O frio antecipado trouxe otimismo para o varejo de vestuário, calçados e acessórios. O setor espera faturar R$ 13,76 bilhões em vendas entre os meses de maio e agosto deste ano. O valor é o maior registrado desde 2014, segundo estimativa da Confederação Nacional de Comércio (CNC). Somente em maio deste ano, as vendas no varejo brasileiro tiveram a sétima alta seguida, com crescimento de 6,9% em comparação ao mesmo período de 2021, de acordo com dados da empresa Cielo. Mas, não foi só o frio que aqueceu as vendas. A retomada dos eventos e do trabalho presencial no pós-pandemia também impulsionaram os brasileiros irem às compras. A procura por roupas de inverno é tamanha, que o comércio já espera vender 44% mais em junho deste ano do que no mesmo mês de 2021, segundo a FecomercioSP.
Inflação
Apesar do otimismo nas vendas, o gerente de dados da Cielo, Diego Adorno, afirma que excluindo a inflação, o varejo ainda não voltou ao patamar observado antes da pandemia. A inflação pode ainda frear a demanda. Os itens de vestuário acumulam alta de 16% nos preços nos últimos doze meses, acima da média nacional de 11,73%.
Movimento dos varejistas
Na Renner, as vendas já superam o período pré-Covid. No primeiro trimestre do ano, houve alta de 63% em comparação com o mesmo período do ano passado e a tendência de crescimento se acelerou com a coleção outono-inverno e datas comemorativas como Dias dos Namorados e Dia das Mães. A C&A afirma que o brasileiro quer, agora, renovar o armário para a estação mais fria do ano.
Na pandemia, o consumidor buscou por moletons para se proteger do frio em casa. Agora, com o arrefecimento da pandemia, o cliente quer roupas para eventos e para a volta do trabalho presencial.
Foto: Fernando Frazão - Agência Brasil
O número de matrículas em cursos de ensino superior no País chegou a 8,2 milhões em 2021. O número representa uma queda de 5,4% em relação a 2020. A baixa foi registrada principalmente em universidades particulares, que representam 75% do setor e teve perda de 7,1% dos alunos em 2021. Nas faculdades públicas, o número se manteve estável, com 1,9 milhão matrículas, segundo estimativas do Instituto Semesp. De acordo com o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, por ano, cerca de 800 mil jovens terminam o ensino médio, mas não ingressam no ensino superior.
A pandemia agravou a situação do jovem que por diversos fatores acaba desistindo de ingressar no curso superior. Questões financeiras, ingresso precoce no mercado de trabalho, perda de vínculo com os estudos, após problemas com o ensino remoto, redução no número de bolsas dos programas como o Prouni e Sisue aumento dos casos de depressão e ansiedade são algumas adversidades enfrentadas pelas jovens, que acabam optando por não cursarem o ensino superior. Em 2021, o Enem, exame essencial para o acesso ao ensino superior, registrou o menor número de inscritos desde 2005. Segundo dados do Instituto Semesp, na 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, dos jovens de 18 a 24 anos, apenas 18,1% está matriculado no ensino superior e somente 17,4% das pessoas de 25 anos ou mais concluíram um curso.
EAD e cursos de psicologia
O País registra alta da procura por cursos EAD. No setor privado, há dois anos consecutivos, o volume de ingressantes em EAD é superior aos dos calouros presenciais. Hoje, 98% dos cursos à distância estão concentrados em universidades particulares. Outra peculiaridade da atual situação do brasileiro é o aumento da procura por cursos ligados à saúde, acentuada durante a pandemia. Segundo Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, antes, com o crescimento econômico, a procura era por cursos de engenharias. Hoje, a demanda é pela psicologia. Mas não por uma questão vocacional e, sim por conflitos e demandas pessoais dos jovens, revela o executivo.
Foto: UFRJ
Com a finalidade de conhecer e observar pontos e locais da cidade por uma outra ótica, o Sesc São Caetano promove de 20 a 24 de junho, a 5° edição da corrida pedestre recreativa “Pelas Ruas de São Caetano”. Assim como nas edições anteriores, o objetivo é trazer a corrida para além do exercício físico, lançando um olhar diferenciado na cidade durante a prática em seus pontos culturais e históricos.
Neste ano, os percursos acontecem pelo bairro Santa Maria, com distância de 7,5 quilômetros e intensidade moderada. Além da caminhada e da corrida, o projeto conta com uma oficina de customização de camisetas para a elaboração do uniforme, uma oficina de avaliação física com testes relevantes para a preparação da corrida e da caminhada e uma palestra sobre alimentação. Indicada para maiores de 16 anos e praticantes de atividades físicas regulares, as inscrições são abertas ao público geral e realizadas pelo portal SescSP.
Além disso, durante a semana de 20 a 23 de junho, ocorrerão em diversos horários, aulas especiais de 30 minutos com educadores do Sesc, que desenvolverão atividades que visam uma boa e segura prática de corrida e caminhada.
A abertura das atividades, no dia 20 às 19h, será com a oficina de customização de camisetas, onde soltar a criatividade será essencial para a confecção do uniforme da corrida.
Dia 21, também às 19h, a nutricionista, Dra. Carolina Oliboni, fará uma palestra para os atletas sobre o tema, “Preparando a alimentação: Cadê a proteína?” O objetivo é desmistificar a necessidade de uma alimentação com proteínas animais, proporcionando informações e conhecimentos sobre a importância de outras formas de consumo, sua relação com a saúde e a prática de atividade física.
A preparação do corpo é essencial para uma boa corrida, portanto dia 22 às 18h, os participantes passarão por uma avaliação física, em uma oficina com testes de bioimpedância e avaliação postural voltados para a prática de corrida e caminhada.
Depois de muita preparação, dia 23 de junho, os educadores do Sesc colocarão os inscritos em movimento. Com ponto de encontro no Sesc São Caetano, será dada a largada para o reconhecimento do percurso, recados gerais, aquecimento e finalmente, a partir das 7h a caminhada e às 18h30 a corrida. Com percurso de intensidade modera de 7,5km, passarão pelos bairros Santa Paula e Santa Maria.
E finalizando a semana do “Pelas Ruas de São Caetano”, no dia 24, será realizado o “pós corrida e caminhada” com alongamento e relaxamento, além de conversas sobre a importância do período de recuperação após treinos e provas, com a percepção dos participantes quanto à corrida.
Horários das programações que comporão a semana de atividades
Preparando o corpo: aulas especiais de preparação para a corrida e caminhada
Com educadores Sesc
De 20 a 23/6, segunda a quinta, das 8h às 8h30 e das 15h às 15h30
Dias 20 e 22/6, segunda e quarta, das 18h às 18h30
Dias 21 e 23/6, terça e quinta, das 11h às 11h30 e das 18h30 às 19h
Preparando o uniforme: customização de camisetas
Com Quiosco Cultural
Dia 20/6, segunda, das 17h30 às 20h
Preparando a alimentação: cadê a proteína?
Com Dra. Carolina Oliboni
Dia 21/6, terça, das 19h às 20h
Preparando o corpo: avaliação física
Com Simon Eventos
Dia 22/6, quarta, das 17h30 às 20h
Caminhada
Dia 23/6, quinta, das 7h às 9h
Corrida
Dia 23/6, quinta, das 18h30 às 20h30
Recuperando o corpo: aulas especiais de recuperação
Dia 24/6, sexta, das 11h às 11h30 e das 18h às 18h30
SERVIÇO:
Sesc São Caetano
Dia 20 a 24 de junho
Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul
Ingressos: Inscrições gratuitas na Central de Atendimento - Vagas limitadas.
Telefone para informações: (11) 4223-8800
Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br/saocaetano
Na estação mais dramática e sofisticada do ano, as temperaturas baixas pedem por um visual marcante, intenso e ousado, os tons neutros e terrosos buscam contrastar em harmonia ao clima frio e seco da época. Pensando nisso, os maquiadores Pri Luna, national make-up artist de Lancôme, e Gabriel Diniz, make-up artist de Yves Saint Laurent Beauté, reuniram algumas dicas de produtos para apostar em tendências de maquiagem e deixar o momento mais luxuoso e fashionista, seguindo os passos abaixo:
De acordo com a Pri Luna, national make-up artist de Lancôme, para o outono e inverno, a aposta é em looks terrosos profundos nos olhos com os produtos 24H Drama Liqui-Pencil e Le Stylo Waterproof, quanto nos lábios com a coleção de batons L‘Absolu Rouge. Nesta estação pode-se esperar olho todo e boca tudo, ou seja, looks mais dramáticos em tons de café, bronze, acobreado e vinho. A aposta de look é: o lápis para os olhos Le Stylo Waterproof na cor #03 Chocolate rente aos cílios superiores e inferiores, esfumando para funcionar como primer colorido para a sombra que virá em seguida com a paleta de sombras Hypnôse Palette na cor #17 GoldenKaki. Finalize os olhos com a máscara de cílios Lash Idôle. Nos lábios a aposta é o novo L´Absolu Rouge Drama Matte na cor #MademoiselleLupita, um vinho profundo que trará intensidade e sofisticação, perfeito para um look fashionista de outono.
Já para Gabriel Diniz, make-up artist de Yves Saint Laurent Beauté, a aposta é em muita pele fresh e suave. E, para recriar a pele perfeita a dica é utilizar a família Touche Éclat Le Teint Foundation que em combinação com o Touche Éclat Illuminating Pen, criam uma pele naturalmente luminosa e respirável. Nos olhos o esfumado se mantém e o clássico delineador permanece como uma forte tendência, para isso utiliza-se o lápis delineador Dessin du Regard, que além de muito pigmentado é macio e fácil de aplicar ou esfumar. Para finalizar o look com lábios marcados a aposta é em cores impactantes, como por exemplo, a cor #18 da linha Rouge Pur Couture The Slim que realçará os lábios com sua pigmentação e fixação intensa.
Relação de produtos Lancôme:
24H Drama Liqui-Pencil
Disponível em cinco cores -- #01 Café Noir, #02 French Chocolate, #05 Seine Sparkles, #06 Parisian Night e #08 Eiffel Diamond
Preço sugerido ao consumidor: R$189,00
Le Stylo Waterproof
Disponível em quatro cores -- #02 Noir Intense, #03 Chocolate, #04 Bronze Riche e #07 Minuit Illusion
Preço sugerido ao consumidor: R$219,00
Lash Idôle
Preço sugerido ao consumidor: R$179,00
L’Absolu Rouge
Disponível em 25 cores, sendo 14 tons de L'Absolu Rouge Cream -- 112, 148, 185, 196, 238, 250, 253, 257, 274, 276, 335, 391, 493 e 546 - e 11 tons de L'Absolu Rouge Drama Matte -- 082, 196, 274, 290, 353, 410, 505, 507, 508, 510 e 888
Preço sugerido ao consumidor: R$199,00.
Hypnôse Palette
Disponível na cor #17GoldenKaki
Preço sugerido ao consumidor: R$ 359,00
Relação de produtos Yves Saint Laurent Beauté:
Touche Éclat Le Teint Foundation
Disponível em 13 cores -- B10 Porcelain; B20 Ivory; BD25 Warm Beige; B30 Almond; B40 Sand; BD40 Warm Sand; BR40 Cool Sand; B50 Honey; BD50 Warm Honey; B60 Amber; B65 Bronze; B75 Hazelnut; B90 Ebony
Preço sugerido ao consumidor: R$329,00
Touche Éclat Illuminating Pen
Disponível em 6 cores -- Nº1; Nº2; Nº2.5; Nº3.5; Nº4.5; Nº6.5.
Preço sugerido ao consumidor: R$299,00
Dessin du Regard
Disponível nas cores Nº1 e Nº2
Preço sugerido ao consumidor: R$199,00
Rouge Pur Couture The Slim
Disponível em oito cores -- Nº01; Nº09; Nº11; Nº12; Nº17; Nº18; Nº21 e Nº28
Preço sugerido ao consumidor: R$299,00
Com o objetivo de imunizar o maior número de pessoas contra gripe e Covid-19 antes do inverno, período com maior incidência de síndromes gripais, a Prefeitura de Santo André realizará mais uma ação especial de vacinação a partir de segunda (20). Entre os dias 20 e 24 de junho, das 9h às 16h, a estação de trem Prefeito Celso Daniel - Santo André da CPTM contará com um ponto de imunização.
“A conclusão da cobertura vacinal é fundamental para a proteção da nossa gente. Por isso, estamos implantando este posto avançado de imunização neste local de grande circulação, para possibilitar que as pessoas atualizem suas vacinas contra as síndromes gripais”, afirma o prefeito Paulo Serra.
A imunização ocorrerá em estrutura instalada perto das catracas da estação. A vacina contra Covid-19 é destinada a profissionais da saúde e pessoas com mais de 12 anos, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose. Já a vacina contra gripe, estará disponível para profissionais da saúde, idosos, crianças, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e professores.
Todos os munícipes que forem se vacinar precisam apresentar documento de identidade. No caso da imunização contra a Covid-19 é preciso apresentar comprovante das primeiras doses. Para os profissionais da saúde, é necessário apresentar documento que comprove a habilitação profissional. Já aquelas pessoas que possuem comorbidades devem apresentar receita médica ou laudo comprobatório.
Os pontos drive-thru também estarão vacinando mediante a agendamento prévio no site psa.santoandre.br/vacinacovid. As 33 unidades de saúde também estarão imunizando, sem necessidade de agendamento.
Santo André já aplicou mais de 1,7 milhão de doses desde que a campanha de imunização contra a Covid-19 teve início. A cobertura com esquema completo de vacinação chegou a 100% da população com mais de 12 anos.