26 Jul 2024

José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, presidente do Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros), como já é tradição no dia (25) de julho, Dia de São Cristóvão, presta homenagem aos seus mais de 5 mil motoristas. Na quinta (25), Boizinho ofereceu aos empresários e motoristas um belo café da manhã, seguido de missa em Ação de Graças, em homenagem a todos os motoristas cegonheiros. O evento aconteceu na sede do Sinaceg, em São Bernardo. Participou do evento, Raimundo Brito, 95 anos, um dos motoristas mais antigos do sindicato.

27 de Julho de 2024

Aniversário

O empresário Paolo Gambogi comemora aniversário na segunda (29). Os abraços, telefonemas, e-mails e mensagens vão rolar o dia todo. Também não vai faltar o bolo na companhia de toda a diretoria, coordenadores e alunos do Colégio Singular e Singular Anglo.

 

Birthday

Clotilde Dib Martins, voluntária e presidente da AVCC (Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer), tem encontro marcado, na quarta (1) de agosto, para um almoço na companhia de amigas, data em que comemora mais um aniversário.

 

Idade Nova

Irineu Guerschman, médico ortopedista, comemora aniversário, neste domingo (28), durante almoço na companhia da esposa Tânia, das filhas Tatiana e Denise, e dos netos. No cardápio, pratos da culinária escandinava, especialidade da filha Denise.

 

Faltam funcionários

Na agência dos Correios, no Centro de São Bernardo, dos 15 guichês de atendimento à população, 7 estavam vazios, na segunda (15). O tempo de espera para atendimento passou dos 30 minutos. Também, em alguns municípios afastados, não vem tendo entrega de mercadoria. Com isso, aumenta a demanda na agência.

 

Prioridade

Já a agência dos Correios na Av.Goiás, Centro de São Caetano, não tem senha de prioridades. Mas, basta entrar um idoso na porta que imediatamente é atendido. Pode? Bom se todos os municípios tivessem estrutura para fazer o mesmo trabalho.

 

Fé em dia

A Diocese de Santo André completou 70 anos, com missa em Ação de Graças, realizada no Ginásio Poliesportivo, em São Bernardo, pelo bispo D.Pedro Carlos Cipollini. Políticos de todo o ABC deram um tempo em suas agendas e marcaram presença.

 

Trator

Um prefeito de cidade vizinha, que é um verdadeiro workaholic, esteve em visita ao gabinete do prefeito Orlando Morando e saiu impressionado. Comentou em papo político: “Morando é um trator com motor ligado dia e noite desbravando”.

 

Festa Italiana

Pela pequena mostra já dá para saber o sucesso que vai ser a 31º Festa Italiana, que irá acontecer, em São Caetano em agosto. Na terça (23), aconteceu a degustação de pratos preparados por representantes de 32 instituições, que participarão do evento. Simplesmente impecáveis e divinos. E, como é a marca registrada das Festas Italianas na cidade, o cantor Fred Rovella emocionou todos os presentes com a canção ‘Aleluia’.

Avalie este item
(0 votos)

O Correio Filatélico emitiu e lançou, na data que é comemorada anualmente, o primeiro selo postal brasileiro, com homenagens pela efeméride. O evento é muito celebrado pela população e entre os funcionários do Correio Filatélico, filatelistas e colecionadores dessa antiga modalidade. O nosso país é conhecido e festejado como o segundo país do mundo a aprovar a instituição do selo postal nas correspondências, sendo antecedido apenas pela Inglaterra a criadora do sistema postal.
Os selos postais foram criados numa tentativa de se evitar prejuízos com a devolução das correspondências, pois antes de sua criação os pagamentos pela distribuição das cartas era feito pelos destinatários, e não arcar com o pagamento, haveria prejuízo. Verificando de como era feita a distribuição das cartas, o diretor do Correio britânico, descobriu que os destinatários utilizavam códigos secretos nos envelopes para a comunicação com outras pessoas, sem a necessidade do recebimento do material, portanto sem o pagamento dela. A partir do dia 03 de dezembro de 1839, foi feita a reforma postal quando a Inglaterra emitiu o primeiro selo, exigindo que o remetente teria que pagar o envio da carta, sem prejuízos como antes.
O primeiro selo britânico foi chamado de Penny Black, o que motivou interesse dos demais países na adoção para a distribuição com o valor devido no ato do pedido de remessa, o que foi aceito pela população, garantindo assim a segurança das entregas aos destinatários. Por obra de D. Pedro II, Imperador do Brasil, desde o ano de 1831, pois considerado maior de idade e no pleno exercício do trono imperial, aos dezessete anos de idade, pois completaria 18 anos em 02 de dezembro de 1843, com habilidade para reger os destinos do Brasil, determinou a emissão e lançamento do primeiro selo brasileiro, em 1º de agosto de 1843, o segundo no mundo. Foi denominado de Olho de Boi (diocleia violência), uma semente da planta da árvore de pequeno porte que cresce nos rios e córregos, bem conhecida, pois é indicada para consumo para aqueles que sofrem com derrames, epilepsia e problemas nervosos em geral.
O referido selo foi lançado com os valores de 30, 60 e 90 réis, com a imagem dela ins-crita numa esfera que se refere à referida semente. No ano de 1.850, foi emitido e lançado o selo chamado Olho de Cabra, recebendo tal nome pela semelhança de sua estampa com o olho desse animal, no valor de 30 réis. Demais coleções de selos comemorativos com as estampas dos mais variados assuntos foram lançados pelo Correio Filatélico, com motivos da rica fauna, flora, pessoas, animais, datas especiais e institucionais etc., existentes em nosso país, demonstrando assim para o mundo a grandiosidade do país. Com o lançamento do selo comemorativo o Correio Filatélico instituiu o modo de, ao mesmo tempo, também a cerimônia de obliteração, qual seja, o ato de se carimbar no envelope próprio com as estampas alusivas ao tema, do lado direi-to no selo, e do lado esquerdo somente o carimbo, portanto trata-se de um documento histórico filatélico.
A Sociedade Cultural Brasilitália mantém em seu acervo algumas peças das relações com a Itália, em especial de outubro de 2011, que se refere à comemoração da Unificação da Itália, o selo da cor verde, no alto a figura do Cristo Redentor e na baixa o Coliseu. Neste ano, por ocasião da comemoração dos 150 anos da imigração italiana, foi lançado o selo com a estampa o número 150 Anos e de um vapor, o meio matirimo de transporte que trazia os imigrantes. Pela primeira vez na cidade de São Bernardo, ocorreu o pioneiro lançamento pelo Correio Filatélico, de todos os tempos, na cidade e região de selo comemorativo e com o carimbo do primeiro dia de circulação, no dia 5 de junho de 2019. Tal evento foi realizado na sessão solene comemorativa na Câmara Municipal, presidida pelo vereador Ary de Oliveira, pelos 45 anos de fundação da Sociedade Cultural Brasilitália, entidade ítalo-brasileira que difunde as relações ítalo-brasileiras, como também o longevo Curso de Italiano.
O ato contou com a presença do Cônsul Geral da Itália, Dr. Philipo La Rosa, o qual procedeu a obliteração, qual seja, o carimbo de assim proceder no envelope com o timbre da referida sociedade. Neste ano, no dia 25 de abril, foi realizada a sessão solene na Câmara de São Bernardo, presidida pelo vereador Hiroyuki Minami, comemorativa ao Jubileu de Ouro, os 50 anos de fundação da Sociedade Cultural Brasilitália, na mesma data, 25 de abril de 2024, quando foi lançado o selo comemorativo pelo seguido da obliteração por todas as personalidades componentes da mesa dos trabalhos, da Comissão Organizadora da Brasilitália e demais membros do gabinete do Presidente da Mesa e da Câmara Municipal e de centenas dos presentes, os quais todos após cada obliteração, levaram dito envelope como recordação de tão importante ato para a entidade. Pelo que se vê, tal data engrandece o nosso país pela longevidade da instituição.

   A metrópole São Caetano, gloriosamente, chega aos 147 anos, neste domingo (28) de ju-lho. A transformação da cidade em metrópole começou pelos frades beneditinos, que instalaram a Fazenda São Caetano nas terras de Tijucuçu. A cidade, assim, surgiu naturalmente. No início, o trabalho era eminentemente agrícola, já que as terras eram ótimas para instalação de olarias. A retomada do progresso aconteceu em 1868, com a inauguração da estrada de ferro São Paulo Railway Company.
   Contudo, as terras de São Caetano, 10 anos antes, foram adquiridas pelo governo imperial para a instalação de um núcleo colonial destinado aos imigrantes. Os primeiros núcleos começaram em 1876. As terras de Tijucuçu, nome cuja origem se perdeu com o passar dos anos, receberam grandes indústrias para atender uma população que, a cada ano, eleva seu nível de exigência em habitação, transporte, educação e também as demais condições de uma vida saudável.
   O grupo, que lutou bravamente para emancipar a cidade durante anos, conseguiu em 24 de outubro de 1948, finalmente, a emancipação político-administrativa de São Caetano, que segue ostentando brilhantemente o título de ser a primeira cidade brasileira com níveis de município de primeiro mundo.
   São Caetano, que já é conhecida por figurar entre as cidades com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país - atualmente, é a número um -, também tem se sobressaído nos rankings de sustentabilidade. O município também foi apontado como o melhor do Brasil em práticas ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança, na última edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, do Centro de Liderança Pública (CLP).
   Pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que São Caetano é a melhor cidade para se viver do Brasil, possui IDHM 0,862 e sua expectativa de vida ultrapassa os 78 anos. No quesito Educação o índice chega a 0,811. Já a renda média da população é de R$ 2.043,74. Com isso, o município conquistou o primeiro lugar do ranking.
   Além disso, segundo estudo realizado pelo Instituto de Longevidade (IDL) em 2023, São Caetano é a melhor cidade para envelhecer no país. A apuração considerou critérios como saúde, impacto socioambiental e economia para definir o ranking.
Muitas dessas conquistas são resultados da administração exitosa do prefeito José Auricchio Júnior que está na reta final do quarto mandato à frente do Palácio da Cerâmica.
   Auricchio iniciou o quarto mandato com a Prefeitura em uma delicada situação financeira, com uma dívida de mais de R$ 250 milhões, deixada pela gestão anterior, que correspondia a 15,4% do orçamento, mas, de maneira hercúlea, mesmo tendo um ano de governo a menos no quarto mandato, por conta de impasse judicial, atingiu o endividamento zero no município e irá entregará, para seu sucessor, a cidade com superávit de mais de R$ 58 milhões, o que coloca São Caetano como a melhor gestão fiscal e financeira de todo o ABC.
   Entre as obras entregues de maior impacto, neste ano, estão: o Super Centro da Saúde, o novo Teatro Paulo Machado de Carvalho, o Parque Tecnológico e o Coworking Municipal e a serem entregues o Parque Tamoyo, o Pronto Cardio, Complexo de Atenção à Pessoa com Deficiência, o novo Viaduto Independência, entre outros. Porém, o grande destaque fica por conta da implantação do programa Tarifa Zero, que instituiu a gratuidade nas linhas de ônibus municipais. É inédito no ABC e o maior programa de Mobilidade Urbana dos 39 municípios da Região Metropolitana. Recentemente, durante Prestação de Contas, Auricchio revelou que fez “tudo” que estava ao seu alcance, ao longo destes 16 anos como prefeito. “Não acertei tudo, mas tenho certeza de que mudamos a cidade para outro patamar”, afirmou.
   Para comemorar os 147 anos, haverá programação especial com shows, além da tradicional missa e o bolo de aniversário, entregue ao público. Parabéns, São Caetano!

Avalie este item
(0 votos)

Existe aquecimento glo-bal e ele é causado por emissão de combustí-veis fósseis. Todos sabem disso. Ou deveriam saber. Mas a maioria se comporta como se não soubesse ou não se inte-ressasse pelo assunto.
Quem sofre mais com isso são os pobres. Stela Herschmann, assessora de Política Internacional do Observatório do Clima escreveu há dias: “O aquecimento descontrolado da Terra adiciona uma camada de perversidade a essa situação: cada vez mais, países pobres e de renda média precisam recorrer a empréstimos para lidar com os impactos de eventos extremos. Quanto mais endividados, menos capazes de cortar emissões e de se adaptar eles se tornam”.
Já passou da hora de exigir que os ricos cumpram suas promessas e obrigações morais. Destinar recursos para os países pobres fazerem a urgente transição, sob pena de chegarmos logo à catástrofe anunciada: desertificação e morte generalizada.
No Brasil, o uso do etanol deveria ser obrigatório. Assim como se deveria abandonar o absurdo do petróleo, fonte maléfica de emissão de gases venenosos, causadores do efeito-estufa. É utopia pensar que a ganância se curve a perigos como a morte de humanos. Mais importante é faturar e continuar a produzir esse combustível assassino.
A Academia está fazendo sua parte. Já existem projetos que buscam certificação para hidrogênio verde. Ele poderá ser exportado para a União Europeia. A maioria das iniciativas brasileiras está no Ceará. Isso porque o porto de Pecém tornará mais curta a viagem até à Europa. Embora a certificação não seja obrigatória, ela é importante para que o hidrogênio verde seja reconhecido como renovável. Assim, poderá receber incentivo financeiro da comunidade internacional para a sua fabricação.
Se os cientistas avisaram e se cansam de emitir admoestações, se a ciência forneceu a receita para a substituição do diesel, da gasolina e do querosene por etanol e, futuramente, pelo hidrogênio verde, o que está faltando para que entre juízo na cabeça dos poderosos? O mundo sabe que precisa eliminar os combustíveis fósseis do sistema energético. Falta a coragem dos políticos de fazer com que essas poderosas indústrias invistam em energia limpa. Sem isso, continuam as apostas contra a vida e contra a humanidade.

27 de Julho de 2024

Confrontos
O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, planeja lançar candidatos em 14 capitais, enquanto o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, deve lançar em 15. Porém, PL e PT terão confrontos diretos em apenas 9 das 26 capitais estaduais. Diferentemente de outros pleitos, o PT preferiu priorizar alianças em vez de lançar candidaturas neste pleito, como vinha realizando, historicamente. A mudança se deu para tentar conter o avanço dos bolsonaristas nas prefeituras e visa construir alianças para as eleições de 2026.

Confrontos I
O PL tem a meta ambiciosa de eleger 1,5 mil prefeitos nestas eleições. Em 2022, o partido elegeu 348 prefeitos. A sigla deve oficializar candidaturas, até o final das convenções, no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Porto Alegre (RS). Já o PT em Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).

Presença
A presença do pré-candidato a prefeito de Santo André, Luiz Zacarias (PL), durante a reinauguração do Cine Lyra, no Festival de Inverno em Paranapiacaba, no palco junto ao prefeito Paulo Serra, poderá resultar em uma impugnação de candidatura. De acordo com a Justiça Eleitoral, desde sábado (6) de julho, os pré-candidatos estão proibidos, por lei, de comparecer a inaugurações de obras públicas e não podem levar crédito por isso, discursar ou ter destaque nos palanques.

Presença I
Sobre a questão, o pré-candidato, por meio de nota oficial com logo timbrado do PL, esclareceu: “o vice-prefeito Luiz Zacarias será homologado candidato a prefeito de Santo André pelo PL, PP, Republicanos e União Brasil, partidos a serem coligados em convenção no próximo dia 31 de julho. Luiz Zacarias tem ampla experiência política (...) sempre respeitou a Constituição e o Estado Democrático de Direito, observando todas as regras eleitorais, estando apto e disposto a enfrentar o processo eleitoral nas urnas. Eventuais questionamentos jurídicos sobre sua campanha eleitoral serão devidamente respondidos no momento oportuno”.

Lançamento
O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, em visita à Redação da Folha, na terça (23), revelou que o lançamento da sua candidatura à reeleição, neste domingo (28), contará com a presença de lideranças partidárias do grupo de apoiadores, entre elas, o presidente estadual do Republicanos, Roberto Carneiro, o senador Marcos Pontes, os deputados estaduais Thiago Auricchio (PL) e André do Prado (PL), também presidente da Alesp, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, entre outros. Deverão participar virtualmente, a senadora Mara Gabrilli (PSD) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Convenções
Oficializam as suas candidaturas a prefeito, neste final de semana, os pré-candidatos Eduardo Leite (PSB), neste sábado (27), às 14h30, na Casa de Portugal, em Santo André; Penha Fumagalli (PSD), atual prefeita, no domingo (28), em Rio Grande da Serra e Marcelo Lima (Podemos), no domingo (28), no Palestra de São Bernardo, bairro Ferrazópolis.

Contramão
Muitos prefeitos do ABC buscam se demostrarem acessíveis da população, principalmente de maneira online. Porém, um pré-candidato a prefeito da região, no Instagram, só habilitou receber mensagens de quem também seguir sua página. Mas, isso não basta, após seguir, o possível eleitor encontra outra barreira. Uma mensagem automática que diz que só é possível enviar mensagem caso o perfil do pré-candidato também o siga. Com tanta dificuldade em acesso, sendo ele, ainda, um pré-candidato, caso seja vitorioso, e eleito como futuro prefeito o que ocorrerá?

A maior
O pré-candidato a prefeito de São Bernardo realizou, no sábado (20), a maior convenção partidária da história da cidade, com a presença, não só do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mas o vice, Geraldo Alckmin, além dos ministros Luiz Marinho (Trabalho), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações), a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o deputado federal e presidente do PT-SP, Kiko Celeguim, prefeitos e outros autoridades. Não há outro pré-candidato a prefeito em São Bernardo que tenha recebido tantas autoridades do governo federal em uma convenção.

Disputa
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, presente na convenção, relembrou a campanha de 2022, ao dizer que foi “dura e difícil” e destacou a luta pela democracia contra a extrema direita. “Temos o dever histórico de não deixar a extrema direita governar esse país de novo. Essa eleição municipal é muito diferente das que já vivemos, porque é uma eleição que vai disputar o campo democrático contra a extrema direita”, disse. “Ser prefeito com o Lula é muito diferente do que ser prefeito com a extrema direita”, completou.

Disputa I
Já o ministro do Trabalho e ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, relembrou quando deixou, em 2008, o ministério da Previdência Social para disputar a eleição como prefeito. “Quando fui candidato a prefeito tinha 3% de intenção de voto, o meu adversário tinha 38%”, revelou ao relembrar sua vitória nas urnas, mesmo com baixa intenção de voto nas pesquisas no começo da campanha. Também disse que é preciso “virar a página da arrogância, do Banco Imobiliário que virou essa cidade”.

Audiência
A Câmara de São Bernardo irá realizar, no sábado (10) de agosto, às 10h, Audiência Pública, referente ao projeto de lei nº 52/2024, Protocolo Geral nº 3.019/2024, que dispõe sobre a revisão do Plano Diretor de São Bernardo, revoga a Lei Municipal nº 6.184, de 21 de dezembro de 2011, e “dá outras providências”.


Pagina 1 de 1978

Main Menu

Main Menu