28 Apr 2024

O diretor Institucional da Scania Latin America, Gustavo Bonini, em entrevista exclusiva, revelou como a empresa enfrenta os desdobramentos da crise sanitária e que mesmo diante da pandemia os investimentos de R$ 1,4 bilhão, entre 2021 e 2024, foram mantidos pela Scania. Além disso, contou que a fábrica de São Bernardo é a primeira unidade fora da Suécia e a única a fabricar veículos completos. “Estamos prestes a completar 65 anos no país (2022), dos quais seis décadas instalados às margens da rodovia Anchieta, onde continuamos ampliando e atualizando nossas operações”, disse. Confira. 

 

FOLHA DO ABC - Como a Scania tem enfrentado os desafios da pandemia, principalmente em relação à produtividade, devido ao período de paralisação das atividades?

Gustavo Bonini - É uma crise sanitária sem precedentes que ainda nos demanda muita habilidade de adaptação e ampliação da nossa capacidade de lidar com incertezas. Apesar do setor ter se recuperado da queda no início da pandemia, quando a economia foi abruptamente impactada, ainda há a necessidade de mantermos a estabilidade na cadeia de suprimento e a expectativa que outros setores se recuperem economicamente.

 Vale ressaltear que continuamos focados nos cuidados de nossos colaboradores desde o início da pandemia. A Scania foi a última montadora a interromper as operações em marco de 2020 e primeira a retornar, após 5 semanas, com rigorosos protocolos de segurança que são mantidos e melhorados diariamente em nossas operações.

 

FOLHA - Os investimentos anunciados, anteriormente, têm sido mantidos? Quais são as próximas etapas? Há previsão de novos aportes?

Bonini - O aporte de R$ 2,6 bilhões (2016 – 2020) foi concluído no ano passado. O investimento foi dedicado à introdução de uma nova geração de caminhões na América Latina e à ampliação de nossas operações industriais na cidade, como a construção de uma nova fábrica de pintura de cabinas no parque industrial, referência mundial nos conceitos de Indústria 4.0. 

Um novo ciclo de investimento de R$ 1,4 bilhão, entre 2021 e 2024, foi anunciado e mantido pela Scania, mesmo diante da pandemia. O aporte está sendo utilizado para a contínua modernização da fábrica e para as demais operações da empresa no país, com foco em novas tecnologias, digitalização e para o desenvolvimento local de produtos, como os caminhões movidos a gás (GNV ou biometano), que começaram ser produzir no país no início de 2020. O investimento também contempla a introdução do novo padrão de emissões do Proconve P8 – equivalente ao Euro 6 da Europa – que entra em vigor em 2022 para novos modelos e em 2023 para todos os veículos.

 A Scania está há 64 anos no Brasil e continuamente mantém os ciclos de investimentos no país, acompanhando o desenvolvimento global da empresa e do mercado latino-americano. Devido ao nosso sistema de produção global, a regularidade nos investimentos nos permite ter uma planta competitiva dentro do próprio grupo, ou seja, conseguimos flexibilizar a produção e exportar a partir da unidade brasileira para qualquer continente. Isso nos ajuda a superar momentos de instabilidade. Acreditamos no país e estamos otimistas para uma retomada, mas com certa cautela, acompanhando os desdobramentos da pandemia.

 

FOLHA - Em São Bernardo, as instalações atuais da fábrica foram inauguradas no ano de 1962. Qual a importância desta unidade fabril para a Scania, e do novo centro logístico? Qual a representatividade da fábrica de São Bernardo em volume de produção e vendas para a Scania?

Bonini - A cidade de São Bernardo do Campo faz parte da história da Scania no Brasil e no mundo, não é à toa que é a primeira unidade fora da Suécia e única a fabricar veículos completos, “de para-choque a para-choque”. Estamos prestes a completar 65 anos no país (2022), dos quais seis décadas instalados às margens da rodovia Anchieta, onde continuamos ampliando e atualizando nossas operações.

 A nossa fábrica é um hub de exportação para os diversos países da América Latina, Ásia, África e parte da Europa. Isso nos permite ser competitivos e manter bons níveis de produção quando há oscilação no mercado interno. O novo Centro Logístico está operando desde o início do ano, quando migramos de Mauá para São Bernardo do Campo, em uma grande operação que nos dará mais eficiência logística.

 

FOLHA - Qual o presente que a Scania gostaria de dar à São Bernardo, neste aniversário de 468 anos?

Bonini - A Scania reafirma seu compromisso com a cidade e com a região, mantendo investimentos e ampliando suas operações, o que demonstra a confiança em uma cidade que faz parte do crescimento e do desenvolvimento da Scania no Brasil.

É um orgulho imenso fazermos parte da história da cidade e sermos uma empresa são-bernardense.  Parabéns, São Bernardo do Campo. E parabéns a todos os são-bernardenses.

Mesmo com a pandemia, a BASF continuou implementando a estratégia global focada nos clientes e suas necessidades, afirmou o diretor da divisão de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul, Marcos Fernandes. “A BASF uniu esforços para continuar com a produção de seu portfólio com mais de 60 mil itens”, disse. Em 2020, as vendas da empresa na América do Sul totalizaram € 3,5 bilhões e no Brasil € 2,6 bilhões.  Em 2020, o volume comercializado do segmento cresceu 9,6%, apontou. Confira.

 

FOLHA DO ABC - Como a BASF tem enfrentado os desafios impostos pela pandemia e como tem se preparado para período pós-pandemia?

Marcos Fernandes - Desde o início de 2020, o bem-estar dos nossos colaboradores e o abastecimento dos nossos clientes foram as maiores prioridades da empresa, além de apoiar as comunidades onde estamos instalados. Assim, apesar dos desafios causados pela pandemia, a BASF continuou implementando com sucesso nossa estratégia global focada nos clientes e suas necessidades. Produzimos soluções químicas para atender diversos mercados e, diante disso, conseguimos garantir o abastecimento dos clientes que atuam nos segmentos essenciais, como higiene e limpeza, nutrição, saúde e alimentação. 

A implementação de soluções digitais também foi acelerada neste período, garantindo que as operações da BASF continuassem funcionando. Em sua trajetória de 110 anos no mercado brasileiro, a empresa sempre reforçou seus investimentos estratégicos em inovação, pesquisa e desenvolvimento. A BASF investiu não apenas na digitalização, mas na adequação da infraestrutura necessária para seguir operando com muito mais profissionais trabalhando em casa. O meio digital aumentou exponencialmente as oportunidades da BASF, reforçou o compromisso de parceria com os clientes e simplificou processos. 

Estamos sempre investindo em melhoria contínua dos nossos processos, a fim de reduzir consumos de matérias-primas e utilidades, bem como reduzindo resíduos e efluentes para tornar a empresa cada vez mais sustentável. Continuaremos atentos às tendências para atender nossos clientes com agilidade, incluindo apoiá-los no desenvolvimento de soluções inovadoras que ajudem a sociedade para um futuro sustentável.

FOLHA - A empresa já retomou os investimentos? Estão previstas melhorias ou lançamentos para os próximos meses?

Fernandes - Mesmo durante a pandemia, a BASF uniu esforços para continuar com a produção de seu portfólio com mais de 60 mil itens. A empresa está inserida no cotidiano das pessoas desde os primeiros minutos do dia: do colchão aos produtos de cuidados pessoais e domésticos, medicamentos ou nos diversos bens de consumo. Está presente na construção e decoração com diversos produtos, como as tintas decorativas Suvinil e Glasu!. Na indústria automotiva, energia e recursos. Na alimentação, garantindo alta qualidade e segurança, com as sementes e soluções para a Agricultura, na pecuária sustentável e na nutrição humana para promover uma vida mais saudável. Em 2020, por exemplo, as vendas da BASF na América do Sul totalizaram € 3,5 bilhões e no Brasil € 2,6 bilhões. 

Exemplo de lançamento recente é a Glasu! Com um histórico de mais de 20 anos de atuação no mercado de tintas decorativas no Brasil, a antiga Glasurit, em 2021, ganhou novo nome e identidade visual, a Glasu!. Reformulada, com base em estudos e pesquisas de mercado, a marca vem acompanhando os movimentos e mudanças do comportamento do consumidor, oferecendo soluções para tornar a pintura mais confiável e econômica. Na BASF, seguimos focados na execução da nossa estratégia que coloca os clientes e suas necessidades no centro de tudo o que fazemos.

FOLHA - Qual a importância e a representatividade das unidades produtivas do Complexo Industrial de Tintas e Vernizes da BASF em São Bernardo, em nível de produção e porcentagem no faturamento para a BASF?

Fernandes - O ano de 2021 é especial para a BASF, pois além de completar 110 anos no Brasil, também comemoramos os 70 anos de Complexo Industrial de Tintas e Vernizes, localizado no bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo, onde são produzidas tintas automotivas e tintas decorativas das marcas Suvinil e Glasu!. Em 2021, também comemoramos os 60 anos da marca Suvinil, que com uma linha completa de produtos para pintar paredes, pisos, tetos, azulejos, madeiras, metais e outras superfícies, estimula a renovação e transformação das histórias por meio do uso de tintas e energia das cores, além dos 10 anos da iniciativa Demarchi + Ecoeficiente, que mede e otimiza os processos de produção de tintas na fábrica de São Bernardo do Campo. 

Em 2020, o volume comercializado do segmento pela BASF cresceu 9,6%, refletindo o aumento de consumo de materiais de construção resultante do auxílio-emergencial, assim como melhorias para as residências buscadas por pessoas que passaram a trabalhar de casa.

Em São Bernardo do Campo, também atuamos com a unidade de materiais de performance Batistini, onde são produzidas soluções de plásticos de engenharia, como as poliamidas e mantemos um laboratório de P&D para testes de alta performance e desenvolvimento de novas soluções, e a Fundação Espaço ECO, consultoria de sustentabilidade instituída e mantida pela BASF desde 2005.

FOLHA -   Se a BASF pudesse presentear seus colaboradores e os munícipes de São Bernardo, neste aniversário de 468 anos, qual seria o presente?

Fernandes - O propósito da BASF é criar química para um futuro sustentável. E gostamos de lembrar que essa química está presente nas moléculas, nos nossos produtos e serviços químicos, mas também nas conexões entre as pessoas, no sentido de criar uma boa química, boas relações com nossos clientes, fornecedores, colaboradores e a sociedade.  A partir dessa visão é possível entender que, somente juntos, criaremos esse futuro mais sustentável. Por isso, sobretudo neste momento de pandemia, acreditamos que é fundamental a colaboração entre empresas, governos e a sociedade para superar os desafios.

Acredito que estamos fazendo isso em São Bernardo do Campo.  Um exemplo são os projetos selecionados e apoiados por meio do Edital Conectar para Transformar que apoiamos na cidade e que têm como foco a empregabilidade, educação ambiental e proteção dos recursos naturais e da biodiversidade, contribuindo assim para o desenvolvimento das regiões onde estamos presentes.

Última modificação em Sexta, 20 Agosto 2021 08:26

A Rede Accor, segundo o gerente geral da Rede Accor, Humberto Bueno, revelou, em entrevista exclusiva, além de ter adotado protocolos de segurança e higiene especiais durante a pandemia, lançou produtos ligados ao novo momento, como por exemplo, o Room Office, apartamentos transformados em escritórios com locação diária e o WOJO, novo conceito de coworking que oferece um espaço para trabalhar nas áreas sociais dos hotéis. A Accor também está desenvolvendo um novo equipamento para Eventos. “Terá uma localização privilegiada e transitará desde eventos corporativos a eventos sociais, entregando futuramente uma oferta completa de hospedagem, eventos e gastronomia”, disse Bueno. Confira.

 

FOLHA DO ABC- Desde o início da pandemia, o setor de hotelaria foi um dos mais afetados. Principalmente, os hotéis voltados ao business travel. Como a Rede Accor tem enfrentado esse desafio?

Humberto Bueno- Durante o período de pandemia, desenvolvemos Novos Protocolos de Segurança e Higiene, que são auditados pela Bureau Veritas, Órgão de Certificação Internacional, visando oferecer aos nossos hóspedes, colaboradores e fornecedores, a segurança e tranquilidade na utilização dos nossos serviços. Lançamos diversos produtos que estão diretamente ligados ao novo momento, como por exemplo, o Room Office (apartamentos transformados em escritórios com locação diária); WOJO novo conceito de coworking que oferece um espaço para trabalhar nas áreas sociais dos hotéis, uma sala de trabalho compartilhada ou uma sala privativa com todos os serviços de hotelaria; adequação das ofertas de hospedagem para os novos “digital workers ou digital nômades” que une a comodidade da residência com o Home Office, bem como, outros serviços como Self-storage e Dark Kitchen (cozinha compartilhada para vários conceitos de gastronomia). 

 

FOLHA- A pandemia atrapalhou os planos de melhorias e novos investimentos? Foram mantidos ou readequados?

Bueno- A pandemia acelerou alguns projetos, como descrevemos acima, e outros, principalmente ligados a eventos e gastronomia, foram readequados e tiveram seu cronograma revisados. Atualmente, estamos revisitando todos esses projetos para que até o final do ano possamos lançá-los no mercado. Aguardem novidades.

 

FOLHA- Quais são os atrativos e novidades dos Hotéis Accor em São Bernardo para intensificar a volta dos hóspedes, nesta retomada segura do Plano SP? Qual o perfil dos hóspedes?

Bueno- Recentemente, no primeiro trimestre reabrimos o Hotel Adagio que possui um perfil de Long Stay e já conta uma ocupação que corresponde a cerca de 50% do período pré-pandemia. Para este empreendimento, temos pacotes especiais para moradia com serviços pay-per view, onde o cliente (morador) escolhe os serviços que mais lhe convém, como café da manhã, arrumação, troca de enxoval, disponibilidade de louças e utensílios, lavanderia e estacionamento. A facilidade é que esse tipo de locação, neste momento de incerteza que ainda estamos enfrentando, não requer um Contrato de Locação de longo prazo e o cliente faz a renovação a cada período escolhido, seja, mensal, trimestral ou semestral, bem como, possui alguns serviços inclusos, como condomínio, internet de alta velocidade e TV por assinatura, dispensando uma contratação direta e pagamento individual. Especificamente, no mês de Junho, reabrimos o Hotel Ibis Budget, um produto super econômico e uma identidade mais jovial, para quem prefere ter a garantia de um hotel novo com um custo que cabe no bolso.

 

FOLHA- São Bernardo completa 468 anos. Qual a importância do município para os Hotéis Accor e qual o presente que o hotel gostaria de dar à cidade?

Bueno- São Bernardo do Campo é uma cidade estratégica para a Rede Accor, aqui podemos transitar por vários segmentos de Turismo, desde o corporativo (business), passando pelo Turismo Industrial, que elevou a cidade de São Bernardo ao patamar de Município de Interesse Turístico, Turismo de Lazer, Turismo Gastronômico, Turismo de Aventura, Turismo Religioso, Turismo Esportivo e Turismo Cultural. Fazemos parte do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo e em conjunto com a Prefeitura de São Bernardo, através da Secretaria de Turismo, trabalhamos ativamente para desenvolver cada segmento do Turismo e não mediremos esforços para colocar o nome de São Bernardo dentro dos principais roteiros, através da nossa capacidade de promoção do Destino, bem como, da nossa capilaridade em todo o território nacional e internacional. Como presente para a cidade, estamos desenvolvendo um novo equipamento para Eventos, que terá uma localização privilegiada e transitará desde eventos corporativos a eventos sociais, entregando futuramente uma oferta completa de hospedagem, eventos e gastronomia.

 

Ribeirão Pires está há 22 dias sem óbitos por Covid-19 na rede municipal de saúde. A última morte foi registrada no dia 26 de julho, ainda no Hospital de Campanha, que atualmente está desmobilizado.

Para Antônio Carlos André de Castro, médico responsável pelo atendimento de casos de Covid na cidade, a queda dos óbitos está diretamente relacionada ao avanço da imunização na cidade. “Conforme aumenta o número de vacinados, consequentemente cai o número de doentes, internados e óbitos”, explica o médico.

Ribeirão Pires registra hoje um dos menores índices de ocupação de leitos destinados a pacientes acometidos pela Covid. Em todo o município, são oito pacientes internados, considerando rede pública e particular. Na terça (17), a cidade teve o menor índice de ocupação, com apenas seis pacientes.

A Prefeitura de São Bernardo inicia, nesta quinta (19), a vacinação de jovens de 12 a 15 anos contra a Covid-19. Estão contemplados todos desta faixa etária com deficiência, comorbidades, gestantes e puérperas. O cadastro e agendamento para o recebimento das doses são obrigatórios e já estão disponíveis no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/coronavírus) e no APP SBC na Palma da Mão. Também é necessário preencher os dados no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado, para agilizar o atendimento no dia da aplicação.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, explicou que o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Bernardo junto ao público jovem é fundamental para a retomada da rotina com segurança no ambiente escolar e demais atividades do cotidiano da cidade. “Estamos cumprindo mais um importante passo, ampliando a cobertura vacinal dos jovens, desta vez até 12 anos. O que nos deixa ainda mais seguros de um retorno das aulas presenciais, especialmente, neste momento em que a ocupação dos leitos segue em declínio. Toda etapa é uma vitória neste processo de retomada das atividades”, disse.

A Prefeitura disponibiliza seis postos avançados de vacinação contra a Covid-19 espalhados pelo município, com funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 17h. São eles: Drive-thru do Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro), Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta), Ginásio Poliesportivo do Jardim das Orquídeas (Estrada do Poney Club, 90, Alvarenga), Ginásio Poliesportivo do Riacho Grande (Rua Marcílo Conrado, 210, Riacho Grande), Centro Esportivo do Jardim Lavínia (Avenida Capitão Casa, 1.500, Jardim Lavínia) e Ginásio Poliesportivo do Crec Vila São Pedro (Ruas Tiradentes, 1845, e Santo Antônio, 300).

DEMAIS GRUPOS – A vacinação dos jovens de 16 e 17 anos com deficiência, comorbidades, gestantes e puérperas segue no município, bem como os demais grupos já contemplados no Plano Estadual de Imunização. “Todas as pessoas das faixas etárias podem entrar no site e fazer o agendamento para tomar a vacina. Assim como as pessoas que já estão no momento de tomar a segunda dose, não deixem de comparecer para o reforço”, completou Geraldo Reple Sobrinho, secretário de Saúde do município.

Última modificação em Quinta, 19 Agosto 2021 09:44

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitou o pedido do Instituto Butantan para o uso da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos.

Em reunião extraordinária, realizada na quarta (18), a diretoria colegiada da agência avaliou que, com as informações apresentadas pelo Butantan, não é possível concluir sobre a eficácia e a segurança da dose nessa faixa etária.

“Os dados de imunogenicidade deixam incertezas sobre a duração da proteção conferida pelo imunizante”, informou a Anvisa, por meio de nota.

De acordo com a agência, o perfil de segurança da vacina também não permite concluir quais os riscos para crianças e adolescentes – em grande parte, devido ao número considerado insuficiente de participantes nos estudos.

“Faltaram ainda dados que considerassem a vacinação em faixas etárias específicas. Também não é conhecida a eficácia ou a capacidade de indução de resposta imune pela vacina em crianças com comorbidades e imunossuprimidas.”

Para prosseguir com a solicitação de inclusão da faixa etária de 3 a 17 anos, o Butantan, segundo a Anvisa, precisa apresentar informações pendentes e submeter um novo pedido à agência.

A CoronaVac recebeu autorização temporária de uso de emergencial por parte da Anvisa em janeiro. A aprovação das doses sob essa condição permanece enquanto perdurar a situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia de covid-19 no Brasil.

Atualmente, a vacina da Pfizer é a única aprovada para crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. Já a farmacêutica Janssen, que oferece imunização contra a doença em dose única, recebeu autorização para a condução de estudos com menores de 18 anos no Brasil.

Terceira dose

Durante a reunião extraordinária, a diretoria colegiada da Anvisa decidiu recomendar ao Ministério da Saúde que considere a possibilidade de indicar uma dose de reforço, em caráter experimental, para grupos que receberam duas doses da CoronaVac, priorizando pacientes imunossuprimidos e idosos, entre outros.

“A decisão sobre a utilização da dose de reforço ou uma terceira dose deve ser centralizada e coordenada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI)”, destacou a agência. “Antes de avançar nos debates sobre doses adicionais, porém, é preciso alertar para a necessidade de ampliação e integralidade da cobertura vacinal a todos os cidadãos aptos”.

Até o momento, a Anvisa recebeu dois pedidos de autorização para pesquisa clínica a fim de investigar os efeitos de uma dose adicional da vacina contra a covid-19 – um da Pfizer e um da Astrazeneca.

Dados de imunogenicidade

A diretoria colegiada da Anvisa recomendou ainda que o Butantan apresente dados complementares de imunogenicidade, importantes para avaliar a capacidade da CoronaVac de estimular a produção de anticorpos no organismo, além de verificar por quanto tempo essas moléculas permanecem ativas.

“Embora a CoronaVac tenha demonstrado proteção significativa contra a hospitalização por covid-19 e óbitos pela doença, a prevalência de diferentes variantes do coronavírus ao longo do tempo e em locais diferentes pode impactar potencialmente a eficácia observada em ensaios clínicos”, destacou a agência. (Agência Brasil)


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