A Prefeitura de São Bernardo promove neste sábado (27), em parceria com a Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), um drive-thru sustentável que visa incentivar o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. A iniciativa será realizada das 10h às 17h no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta).
Dentro do formato de drive-thru, o descarte dos resíduos se dará sem a necessidade de sair do veículo. O ponto de recebimento dos materiais ficará instalado na área externa inferior do ginásio. Durante o evento, os moradores terão a oportunidade de encaminhar à reciclagem eletroeletrônicos que não têm mais utilidade, em desuso, como computador, televisão, impressora, telefone, celular e carregador, além de equipamentos eletrodomésticos, a exemplo de fogão, geladeira, máquina de lavar, micro-ondas, entre outros produtos.
“A ação representa um importante instrumento de implementação da responsabilidade compartilhada. Será oferecido aos cidadãos a oportunidade de descartar corretamente seus equipamentos, contribuindo para a proteção do meio ambiente e redução dos impactos negativos. Por tais motivos, esperamos contar também com a participação da sociedade civil neste trabalho de conscientização e criação de novos pontos de entrega”, sustentou a secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal de São Bernardo, dra. Regina Célia Damasceno.
O evento marca o início da cooperação entre a Prefeitura e a Abree, em conjunto com a Fundação do ABC (FUABC). Mediante a parceria firmada em São Bernardo, serão 5 novos pontos fixos de recebimento que estarão disponíveis para a população, sendo quatro em unidades de saúde da cidade (Hospital Anchieta, Hospital de Clínicas, Hospital de Urgência e Hospital da Mulher), além de um Golden Square Shopping. Ao todo, há 32 pontos da Abree distribuídos no Estado de São Paulo.
PONTOS DISPONÍVEIS – Para aqueles que não puderem participar da ação, é possível descartar esses resíduos nos coletores permanentes, inclusive, gradativamente, nos novos pontos do município, viabilizados por meio da cooperação. O site da associação (https://abree.org.br/pontos-
Foto: Gabriel Inamine