15 May 2024

José Renato Nalini, reitor da Uniregistral, docente universitário, palestrante, parecerista e Presidente da Academia Paulista de Letras, na sexta (28) de setembro, lançou duas novas obras: “Justiça- Uma Questão de Educação” e outra, a quatro mãos, junto a João Pedro Paro: “Sinônimos e Antônimos do Brasil- Ensaios Sobre o País dos Contrários”, ambos pela editora QuartierLatin. Também, ambas as contracapas foram escritas pelo advogado e professor Gabriel Chalita. O lançamento aconteceu na Livraria da Vila, na Alameda Lorena, em São Paulo. O local permaneceu no maior entre e sai e longa fila para autógrafos.

Daniele Assi, presidente do Rotary Clube São Caetano-Leste, na quarta (25) de setembro, comandou Jantar Festivo em comemoração aos 47 anos de fundação da entidade, com posse do novo sócio Thiago Vinicius Pafundi. Tudo aconteceu na sede do Colégio Eduardo Gomes, em São Caetano.

A  Sabesp  foi  autorizada  pelo  Senado  Federal  a  tomar empréstimos  junto a organizações financeiras internacionais para investir em  obras  do  Projeto  Tietê  e  do programa de ampliação dos serviços de saneamento   e  de  preservação  ambiental.  As  duas  autorizações  foram aprovadas, na quarta (2), pelos senadores, totalizando até US$ 550 milhões que poderão ser captados para o financiamento de obras e ações.

Os  recursos  são  importantes  para que a Companhia invista ainda mais na despoluição  do  principal  rio  do  estado de São Paulo e na melhoria dos serviços de água e esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, dando mais qualidade  de  vida  à  população.  Com a autorização referente ao Projeto Tietê,  a  Sabesp poderá tomar empréstimos de até US$ 300 milhões junto ao Banco  Interamericano  de  Desenvolvimento (BID) para investir em obras da quarta etapa do programa.
Iniciado em 1992, o Projeto Tietê levou coleta e tratamento de esgoto para mais 10 milhões de pessoas na Grande São Paulo, com investimentos de quase US$  3  bilhões  em obras realizadas. Neste período, o índice de coleta de esgoto  na  Região  Metropolitana  de São Paulo passou de 70% para 89% e o tratamento  de esgoto mais que triplicou, saltando de 24% para 78%. Com as obras em andamento, a expectativa é chegar em 2025 com 92% de coleta e 92% de  tratamento,  ampliando  os  serviços  de tratamento de esgoto a mais 7 milhões de pessoas.

Já  a  outra  autorização  aprovada  pelo Senado permite à Companhia tomar empréstimos  de  até  US$ 250 milhões junto ao Banco Mundial (BIRD) para o Programa   Saneamento   Sustentável   e   Inclusivo.  A  iniciativa  prevê investimentos   na   distribuição  de  água  na  RMSP,  principalmente  na substituição  de  redes,  visando  ao  controle  de  perdas, e na coleta e tratamento  de  esgoto  no  entorno  da  represa do Guarapiranga, a fim de contribuir na despoluição do reservatório.

Além disso, haverá ampliação de rede de abastecimento voltada à população de   baixa  renda  pelo  programa  Água  Legal,  a  ação  da  Sabesp  para regularização  de  ligações  de  água  em  regiões de alta vulnerabilidade social,  onde moradores recorrem com frequência a soluções improvisadas de abastecimento.  Estão previstas a execução de cerca de 152 mil ligações de água  e  38  mil de esgoto, além da troca de 850 km de rede de água, o que contribuirá para a redução de perdas na Grande São Paulo.

A   aprovação   de   processos   de   financiamento   junto  a  organismos multilaterais,  como  BID  e BIRD, exige um trabalho complexo e extenso de formatação  dos  projetos,  envolvendo  diferentes  diretorias  e áreas da Sabesp em missões técnicas e institucionais dos bancos com a Companhia. Já a  obtenção  da  garantia da União passa por várias instâncias estaduais e federais,  o que incluiu a aprovação de lei na Assembleia Legislativa para o Estado de São Paulo conceder a contragarantia.

A poliamida semicristalina desenvolvida pela BASF, Ultramid® Vision, foi usada pela primeira vez no interior de um veículo, no módulo regulador da janela de uma fabricante alemã de automóveis. Em comparação às poliamidas opacas, o Ultramid® Vision apresenta uma transmissão de luz muito alta com baixa dispersão da luz. Desse modo, sua aplicação se torna perfeita para o uso em símbolos iluminados em partes externas e internas dos carros.

Precisão – a luz passa sem obstáculos

Além do efeito semitransparente e translúcido, a poliamida ainda possui resistência aos raios UV, altas temperaturas e riscos, tornando o Ultramid® Vision um importante componente onde o controle visual ou design translúcido são necessários.

Em processos de moldagem por injeção com múltiplos componentes, ele pode ser facilmente combinado a outros materiais de poliamida. Isso facilita a produção de componentes multifuncionais com áreas transparentes ou iluminadas – como o regulador de janela demonstrou de forma impressionante.

“No processo de moldagem por injeção 2K, o Ultramid® Vision demonstrou boa aderência à caixa do sensor, feita de poliamida reforçada com fibra de vidro”, explica Rainer Xalter, desenvolvedor de produto na divisão de Materiais de Performance na BASF. “Outro critério de seleção foi a transmissão homogênea de luz. A exigência era permitir a passagem do máximo possível de luz, com alta fidelidade de cor da luz transmitida. O Ultramid® Vision B3K WT15490 apareceu como a solução certa para os símbolos brancos e o Ultramid® Vision B3K DLT UN (DLT = transmissão de luz difusa, UN = incolor, em inglês) para os displays de status vermelhos”, completa.

Como o material pode ser exposto repetidamente aos meios agressivos sem causar danos, como creme solar, agentes de limpeza e solventes, ele é perfeito para sensores ou botões iluminados. A vantagem essencial em relação aos materiais amorfos e transparentes também impressionou a francesa Valeo, especialista em interior. O produto foi desenvolvido em conjunto para a maturidade da produção e agora será usado por uma grande fabricante de carros. “As propriedades do Ultramid® Vision nos chamaram atenção desde o início”, declara Sebastian Laukat, gerente de projeto na Valeo, demonstrando sua satisfação com a poliamida semitransparente e semicristalina da BASF. “O perfil equilibrado em termos de mecânica e processabilidade, junto com a alta resistência a arranhões e estabilidade UV foram, por fim, os fatores decisivos”, finaliza.

Grande versatilidade em cor e design

Além do Ultramid® Vision B3K UN incolor, produtos especialmente equipados com transmissão de luz difusa em alta taxa de transmissão, assim como produtos coloridos segundo a solicitação dos clientes, também podem ser fabricados. Portanto, o portfólio do Ultramid® Vision oferece aos designers e desenvolvedores uma ampla gama de possibilidades para realizar características de design e elementos de iluminação em interiores dos carros. Para mais informações, acesse: www.ultramid-vision.basf.com

Última modificação em Sexta, 04 Outubro 2019 10:22

O Maremonti Trattoria & Pizza do ParkShopping São Caetano promoveu, na quinta (3), Jantar Harmonizado com seleção de pratos do menu para degustação especial. Na ocasião, os convidados puderam degustar como antipasti, Stellina Toscana (massa de pizza napoletana em forma de estrela, tomate, linguiça artesanal moída, mozzarella de búfula e parmesão), harmonizado com Chandon Brut; Tagliatelle al Funghi (molho funghi finalizado com azeite de trufas brancas e grana padano), com vingho Maremonti Rosso Barbera; Baccalà al Forno (posta de bacalhau no azeite com pimentões, cebola, batata al murro, azeitonas pretas e alcaparras), com vinho Maremonti Bianco e de sobremesa, Tortino di Mele (torta de maça com sorvete de creme), junto ao Porto Tawny.

O Maremonti faz parte do MDR Group, também dono da NB Steak. A holding possui 18 unidades, sendo 12 do restaurante Maremonti e 6 do NB Steak. A excelência no preparo dos pratos é a marca registrada do grupo, que tem como proprietário o empresário Arri Coser, também fundador da icônica churrascaria Fogo de Chão.

A primeira unidade do Maremonti surgiu na Riveira de São Lourenço, há 20 anos; e a primeira em São Paulo, há quatro anos. O restaurante reúne pratos de diversas regiões da Itália, com massas, pescados e carnes, elaborados pelos renomados chefs, Romulo Giponi e Pascal Valero, que passam por constantes atualizações na Europa, e que, neste ano, prepararam três novos pratos que já integram o cardápio da rede: Stellina di Funghi; Frégula Sarda e Stracotto di Manzo com Papa al Formaggio.

O grupo também tem investido em novos restaurantes. “Nosso planejamento de expansão neste segundo semestre conta com duas novas unidades da NB Steak, uma em Alphaville e outra em Campinas”, revela Cristina Mantovani, gerente de Comunicação e Marketing.

 

* na foto: Lucas Barboza (gerente regional do Maremonti), Romulo Giponi (chef executivo) e Rouflan Oliveira (gerente da unidade).

Última modificação em Sexta, 04 Outubro 2019 10:10

Para deixar a nova temporada ainda mais colorida, a Arezzo anuncia uma inédita parceria com a Pantone, autoridade em cores mundialmente reconhecida e referência de lifestyle, união que resultou em uma coleção fresh, divertida e a cara da estação.

Nesta collab, a Pantone traz uma cartela de cores ampla e exclusiva para as novas bolsas e sapatos da Arezzo. Os lançamentos são coloridos por sete tons inéditos, além do preto, que ainda ganharam códigos próprios, número que remete ao padrão internacional para especificação e controle da cor.

Os já desejados tênis da marca são a principal sugestão para quem não abre mão do conforto ou prefere o estilo streetwear, e as flats, sandálias e espadrilles acompanham tanto os momentos mais casuais até as situações que pedem por algo mais especial. Os acessórios também já prometem entrar direto para a lista de desejos - as bolsas, mochilas, pochetes e carteiras são práticas e cheias de informação de moda.

Essa explosão de cores é um incentivo para criação de looks charmosos que combinem com o mood alegre e leve da estação mais quente do ano. Muito versáteis, as cores podem ser combinadas entre si, fazendo as vezes de protagonista em uma versão color block, ou facilmente harmonizadas com outras para iluminar uma produção.

Fotografada por Giovanni Bianco, a campanha reforça o perfil democrático novidades, assim como a diversidade de modelos pensada para todos os gostos e personalidades.

A coleção já pode ser encontrada, desde quinta (3), em todos os pontos de venda da marca e no site da Arezzo.


Main Menu

Main Menu