16 Nov 2018

A Johnnie Walker lançou a quinta e última edição da Coleção Privada John Walker & Sons, o Midnight Blend de 28 Anos – um uísque escocês suave e generoso para ser desfrutado na companhia de amigos e que é melhor apreciado após o jantar.

Foram produzidas apenas 3.888 garrafas de coleção, individualmente numeradas, deste uísque escocês de sabor exuberante, e cada uma delas contém um uísque raro e refinado, envelhecido durante pelo menos 28 anos. Feito para ser saboreado depois do jantar ou perto da "meia-noite", o Midnight Blend de 28 Anos possui camadas de diversos tipos de caramelo que são balanceadas com um toque frutoso e de especiarias.

Jim Beveridge, master blender da Johnnie Walker, disse: "Os uísques envelhecidos durante 28 anos são raros e muito especiais. No nosso processo de encontrar as características e os sabores necessários para um uísque escocês rico e generoso como o Midnight Blend, tivemos muita sorte de ter acesso a algumas das reservas mais maduras extraídas dos quatro cantos da Escócia. Todos os grãos e maltes utilizados no uísque final adicionam camadas de sabores ao Midnight Blend de 28 Anos, deixando notas doces, de frutas e de especiarias e fazendo com que este seja um maravilhoso acréscimo final à Coleção Privada".

Trabalhando de perto com o blender Craig Wallace, Jim degustou centenas dos melhores uísques single malt e single grain para selecionar com cuidado apenas alguns raros uísques com a personalidade necessária para criar um uísque escocês tão maravilhosamente suave e generoso como este.

A Coleção Privada John Walker & Sons foi criada em 2014 e oferece lotes pequenos e de quantidade limitada que utilizam barris das partes mais valiosas das reservas da Johnnie Walker que produziram uísques de qualidade excepcional.

O Midnight Blend de 28 Anos da mais recente edição (42,8%) é melhor apreciado se for servido puro, em copo de uísque que deve ser girado suavemente para aquecer o uísque e liberar seus aromas característicos. Para uma experiência verdadeiramente exuberante, acompanhe com um pedaço de chocolate amargo.

O Midnight Blend de 28 Anos estará à disposição a partir de novembro em locais selecionados a um preço de varejo recomendado de US$ 750.

Nesta quarta (31) e quinta (1), a partir das 19h, dois trechos da Rua Amazonas, no Bairro Oswaldo Cruz, em São Caetano, passarão por processo de fresagem asfáltica (retirada do asfalto antigo e preparo para a colocação da nova pavimentação). Na sexta (02), feriado de Finados, será feito o recapeamento da vias.

As obras terão início no trecho compreendido entre a Avenida Paraíso e a Rua Purus. A segunda etapa contemplará o trajeto entre as ruas Castro Alves e a Gonzaga. Durante os trabalhos, haverá a interdição parcial do trânsito (uma faixa por vez). O serviço é realizado de maneira a provocar o menor impacto possível ao tráfego local. 

A Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), é a responsável pela execução dos serviços de melhorias da drenagem e dos revestimentos da malha viária do município. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) atua em parceria realizando a pintura de sinalização horizontal nas vias recapeadas e na orientação dos motoristas sobre interdições ou desvios.

VIAS RECUPERADAS- As obras de recapeamento na cidade tiveram início em junho, abrangendo a Avenida Guido Aliberti, ruas Baraldi e Santa Catarina (Centro), Theobaldo de Nigris e Sebastião Diogo (Bairro Boa Vista), São Francisco (Bairro Santo Antônio), Território do Acre, Giovanni Thomé e Pindorama (Bairro Olímpico). As ruas Manoel Pedro Vilaboim, Paraná, Picuí e Tupiniquins (Bairro Olímpico), e a Rua Piratininga (Bairro Barcelona) serão contempladas pelo programa ainda em 2018. As obras também deverão abranger outras vias até o final de 2020.

O projeto ‘Construindo Música’, iniciado em abril deste ano em parceria com escolas das redes municipais de educação de Santo André, promove, nesta quinta (1), no Auditório do Centro de Formação de Professores Clarisse Lispector (rua Tirol, 05, no Parque das Nações), entre 14h e 16h, show de encerramento com apresentações musicais das crianças participantes de suas atividades.

O objetivo da ação é expandir conceitos de sustentabilidade e criatividade, iniciação musical lúdica para alunos de cinco escolas do município, atingindo quase 1.720 crianças.

Para além de se configurar como uma grande celebração com membros das comunidades envolvidas no cotidiano das escolas EMEIEF Luiz Sacilotto, Madre Teresa de Calcutá, Professor Antonio Virgílio Zaniboni, Professora Maria da Penha de Almeida Manfredi e Darcy Ribeiro, a ocasião se revela mais uma oportunidade de conscientização sobre a reutilização de materiais recicláveis e também da importância da música na formação de crianças e jovens.

O “Construindo Música” é um projeto de iniciação musical no qual as crianças aprendem noções básicas de música e constroem seus próprios instrumentos musicais reutilizando materiais e embalagens que iriam parar no lixo. O projeto, elaborado e realizado pela Evoluir – Educação Transformadora, conta com o apoio do Grupo Solvay, por meio do Instituto Rhodia, e promove a educação de uma forma lúdica e divertida, trabalhando conceitos de sustentabilidade, meio ambiente, coletivismo e responsabilidade social. Suas atividades ocorrem em sinergia com a grade curricular regular das escolas beneficiadas com o projeto, sob coordenação de professores das mesmas, após série de sessões de treinamento e acompanhamento de aplicação prática com profissionais da Evoluir.

Segundo a diretora de comunicação do Grupo Solvay na América Latina e diretora do Instituto Rhodia, Odete Duarte, a apresentação tem um significado especial para todos os envolvidos no projeto, principalmente para os alunos das escolas participantes. “As crianças tiveram a oportunidade de receber uma iniciação musical alinhada aos conceitos de sustentabilidade, já que criaram instrumentos musicais a partir de objetos reciclados. Esse aprendizado será levado para a vida toda”.

Vale mencionar que toda metodologia do projeto se baseia em estudos e nas técnicas de profissionais experientes nos campos da música e da educação lúdica, alinhado com a Base Nacional curricular (BNCC) afirmando o compromisso com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito e a preservação da natureza.

Com nova motorização e detalhes inéditos de estilo e tecnologia, o modelo Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC+ chega ao Brasil, introduzindo o conceito de coupé com quatro portas. O automóvel conta com o novo motor de seis cilindros em linha da Mercedes-Benz: o motor eletrificado com 3,0 litros, alimentado por um duplo compressor atuado pelos gases de exaustão e um inédito compressor elétrico auxiliar. Em situações normais, esse motor disponibiliza 435 cv de potência e um torque máximo de 520 Nm. Ele conta também com o auxílio do motor de arranque/alternador EQ Boost, que pode fornecer, em momentos determinados, 22 cv de potência adicional força adicional com mais 250 Nm de torque. Além disso, o equipamento alimenta o sistema elétrico embarcado de 48 V. Outros destaques tecnológicos do CLS 53 incluem a transmissão SPEEDSHIFT TCT 9G e o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+.

Terceira geração do automóvel apresenta uma combinação única entre design esportivo, performance e eficiência. O modelo introduz a nova linguagem de design da Mercedes-Benz, que em breve estará presente em todos os modelos da marca, caracterizada pelas linhas mais simples e superfícies com menos vincos que reforçam a sofisticação dos veículos.

O CLS 53 4MATIC+ traz uma grade frontal caracterizada pela dupla lâmina horizontal, a saia dianteira com design A-wing (o defletor aerodinâmico tem o aspecto da letra "A"), soleiras laterais exclusivas da AMG, a traseira com difusor e o acabamento das ponteiras redondas do escapamento em cromo de alto brilho.

Seis cilindros em linha com tecnologia EQ Boost

O novo motor 53 de seis cilindros em linha se caracteriza pelo desempenho topo de linha e pela eletrificação inteligente. Ele foi concebido com uma nova arquitetura, que reduziu o espaço necessário para sua instalação sob o capô. Isso acontece porque o motor de arranque/alternador EQ Boost, que combina o motor de partida ao alternador, é instalado entre o motor e a transmissão. Esse novo recurso, assim como a alimentação inteligente por meio de um compressor elétrico auxiliar e um turbocompressor que utiliza os gases do escapamento, melhora ainda mais a tradicional performance e o dinamismo de condução, reduzindo ao mesmo tempo o consumo de combustível e as emissões. O CLS 53 4MATIC+ acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Alto torque com resposta imediata

Nas arrancadas, um compressor elétrico auxiliar, apoiado pelo EQ Boost, fornece alta pressão de alimentação de forma praticamente instantânea para uma elevação do torque mais rápida para a aceleração, até que o turbocompressor maior, movido pelos gases do escapamento, seja acionado. Dessa forma, o motor de 3,0 litros reage de forma extremamente rápida, proporcionando uma resposta imediata ao acelerador sem a ocorrência do chamado 'turbo lag' (retardo entre o comando do acelerador e a resposta do motor).

Sistema elétrico de 48 volts

A energia para o sistema elétrico embarcado de 48 volts é gerada pelo motor de arranque/alternador EQ Boost. A rede convencional de 12 volts também á suprida pelo novo sistema por meio de um conversor de tensão. Com isso, a capacidade total das baterias do veículo foi aumentada, disponibilizando mais energia elétrica e, assim, permitindo também que novas funções inovadoras sejam introduzidas.

O sistema elétrico embarcado de 48 volts é o primeiro passo em direção ao futuro híbrido da AMG. Além disso, a mesma energia requer apenas um quarto da corrente de um sistema convencional. O resultado é que a fiação pode ser mais fina e consequentemente mais leve, o que indiretamente contribui para economizar combustível. O sistema de 12 volts existente fornece energia para pontos de consumo como luzes, cockpit, displays do sistema de informação e entretenimento e as unidades de controle.

Tecnologia EQ Boost

O motor de arranque/alternador EQ Boost é um componente-chave do sistema de 48 volts e não serve apenas como alternador - também é responsável por funções híbridas.  Isso permite economias de combustível anteriormente restritas apenas a tecnologias híbridas de alta voltagem.

Essas funções híbridas incluem um impulso extra, dado diretamente pelo motor elétrico, com 22 cv de potência e 250 Nm de torque, recuperação de energia, mudança do ponto de carga, modo 'deslizamento' (roda livre) e a religação do motor virtualmente imperceptível com a função start/stop.

O novo motor não tem correia para componentes auxiliares à sua frente. Por isso, o comprimento necessário para sua instalação é significativamente menor, em comparação com motores de seis cilindros convencionais. Isso permitiu espaço para instalar um sistema de pós-tratamento dos gases de escapamento próximo ao motor, que por isso é especialmente eficiente. O filtro de partículas de série é a única peça do sistema de escapamento que fica sob o assoalho.

Exterior: grade do radiador com dupla lâmina e ponteiras duplas de escapamento redondas

Visualmente, o novo CLS 53 se destaca pela grade do radiador com lâmina dupla em cromo prateado, que anteriormente era restrita aos modelos V8 Performance. Em vez da grade do radiador diamante, com pinos individuais, a grade em frente ao radiador central agora apresenta um padrão tipo treliça, em preto. Um detalhe funcional são as persianas, em segundo plano, que tem abertura variável conforme a necessidade de resfriamento do motor.

Com design de asa em A, a saia dianteira tem aletas pretas e um divisor aerodinâmico frontal em cromo prateado. As entradas de ar externas têm duas barbatanas horizontais, também em cromo prateado. Os painéis das saias laterais exclusivos da AMG proporcionam ao CLS 53 uma silhueta ainda mais dinâmica.

Na outra extremidade, não é apenas a saia traseira redesenhada que se destaca, mas também os clássicos elementos de acabamento da ponteira dupla de escapamento em cromo de alto brilho. O design das laterais dos protetores contra lama melhora a aerodinâmica na traseira: eles permitem um melhor fluxo de ar ao redor dos arcos das rodas. O defletor na tampa do porta-malas é pintado na cor da carroceria e oferecido opcionalmente em fibra de carbono.

Exterior: itens adicionais do CLS 53 4MATIC+

A saia dianteira do CLS 53 4MATIC+ traz aletas e ar adicionais: o ar flui sobre elas de forma direcionada, melhorando assim a aerodinâmica na frente e reduzindo o índice Cd. O difusor dianteiro é conectado sem intervalos à cortina de ar e reduz a sustentação no eixo dianteiro. As linhas exteriores da grade do radiador se alargam no sentido inferior, aumentando a sensação de potência. Também contribuem para isso os faróis estreitos e afilados. Os espelhos externos são posicionados nas portas, como nos modelos AMG GT, garantindo uma aparência ainda mais dinâmica.

As lanternas em duas partes reforçam visualmente a largura traseira, além do benefício prático de permitir uma maior abertura para o porta-malas.  A bitola mais larga combina melhor comportamento nas curvas com um visual prefeito, graças às rodas posicionadas mais para fora. As rodas de liga leve de 20 polegadas do CLS 53 são otimizadas aerodinamicamente.

Interior com display e sistema operacional inovadores

O interior do Mercedes-AMG CLS 53 impressiona os ocupantes com detalhes exclusivos e materiais sofisticados. O maior destaque é o inovador conceito de display e controle com mostradores brilhantes de alta resolução e uma tela panorâmica de 12,3 polegadas na diagonal. Visualmente, os dois displays se unem sob uma cobertura de vidro formando um cockpit panorâmico que, como um elemento central, dá ênfase à orientação horizontal do design interno do veículo.

Como o conjunto de instrumentos, esse cockpit panorâmico contém um grande mostrador com instrumentos virtuais no campo direto da visão do motorista, assim como um display central acima do console central. Como o equipamento é totalmente digital, o condutor pode optar entre três diferentes estilos de mostradores ("Classic", "Sporty" e "Progressive"), bem como configurar a seu gosto as informações e dados que considerar mais importantes. Por meio do menu AMG, é possível conferir a temperatura do motor e do óleo, a aceleração lateral e longitudinal, potência do motor e torque momentâneos, pressão de alimentação, temperatura e pressão dos pneus, além do setup momentâneo do motor.

As teclas Touch Control sensíveis ao toque no volante respondem a movimentos de arrasto. Elas permitem que o condutor controle todo o sistema de informação e entretenimento sem ter que tirar as mãos do volante.

O sistema também pode ser operado por meio da superfície de toque com controlador posicionada no console central e pelo controle vocal LINGUATRONIC. O controle por voz foi ampliado para incluir também as funções do veículo. Agora, o ar-condicionado e o aquecimento/ventilação dos bancos, luzes internas e o display head-up opcional também podem ser controlados por comandos vocais.

Novo volante AMG Performance

A síntese de exclusividade e esportividade é reforçada também pelos bancos esportivos com visual integral, com acabamento com layout exclusivo AMG e logotipo de marca, cintos de segurança vermelhos e elementos de acabamento em fibra de carbono ou fibra de vidro em prata fosco. O interior reforça a esportividade do modelo com o novo volante AMG Performance de série em couro nappa.

A harmonização dos frisos tem continuidade na área traseira (design wave). No CLS 53 4MATIC+, os bancos integrais com apoios de cabeça ajustáveis também foram redesenhados e aperfeiçoados em termos de forma, cor e escolha de material. Isso inclui todos os aspectos relacionados à otimização do conforto, ergonomia, esportividade e segurança.

A fileira de bancos traseiros também foi redesenhada, com três bancos em tamanho normal. O encosto do banco, que pode ser rebatido na razão 40:20:40, assim como os apoios de cabeça com altura ajustável, permitem maior flexibilidade e praticidade no dia-a-dia.

Trocas rápidas e alta eficiência: transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

O novo motor em linha de 3,0 litros é acoplado à transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, que impressiona pelos tempos de troca de marchas extremamente curtos, rápida resposta aos comandos das aletas de mudança, função de dupla debreagem e múltiplas reduções de marchas. Seja de forma automática ou comandadas pelo motorista utilizando as aletas de comando no volante, trocas de marchas ascendentes e descendentes são realizadas instantaneamente. Nos modos "Sport+" e condução manual, especialmente, a transmissão é muito reativa.

Tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável

A força do motor é transmitida à estrada pelo sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+. Esse sistema inteligente combina as vantagens de diferentes conceitos de tração: a distribuição de torque totalmente variável entre os eixos dianteiro e traseiro assegura não apenas uma tração otimizada, mas o motorista também pode desfrutar de alta estabilidade de condução e alto nível de segurança em quaisquer condições, em piso seco, molhado ou na neve. A transição entre a tração nas rodas traseiras e nas quatro rodas e vice-versa acontece sem intervalos, pois o controle inteligente está integrado à arquitetura geral de sistemas do veículo.

Uma embreagem controlada eletromecanicamente conecta o eixo traseiro, que tem tração permanente com o eixo dianteiro. A melhor distribuição de torque possível é calculada continuamente de acordo com as condições de direção e a intervenção do motorista. Isso possibilita uma variação contínua da distribuição de força entre as rodas: desde com a tração integral voltada à otimização da aderência à tração puramente traseira. A transferência acontece gradualmente, baseada numa complexa matriz. Juntamente com a aderência e a dinâmica lateral, a tração nas quatro rodas também melhora a dinâmica longitudinal, proporcionando uma aceleração ainda mais poderosa.

Regulagem a um toque: o AMG DYNAMIC SELECT

Com os cinco modos de condução do DYNAMIC SELECT, "Eco", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual", ao toque de uma tecla o motorista pode individualizar ainda mais as características do CLS 53 para se adequarem às suas preferências pessoais. A gama disponível varia de eficiente e confortável a muito esportiva. Os modos selecionados alteram parâmetros-chave, como a resposta do motor, transmissão, suspensão e direção. Independentemente dos programas de condução DYNAMIC SELECT, o motorista tem a opção de pressionar a tecla "M" para mudar diretamente para o modo manual, no qual as mudanças de marchas são executadas exclusivamente utilizando as aletas do câmbio posicionadas no volante. Os acertos da suspensão também podem ser selecionados, caso desejado.

Suspensão independente AMG RIDE CONTROL+

Mais agilidade, desempenho neutro nas curvas e maior tração vem como consequência da suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ desenvolvida em Affalterbach, na Alemanha. A suspensão com câmeras de ar múltiplas com regulagem especialmente esportiva das molas/amortecedores e amortecimento ADS+ (Adaptive Damping System - sistema de amortecimento adaptativo) continuamente ajustável combina um impressionante dinamismo de condução a um alto conforto de rodagem. Uma regulagem mais dura das molas, por exemplo, aplicada nas curvas e frenagens, reduz com eficiência a rolagem da carroceria.

O eixo dianteiro é equipado com juntas de direção especiais e juntas de suporte de carga. Todos os componentes foram otimizados em termos de rigidez. Uma cambagem mais negativa na dianteira e no eixo traseiro multibraços eleva o dinamismo lateral. A elastocinemática de ambos os eixos foi projetada para ser mais rígida, de forma geral. Todas essas medidas melhoram a precisão e agilidade, elevando o dinamismo.

O amortecimento de cada uma das rodas é ajustado para a situação de condução momentânea e as condições da estrada. Isso é feito de forma rápida e precisa, utilizando duas válvulas separadas para as forças de expansão e compressão nos amortecedores. As características de amortecimento também podem ser pré-selecionadas em três modos - "Comfort", "Sport" e "Sport+", permitindo uma diferenciação significativamente mais perceptível entre conforto para longas distâncias e comportamento dinâmico na condução esportiva.

Graças ao autonivelamento pneumático nas quatro rodas, o modelo de motor 53 mantém uma altura de rodagem constante, independentemente da carga do veículo. Para aumentar a distância do solo, em entradas íngremes para estacionamentos subterrâneos ou rampas, por exemplo, o nível pode ser elevado ao toque de uma tecla. O nível é abaixado automaticamente em alta velocidade. Isso melhora a estabilidade e manobrabilidade, graças ao rebaixamento do centro de gravidade.

Direção esportiva AMG sensível à velocidade

Nos modelos 53, a direção eletromecânica sensível à velocidade tem redução variável. Ela impressiona por sua sensibilidade precisa. A assistência da direção é disponibilizada nos modos "Comfort" ou "Sport". As características correspondentes a cada modo são ativadas automaticamente, com base no programa de condução DYNAMIC SELECT. No modo "Sport", há maior sensibilidade quanto ao status do veículo.

Resistente à fadiga e confiável: sistema de freios de material composto

O sistema de freios, com grandes discos de material composto ventilados internamente, garante uma desaceleração rápida e confiável nos modelos 53. Discos de freios perfurados e ventilados internamente medindo 370 x 36 mm, com pinças fixas de quatro pistões e logo AMG são instalados na dianteira, enquanto discos ventilados internamente medindo 360 x 26 mm e pinças flutuantes com um pistão são usados nas rodas traseiras.

Direção Inteligente: tecnologia da Classe S

O CLS 53 4MATIC+ apresenta a última geração de sistemas de condução oriunda da Classe S. A gama de sistemas de assistência e segurança tem estrutura modular. São equipamento de série o Assistente de Frenagem Ativo, Lane Keeping Assist, ATTENTION ASSIST, Speed Limit Assist e o sistema de proteção dos ocupantes PRE-SAFE Plus.

O modelo também conta com nove airbags no total, considerando os dianteiros para condutor e passageiros, os laterais para condutor e passageiro dianteiro, os laterais nos bancos traseiros, os de cortina e o que está presente na altura dos joelhos do motorista.

Aproveitando os reflexos naturais

Uma novidade, e também parte das especificações de série, é o sistema PRE-SAFE Sound, que prepara ouvido humano para o provável ruído causado por um acidente se houver risco de colisão.

Pela primeira vez, a Mercedes-Benz está aproveitando um reflexo natural para preparar os ouvidos dos ocupantes para o ruído elevado associado a um acidente. A natureza já pensou nisso com inteligência: um músculo em nossos ouvidos chamado stapedius reage a ruídos altos se contraindo como reflexo. A contração desse minúsculo músculo modifica brevemente a ligação entre o tímpano e o ouvido interno, proporcionando maior proteção contra altas pressões sonoras.

A Mercedes-Benz usa esse reflexo natural como uma proteção biomecânica na inovadora função PRE-SAFE Sound, uma vez que um acidente pode causar ruído ao qual algumas pessoas têm sensibilidade. Assim, o sistema emite um curto sinal de interferência por meio do sistema de som do veículo se for detectado risco de uma colisão. Esse sinal pode provocar o reflexo do stapedius, preparando os ouvidos para o ruído e diminuindo os riscos de desconforto ou dano à audição.

Assistência à condução

O pacote Driving Assistance Plus inclui os itens de série Active Distance Assist DISTRONIC (controle de velocidade de cruzeiro com manutenção de distância, Active Steering Assist (assistência ativa da direção), Active Speed Limit Assist (assistência ativa de limite de velocidade), Active Braking Assist (assistência ativa de frenagem) com função Cross-Traffic de monitoramento do trânsito transversal, Evasive Steering Assist (sistema assistência de direção evasiva), Active Blind Spot Assist (assistência de ponto cego), Active Lane Keeping Assist (assistência de manutenção de faixa de rodagem) e PRESAFE® PLUS.

Os sistemas Active Distance Control DISTRONIC e Active Steering Assist proporcionam um auxílio ainda maior ao motorista para manter uma distância segura de outros carros e dirigir.  A velocidade agora é ajustada automaticamente antes de curvas fechadas ou cruzamentos. O Active Lane Changing Assist também foi bastante aperfeiçoado (funções específicas para países diferentes são disponibilizadas para funções individuais).

Proteção ativa contra impactos laterais: PRE-SAFE®Impulse Side

O pacote Driving Assistance Plus inclui o novo sistema PRE-SAFE Impulse Side. Se uma colisão iminente for detectada, ele movimenta o ocupante para o mais longe possível da zona de perigo mais agudo antes que ocorra o impacto.

Diferente do que acontece numa colisão frontal, há uma zona de deformação bem mais limitada na ocorrência de um impacto lateral. Para aumentar o tamanho dessa zona, a nova função PRE-SAFE impulse side movimenta o ocupante na zona de perigo para longe da porta, no sentido do centro do veículo, logo antes de um impacto lateral iminente.

Para fazer isso, o sistema infla as câmaras de ar no apoio lateral externo do encosto do banco numa fração de segundo quando a ameaça de um impacto lateral iminente é detectada. Esse impulso movimenta o ocupante para o lado, para longe da zona de perigo mais agudo e no sentido do centro do veículo, aumentando assim a distância entre o ocupante e a porta.

O impulso é aplicado ao ocupante moderadamente, diminuindo as forças atuantes sobre ele durante o impacto lateral, permitindo diminuir substancialmente a carga exercida sobre a caixa torácica pela colisão lateral e reduzir muito o risco de ferimentos. Amplos testes mostraram que o breve impulso não afeta de modo crítico a capacidade do motorista controlar o veículo.

Iluminação inteligente: faróis MULTIBEAM LED

Os faróis MULTIBEAM LED contam com farol alto ULTRA RANGE, função que permite o ajuste eletrônico extremamente preciso e rápido para adaptação às condições do tráfego, maximizando a iluminação sem ofuscar os motoristas que trafegam em sentido contrário ou à frente do carro. Em quaisquer circunstâncias, os faróis ULTRA RANGE geram o máximo de intensidade luminosa permitida legalmente.

O final do ano na Flórida conta com muitos eventos de férias e festivais ao ar livre que celebram esta época especial. Mesmo sendo inverno nos EUA, a Flórida continua ensolarada e com temperaturas amenas também nos oceanos, por conta das correntes do Golfo do México.

Alguns eventos de inverno são bastante conhecidos, como a famosa Festa de Natal do Mickey, na Disney World, e a mundialmente conhecida Art Basel, em Miami; mas existem muitos outros no Sunshine State menos conhecidos, porém, igualmente divertidos.

Em Punta Gorda, a duas horas e meia de Orlando, acontece o Christmas Light Canal Cruises, uma tradição da cidade que existe há mais de 30 anos. Durante todas as noites de 3 a 31 de dezembro é possível fazer passeios de cruzeiro em grupo pelos canais de Punta Gorda, com uma exibição espetacular de luzes de Natal, decorações em casas, barcos, paredões e docas ao longo de todo o percurso.

No dia 17 de dezembro também ocorre na região o Punta Gorda Boat Parade – considerado o desfile de barcos de Natal mais interativo e conhecido em toda a costa do Golfo do México. Além do desfile de barcos, o Boat Parade oferece muita música e sinos de trenó!

Já em Sarasota, também a aproximadamente duas horas e meia de Orlando, o Marie Selby Botanical Gardens apresenta o Lights in Bloom, onde todas as passarelas e os jardins entram no clima natalino, com muitas luzes e decorações, além de visitas noturnas do Papai Noel e seus duendes, artesanato infantil e entretenimento ao vivo – uma ótima dica para passeio em família. O evento acontece de 20 de dezembro a 6 de janeiro e os ingressos custam US$ 25 para adultos, crianças de 5 a 12 anos pagam US$ 7.

Outro evento com muitas luzes de Natal e decoração em Sarasota é o Holiday Lights Spectacular, no Jungle Gardens – um dos favoritos das famílias. O jardim conta com a presença do Papai Noel para as crianças e lá também será possível assar marshmallows, como num verdadeiro inverno americano.

Gainesville, a aproximadamente uma hora e quarenta minutos de Orlando, é uma cidade que sedia vários eventos de inverno para receber as festas de final de ano, e um dos mais procurados, por ser uma tradição local, é o espetáculo clássico de balé Cinderella, no Danscompany de Gainesville. Este ano, a apresentação acontecerá no dia 8 de dezembro.

Como um plus, a região de Gainesville, no inverno, é bastante procurada pelos amantes da natureza por conter numerosos parques e trilhas de observação de aves migratórias que normalmente não são vistas durante o resto do ano.

A capital da Flórida, Tallahassee, ao noroeste do estado, também celebra o fim do ano com o anual Winter Festival no dia 1º de dezembro – um dia inteiro com muito entretenimento com o tema Candy Cane Dreams and Holiday Scenes. O evento acontece em Downstown Tallahassee, e oferece desde artesanatos para crianças à Jingle Bell Run – uma maratona, onde os corredores usam sinos natalinos. Confira a programação no site.

Saint Augustine, também a uma hora e quarenta minutos de Orlando, celebra a anual Night of Ligths, uma tradição que transforma a cidade mais antiga dos Estados Unidos em um paraíso natalino que chama a atenção de todos os visitantes da Costa Histórica da Flórida. O evento cobre Downtown com milhares de luzes por todos os lugares – do chão aos terraços dos prédios mais altos. O evento também oferece uma programação de atividades para os visitantes, basta acessar o site do evento. O Night of Lights é uma atração que deve estar na Wish List de todos.

A Câmara Municipal de Santo André realiza, nesta quarta (31), a abertura das comemorações dos 50 Anos do seu edifício, em sua própria sede, localizado na Praça IV Centenário, 02 - Centro - Santo André.

A Câmara foi instalada em 29 de setembro de 1892, quando tomaram posse seus primeiros vereadores. Devido as ligações com as demais cidades, a Câmara de Santo André funcionou em São Bernardo até 10 de outubro de 1937. A partir de 1948 se mudou para a rua Coronel Alfredo Flaquer, 76, onde seus trabalhos foram realizados até 24 de março de 1954. Na sequência, o Poder Legislativo foi transferido para a rua Coronel Oliveira Lima, 252, permanecendo neste local até 27 de outubro de 1968. Com a construção do novo prédio no Centro Cívico, localizado na Praça IV Centenário, a atual Casa de Leis foi inaugurada em 28 de outubro de 1968.

O prédio da Câmara Municipal de Santo André completa agora em 2018 seus 50 anos. Está localizado no Centro Cívico, espaço público com área de aproximadamente 110.000 m², que agrupa também os demais poderes do município: Executivo e Judiciário. No local também está localizado o Centro Cultural, que compreende a Biblioteca Nair Lacerda e o Teatro Municipal de Santo André. Projetado entre 1965 e 1968, o Paço Municipal de Santo André é parte integrante dos processos de transformação e modernização do Estado de São Paulo na segunda metade do século 20. O projeto arquitetônico foi realizado pelo escritório de Rino Levi, enquanto o paisagismo é da autoria de Burle Marx.

Em 8 de abril de 2013, o local foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) do Estado de São Paulo, justamente por agrupar obras até hoje consideradas contemporâneas por seu estilo arquitetônico em intensa relação com a paisagem, tanto urbana quanto natural. Para o Condephaat, o projeto expressa em uma praça cívica a ideia de cidade moderna como concepção urbanística de utopia democrática. Trata-se do único aço projetado por Rino Levi e foi, inclusive, seu último trabalho, já que ele morreu em 1965. O conselho também destaca a utilização inteligente do terreno, que intercala edifícios e área livre articulados em conjunto de vários planos e praças intermediárias sem a utilização de aterros. Já o projeto paisagístico de Burle Marx caracteriza-se pela integração dos edifícios com a área livre recoberta por mosaico português, articulando volumes de espécies vegetais com rampas e escadarias.

O atual presidente da Câmara Municipal de Santo André é Almir Cicote (Avante), vereador eleito três vezes na cidade. Entretanto, a galeria de ex-presidentes é extensa: 18 já assumiram o comando do Poder Legislativo desde que o novo edifício da Câmara foi inaugurado em 1968. Antonio Ferreira dos Santos presidia a Casa de Leis quando o prédio foi criado. Na sequência vieram: Antonio Maria Filho (1969, 1970, 1973, 1974, 1987 e 1988), Norberto Augusto Fernandes (1975 e 1976), Belarmino Maximiano (1977 e 1978), Antenor Biolcatti (1985 e 1986), Professor Luizinho (1989 e 1990), Franco Masiero (1991, 1992, 1993 e 1994), Joaquim H. dos Santos (1995 e 1996), Vanderlei Siraque (1997 e 1998), Israel Nunes Santana (1999 e 2000), Carlinhos Augusto (2001 e 2002), Ivete Garcia (2003 e 2004), Luiz Zacarias, atual vice-prefeito de Santo André (2005 e 2006), José Montoro Filho –  Montorinho (2007 e 2008), Sargento Juliano (2009 e 2010), José de Araújo (2011 e 2012), Aparecido Donizeti Pereira (2013 e 2014) e, por último, o atual vereador Ronaldo de Castro (2015 e 2016).

Os atuais vereadores são: Alemão Duarte (PT), Almir Cicote (Avante), André Scarpino (PSDB), Bete Tonobohn Siraque (PT), Edilson Fumassa (PSDB), Edson Sardano (PTB), Eduardo Leite (PT), Elian Santana (Solidariedade), Dr. Fábio Lopes (PPS), Jorge Kina (PSB), Lucas Zacarias (PTB), Luiz Alberto (PT), Pedrinho Botaro (PSDB), Professor Minhoca (PSDB), Rodolfo Donetti (PPS), Ronaldo de Castro (PRB), Sargento Lôbo (Solidariedade), Toninho de Jesus (PMN), Tonho Lagoa (PMB), Willians Bezerra (PT) e Zezão (PDT).

SERVIÇOS:

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – 31 DE OUTUBRO DE 2018

16h30 | Plantio de Árvores no Jardins de Burle Marx | Local: Paço Municipal de Santo André

18h | Exposição Iconográfica “Arquitetura da Democracia” | Local: Saguão da Câmara Municipal de Santo André

19h | Sessão Solene em Comemoração aos 50 Anos do Prédio da Câmara | Local: Plenário João Raposo Rezende Filho


Destaques

Visite-nos no Facebook

Main Menu

Main Menu