Sites de compras coletivas:
20% já saíram do ar
Dos mais de 1.200 portais de compras coletivas em operação, no final do ano passado, cerca de 250 (cerca de 20%) já estão fora do ar. Apesar de o índice estar dentro da média de mortalidade de pequenas empresas, o grande motivo para muitos empresários terem fracassado, foi a ideia que sites de compras coletivas são operações simples de comandar.
Dificilmente consegue sobreviver quem não tem força nas vendas para garantir as ofertas, posto que o modelo de compras coletivas é baseado nas parcerias com lojas, restaurantes, clínicas de estética, etc. Além disso, o alto custo de pessoal faz com que a margem de lucro seja baixíssima nos portais de compra. Em alguns casos, nem sequer chegaram no azul.
Atualmente, são 1.080 sites de compras coletivas em operação no Brasil, com faturamento médio de R$ 30 milhões a R$ 50 milhões (líderes). A compra média dos usuários em sites é de R$ 50 e o faturamento por transação é de cerca de R$ 20 a R$ 25.