13 Nov 2019

O Governo do Brasil vai distribuir R$ 2 bilhões a mais de recursos a partir do próximo ano para os municípios que melhorarem a saúde dos brasileiros. A estratégia faz parte do Programa Previne Brasil, lançado nesta terça-feira (12), em Brasília (DF), pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Com isso, 50 milhões de brasileiros que não eram acompanhados passarão a ser amparados pelos serviços de saúde da Atenção Primária, que cuida dos problemas mais frequentes, como diabetes e hipertensão através de consultas médicas, exames e vacinação.

Cerca de 30 milhões são pessoas consideradas mais carentes por receberem benefícios sociais ou ganharem até dois salários mínimos de aposentadoria. Os recursos que serão distribuídos pelo Ministério da Saúde têm como base três critérios: o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, principalmente quem recebe benefícios sociais, crianças e idosos; a melhora das condições de saúde da população, como impedir o agravamento de doenças crônicas como diabetes e redução de mortes de crianças e mães; e ainda a adesão a programas estratégicos, como Saúde Bucal e Saúde na Hora, que amplia o horário de atendimento à população dos serviços, abrindo durante o almoço, à noite ou aos fins de semana.

O ministro da Saúde destacou que o objetivo é buscar resultados na aplicação dos recursos da saúde. "Vamos aumentar a cobertura e fazer valer cada centavo do contribuinte brasileiro, colocando os recursos em prevenção de doenças. Hoje é um dia de refundação do nosso Sistema Único de Saúde e nos investimentos da Atenção Primária", disse.

Antes, a distribuição de recursos era feita com base na quantidade de pessoas residentes e de serviços existentes em cada município, sem considerar o atendimento efetivamente prestado pelas 43 mil Equipes de Saúde da Família (ESF) que atuam no país.

“O ponto focal é medir, financiar, cobrar, trazer os resultados, auxiliar os que forem mais fracos e premiar aqueles que tiveram o melhor desempenho. Acredito que essa iniciativa vai trazer um círculo virtuoso de melhoria sempre e a Atenção Primária vai cumprir o seu destino de ser a principal condutora da prevenção à saúde dos brasileiros. Afinal, cuidar antes é melhor que remediar depois”, resumiu o ministro Luiz Henrique Mandetta.

O novo modelo de repasse de recursos aos municípios é baseado nas melhores evidências e experiências internacionais, como nos sistemas de saúde do Reino Unido e Canadá. E permitirá conhecer as pessoas e suas necessidades de saúde, acompanhá-las e assegurar cuidado adequado.

Com quase 40 anos de trajetória, chegou a hora do Shopping Metrópole celebrar um novo momento. O centro de compras acaba de finalizar uma revitalização que traz diversas melhorias com o objetivo de adaptar o empreendimento aos novos hábitos e necessidades dos consumidores, além de oferecer ainda mais conforto e comodidade.

O projeto, que recebeu um investimento de R$ 26 milhões, incluiu obras de modernização e a criação de novos lounges – todos eles com melhor aproveitamento da iluminação. Dois dos espaços contam com sofás e poltronas que convidam para o descanso ou bate papo; um dedicado ao aproveitamento de luz natural, paisagismo e operações de alimentação; e outro exclusivo para a realização de eventos.

Um outro destaque da revitalização é o Parque Metrópole, um parque infantil, gratuito para as crianças aproveitarem livremente momentos especiais com toda a família. Desenvolvido pelo Erê Lab, o local traz uma atmosfera de natureza em meio à cidade, com objetos de brincar, interagir e participar, elaborados com a proposta de estimular a criatividade e a convivência entre os pequenos.

Nos corredores, está presente um novo paisagismo e moderno mobiliário, que conta com tomadas convencionais e USB, presentes também na Praça de Alimentação, para que os visitantes possam usufruir, em seus momentos de lazer ou trabalho, em grupo ou individualmente, com seus notebooks, smartphones e demais aparelhos eletrônicos, utilizando o serviço gratuito de Wi-Fi disponível em todo o Shopping.

Já a Praça de Alimentação ganhou uma cara nova com mais de 200 lugares, além de formatos e cores inspirados nos principais food courts do mundo. O espaço, que recebeu duas jabuticabeiras, ganhou mesas altas comunitárias e individuais, mesas baixas de diferentes tamanhos e redondas para grupos maiores, para que o momento de refeição seja também aproveitado para reuniões e estudos.

“O projeto de revitalização do Shopping Metrópole prevê o melhor aproveitamento da iluminação natural e das áreas externas do empreendimento, além de promover um diálogo mais fácil com o interior. Com isso, o centro de compras estará mais conectado com a cidade, acessível e descontraído. Neste sentido, os nossos esforços são para que o cliente seja surpreendido com novidades a cada visita”, explica Marcelo Zaffalon, Superintendente do Shopping Metrópole.

Para oferecer mais praticidade ao dia a dia dos visitantes, os elevadores sociais foram trocados por mais modernos. O estacionamento coberto recebeu nova pintura e a instalação de sinalizadores de vagas que ajudam os visitantes a terem uma experiência mais fácil.

O mix de lojas também passou por uma atualização e marcas como Mundo do Cabeleireiro, Casa Bauducco, Dudalina, KFC, Loungerie, Authentic Feet, Miniso, Usaflex, Salsa e Popeyes já abriram as portas por lá. Para acompanhar a fase de revitalização, diversas lojas como O Boticário, Kopenhagen, LATAM, Spoleto, Di Marino, Any Any, Burguer King, Café do Ponto, Bobs e Vivenda do Camarão, por exemplo, estão de visual novo.

 

“Os shoppings se transformaram em facilitadores da vida dos clientes e viraram centros de conveniência e convivência. Hoje são espaços onde os clientes podem resolver inúmeros assuntos em uma única visita, além de vivenciarem inesquecíveis experiências. Por isso, atuamos não só no mix de lojas do Shopping, que vem sendo renovado, mas em diversos pontos relacionados com a ambientação e novos espaços”, finaliza o executivo.

 

Para celebrar o novo momento, o Shopping Metrópole acaba de lançar sua nova campanha publicitária institucional estrelada por personagens reais, que tem um vínculo verdadeiro com o shopping. Com o conceito “Metrópole. Mudando com você.”, a ação mostra como o empreendimento se transforma para promover um lugar cada vez melhor para as pessoas viverem suas histórias.

 

Fotos: Marco Aurélio Zerlin 

 

O advogado e professor Tunico Vieira, junto a grupo de empresários, acaba de lançar a rede Anima Urbis. Para anunciar a novidade, esteve na Redação da Folha, na terça (12).

Trata-se de um projeto com foco na formação social e cidadã de jovens, de 15 a 25 anos, com palestras e bate-papos em áreas como: Cidadania, Ciência e Inovação, Educação Financeira, Empreendedorismo, Esportes, Segurança, Tecnologia, etc.

A ação conta com a participação de outros oito empresários, além de Tunico: Fernando Shimit (professor e Delegado de Polícia de Classe Especial do Estado de São Paulo); Marlisa Cardoso (estrategista comercial e sócia da Rafter Investimentos); Maurício Magnani (engenheiro mecânico e analista de sistemas); Luis Eduardo Leiros (advogado e professor de Direto); Ives Arca Uliana (Diretor de Supply Chain na Arcos Dourados – Mc Donald ́s), Rafal Sevilha, Helder Zucatelli (fundadores do projeto Sk8fun nas escolas) e Agnaldo Arsuffi (vice-presidente na Associação dos Hospitais de São Paulo).

O projeto foi idealizado por Tunico e a inspiração para o nome do grupo veio da mãe do advogado, Ivone Filipim.  Em latim Urbis significa cidade-estado e anima, alma. “Anima Urbis é o conceito de que há uma força capaz de animar e dar vida à cidade”, diz Tunico.

 “A rede Anima Urbis tem o objetivo de desenvolver e resgatar o espírito de convívio em sociedade aqui na nossa região. Demonstrar a importância de todos nesse conjunto de forma mais justa, sustentável e solidária”, conta Tunico.

Eleições 2020- Questionado sobre a intenção de participar das eleições municipais em 2020, Tunico afirmou que não descarta a oportunidade. “Sempre participei da vida pública. Em 2020, também irei participar. Porém, ainda não defini como”, disse.

Estão abertas as inscrições para seletiva de atletismo paralímpico do SESI-SP até o dia 21 de novembro. Podem se inscrever jovens com deficiência física, intelectual e baixa visão nascidos entre os anos de 2002 e 2006.

Os testes, para avaliar as perspectivas física e técnica, serão realizados no dia 23 de novembro, das 9h às 12h, no SESI Santo André localizado na Praça Dr. Armando de Arruda Pereira, 100 no bairro Santa Terezinha. É importante comparecer com a vestimenta e calçado adequados para prática esportiva.

Os interessados podem realizar a pré-inscrição online no site santoandre.sesisp.org.br/noticia/seletiva2020 até o dia 21/11. O técnico da equipe de atletismo paralímpico do SESI-SP, Daniel Biscola Lopes entrará em contato com os inscritos, via e-mail ou telefone, para confirmar a inscrição.

Com o intuito de proporcionar melhores condições de trabalho para o efetivo da Força Tática, alocado no 40º Batalhão da Polícia Militar, no Parque Espacial, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou uma série de melhorias no edifício. A ação faz parte da política do município, sob gestão do prefeito Orlando Morando, que visa intensificar a integração das forças policiais. A solenidade de entrega ocorreu na tarde desta terça-feira (12/11).

 

“A Segurança Pública não é apenas um dever do Estado, mas de todos nós, inclusive da Prefeitura. Desde que assumi a gestão, fiz questão de estreitar os laços com as corporações policiais e seguir a linha de trabalho que contempla três eixos: investimento, planejamento e integração das forças policiais. Essa revitalização tem o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho aos policiais”, afirmou o prefeito. 

 

Entre as melhorias feitas no local está a manutenção geral da cobertura, da parte hidráulica e elétrica, bem como a troca de pisos, portas e janelas. O investimento total feito pela Prefeitura é de R$ 150 mil. O 40º BPM/M é um dos edifícios concedidos pela Prefeitura por meio da Lei Municipal 6.329/2014, atualizada por esta gestão, que concedeu o direito real de uso e próprios municipais à Fazenda do Estado por 30 anos, que foram concedias à Secretaria de Segurança Pública (SSP), que agora pode ampliar ou construir no espaço.

 

Segundo o coronel Renato Nery Machado, comandante do Policiamento de Área Metropolitana 6 (CPA-M6), após a sanção desta Lei, o Governo do Estado se comprometeu a conceder verba para a troca do telhado deste prédio. “Essa união promove celeridade na resolução das questões administrativas, como a manutenção predial. A assinatura desta lei para a cessão de uso dos edifícios dá tranquilidade aos comandantes das unidades, pois não terão mais preocupação com as instalações físicas e poderão focar ainda mais nas questões operacionais”, complementou.

 

Além da sede do 40º BPM/M, os demais imóveis cedidos são: 3ª Cia do 40º BPM/M, no Parque dos Pássaros; 4ª Cia do 6º BPM/M, no Baeta Neves, e as Bases Comunitárias localizadas no Assunção (Praça Giovanni Breda), Jordanópolis (Avenida São Paulo, 333), Rudge Ramos (Praça São João Batista), Pauliceia (Rua Álvaro Alvim, 569) e Jardim Silvina (Avenida General Barreto de Menezes, 301).

 

Além do prefeito Orlando Morando e do coronel Nery, a solenidade desta terça-feira contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, do secretário de Segurança Urbana, coronel Carlos Alberto dos Santos, do coronel PM Rogério Oliveira Renó, comandante do 40º BPM/M, do capitão PM Cristiano Antunes Massareti, comandante da Força Tática, da comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), Cláudia Coelho, demais autoridades policiais, vereadores da base aliada e representantes do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança).

A equipe de fiscalização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foi acionada nesta segunda-feira (11) para resgatar uma corujinha, da espécie Athene cunicularia, também conhecida como coruja-buraqueira ou coruja-do-campo, que estava dentro de um ginásio esportivo, na rua João Fernandes, no bairro Jardim.

 

Ao atender a ocorrência, a equipe da autarquia verificou que se tratava de um filhote. Por estar separado da família e ainda ser muito pequeno, o animal foi levado na tarde desta segunda-feira ao Parque Ecológico do Estoril, em São Bernardo do Campo, parceiro do Semasa no resgate de animais silvestres, onde receberá assistência veterinária e será cuidado até que possa ser solto na natureza.

 

A coruja-do-campo é a espécie de corujas mais conhecida e abundante do Brasil. Além de ser encontrada em áreas abertas e campos também é facilmente encontrada em ambientes que foram modificados pela atividade humana e em áreas urbanas.

 

Falcão – No início do mês, a equipe do Semasa também atendeu uma ocorrência para resgate de outra ave filhote, desta vez tratava-se de um falcão-quiriquiri, da espécie Falco sparverius, que estava nas dependências de uma empresa na avenida dos Estados. O bicho foi encaminhado aos cuidados do Parque Ecológico do Tietê, localizado na capital.

 

É sempre importante destacar que quem vê ou encontra um animal silvestre perdido ou ferido deve entrar em contato com o Semasa, pela Central de Atendimento nos telefones 115 ou 0800-4848115, pelo Facebook da autarquia, ou ainda fazer a denúncia por meio da GCM, no telefone 4428-1700, ou na Secretaria de Meio Ambiente. Maltratar animais é crime ambiental previsto pela Lei Federal 9.605/98 e pode acarretar em multa e detenção, quando identificado o infrator.

 


Visite-nos no Facebook

Main Menu

Main Menu