58 redes de varejo já faturam bilhões
As redes brasileiras de varejo aumentam, a cada ano, o número de empresas que cresce em ritmo acelerado. O resultado é que essas empresas entram para o fechado clube das que faturam mais de R$ 1 bilhão por ano. Em 2011, 58 redes de lojas tiveram faturamento anual igual ou superior a R$ 1 bilhão. Em 2010, eram 44 companhias, de acordo com o ranking das 100 maiores empresas varejistas nacionais realizado pelo Instituto Brasileiro dos Executivos do Varejo (Ibevar). Para este ano, a expectativa é de que 70 empresas façam parte desse grupo. No ranking, as 12 primeiras redes varejistas em faturamento: 1) Pão de Açúcar, R$ 48,59 bilhões; 2) Carrefour, R$ 28,83 bi; 3) Walmart Brasil, R$ 23,46 bi; 4) Lojas Americanas, R$ 10,20 bi; 5) Máquinas de Vendas, R$ 7,20 bi; 6) Cencosud, R$ 6,23 bi; 7) Makro, R$ 5,65 bi; 8) O Boticário, R$ 5,50 bi; 9) Magazine Luiza, R$ 5,27 bi; 10) Raia Drogasil, R$ 4,67 bi; 11) Drogarias Pacheco e SP, R$ 4,45 bi e 12) C&A, R$ 3,84 bi.