A última terça (3), foi marcada por emoções e rostinhos felizes de crianças e adolescentes que foram visitar o Museu Catavento, em São Paulo. Por iniciativa da Unipar, mais de 2,3 mil jovens da rede pública estadual e municipal de ensino tiveram a oportunidade de conhecer o museu de ciência e tecnologia da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Para muitos jovens, está foi a primeira oportunidade de conhecer um museu. É o caso de Geovanna Vargas, aluna do 4º ano da Escola Estadual Alziro Barbosa Nascimento, de Rio Grande da Serra, que, antes, nunca havia visitado um museu e estava ansiosa para conhecer o Catavento. “Estou animada, vai ser incrível. Nunca visitei um museu”, afirmou.
Na ocasião, os alunos puderam explorar os espaços “Molécula da Água” e o Laboratório de Química, que foi revitalizado recentemente pela Unipar.
A educadora do Ensino Médio da Escola Sebatião Vayego de Carvalho, de Rio Grande da Serra, Andreia Leone agradeceu a oportunidade concedida pela Unipar. “É muito gratificante essa oportunidade oferecida pela Unipar onde nossos estudantes podem colocar em prática o que eles aprendem na sala de aula. Agradeço muito!”.
De acordo com o analista de projetos sociais da Unipar, Paulo Xavier, a empresa tem o compromisso de promover o desenvolvimento humano nas comunidades onde está inserida. “É muito importante porque fomentar a educação, principalmente, das comunidades em que estamos inseridos é, de fato, um compromisso nosso, promover o desenvolvimento humano e sustentável. Acreditamos que ações como essa são transformadoras. É muito gostoso ver as crianças dando risadas andando pelo museu. Foram 11 instituições, mais de 60 ônibus”, afirmou.
A Unipar investe em projetos sociais voltados ao esporte, cultura, educação e ações sociais e ambientais para promover desenvolvimento humano em diversas frentes. Ao longo de 2023, mais de 3,5 mil jovens e crianças das comunidades vizinhas à Unipar tiveram acesso a importantes equipamentos culturais como a SP-Arte, Museu de Arte Moderna (MAM-SP), Museu da Imagem e do Som (MIS), além do Catavento. Desde 2023, quando a empresa inaugurou o espaço “Molécula da Água”, no Museu Catavento, mais de 6 mil crianças já visitaram o espaço por meio da Unipar.
“Ao longo do ano, fazemos ações em outros museus e equipamentos culturais que a Unipar patrocina, como Masp, SP-Arte e a Pinacoteca. É muito gratificante fazer ações deste tipo, é muito importante para crianças e jovens serem inseridos na cultura e terem um momento de lazer, pretendemos continuar com esse projeto ano que vem e, até, possivelmente, ampliá-lo”, comentou o coordenador de Projetos Sociais da Unipar, Adriano Araújo.
Fotos: Divulgação
Adicione um comentário