27 Apr 2024

A BASF foi selecionada pelo Cellforce Group (CFG), joint venture entre a Porsche e a Customcells, como parceira exclusiva de desenvolvimento de células para sua bateria de íon-lítio da próxima geração. Como parte da colaboração, a BASF fornecerá materiais catódicos de alta energia HEDTM NCM para contribuir com células de bateria de alto desempenho para carregamento rápido e elevada densidade energética. O Cellforce Group, com sede em Tübingen, Alemanha, produzirá a bateria de alto desempenho. Espera-se que sua planta de produção de baterias comece a operar em 2024 com uma capacidade inicial de pelo menos 100 MWh por ano, abastecendo 1.000 veículos de automobilismo e de alto desempenho.

Como fornecedor líder mundial de materiais catódicos de alto desempenho com uma forte rede de P&D, a BASF está perfeitamente posicionada para trabalhar com os parceiros e contribuir para uma economia circular. Com suas fábricas de materiais catódicos precursores em Harjavalta, Finlândia, e de materiais catódicos em Schwarzheide, Alemanha, a BASF será capaz de fornecer materiais para baterias com um excelente recorde de sustentabilidade para o suprimento responsável e confiável de matérias-primas, visando a menor pegada de carbono ao longo da cadeia de suprimentos em 2022. Para fechar o ciclo, os resíduos de produção da futura fábrica de baterias no Cellforce Group serão reciclados na fábrica de protótipos da BASF para serem usados na reciclagem de baterias em Schwarzheide, Alemanha. Lítio, níquel, cobalto e manganês serão reciclados em um processo hidrometalúrgico e reintroduzidos no processo de produção da BASF para materiais catódicos ativos.

“Estamos ansiosos pela colaboração com a Porsche e o Cellforce Group para desenvolvermos futuras baterias de alto desempenho para os veículos elétricos e trabalharmos juntos em direção ao nosso objetivo comum de mobilidade sustentável,” diz Markus Kamieth, membro da Diretoria Executiva da BASF SE. “Os materiais catódicos ativos da BASF serão adaptados às necessidades específicas da Porsche, alavancando nossas fortes capacidades de P&D. Além disso, eles terão um impacto de baixo CO₂, líder de mercado, graças ao nosso eficiente processo de fabricação, à elevada percentagem de energia renovável, à integração a montante nas principais matérias-primas, e também, à curta rota de transporte ao longo da cadeia de valor. Com a reciclagem das baterias, podemos garantir que materiais valiosos sejam mantidos no ciclo de produção e reduzir ainda mais a pegada de CO2 de nossos materiais catódicos em um total esperado de até 60%.”

“Como fabricante de automóveis, a Porsche pretende ser neutra em relação a CO2 em seu balanço geral até 2030. Neste sentido, uma baixa pegada de CO2, reciclagem em circuito fechado e sustentabilidade estão cada vez mais em primeiro plano,” diz Michael Steiner, membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG. “A cooperação com a BASF é uma situação vantajosa para todas as partes envolvidas. Fontes europeias de níquel e cobalto, segurança de suprimento associada e curtas rotas de transporte de Schwarzheide à Baden-Württemberg, na Alemanha, foram todos argumentos importantes para a decisão de trabalhar com a BASF. As células da bateria, especialmente os materiais catódicos ativos, estão no centro das considerações aqui. Estamos muito satisfeitos por, junto com a BASF, estarmos trazendo uma tecnologia de células ecologicamente correta para a produção em série.”

“Com sua profunda experiência em materiais catódicos ativos, a BASF nos apoia em uma área central do desenvolvimento de células,” acrescenta Markus Gräf, Diretor Executivo do Cellforce Group. “Os materiais catódicos ativos mostram estabilidades de ciclo muito altas desde o início e são particularmente bons no carregamento rápido. Estas são exatamente as propriedades que o Cellforce estava procurando. A BASF também está muito empenhada em adaptar os materiais catódicos ativos aos requisitos dos ânodos de silício da próxima geração. E também na área de produção, desenvolvemos em conjunto com a BASF um conceito de como os resíduos de produção gerados nas diversas áreas podem ser coletados e devolvidos à reciclagem em circuito fechado. Isso economiza custos, preserva recursos e também, o meio ambiente.”

Uma nova e forte massa de ar polar causará queda na temperatura a partir da metade da próxima semana na capital paulista, de acordo com análises do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura de São Paulo. Após dias ensolarados e secos, proporcionando até mesmo sensação de calor na cidade, o tempo deve mudar a partir de quarta-feira, inclusive com possibilidade de chuva. Segundo os meteorologistas, para quarta-feira, a mínima prevista é de 8°C e a máxima de 16°C.

Já na quinta (29), de acordo com o meteorologista do CGE Thomaz Garcia, o sistema frontal se afasta, permitindo a entrada da terceira e mais forte massa de ar polar deste inverno, o que vai proporcionar intensa sensação de frio para os paulistanos.

“Há potencial para novos recordes de frio, inclusive com chance de temperatura negativa nos bairros mais afastados do centro expandido. A mínima prevista é de 5°C e a máxima de apenas 14°C no início da tarde”, disse.

De acordo com as simulações, a menor média da temperatura mínima na cidade deve chegar a 3°C, na madrugada da sexta (30), enquanto a máxima neste dia será de apenas 13°C.

"A tendência é de uma sequência mais prolongada de dias de frio, que deve durar até o fim da primeira semana de agosto. Neste período, teremos as mínimas e as máximas mais baixas do ano, além de uma sensação de frio mais intensa provocada pela ação dos ventos”, afirmou o meteorologista. (Agência Brasil)

O IFECAP, índice da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) registrou alta de 10,91% na confiança do empresário do comércio do estado de São Paulo no mês de julho, quando comparado com junho de 2021.

O Índice Geral registrou 135,26 pontos, na série sem ajuste sazonal. Todos os indicadores se encontram acima dos 100 pontos, o que indica otimismo.

O Índice Momento Atual apresentou alta de 13,64%, na comparação com o mês anterior, registrando 129,15 pontos. O resultado foi influenciado pelas vendas e encomendas, 11,33% (126,46 pontos) e 15,85% (122,51 pontos) acima do verificado em junho de 2021, respectivamente.

A situação geral dos negócios (+13,89%), também melhorou quando comparado com o mês anterior, atingindo 138,49 pontos.

Com o avanço da vacinação, sendo São Paulo o primeiro estado a vacinar (com uma dose) metade da população contra COVID-19, um maior movimento de clientes pôde ser visto nos comércios paulistas. Mas, apesar da recuperação econômica, o desemprego continua em alta, abrindo espaço para a volta dos camelôs na Av. Paulista, Brás e 25 de Março, que aproveitam a passagem de clientes nestas regiões de comércio, trabalho e lazer.

Os resultados do Índice Futuro, que registra as expectativas para os próximos três meses, apresentou alta, na comparação com o mês anterior (+7,45%), registrando 144,42 pontos. Os resultados do Índice Futuro se devem as expectativas de vendas para os próximos três meses, com alta de 9,05% (151,03 pontos), quando comparamos com o mês anterior. As expectativas de encomendas futuras tiveram uma alta de 5,75% (quando comparado com junho de 2021), alçando 137,80 pontos.

De acordo com o comunicado de 21 de julho do Governo do Estado de São Paulo, 288 municípios não apresentaram novas mortes por COVID-19 na última semana, esses dados não só refletem os resultados da vacinação, mas também indicam o caminho para nova flexibilizações. Mesmo com a variante delta, o vice-governador disse que "não há expectativa" de mudar o planejamento de encerrar a atual fase de transição em 31 de julho. As novas medidas melhoram as expectativas dos empresários, que esperam aumento da capacidade de ocupação dos estabelecimentos.

A Ambev, junto com diversos parceiros, produziu 270 mil unidades de um alimento líquido achocolatado à base de malte, adicionado de nutrientes, para doação. A bebida pronta para consumo será doada para famílias assistidas pela CUFA e Gerando Falcões para ajudar na alimentação em comunidades vulneráveis nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Desenvolvida dentro da Ambev após diversos estudos e análises, a bebida é considerada um alimento líquido pronto para o consumo à base de água e malte - ingrediente considerado altamente nutritivo - rico em vitaminas A, B6, D e E, fonte de vitaminas B1 e B2, Cálcio e Magnésio e adicionado de proteína vegetal.

A inovação foi feita em parceria com outras empresas como Tetra Pak, GlobalFruit, Smurfit Kapa, Vogler, MCassab, Tereos e Primeserv, e pode contribuir para complementar a alimentação de algumas famílias que estão em situação de vulnerabilidade.

As doações começam no dia 21 de julho, no Rio de Janeiro, com apoio da CUFA, que fará a entrega em comunidades cariocas. Em SP, as doações devem acontecer a partir do dia 27, com apoio da Gerando Falcões em comunidades da Zona Leste.

Última modificação em Sábado, 24 Julho 2021 17:50

As propostas dos moradores de Diadema ao Plano de Mobilidade Urbana apontam para uma cidade diferente, que seja mais humana – com foco nas pessoas – e que tenha mais áreas de locomoção a pé e de bicicleta, mais calçadões, áreas de lazer e centros de compras sem carros. 

Essa cidade vai ter ciclofaixas seguras nas principais vias e espaços que garantam uma caminhada acessível, sem barreiras nas calçadas e com faixas de pedestres, guias rebaixadas e boa iluminação. E o transporte coletivo será ágil, seguro, confortável e com tarifa social.

A “nova” cidade é o resultado de pesquisa de campo com 654 pessoas, realizada em junho em todas as regiões de Diadema. Foram ouvidas mais mulheres (55%) que homens, a maior parte (58%) com idade entre 20 e 45 anos, e 32% acima de 45 anos. A maioria (61%) usa transporte coletivo e 21% se desloca de carro.

O resultado é ainda mais significativo considerando que cerca de 40% dos deslocamentos são feitos a pé em Diadema, percentual bem acima da média dos municípios metropolitanos. 

Dos entrevistados, um terço anda diariamente, seja em atividade física ou para ir ao trabalho, à escola ou às compras. Com a pandemia, a esse grupo foram incorporados os desempregados e aqueles que preferem economizar o dinheiro da tarifa. Tem ainda aqueles que se deslocam a pé em razão da demora dos ônibus.

A maior dificuldade dos pedestres é o estado das calçadas, que são estreitas, irregulares e com muitas barreiras. Quem se desloca a pé quer mais condições de mobilidade, sem a necessidade de disputar espaços com os carros. E ruas e avenidas com mais sinalização viária horizontal, principalmente faixas de pedestres, e mais guias rebaixadas para as pessoas com mobilidade reduzida.

Diadema não tem um relevo plano, mas, mesmo assim, o deslocamento por bicicleta é uma alternativa para a maioria (53%) dos entrevistados desde que existam ciclovias seguras, bem sinalizadas e com piso acessível. 

A considerar a opinião dos entrevistados, o transporte coletivo sofreria grande reformulação para oferecer um serviço mais rápido – com corredores exclusivos – e um número maior de ônibus com horários regulares para reduzir o intervalo de espera. O aumento na qualidade e na eficiência do serviço, mais uma tarifa em conta e o fim da catraca nos terminais, fariam aumentar o número de usuários.

Para José Evaldo, secretário de Transportes, a consulta popular confirmou o diagnóstico feito pela equipe técnica da necessidade de privilegiar no Plano a mobilidade a pé e de bicicleta. “Diadema estava na contramão das políticas de sustentabilidade e de valoração das pessoas ao desenvolver políticas de estímulo ao uso do transporte por carro. Estamos corrigindo essa rota”, comentou.

O Instituto Olga Kos (IOK), organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, promove uma série de atividades esportivas de forma virtual. Além de corrida e caminhada de rua, há outras modalidades, entre elas bike, vôlei, futebol, patins e artes marciais, reforçando a importância da inclusão. As inscrições ficam abertas até 12/09 pelo site do Ticket Agora. 

Os percursos para corrida ou caminhada de rua, que serão traçados pelos participantes, estão divididos por categorias: Sou + Corrida / Sou + Caminhada (até 5 km), Sou + Corrida (até 10 km) e Sou + Corrida (até 21 km) e as atividades poderão ser registradas, entre 12/07 e 10/09, por meio da plataforma de inscrição do Ticket Agora com direito a certificado de participação. O mesmo procedimento valerá também para os percursos de bike (5 km, 10 km e 21 km).

Desafio — O IOK também está lançando um desafio livre, com percurso de 50 km, que poderá ser planejado e executado da melhor forma pelo participante, em dias alternados ou não, respeitando o limite para registro da atividade, entre 12/07 e 10/09.

#SouOlga+ - Com a proposta de difundir e compartilhar esses momentos marcantes, os participantes de todas as modalidades esportivas terão como opção utilizar a #SouOlga+ criada pelo IOK para tornar o evento ainda mais especial.

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência - O Olga+ foi idealizado de forma multimodal para lembrar esta data importante celebrada no dia 21 de setembro. O IOK tem um histórico promissor na realização de corrida e caminhada de rua, no entanto, por conta da pandemia e pensando em expandir o conceito da inclusão, decidiu ampliar a ação abrindo espaço para outras modalidades esportivas. Assim, será preparada uma atividade especial em alusão a data que marcará o encerramento do evento.


Serviço:

Evento: Olga+
Inscrições: 01/07 a 12/09
Valor: R$ 39,00 em até 3x no cartão mais taxa de inscrição - 50% de desconto para PCD, idoso e estudante.
Kits: Camiseta, sacochila, medalha, squeeze e máscara
Retirada - de 13/09 a 19/09 - Local: Loja do Instituto Olga Kos - Shopping West Plaza - São Paulo/SP - Bloco A - 2º andar
Apoio: Bradesco


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