14 May 2024

Neste ano, em meio ao atual cenário de pandemia da Covid-19, abordar assuntos como valorização e preservação da vida ficou ainda mais importante. A solidão provocada pelo isolamento social pode aumentar o risco de suicídio, cuja prevenção é o principal objetivo do Setembro Amarelo, que teve início na terça (1).

Como parte da campanha de conscientização, o prédio da Prefeitura e o espelho d’água do Paço Municipal ganharam iluminação amarela, que será utilizada durante todo o mês de setembro. Além disso, a administração preparou materiais visando promover o cuidado humanizado.

A rede municipal de saúde oferece acolhimento para pessoas que sofrem com quadros depressivos ou sofrimentos psíquicos. O munícipe pode procurar diretamente a unidade de saúde de referência para que o acolhimento desse sofrimento seja realizado junto à equipe multiprofissional, que diagnosticará o usuário e irá direcioná-lo para receber o tratamento mais adequado para cada caso.

Além da rede pública municipal, o CVV (Centro de Valorização à Vida) presta apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone 188 (ligação gratuita). O atendimento também é feito por email, chat, atendimento pessoal e CVV Comunidade, com ações abertas à população que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo.

O Setembro Amarelo foi organizado nacionalmente em 2015 e teve adesão de Santo André em 2017. Desde então tem ganhado força, com a ampliação das ações de sensibilização e conscientização dos munícipes.

Em 5 de setembro de 2019 foi aprovada a lei que institui o Plano Municipal de Valorização à Vida e a campanha Setembro Amarelo, que têm como objetivo reduzir as taxas de suicídios e suas tentativas, além de identificar e acompanhar indivíduos que apresentem comportamentos suicidas. Santo André registrou 360 suicídios no ano passado e 277 neste ano.

A JBS entregou, na terça (1), uma ambulância ao Fundo Municipal de Saúde de Rio Grande da Serra. A doação do veículo, considerado de grande necessidade para atendimentos emergenciais no sistema de saúde, é mais uma ação da empresa para a cidade dentro do seu programa “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade”.  

Em agosto, a instituição ainda recebeu dois monitores de sinais vitais e duas bombas de infusão. Para os próximos dias, também está prevista a entrega de seis oxímetros. Desde junho, a JBS já doou para Rio Grande da Serra: oito camas clínicas, duas camas de UTI, um desfibrilador, um eletrocardiógrafo com carrinho, um aparelho de Raio-X e 44 mil equipamentos de proteção individual (EPIs), como aventais, luvas de procedimentos, macacões impermeáveis, máscaras N95, e viseiras faciais. Rio Grande da Serra é um dos mais de 270 municípios beneficiados pelo programa no Brasil. No Estado de São Paulo, a JBS fará a doação de R$ 39 milhões, sendo R$ 10 milhões para o Estado e R$ 29 milhões para 45 cidades paulistas, beneficiando mais de 22 milhões de pessoas. 

“No programa estruturado pela JBS para apoiar o país no enfrentamento ao coronavírus, o pedido por ambulâncias foi uma das principais demandas apontadas no mapeamento feito junto às prefeituras. Essa entrega chega em um momento fundamental para o sistema de saúde da região e é um legado que fica para a nossa cidade e que ajudará a salvar muitas vidas, inclusive depois que tudo isso passar”, diz Wagmar Ricardo, gerente industrial da unidade da JBS em Taquaritinga.  Ao todo, a JBS empenhou R$ 16,5 milhões na compra de 86 ambulâncias, que foram doadas a 68 cidades em 13 estados.

A pré-candidatura à reeleição do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, foi oficializada, na segunda (31) de agosto, durante convenção partidária do PSDB, junto aos partidos PL, Cidadania e Podemos, que formam a coligação “A Experiência que Você Conhece”.

No sábado (29), Auricchio já havia anunciado a composição da chapa majoritária, com o vereador Dr.Seraphim (PL), como pré-candidato à vice. Ao todo os quatro partidos contarão com 116 pré-candidatos a vereador e ainda mais 45, que serão efetivados com o apoio do Avante, a ser homologado, nesta quinta (3).

Segundo Seraphim, a escolha por seu nome foi uma articulação natural e proposta pelo PL e que, depois, virou um consenso. “Não tivemos nenhum tipo de atrito interno ou coisa assim. Foi uma coisa natural que veio se somando. A cidade está organizada, temos esse diferencial, para poder investir no social e o nosso prefeito irá saber conduzir, com maestria, porque ele fez um governo muito consciente, muito bom, nesses três anos e meio. Também temos uma parceria Câmara-Prefeitura muito boa, muito saudável em prol da cidade e isso vai continuar. Vamos manter esse bom diálogo, contribuindo para que a cidade saia por cima mesmo com a pandemia”, avaliou. 

ESCOLHA DO VICE

Pela primeira vez, Auricchio irá disputar uma eleição majoritária com chapa não pura na legenda. “Em 2016, o PSDB, por questões circunstanciais da época, se apresentou com uma chapa pura. Foi um movimento contra corrente no próprio PSDB, porque em todas as grandes cidades do ABC, o partido abriu a candidatura majoritária a uma chapa de coligação. O prefeito Orlando (São Bernardo) foi assim, trazendo o vice, o Marcelo do PSD, em Santo André, o Paulinho trouxe o Zacarias do PTB. Tivemos um posicionamento contrário, porém, isso vai ficando cada vez mais escasso, mais raro, quando há um conjunto de forças partidárias. E, temos quatro partidos apoiando o PSDB, com chapas competitivas e qualificadas”, afirmou. Sobre a escolha de Seraphim, Auricchio avaliou: “Ele tem um histórico ligado à Saúde, é um dos médicos mais tradicionais da nossa cidade, não só pela sua tradição, pela qualidade médica, mas por conhecer a cidade, foi vereador por dois mandatos, mais um de suplente, tem um trânsito enorme em todos os extratos sociais da cidade, é um profissional muito gabaritado. A questão foi compor um conjunto de forças, o PSDB teve essa compreensão, o Beto Vidoski, teve rapidamente essa leitura, com muita tranquilidade”, disse.

ADVERSÁRIOS

Durante coletiva de imprensa, Auricchio, questionado sobre seus adversários, foi enfático: “Temos um consórcio de adversários. Existem os adversários dos partidos isolados e existe um consórcio de outros partidos e adversários, um que já foi prefeito, outro é ex-vereador, enfim, é o consórcio que vencemos em 2016. Não tenho dúvida que é esse consórcio que vamos vencer em 2020. As pesquisas mostram isso”. Já sobre as postagens, em redes sociais, por parte dos adversários, sobre a possível impugnação de sua candidatura, Auricchio explicou: “Desde 2013, esse discurso é recorrente é uma narrativa já exaurida na população. Pode ver que não muda pesquisa, não muda nada, então, é um debate que eles querem. Não vamos fazer, até porque essa é uma discussão do Poder Judiciário, o qual respeitamos e confiamos. O que queremos discutir é a cidade. Não vejo ninguém discutindo a cidade. Incrivelmente não escutei, até agora, uma proposta, no hall de candidatos. Não sei nem se são 7,8, da esquerda, do centro, da direita. Não tem uma proposta. Estou estarrecido. Estamos há 60 dias das eleições”.

CAMPANHA

Auricchio acredita que a campanha, por conta da pandemia, será majoritariamente, uma campanha de rede social. “Será utilizada as mais variadas possíveis plataformas, dentro do que a legislação eleitoral permite. A rede social é uma ferramenta presente em todas as campanhas. Já utilizamos bastante. Para nós, será mais uma ampliação e uma atuação mais focada na campanha”, disse.

ABSTENÇÕES

Na avaliação do pré-candidato à reeleição, poderá haver uma abstenção expressiva na terceira idade. “Vamos ter uma abstenção significativa, sobretudo na população da terceira idade. É lógico que ainda vai haver medidas do Judiciário e da Justiça Eleitoral de proteção à esses eleitores, de horários diferenciados, enfim, tem muito do TSE de observar a evolução da pandemia e Deus permita que, nos próximos 60 dias, tenhamos uma queda significativa da epidemia e possamos ter um deslocamento mais seguro sobretudo na população de alto risco no caso dos idosos”, analisou.

PANDEMIA

O tucano acredita que, os desdobramentos da pandemia ainda irão perenizar em 2021 e até em 2022. “A pandemia é um eixo de discussão da campanha, mas, não só ela. As ações que se desdobram da pandemia, os reflexos futuros destes desdobramentos e que tipo de cidade vamos construir numa eventual pós-pandemia. Há uma série de discussões não só brasileiros, mais internacionais, de que tipo de metrópole vamos construir depois da pandemia. A questão da retomada econômica, surgimento de oportunidades, geração de riquezas será uma discussão, até porque o percentual de empresas que fecharam, seja do setor comercial ou prestação de serviços, é muito significativo, então, vamos ter uma política voltada para isso, nas três esferas de poder”, ressaltou.

Última modificação em Terça, 01 Setembro 2020 12:51

O Sebrae-SP acaba de lançar dois cursos online para incentivar atitudes empreendedoras entre jovens. O "Cheio de atitude! " e "Criatividade" vem para tratar assuntos essenciais para o desenvolvimento do comportamento empreendedor de maneira leve e descontraída. Os cursos são voltados para estudantes do ensino médio (entre 15 e 17 anos) e totalmente gratuitos.

O curso "Cheio de atitude" aborda temas como busca de oportunidades e iniciativa; persistência; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; como correr riscos calculados; independência e autoconfiança; persuasão e rede de contatos e a importância de definição de metas e planejamento. Durante o curso o jovem também realiza um teste de perfil empreendedor e, ao final, realiza uma autoavaliação e um plano de desenvolvimento pessoal.

Já nó curso "Criatividade" é focado na prática de inovação e em exemplos de jovens líderes. A ideia é entender as atitudes e comportamentos que levam um empreendedor a desenvolver sua criatividade e também como exercê-la em seu dia a dia.

Os dois cursos fazem parte do Programa "Vai lá e Faz!", que em breve lançará também capacitações com os temas Plano de vida e carreira (Fui lá e fiz); O mundo do trabalho (Essa metamorfose ambulante); Meu sucesso e Oficina de pitch (Fala aí). Os interessados podem se inscrever pelo site http://bit.ly/3aY1zsh. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800.

O deputado estadual Thiago Auricchio (PL) protocolou emenda ao projeto de lei 529, de 2020, pedindo a manutenção dos benefícios do IPVA para as pessoas com deficiência. A proposta original, de autoria do Governo do Estado, prevê que apenas o deficiente físico severo ou profundo com veículo adaptado possa requerer a isenção do tributo.

“Não podemos mexer nessa conquista. Se existe alguma irregularidade na concessão do benefício, que seja investigada e punida. Esse argumento não pode ser usado para prejudicar a grande maioria dos cidadãos que utiliza a isenção de forma correta”, explica o deputado.

Segundo a justificativa apresentada pelo Estado, a norma passará a ter “critérios mais adequados para a isenção para veículo de propriedade de pessoa com deficiência”. Só em 2019, foram concedidas 304,5 mil isenções de IPVA para condutores PcD. 

“Alterar esse procedimento irá causar um grande retrocesso na questão da inclusão social. O Poder Público tem o papel primordial de integrar, e não de afastar a pessoa com deficiência”, conclui Thiago.

O Arquipélago da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, reúne muitas características que encantam os turistas. Mais que isso, no entanto, os viajantes descobrem nas paisagens e atrações incríveis um verdadeiro paraíso, e acabam perdidamente apaixonados. Confira abaixo sete motivos para amar essa região de Portugal.

  1. Floresta Laurissilva

Esta floresta é um bioma rico e único no mundo, assim como a Floresta Amazônica no Brasil. Este ecossistema está espalhado por várias ilhas da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde), possuindo maior território na Madeira. Com natureza exuberante e paisagens inesquecíveis, a Laurissilva é absolutamente deslumbrante.

  1. Levadas

Os colonizadores da Madeira construíram, há mais de quatro séculos, canais de irrigação que levavam água do norte de seu território para o sul. Eles marcam os cenários madeirenses, formando caminhos belíssimos em meio à vegetação nativa, onde se pode relaxar, entrar em contato com a natureza e fazer longas e agradáveis caminhadas.

  1. Gastronomia

As refeições na Madeira são verdadeiros banquetes, com iguarias de dar água na boca. Isso porque a cozinha local é criativa e deliciosa, focada principalmente nos produtos do mar, além de temperos e frutas nativas. Entre os pratos que todo viajante deve provar no destino estão as lapas, um tipo de molusco, a espetada, que é o churrasco madeirense, e o saboroso peixe-espada-preto.

  1. Fajã dos Padres

Situado na costa sul da ilha, a Fajã dos Padres é um verdadeiro tesouro: maravilhoso e bem escondido. É uma pequena extensão de terra à beira-mar junto a uma rocha, que forma um oásis acessível apenas por barco ou teleférico. Mesmo com uma área reduzida, reúne um pouco de tudo que a ilha tem de bom: praia, natureza, casas para se hospedar e restaurante.

  1. Praias

Para completar o conjunto de cenários fascinantes, há as belas praias do arquipélago. Além de sua ilha principal, a Madeira conta com outra ilha habitada: Porto Santo, que conta com praias de areia dourada e água bem azul. Já na Ilha da Madeira, os viajantes encontram praias de cascalho ou areia escura com água transparente, além de piscinas naturais de tirar o fôlego.

  1. Cenários

Se você pensa que floresta, levadas e praias resumem o que se pode ver na Ilha da Madeira, está enganado. O destino conta também com montanhas, vinhedos, vilas charmosas e uma capital com um bonito centro histórico. O conjunto é belíssimo, e ainda há diversos mirantes em toda a ilha, de onde é possível admirar vistas panorâmicas sem igual.

  1. Hotéis

A Madeira conta com hotelaria de primeira, e isso deixa qualquer viagem muito melhor. Diversos hotéis têm quartos espaçosos e bem decorados, restaurantes deliciosos, piscina, spa e acesso ao mar. Dos mais charmosos aos grandes resorts luxuosos, não vai faltar um bom lugar para dormir com muito conforto.

 


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