Educação

Sírio-Libanês abre inscrições para residência e pós-graduação

A chegada do Covid-19 evidenciou a necessidade por profissionais de saúde e médicos cada vez mais capacitados do ponto de vista técnico e humano, despertando o interesse de milhares de brasileiros em construir uma carreira na área da saúde. Para essas pessoas, já estão disponíveis as inscrições dos programas de Pós-Graduação Lato Sensu e Residência do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, que utilizam de metodologias híbridas de aprendizagem.

“Desde o surgimento dos programas, nosso objetivo é desenvolver as competências, habilidades e os conhecimentos técnicos e práticos necessários para que médicos, acadêmicos, gestores e profissionais de saúde possam atuar e se destacar no mercado de trabalho em suas especialidades”, explica Christian Tudesco, Superintendente de Ensino do Sírio-Libanês. Os programas são construídos utilizando metodologias ativas de aprendizagem tais como a Team Based Learning (TBL), Problem Based Learning (PBL), Aprendizagem Baseada em Projetos e estratégias do Ensino Híbrido que dão ao aluno centralidade do processo educacional, estimulam o trabalho e aprendizado em grupo, a proatividade e o exercício de autonomia, além de conferir uma capacidade de adaptação de acordo com as necessidades e particularidades de cada curso e aluno.

Os programas utilizam de metodologias problematizadoras em função do entendimento de que o adulto se motiva a estudar quando é desafiado. Desta forma, ele é inserido em situações que simulam o contexto real, em que precisa identificar os problemas, formular hipóteses que expliquem estes fenômenos e partir para a investigação científica com o objetivo de saber como podem transformar esta realidade positivamente.

“Nossa expectativa é de que haja um crescimento na procura pelos programas de educação continuada na área da saúde, hoje focadas no “lifelong learning”. Por isso, aprimoramos nossas metodologias e tecnologias educacionais, além da nossa experiência em aprendizado digital, disponibilizando conteúdos e uma trilha de conhecimento para assegurar a excelência dos programas e, ao mesmo tempo, atender as expectativas dos alunos”, completa Luiz Reis, diretor do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa.

Residência

Iniciado em 1995, o programa contempla cursos nas áreas médica, multiprofissional, uniprofissional, além de oferta do ano adicional, que visam o aprofundamento médico-científico em função da prática em serviço, orientações teóricas, práticas simuladas, supervisão e tutoria com a participação do corpo clínico do hospital, composto por especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente.

Nessa edição, o processo admissional será composto por uma prova ministrada presencialmente, com aplicação manuscrita, na cidade de São Paulo, sob a coordenação e aplicação da Fundação Carlos Chagas, órgão que há anos é responsável pelo processo seletivo de residência médica da Secretaria Estadual de Saúde. São 24 cursos de residência para os mais diversos perfis de profissionais. As inscrições estão abertas de 24 de novembro a 09 de dezembro, confira o edital no site do Hospital Sírio-Libanês .

Pós-Graduação Lato Sensu

Por meio de uma infraestrutura moderna e dotada de alta tecnologia o programa oferece conteúdos teóricos, interações virtuais, simulações, atividades práticas e experiências em campo, além de contar com uma plataforma educacional totalmente interativa e mobile que permite as práticas híbridas de ensino aprendizagem, mesclando atividades online e offline.

As aulas presenciais acontecem quinzenalmente e contam com a coordenação e participação direta de profissionais do Sírio-Libanês e do mercado que são destaque em suas áreas de atuação. Os programas têm duração que variam de 1 a 2 anos, e voltados para as áreas de gestão, assistencial ou médica.

Atualmente são 33 cursos no programa de pós-graduação e as inscrições estão abertas no site do IEP e possuem isenção da taxa de inscrição até dezembro.