Política

Em São Bernardo, Morando vence com 59,94% dos votos

O candidato Orlando Morando (PSDB) foi eleito prefeito de São Bernardo, com 213.661 votos (59,94%); seu adversário, Alex Manente (PPS) teve 142.817 dos votos (40,06%). Foram 24.766 votos brancos, 82.020 nulos num total de 356.478 votos válidos. O índice de abstenção foi de 24,28%.

Cerca de 5000 pessoas fizeram parte da festa da vitória tucana, que foi realizada no comitê central da Avenida Faria Lima. Na chegada de Morando, foi tocado o tema da vitória, o jingle ‘Orlando Trabalhador’, além de queima de fogos de artifício. 

Esta é a primeira vez que Morando assumirá a prefeitura, embora tenha sido candidato também em 2008. Ao pronunciar suas primeiras palavras do discurso como prefeito eleito, Orlando fez uma pergunta ao público que comemorava a vitória junto dele. “Vocês acreditam se eu falar que hoje é um dos dias mais felizes da minha vida? Este grito de vitória estava entalado em minha garganta há 8 anos”.

“Política não é um instrumento da simples disputa e da vaidade. É a formatação de um projeto, no qual o principal ator é a população. Em 2008, eu disputei. Fiz um bom combate. Perdi a eleição para o Lula, que veio à cidade seis vezes. Em 2012 não tínhamos um projeto concreto, não tinha o controle do partido. Agora, não. Foi tudo diferente. Montamos um projeto forte que claramente deixou a população de São Bernardo ao nosso lado”, explicou.

Todas as pesquisas já apontavam uma possível vitória de Orlando Morando. A conquista é também do vereador Marcelo Lima (SD), como novo vice-prefeito. No primeiro turno, Morando recebeu 169.310 votos (45,07%), contra 106.726 votos (28,41%) de Alex, e 84.768 adesões (22,57%) de Tarcísio. “Sabia das dificuldades e dos desafios desta eleição, mas o tempo todo conduzimos nossa campanha com propostas, humildemente falando a verdade e com a população de São Bernardo ao nosso lado. Não foi diferente neste segundo turno, trabalhamos como se estivéssemos iniciando a campanha. E graças a Deus foi possível ganhar e dar um novo projeto para São Bernardo”, agradeceu Orlando.

No discurso, o tucano reiterou seus compromissos de campanha como a contratação de 300 novos médicos e a merenda de prato cheio para a criançada. “A disputa já acabou, a reposta foi dada pelo povo nas urnas, que escolheu o melhor Plano de Governo. Levamos à população de São Bernardo soluções que serão exigidas do prefeito, da administração e do governo. Estou confiante, o sentimento que colhemos na rua, em especial nesta última semana, é pela mudança. A sociedade não quer nem o PT nem aliados do PT no governo”, ponderou Morando.

Com Orlando prefeito, São Bernardo vai ganhar muito mais. “Vamos retomar o crescimento econômico e a geração de empregos e fazer com que a nossa cidade volte a ser a terra das oportunidades”, disse.

 Orlando já mostrou que sabe fazer, e vai fazer mais pela nossa saúde, contratando médicos, agilizando a realização de consultas e exames e disponibilizando remédios nas unidades. Orlando vai retomar as obras paradas e fazer São Bernardo acelerar, porque só quem conhece a verdadeira força do trabalho pode conduzir uma cidade do tamanho de São Bernardo.