Consumidor, com inflação e dívida,
muda hábitos nos supermercados
O consumidor, por causa da inflação e dívida, está mudando seus hábitos nas compras realizadas nos supermercados, de acordo com a Apas (Associação Paulista dos Supermercados). Assim, o consumidor, agora, planeja mais as suas compras porque não pretende retirar do carrinho os produtos considerados, nos bons tempos, de alta da renda. Na compra do mês, a preferência é para embalagens econômicas e também para as marcas de produtos mais baratas. Contudo, o presidente da Apas, João Galassi, para a mídia, declarou que "a prioridade do consumidor é manter o seu bem-estar. Para isso, ele pode mudar alguns hábitos". O cliente, por sua vez, ainda não deixou de comprar nenhum item por causa da inflação nos supermercados, que pode ficar em 7% neste ano, segundo previsão da Apas. O total de idas aos supermercados baixou de 170, em 2012, para 156 em 2013. As indústrias também estão se adaptando às mudanças. Uma pesquisa da Nielsen revela que as opções de embalagens econômicas aumentaram em 60% nas 20 categorias com maior valor de venda.