18 May 2024

A alta do dólar somada ao grande número de feriados são as apostas do Hotel Urbano, agência online de viagens líder nacional, para turbinar o mercado de viagens e turismo brasileiro em 2018. “O ano está sendo um prato cheio para quem gosta de viajar”, afirma Antônio Gomes, cofundador e diretor comercial do Hotel Urbano. O calendário reserva 10 feriados prolongados (1 a mais que em 2017), que vão permitir que milhões de brasileiros emendem de 3 a 4 dias de folga. Desses 10 feriados nacionais prolongados, 6 deles estão concentrados no segundo semestre. “O cenário é altamente favorável para o turismo interno, já que o brasileiro tem por hábito aproveitar os feriados para viagens próximas ou de curta duração”, afirma Antônio.

Aliado a isso, a alta do dólar tornou os roteiros nacionais ainda mais atraentes. Na agência online de viagens Hotel Urbano (www.hotelurbano.com) a procura pelos destinos nacionais nos primeiros meses do ano aumentou pouco mais de 40% em relação ao mesmo período de 2017. Para alguns destinos específicos, as buscas cresceram até 100%. Dentre as cidades que mais se destacaram estão Maceió, Fernando de Noronha, Foz do Iguaçu, Mata de São João e Balneário Camboriú. Confira abaixo o ranking dos 10 destinos que mais cresceram no interesse do brasileiro no primeiro trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano passado.

“O brasileiro de uma forma geral ainda conhece pouco o Brasil e muitas vezes o seu próprio estado. A alta do dólar e os feriados ainda previstos para o próximo semestre são um estímulo extra para mudar isso”, afirma Antônio. Segundo o cofundador e diretor comercial do Hotel Urbano, o viajante que se programar com antecedência encontrará ótimas oportunidades, seja para pousadas, hotéis e até mesmo resorts que trabalham no sistema all inclusive. Os sete feriados nacionais prolongados deste ano - Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Corpus Christi (31 de maio), Independência (7 de setembro), Nossa Senhora de Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro) - vão injetar R$ 31 bilhões no setor, conforme projeções do Ministério do Turismo.

Feriados e pontos facultativos como Carnaval, Semana Santa, Natal e Ano Novo são fixos. Por isso, foram excluídos do cálculo. Confira o ranking dos 10 destinos nacionais que mais cresceram no interesse do brasileiro no primeiro trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano passado:

Maceió – AL

Maceió possui um grande potencial para atrair turistas, devido a suas belezas naturais e grande diversidade cultural. Repleta de praias paradisíacas, possui uma das orlas urbanas mais lindas do Brasil, com praias de água cristalina, piscinas naturais e falésias de tirar o fôlego.

Fernando de Noronha – PE

Declarado Parque Nacional, o arquipélago Fernando de Noronha é conhecido internacionalmente como um dos melhores lugares para a prática de mergulho. Com praias paradisíacas, passeios de barcos e trilhas, a ilha também oferece um incrível cenário para relaxar e curtir.

Foz do Iguaçu - PR

Conhecido mundialmente por suas belezas naturais, como as cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu, no Paraná, apresenta muitas outras atrações, aliadas a uma ótima infraestrutura turística. Recebe muitos turistas estrangeiros, que ficam extasiado com sua natureza exuberante.

Mata de São João – BA

Um dos destinos mais visitados do litoral da Bahia, tem praias com águas relativamente calmas, protegidas por recifes de corais, que formam piscinas naturais na maré baixa. A biodiversidade marinha é uma característica dessa região, que abriga uma das mais importantes filiais do Projeto Tamar.

Balneário Camboriú - SC

Localizado a pouco mais de 80 km de Florianópolis, Balneário Camboriú disputa com a capital catarinense a preferência dos turistas na alta temporada. Principal destino brasileiro quando os assuntos são balada, jovens e praia. De dezembro a março aproximadamente 1,5 milhão de pessoas visitam o município

São Lourenço – MG

São Lourenço está localizada na região da Serra da Mantiqueira e faz parte do Circuito das Águas, assim como Caxambu e Lambari. A sua principal atração turística continua sendo o Parque das Águas com seu lago artificial e o Balneário. Para a turma da terceira idade, as caminhadas e os passeios de pedalinho no Parque das Águas rejuvenescem qualquer cidadão.

Beberibe - CE

A cidade está localizada a 80 km da capital, possuindo o litoral mais disputado da costa leste do Ceará. Tem uma biodiversidade privilegiada, com dunas, falésias, mar de águas límpidas e mornas. Possui uma boa estrutura, com bares, restaurantes, área de proteção ambiental, uma grande rede hoteleira, e diversos passeios com veículos tipo buggy.

Barra Bonita - SP

O interior de São Paulo tem muito mais a oferecer do que apenas museus, plantações e fazendas. A cidade de Barra Bonita surpreende que vai visitar.  As águas do rio são limpas e se transformam em uma excelente área de lazer com banhistas, pescadores e pequenas embarcações.

Bonito - MS

Com rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas, além da fauna e flora exuberantes, Bonito definitivamente se destaca no cenário do turismo do Brasil. O município conta com mais de 40 atrativos, que possibilitam aos visitantes várias opções de atividades, como trilhas, mergulhos, rafting, rapel, etc.

Cabo Frio – RJ

Águas transparentes e as dunas de areias brancas são as marcas registradas das praias de Cabo Frio. É a maior cidade da região da Costa do Sol. O cartão postal da cidade é o Forte de São Matheus, construído em 1.620 pelos portugueses e que fica localizado na praia mais famosa do município, a Praia do Forte.

O churrasco, um dos pratos preferidos pelos brasileiros para acompanhar os jogos da seleção na Copa do Mundo, ficou 24,5% mais caro se comparado ao último mundial de futebol. Entre junho de 2014 e maio de 2018, a inflação geral acumulou alta de 26,4%. O levantamento foi feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo avaliou o comportamento dos preços de 15 itens que, normalmente, compõem um churrasco, sendo que nove deles tiveram alta real de preços no período, ou seja, subiram acima da inflação geral. A assessoria econômica da FecomercioSP destaca a elevação nos preços dos ingredientes do vinagrete: cebola (85,8%), vinagre (45,7%) e sal (35,7%). Um alívio para o bolso dos consumidores é o tomate, cujo preço recuou 6,7% em relação à Copa do Mundo de 2014.

As carnes, grande estrela do prato, e a cerveja também tiveram alta, de 24,9% e 26%, respectivamente, porém, abaixo da inflação do período. Os preços de outras bebidas alcóolicas e refrigerantes e água mineral apresentaram elevação de 34,4% e 32,1%, consecutivamente, enquanto o do frango em pedaços ficou praticamente estável (-0,1%) no período analisado.

Vale ressaltar que o último período de coleta, realizado pelo IBGE, ocorreu durante a paralisação dos caminhoneiros, ou seja, os efeitos sobre os preços podem não ter sido captados integralmente em maio. Segundo a FecomercioSP, a recente crise de abastecimento pode interferir nos preços no mês de junho, principalmente de itens perecíveis, como carnes, legumes e alimentos in natura.

Em sua nona edição, a Wine Weekend São Paulo Festival – o maior evento de vinho do país -, mostra anualmente a evolução desse setor no Brasil. Entre os dias 28 de junho e 1º de julho, no Pavilhão Bienal do Parque Ibirapuera, os neófitos e velhos amantes da bebida terão a oportunidade de conhecer e degustar rótulos do mundo todo. O visitante do evento participará de palestras, exposições de arte, música ao vivo, jantares temáticos, oficinas e workshops, tudo voltado ao tema vinho.

Mais de 80 expositores nacionais e estrangeiros já confirmaram presença. Serão apresentados mais de 2.000 rótulos com preços diferenciados e descontos de até 70%. As vendas serão feitas de forma direta entre os produtores/importadores e os consumidores. Mais de 190 países terão seus rótulos representados na feira, dentre eles Chile, Itália, Espanha, Argentina, Austrália, Estados Unidos.

Apesar da vasta carta de vinhos, Portugal é o destaque desta edição. A origem do cultivo de uvas e das técnicas de produção dos vinhos em Portugal remonta de períodos ancestrais, muito anteriores à era cristã. As caravelas comandadas por Pedro Álvares Cabral, que partiram em direção ao Brasil, estavam abastecidas com vinhos do Alentejo, sendo este os primeiros a desembarcar em terras brasileiras.

Desta forma, os vinhos portugueses fazem parte da história e da cultura brasileira, seja acompanhando um dos pratos típicos que foram incorporados em nossa gastronomia ou apenas degustando um vinho do porto em um jantar romântico ou em encontros com os amigos.

As curiosidades do encantador mundo dos vinhos lusitanos serão apresentadas ao público por meio de palestras proferidas pelo jornalista Eduardo Viotti, profissional reconhecido nacional e internacionalmente como especialista de vinho. E ainda, o visitante participará de outras atrações que englobam o tema: a Wine Art Galery, uma exposição e arte portuguesa; o Museu do Vinho, que contará a história dos rótulos portugueses; o Sarau, livraria com venda e leitura de contos culturais do país; e uma rica gastronomia lusíada nos restaurantes temáticos, como o Marquês Buffet. As crianças também terão uma área exclusiva, no Espaço Infantil, com ações recreativas e brincadeiras voltadas para os pequenos.

Além disso, há seis anos o Wine Weekend São Paulo apoia o projeto Rolha Verde, que tem como objetivo chamar a atenção para a reciclagem das rolhas. Com apoio da Corticeira Paulista, neste ano, o projeto montará em parceria com a Oficina Uma Paz – coordenada por Helena Quintana Minchin, arquiteta e urbanista da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo - uma oficina inedita que criará jardins utilizando rolhas recicladas com mudas de suculenta.

A compra antecipada dos ingressos pode ser realizada no site Ingresso Rápido. Já na bilheteria o valor será de R$95. Visitantes com mais de 65 anos terão desconto de 50% no valor da entrada e palestras do evento. Menores de idade deverão estar acompanhados de seus responsáveis legais. O ingresso inclui uma taça de degustação (a ser retirada no local). As palestras e workshops são adquiridas a parte.

A sustentabilidade é parte integrante da estratégia de negócios da General Motors e fundamental para as operações globais da empresa, conforme demonstrado em seu mais recente Relatório de Sustentabilidade (gmsustainability.com).

Guiada pela visão de um futuro com zero colisão, zero emissão e zero congestionamento, a empresa está enfrentando os desafios sociais e ambientais, ao mesmo tempo em que transforma o futuro da mobilidade. Ao lidar com essas questões, a General Motors tem o potencial global a cada ano para ajudar a salvar alguns dos 1,25 milhões de vidas perdidas em acidentes; ajudar a eliminar os mais de 2 bilhões de toneladas métricas de dióxido de carbono das emissões veiculares; e reduzir o congestionamento, devolvendo aos passageiros tempo gasto no trânsito.

"Estamos no meio de uma revolução nos meios de transportes, à medida que as tecnologias inovadoras e os estilos de vida em evolução dos clientes transformam nossos veículos e como os utilizamos", disse Mary Barra, Chairman e CEO da General Motors. “Temos a equipe certa, tecnologia, parceiros, escala de produção e mentalidade para liderar essa revolução”.

Os destaques do Relatório de Sustentabilidade 2017 incluem:

  • Entregando um futuro eletrificado - Com pelo menos 20 novos modelos totalmente elétricos sendo lançados globalmente até 2023, a General Motors está pronta para cumprir sua visão de um futuro totalmente elétrico e livre de emissões. Em resposta à demanda global, a produção de Bolt EV aumentará este ano. A empresa também está posicionada para liderar nos principais mercados de EV, incluindo os EUA e a China, e está em parceria com concessionárias, comunidades, governos e outros para acelerar a infraestrutura de recarga, enquanto trabalha para aumentar a aceitação do consumidor.
  • Aprimoramento da eficiência energética - À medida que a General Motors se aproxima de um portfólio totalmente elétrico, as melhorias de curto prazo nos veículos tradicionais continuam incluindo a estratégia da empresa com os avanços na eficiência de motores e transmissão, aerodinâmica, redução de peso e outras tecnologias para reduzir o consumo de combustível. Uso e custo. Desde 2016, a General Motors reduziu mais de 2.267 quilos em 14 modelos de veículos novos, economizando 133 milhões de litros de gasolina.
  • Avanço na direção autônoma - A General Motors é a primeira montadora a usar métodos de produção em massa para veículos autônomos (AV) e é a única empresa a produzir veículos autônomos em escala. Registrando um marco significativo, a empresa anunciou que as versões de produção do Cruise AV serão construídas na fábrica Orion Assembly da General Motors em Michigan, com comercialização em 2019.
  • Redesenhando a mobilidade pessoal - Em resposta ao aumento das populações globais nas áreas urbanas, o Maven entregou um pacote de soluções de mobilidade compartilhada e expandiu-se para capitalizar a crescente popularidade do compartilhamento de carros e do compartilhamento de viagens e está reduzindo o congestionamento.
  • Acelerar e dimensionar a energia renovável - Avança a promessa da General Motors de fornecer 100% de energia renovável para suas manufaturas globalmente até 2050. A empresa usa 371 megawatts de energia vinda de fontes renováveis e, até o final de 2018, energia renovável será já 20% do total usado globalmente pela companhia.
  • Manufatura Responsável - Desde 2010, a General Motors reduziu a intensidade energética de suas operações em 15%, gerando US$ 135 milhões em economia de custos. A empresa superou sua meta de 2020 de reduzir a intensidade de carbono de suas operações em 20% três anos antes do prazo.
  • Aumentando o impacto social - Como os países estão perdendo talentos em STEM, a General Motors está concentrada em mais de 100 iniciativas para reverter essa tendência. Através do seu apoio ao Code.org, a empresa alcançará 40.000 estudantes secundários em 2018 nos EUA. Em média, a General Motors recruta ativamente um funcionário para uma posição STEM a cada 26 minutos.
  • Diversidade na força de trabalho - A General Motors investe no desenvolvimento de habilidades de líderes por meio de sua Iniciativa Mulheres em Ação, que atraiu mais de 6.700 funcionários participantes. E 32% dos cargos de liderança na General Motors são ocupados por mulheres.

A abordagem integrada da General Motors para a sustentabilidade inclui o engajamento das partes interessadas e a divulgação proativa e voluntária. Terceiros independentes reconheceram o progresso da empresa. Ela foi nomeado para o Índice de Sustentabilidade Dow Jones - América do Norte e Índices Mundiais, foi classificada no Just 100 pela Just Capital como a única fabricante de automóveis na lista e foi nomeada como um dos 100 Melhores Cidadãos Corporativos pelo segundo ano consecutivo.

Crescimento econômico com bem-estar, este é o principal raciocínio do empresário que decide migrar para os Estados Unidos. De acordo com levantamento da consultoria americana Visa Franchise, 72% dos entrevistados mudam de país por conta de oportunidades de negócios; 58% buscam qualidade de vida, 46% se preocupam com a educação dos filhos e 34% pensam em segurança.

O estudo, estruturado em questões de múltipla escolha, foi realizado com 210 investidores de diversos países, mas que estão consolidados nos Estados Unidos ou em etapas finais de migração. A conveniência entre ascensão profissional e preocupação familiar se mostra nos perfis que mais desejam a mudança de país: 77% são casados e 73% possuem filhos.

"O investidor internacional nos Estados Unidos é o empresário que busca qualidade de vida para si e sua família, principalmente no que diz respeito à educação e segurança. No caso de brasileiros, são normalmente das classes sociais A e B, com idades entre 30 e 60 anos", explica Jack Findaro, diretor financeiro da Visa Franchise.

Quanto ao aprendizado do idioma americano, 45% são fluentes em inglês, 17% têm conhecimento intermediário, 18% são avançados na linguagem, 12% conhecem mais profissionalmente e 8% são iniciantes. "Saber inglês não é necessário se o empresário quiser atuar apenas como investidor, entretanto, quem irá coordenar o negócio precisa conhecer a linguagem", aponta Jack. "Não falar o idioma limita as opções de investimento".

Tipo do negócio impacta em visto e carga de trabalho

Ingressar de forma legalizada é uma preocupação dos empresários. 62% já estão em contato com um advogado de imigração e 38% utilizam as referências de consultorias especializadas para contratar esses profissionais. A utilização de um advogado de imigração é obrigatória por lei.

Os entrevistados também sabem quais tipos de vistos desejam utilizar: 83% recorrem ao E-2, direcionado a pessoas que possuem cidadanias de países com tratados de comércio junto aos Estados Unidos; 15% desejam o L-1, visto para transferência de quem trabalhará na mesma empresa em que atua no país de origem; e 13% idealizam o EB-5, para quem almeja o Green Card. 2% querem outros tipos de vistos e 1% não necessita desta documentação.

"No caso do Brasil, o país não tem tratado com os Estados Unidos para comercialização, porém muitos brasileiros são descendentes de italianos, espanhóis, alemães, entre outras nacionalidades. Como esses países possuem tratado com os EUA, essas pessoas são elegíveis para obter o visto de empreendedor", realça o consultor financeiro.

Para 27% dos entrevistados, o investimento planejado na migração empreendedora aos Estados Unidos gira entre US$ 100.000 e US$ 149.999; 37% destinam entre US$ 150.000 a 249.999; 16% reservam de US$ 250.000 a US$ 349.999; 7% se planejam com quantias entre US$ 350.000 a US$ 499.999; 6% dos empreendedores trabalham com valores acima de US$ 500.000; e 7% destinaram outros valores.

Sobre o tipo de empresa a ser aberta em terra estrangeira, 31% buscam negócios direcionados para consumidores (business to consumer), 19% desejam negócios que prestem serviços para outros negócios (business to business) e 63% não têm preferência. Quanto à carga de trabalho, 64% se planejam a trabalhar no período integral, 41% em meio período e 32% apenas como investidores.

"Normalmente, o empresário nos procura já desejando a mudança para os Estados Unidos. Entretanto, temos clientes que buscam a residência empreendedora, e clientes que ingressam apenas com investimentos. O principal desafio é entender qual o melhor cenário para cada empreendedor. Se vai envolver mudança de país ou não, e, posteriormente, definir qual o tipo de negócio melhor irá se adequar às suas necessidades. Um processo que pode levar de dois a seis meses, somente a análise econômica. Mas, quanto mais planejamento, mais chance de sucesso", considera Findaro.

Última modificação em Segunda, 18 Junho 2018 11:13

Nesta quinta (21), começa oficialmente o inverno. Além do frio, da chuva e de dias mais secos, essa estação é propícia para a propagação de doenças como as meningites bacterianas. Segundo a neuropediatra, Dra. Andrea Weinmann, no inverno é mais comum casos de meningites causadas por bactérias. Já as virais tendem a ser mais prevalentes no verão.

  “A meningite é um processo inflamatório das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença tem diferentes origens, mas as meningites infeciosas, que podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários, são as mais comuns. A meningite, entretanto, pode também ser causada por doenças sistêmicas, como câncer ou lúpus, por exemplo ou ainda como consequência de certos medicamentos”, explica Dra. Andrea.

 Crianças e idosos são principais vítimas

O risco de desenvolver uma meningite bacteriana é maior em crianças menores de cinco anos e em adultos com mais de 60 anos. Estima-se que em 75% dos casos, as vítimas são crianças com menos de cinco anos.

A meningite bacteriana é uma emergência médica, pois precisa de diagnóstico e tratamento imediatos para reduzir o risco de sequelas, como surdez e atrasos neuropsicomotores. Infelizmente, a taxa de mortalidade também é alta quando se trata de meningite bacteriana.

 Principais tipos

“A grande maioria das meningites bacterianas são causadas por um crescimento anormal das colônias das bactérias que habitam a nasofaringe e a orofaringe. As bactérias se multiplicam e resistem às defesas do organismo. Com isso, elas atingem a corrente sanguínea e chegam ao sistema nervoso central, levando assim à infecção das meninges e da medula”, comenta Dra. Andrea.

Neisseria meningitidis (meningococo), Haemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae (pneumococo). Juntas, essas bactérias são responsáveis por 95% dos casos de meningite bacteriana após os dois meses de idade.

Tosse, espirros e beijos são principais meios de contágio

Todas as meningites bacterianas podem ser transmitidas por contato direto por meio de gotículas e secreções do nariz e da garganta, como tosse, espirros e beijos, sendo que a pneumocócica pode ser transmitida também pelo contato indireto por meio de objetos contaminados pelas secreções nasais e da garganta.

 A meningite pneumocócica é considerada a mais grave, pois está associada a altas taxas de mortalidade e de complicações, como hidrocefalia, edema cerebral (inchaço), hemorragia intracraniana, entre outras complicações.

“Até um terço dos pacientes pode apresentar deficiências cognitivas, lentidão cognitiva, surdez, cegueira, deficiências neuropsiquiátricas, paralisia cerebral, convulsões e atraso mental como sequela da doença. Já a meningocócica também é grave, pois evolui muito rápido e precisa ser tratada imediatamente, pois do contrário pode ser fatal”, diz a médica.

 Alerta aos sintomas

Infelizmente, os sinais e sintomas em bebês podem ser inespecíficos e isso atrasa o diagnóstico. “Febre alta, recusa alimentar, vômitos, apatia e irritabilidade podem sugerir alguma alteração em crianças menores, principalmente em bebês. Nessa faixa etária, os sinais de irritação da meninge não são tão frequentes”, explica Dra. Andrea.

Já as crianças maiores costumam apresentar sintomas bem característicos, como dor de cabeça, vômitos e febre com início repentino ou insidioso.

 “A criança pode apresentar também sensibilidade à luz (fotofobia), sonolência e letargia. No exame clínico procuramos os sinais clássicos da irritação das meninges, como rigidez da nuca e flexão involuntária dos membros inferiores quando o pescoço é fletido (flexionado), além do sinal de Kernig (impossibilidade de estender a perna em um grau específico quando a perna é flexionada)”, afirma a neuropediatra.

 “Um sintoma clássico da meningite meningocócica é o exantema, que são manchas ou pontos avermelhados que podem evoluir para petéquias de cor mais escura ou púrpura”, comenta Dra. Andrea.

 Quando procurar o médico

Os pais devem ficar atentos a essa lista de sintomas e procurar um pronto-socorro o quanto antes, mesmo que seja para descartar uma meningite. O médico irá fazer o exame clínico e solicitar, na maioria dos casos, o exame de Líquor, entre outros. O início da terapia antibacteriana endovenosa deve ser imediato, por isso a criança é internada ainda no atendimento do pronto-socorro.

 A evolução do quadro vai depender de uma série de fatores como, por exemplo, qual bactéria causou a meningite, o estado de saúde geral da criança, o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o início do tratamento, entre outros.

 Vacinas devem estar em dia

Felizmente, hoje é possível imunizar a criança contra a maioria dos agentes causadores das meningites bacterianas. Um bom exemplo é a queda da incidência da meningite por Haemophilus influenzae.

 A maior parte das vacinas está incluída no calendário do Sistema Único de Saúde e algumas só podem ser feitas em clínicas particulares. “A imunização sem dúvida é a melhor forma de prevenir as meningites, portanto os pais precisam estar atentos ao calendário de vacinação e imunizar a criança corretamente”, diz Dra. Andrea.

Pais de crianças que frequentam creches e escolas, principalmente as menores de cinco anos, precisam redobrar a atenção aos sintomas, assim como perguntar nos estabelecimentos sobre a saúde das outras crianças. No caso de alguma criança apresentar um quadro de meningite, é preciso se informar sobre qual foi o tipo e se certificar que a vacinação está em dia, além claro de monitorar possíveis sintomas.

Última modificação em Segunda, 18 Junho 2018 11:06

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