções sustentáveis para o sistema de transporte público urbano da cidade. Só este ano, a Scania entregou 534 ônibus a gás, com tecnologia Euro 6, para a renovação da frota do sistema TransMilenio, da capital colombiana”, destaca André Oliveira, gerente de Ônibus para América Latina em Sales & Marketing. Ele participará do seminário que será realizado pelo Climate Smart Cities Challenge na Expo Dubai, no dia 16/12, no qual falará sobre desafio e financiamento na área de tecnologia. “Queremos mostrar um pouco do que já fizemos para ajudar a cidade de Bogotá a ter um transporte urbano mais limpo e agora queremos ajudar outros pares a encontrarem soluções para as quatro cidades participantes”, completa Oliveira.

O apoio da Scania ao Climate Smart Cities Challenge teve ponto de partida na Suécia e tem entre seus objetivos reforçar o foco da empresa multinacional em tecnologia, inovação e desenvolvimento de competências. “Além disso, fazer um chamado para que empresas do mundo todo participem e se mobilizem por soluções para problemas do clima. Parcerias mudam o mundo e, muitas vezes, as soluções para determinados problemas podem surgir de áreas distintas”, diz Juliana Sá, executiva de Corporate Relations e Sustentabilidade da Scania Latin America.

As inscrições para grandes, médias e pequenas empresas, startups e iniciativas aplicarem projetos de implementação nas cidades participantes - Curitiba, Bogotá, Bristol e Makindye Ssabagabo – estão abertas até o dia 05 de janeiro de 2022.

Oitenta projetos finalistas serão selecionados para as quatro localidades (20 projetos para cada). Os proponentes terão dois meses para trabalhar seus respectivos projetos que deverão solucionar os problemas apresentados pelas cidades. As propostas vencedoras para cada uma das cidades contarão com um aporte financeiro para implementação dos projetos. Mais informações sobre o Climate Smart Cities Challenge podem ser acessadas no link: https://climatesmart.citieschallenge.org/.

Última modificação em Domingo, 02 Janeiro 2022 12:52

O prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, oficializou na quarta (29) o financiamento de R$ 30 milhões com a Caixa Econômica Federal (CEF) por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). O volume total será investido de forma dividida entre obras de recapeamento, pavimentação e outras ações no município. Os recursos viabilizados através do FINISA (Financiamento à Estrutura e ao Saneamento) possuem prazo de quitação de até 96 meses. O pagamento desse empréstimo será feito com recursos próprios. O processo de licitação deve ter início ainda em janeiro do ano que vem.

Com a liberação do recurso, Ribeirão Pires dará início ao maior cronograma de obras de infraestrutura da história da cidade. Serão contemplados com recapeamento de vias os seguintes bairros: Centro Alto (Núcleo Colonial), Suíssa, Roncon, Colônia (Bertoldo), São Caetaninho (Planalto), Santana (Guerda e Jardim Santana), Bocaina (Vila Sueli); e com pavimentação: Quarta Divisão (Verão, Vila Rica, Jardim Zilda e Rosalina).

Além disso, com o montante liberado através do Finisa será possível a construção de um ginásio de esportes na Vila Gomes, com capacidade para, aproximadamente, 2,5 mil pessoas; a construção de um campo de futebol com grama sintética em Ouro Fino Paulista e a conclusão da Unidade Básica de Saúde do Jardim Aliança (que atende também aos moradores do Jardim Guanabara).

"Não havia perspectiva de resolução do endividamento que a cidade se encontrava quando assumimos a Prefeitura, muito menos num prazo tão curto. Graças ao excelente trabalho das Secretarias de Finanças e Administração, sem contar o apoio da Câmara Municipal para aprovação do Finisa, conseguiremos realizar sonhos de mais de 30 anos da população. Deus tem nos ajudado a ter lucidez para encontrar caminhos para outras ações quando pensávamos apenas que seria possível apenas a conclusão do Hospital Municipal. Vamos continuar trabalhando para melhorar a vida do cidadão", completou o prefeito Clóvis Volpi.

Participaram da assinatura do Finisa os secretários Nonô Nardelli (Governo), Eduardo Pacheco (Finanças e Administração), Rafael Volpi (Assuntos Estratégicos) e Sergio Poloni (Obras); o vice-prefeito Amigão D'Orto; Guto Volpi (presidente da Câmara Municipal) e representantes da Caixa Econômica Federal.

Última modificação em Domingo, 02 Janeiro 2022 12:38

Um homem foi preso em flagrante pela Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo, na noite de terça (28), após assaltar um ônibus intermunicipal na Rua dos Vianas, próximo à divisa com Santo André. Segundo agentes da corporação, o indivíduo teria ameaçado o motorista com uma faca e roubado todo valor guardado no caixa do coletivo.

O indivíduo foi detido por volta das 22h30, quando uma equipe GCM realizava patrulhamento preventivo na Rua dos Vianas, na altura do número 2.200, e agentes foram informados do roubo.

Ao avistarem o homem descer do coletivo em atitude suspeita, e em posse de duas mochilas, os guardas imediatamente abordaram indivíduo, localizando com ele R$ 120 roubados do caixa do ônibus, além de uma faca. Segundo testemunhas, durante o roubo, o motorista do coletivo teria sido ameaçado com o instrumento no pescoço pelo assaltante. Nenhum passageiro ficou ferido.

O caso foi registrado no 1º Distrito Policial do município, onde guardas municipais constataram que o homem tinha extensa ficha de crimes anteriores sendo, inclusive, reconhecido pelo fiscal da linha como autor de outros roubos a coletivos na mesma localidade.

SEGURANÇA - Desde o início deste ano, a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo tem realizado diariamente reforço no patrulhamento em torno de pontos de ônibus, por meio da Operação Parada Segura. A ação tem como objetivo evitar delitos contra usuários do transporte coletivo, aumentado a sensação de segurança da população.

Férias no Museu está de volta! De 4 a 30 de janeiro, o Museu do Futebol oferece diversas atividades, oficinas e brincadeiras para a criançada. Haverá jogos e brincadeiras populares, oficinas de bolha de sabão, contação de história, teatro de fantoches, escalada, badminton, capoeira, dança, slackline e muito mais! E o melhor: tudo gratuito e realizado na área externa do museu, que fica localizado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. 

Além das brincadeiras tradicionais, também serão oferecidos jogos ligados ao futebol, como chute a gol, para treinar a pontaria e a potência do chute; golbol, esporte paralímpico em que se joga sentado e de olhos vendados, guiado apenas pelos barulhos da bola; o desafiador futebol na bolha; pebolim humano; brincadeiras para desenvolver habilidades de goleiro e o popular futebol no pula-pula. Diversão garantida para crianças de todas as idades! 

Abaixo, a programação da primeira semana do Férias no Museu. Para saber mais, acesse o site www.museudofutebol.org.br.  

Programação Semana 1 – Férias no Museu do Futebol: 

Terça (4/1), 11h e 14h - Contação de histórias Capitã Lela 

Quarta (5/1), 11h e 14h – Brincadeira de goleiro 

Quarta (5/1), 12h e 15h – Badminton 

Quinta (6/1), 11h e 14h – Golbol 

Quinta (6/1), 12h e 15h – Jogos populares 

Sexta (7/1), 11h e 14h - Slackline 

Sexta (7/1), 12h e 15h – Oficina de ritmos 

Sábado (8/1), das 10h às 17h – Pebolim humano 

Sábado (8/1), das 10h às 17h – Chute a gol 

Domingo (9/1), das 10h às 17h – Pebolim humano 

Domingo (9/1), das 10h às 17h – Chute a gol 

 

Pelo sétimo ano consecutivo, a Madeira voltou a ser reconhecida com o título de ‘Melhor Destino Insular do Mundo’ pelos World Travel Awards, os mais importantes prêmios da indústria do turismo. No mês de outubro deste ano, o arquipélago também recebeu o prêmio de ‘Melhor Destino Insular da Europa’.

Na disputa pelo prêmio junto com a Madeira estavam outros 20 destinos pelo mundo: Bali (Indonésia), Barbados, Bora Bora (Polinésia Francesa), Cayo Ambergris (Belize), Cozumel (México), Creta (Grécia), Fiji (Oceano Pacífico), Havaí (EUA), Ilhas Cook (Oceano Pacífico), Ilha Holbox (México), Ilhas Turcas e Caicos (Caribe), Jamaica (Caribe), Maldivas (Oceano Índico), Maurícia (Oceano Índico), Santa Lúcia (Caribe), Sardenha (Itália), Seychelles (Oceano Índico), Siargao (Filipinas), Sicília (Itália) e Zanzibar (Tanzânia).

De acordo com o Secretário Regional de Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus, com mais este prêmio, o destino reforça o seu posicionamento entre os viajantes internacionais.

“Em um ano de retomada, em que o destino registou, pontualmente, melhores performances do que em 2019, ano anterior à pandemia, voltarmos a ser o ‘Melhor Destino Insular do Mundo’ reforçando a nossa visibilidade e reconhecimento internacional. Por isso, agradecemos a todos aqueles que votaram na Madeira, contribuindo para que, este ano, seja a região líder entre os demais arquipélagos e ilhas concorrentes de todo o mundo”, comemora Jesus.

O secretário ainda complementa que o reconhecimento pelos ‘World Travel Awards’ está interligado ao trabalho que se intensificou a partir de 2015, o qual tem permitido um crescimento sustentado. E, neste ano em particular, contribuiu para o incremento de cada vez mais a Ilha da Madeira ser reconhecida pelos viajantes como um destino de confiança e seguro para as férias, fatores que passaram a ser muito importantes na retomada do turismo mundial.

“O prêmio é um orgulho imenso para aqueles que trabalham no segmento de turismo na Região Autônoma da Madeira, além de seus residentes e os milhares de turistas que nos visitam, que encontram mais um valor a acrescentar quando procuram um destino de férias”, conclui Jesus.

Os ‘World Travel Awards’ foram criados em 1993 e são atribuídos anualmente para reconhecer, premiar e celebrar a excelência de todos os setores chave das indústrias de viagens, turismo e hospitalidade. Constituem um dos principais galardões nos diferentes setores que constam de listas restritas e são atribuídos depois da votação online do público e de profissionais do turismo.

 

Sobre o Arquipélago da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.

 


Destaques

Main Menu

Main Menu